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29.07.2021 | Por: administrador

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Instagram Insights: saiba o que é e como analisar cada métrica

O Instagram é muito mais que uma plataforma para postar fotos da viagem de férias. Hoje, a rede social representa uma parte fundamental de qualquer estratégia básica de marketing digital e social media. Com mais de 500 milhões de usuários cadastrados…

O Instagram é muito mais que uma plataforma para postar fotos da viagem de férias. Hoje, a rede social representa uma parte fundamental de qualquer estratégia básica de marketing digital e social media.

Com 1 bilhão de usuários ativos, a mídia é um canal importante de comunicação direta com os clientes.

Por meio do Instagram Insights, você potencializa ainda mais as suas estratégias digitais, pois a partir do que a ferramenta te oferece para análise você vai ficando cada vez mais assertivo no seu trabalho.

Você sabe o que é o Instagram Insights e como você pode usá-lo? Veja agora na leitura deste artigo. E se você quiser saber qual a melhor rede social para investir, veja neste artigo que preparamos.

O que você vai encontrar por aqui:

  • O que é o Instagram Insights
  • Perfil profissional versus perfil pessoal
  • Onde encontrar o Instagram Insights
  • Entendendo as métricas do Insights
  • Analisar posts individualmente
  • Analisar os stories individualmente
  • Vantagens de usar o Instagram Insights
  • Dicas para fortalecer sua empresa no Instagram

ícone do Instagram e alguns ícones de curtida em um fundo laranja

O que é o Instagram Insights?

O Instagram Insights é uma ferramenta de análise disponibilizada pelo próprio Instagram que permite que você analise a sua estratégia dentro do aplicativo.

E como toda boa estratégia, a mensuração é, de fato, o que evidencia se você está no caminho certo ou não, se estamos falando da maneira mais apropriada para o nosso público, se o conteúdo está adequado e por aí vai.

Quando o assunto é redes sociais, também devemos medir o impacto dos nossos esforços. Afinal, como dissemos no início deste artigo, o Instagram não é mais apenas um aplicativo de fotos.

Tudo que você precisa saber sobre Instagram

Então quais são as informações que você passa a ter conhecimento quando começa a usar o Instagram Insights? Essas aqui, ó:

  • Impressões;
  • Alcance;
  • Cliques no site;
  • Visitas no Perfil;
  • Seguidores.

Perfil profissional versus perfil pessoal para Instagram Insights

Tudo bem, você já entendeu que o Instagram Insights é uma ferramenta que vai te mostrar quantas pessoas a sua publicação alcançou, quantas clicaram no seu site, visitaram seu perfil e etc, mas agora você deve estar se perguntando: onde eu encontro o Instagram Insights? Será que o meu instagram tem essa ferramenta?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber, primeiramente, que para ter o instagram insights é preciso manter o seu perfil aberto e convertê-lo para perfil de negócios, pois é nessa função que está disponível esta ferramenta.

Se o seu perfil ainda é pessoal, basta realizar a conversão para uma conta empresarial para ter acesso a todos os recursos destinados aos negócios.

Instagram para empresas: 5 dicas para usá-lo da melhor maneira.

Veja como converter a sua conta pessoal para profissional:

  1. Acesse a opção Configurações do seu perfil
  2. Toque em Conta
  3. Toque em Mudar para conta comercial
  4. Se puder, associe sua conta à página do Facebook do seu negócio, para integrar todos os recursos e ter uma experiência completa
  5. Adicione os detalhes da sua nova conta, como categoria do negócio e informações de contato
  6. Toque em Concluído e aproveite seu perfil profissional.

É tudo muito intuitivo e basta você ir seguindo o passo a passo. Assim que você realizar a conversão, terá acesso imediato ao Instagram Insights, mas a análise só começa a ser feita a partir da conversão, então você terá de esperar um tempinho até poder ter algumas informações.

Onde encontrar o Instagram Insights?

Ao abrir o seu perfil no instagram, do lado superior direito, tem um ícone com três barrinhas, que são uma espécie de menu.

Ao clicar, abrem algumas opções. A terceira opção é “Insights” e é ali que você encontra todas as métricas do Instagram Insights. A partir daí, você verá algumas informações gerais sobre como as pessoas estão interagindo com seu perfil.

Esquematizando:

  • Acesse seu perfil
  • Toque no menu principal (três riscos)
  • Toque em Insights.

Veja na imagem abaixo:

Mão segurando um celular que mostra a página inicial de um instagram e a página onde fica o Instagram Inights

 

Informação importante:

⇒ DICA DA ATOM: O instagram insights está disponível apenas para uso no celular. Então, não adianta procurar pela ferramenta no Desktop,viu!

A gente sabe que, muitas vezes, acessar pelo computador é melhor, mas a experiência do usuário usando o insights pelo celular não é prejudicada por isso. Com um design funcional e intuitivo, é bem fácil usar a ferramenta no mobile.

E, por falar em design, você sabe qual a importância dele para sua empresa? E você sabia que mais de 60% dos empresários que melhoram ou investem no design de suas páginas aumentam o faturamento?

Leia mais: O que o seu site precisa ter para se destacar.

Entendendo as métricas do Insights

Recentemente, o Instagram mudou o layout e a forma como disponibiliza as métricas do Insights.

Nesta versão atual, na primeira página do Insights, você vê sobre:

Visão geral dos insights

  • Contas alcançadas: fique sabendo quantas contas as suas publicações alcançaram entre os seus seguidores e não seguidores, que tipo de postagem está gerando mais alcances (story, feed?), quais foram seus stories mais relevantes, quantas pessoas visitaram o seu perfil, etc.
  • Interações com o conteúdo: quantas curtidas e posts salvos em um intervalo de tempo, interações com vídeos, reels, stories e ao vivo.

Seu público

  • Crescimento: quantas contas começaram a te seguir e quantas deixaram.
  • Principais localizações: quais as cidades em que estão os seus seguidores.
  • Faixa etária: a média de idade dos seus seguidores.
  • Gênero: quantos homens e quantas mulheres você tem na sua conta.
  • Períodos mais ativos: veja em quais horários os seus seguidores estão mais ativos.

No Insights, você define a periodicidade da sua análise. O que isso significa? Que você vai ter acesso às infomações relativas àquele período que você selecionou, que pode ser:

7 dias
30 dias
3 meses
6 meses
1 ano
2 anos

Analisar posts individualmente

O Instagram Insights também permite que você avalie os seus posts no feed individualmente. Para isso, basta clicar em Ver Insights logo abaixo da foto ou vídeo.

Você verá quantas pessoas curtiram sua publicação, comentaram, enviaram por direct, salvaram, visitaram o perfil.

Analisar os stories individualmente

A análise individual do stories também traz várias métricas interessantes para você avaliar o desempenho das histórias.

Elas se dividem em duas categorias principais, que se subdividem. Veja:

Interações:

Ações que as pessoas executam quando interagem com seu story:

  • podem ser visitas ao perfil, toques em figurinhas, quando você marca alguém ou adiciona uma localização, por exemplo, ou reações aos seus stories.

Descoberta:

Conjunto de informações que mensura quantas pessoas veem seus stories:

Alcance: O número de contas que viram uma foto ou vídeo no seu story. A métrica de alcance é uma estimativa e talvez não seja exata.

⇒ DICA DA ATOM: É muito comum que o alcance seja prejudicado pelo excesso de histórias, que são identificadas como spam pelos usuários, ou mesmo pela falta de frequência de atualização.

  • Impressões: As impressões mostram o total de visualizações do seu stories, contando as visitas repetidas do mesmo usuário.

DICA DA ATOM: No caso do stories, pode ser um bom sinal que as pessoas estejam vendo o conteúdo mais de uma vez.

  • Seguidores: onúmero de contas que começaram a seguir você.
  • Voltar: os toques para voltar indicam quantas vezes as pessoas voltaram para ver novamente o seu story.

⇒ DICA DA ATOM: É legal ter muitos toques para voltar pois isso significa que as pessoas quiseram ver seu conteúdo mais uma vez.

  • Encaminhamentos: É o famoso “pular os stories”, ou seja, quantas pessoas não terminaram de ver a publicação e pularam para a próxima.
  • Próximo story: É o número de toques que avançam para a história da próxima conta.
  • Saídas: É o número de pessoas que abandonaram o story antes de finalizar a visualização, ou que avançaram para o stories de outro perfil.

⇒ DICA DA ATOM: Preferencialmente, essa taxa deve estar sempre mais baixa que as outras.

As principais vantagens de usar o Instagram Insights

Minúscula personagem feminina escrevendo em uma folha de caderno enorme prós e contras de algo na lista de colunas usando um lápis enorme

Você viu que o instagram insights te oferece praticamente um catálogo de informações, não é mesmo! É uma ferramenta poderosíssima para construir parâmetros para as suas postagens.

Se você quer crescer cada vez mais nas suas estratégias de marketing digital não pode deixar de usá-lo, pois somente a partir de decisões pensadas e embasadas em dados reais é que podemos dizer que estamos nos profissionalizando.

Afinal, temos de ser profissional no meio digital e não trabalhar com achismos, e sim com fatos.

Ajuda a conhecer o seu público-alvo

Para começar qualquer trabalho dentro do marketing digital, é necessário que tenhamos em mente quem é o nosso público-alvo, quem são as pessoas para as quais iremos vender nossos produtos e serviços.

Definir o público-alvo deve ser o nosso primeiro passo.

E pelo Insights isso fica ainda mais fácil, pois a ferramenta nos mostra dados relevantes do nosso público, como gênero, faixa etária, localização, que já são suficientes para adequar o conteúdo à realidade dos seguidores.

Público-alvo e personas: ferramentas que te ajudam a definir

Saber como está o alcance das suas publicações

Outra vantagem do Instagram Insights é avaliar se o que você está publicando está alcançando muitas pessoas.

Essa métrica também é útil para entender em quais horários as postagens são mais eficazes, além de permitir a comparação com os momentos de maior atividade dos seguidores.

Conhecer as preferências da sua audiência

Conhecer as preferências da sua audiência também é uma vantagem que você consegue identificar pelo Insights.

Com a ferramenta, é possível saber se o seu público está interagindo mais com vídeos, com fotos, com textos longos, se está comentando em determinado tipo de conteúdo.

Essas são dúvidas comuns ao planejar publicações, e podem ser solucionadas com os dados do Instagram Informações.

Com o Instagram Insights, você saberá quais posts são mais curtidos, comentados e salvos, além de medir o engajamento dos usuários com cada tipo de conteúdo.

Verificar como estão reagindo aos stories

O Instagram Stories é um dos recursos de maior sucesso do Instagram, pois ele permite que você esteja o tempo todo mantendo contato direto com a sua audiência.

As empresas que ainda não investem em publicações no story estão deixando de lado um recurso muito valioso. As pessoas, normalmente, gostam de se sentir partes dos processos da empresa, conhecer os bastidores, interagir, enviar perguntas.

E é somente fazendo postagens e analisando como está o desempenho delas por meio do Instagram Insights que você vai sabe se a sua audiência realmente gosta dos seus conteúdos.

Se pela análise do Insights, você identificar que está fazendo boas postagens, bimba! A chance de você crescer e posicionar a sua marca é ainda maior.

Para saber se seus seguidores estão assistindo às suas histórias, basta checar o Instagram Insights e conferir as métricas desses conteúdos.

Desse modo, você poderá medir a efetividade do Stories e descobrir como aproveitá-lo ao máximo.

Dicas para fortalecer a sua presença no Instagram

Vários imagens de ícones do instagram

Cada detalhe da sua página no Instagram tem um impacto na sua credibilidade perante o público. O visual importa!

  • Escolha um username profissional, evitando números. Por exemplo, @atomdigital em vez de @atomagencia2021
  • Coloque sua logo ou uma foto caprichada que represente a empresa como ícone de perfil.
  • Elabore uma bio objetiva e certeira: ela é sua porta de entrada!
  • Informe o link do site da empresa e um e-mail, ou telefone para contato. Quanto mais seus seguidores sentirem que estão próximos ao seu negócio, melhor.

Produza conteúdo para a persona

O Instagram é uma rede movimentada: são mais de 55 milhões de postagens compartilhadas diariamente, entre fotos e vídeos.

A única maneira de remar contra a maré do fluxo gigantesco de informações e se afirmar por lá é criar conteúdo de qualidade. Somente assim, você consegue atrair a atenção do seu público e fidelizá-lo em seu blog e site.

Nós separamos 10 dicas para ajudar você fidelizar clientes por meio de conteúdos de alto nível.

Mapeie a persona que deseja atingir e pense posts para ela. Dedique um cuidado especial à qualidade das fotos, iluminação, cenário, detalhes – sobretudo, se a imagem for de seu produto ou serviço. Crie legendas bacanas, divertidas e impactantes.

Pense fora da caixa e use sua criatividade. Ser criativo e saber exatamente qual é seu público-alvo são os caminhos mais seguros para fortalecer sua marca no Instagram.

Explore as hashtags

As hashtags servem para agrupar fotos com temáticas semelhantes e podem facilitar muito a vida de quem produz conteúdo para redes sociais.

A escolha de boas hashtags é ótima para segmentar seus posts indiretamente e atrair novos seguidores, que se interessem pelo que sua empresa oferece.

Tem dúvidas sobre como e quantas hashtags usar? Explore o nosso conteúdo sobre este assunto.

O estudo das hashtags que serão utilizadas em cada post, entretanto, deve ser feito com cuidado. Hashtags genéricas podem ser um tiro no pé, já que nada garante que o usuário que esteja procurando por uma tag geral estará interessado no seu conteúdo.

Tipos de hashtags para evitar:

  • Genéricas: #Nofilter (no seu perfil pessoas, ok, mas no empresarial, jamais)
  • Com localidades: #Paraná, #NovaYork ou #Brasil.
  • Ambiguidades: se você produz banquetas de madeira, “#bancos” pode fazer seu conteúdo se perder entre agências bancárias, bancos de praça e posts sobre bancos de dados

Uma boa técnica para fortalecer sua marca é criar suas próprias hashtags:

(#AtomDigitalnaRDSummit, por exemplo).

Interaja

A dica mais básica e simples para fortalecer sua marca no Instagram é esta: interaja com o usuário.

Um dos principais objetivos das estratégias de social media é gerar engajamento dos clientes e seguidores, e, quando isso acontece, a oportunidade não pode ser desperdiçada.

Curta comentários, responda elogios, tire dúvidas, não deixe perguntas sem resposta por muito tempo. Seja educado, engraçado e solícito.

O serviço de atendimento ao cliente será determinante para gerar vendas, fidelizar o cliente e atrair mais seguidores para suas páginas. Fique atento.

Invista em Ads

Instagram Ads é uma forma mais simples de segmentar seu conteúdo e garantir que atingirá o público certo.

Pode ser vantajoso contatar uma agência de publicidade ou marketing em busca de consultoria, mas, em geral, o retorno desse tipo de publicidade é muito positivo.

Ads para iniciantes: como começar

Aqui, na Atom, nós oferecemos este serviço.

Conclusão

Depois de chegar até aqui na leitura deste artigo, ficou fácil entender por que o Instagram Insights é uma ferramenta extremamente útil para gestores de redes sociais.

Por ser uma ferramenta bastante completa, é possível ter acesso a diversas métricas sem precisar usar plataformas externas, o que é uma vantagem na hora de planejar as melhores postagens para o seu público.

Com todos os benefícios e funcionalidades que vimos até aqui, você certamente será capaz de reconhecer as particularidades do seu público, analisar os resultados das suas estratégias de marketing na rede e elaborar publicações que tragam bons resultados.

Clique agora mesmo no botão de Whatsapp que aparece aqui no seu lado direito e tire todas as suas dúvidas.

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