Instagram Insights: saiba o que é e como analisar cada métrica

08.02.2020 | Por: administrador

O Instagram é muito mais que uma plataforma para postar fotos da viagem de férias. Hoje, a rede social representa uma parte fundamental de qualquer estratégia básica de marketing digital e social media. Com 1 bilhão de usuários ativos, a mídia é um canal importante de comunicação direta com os clientes. 

E por meio do Instagram Insights você potencializa ainda mais as suas estratégias digitais, pois a partir do que a ferramenta te oferece para análise você vai ficando cada vez mais assertivo no seu trabalho.

Você sabe o que é o Instagram Insights e como você pode usá-lo? Veja agora na leitura deste artigo. E se você quiser saber qual a melhor rede social para investir, veja neste artigo que preparamos.

O que é o Instagram Insights?

O Instagram Insights é uma ferramenta de análise disponibilizada pelo próprio Instagram que permite que você analise a sua estratégia dentro do aplicativo. E como toda boa estratégia, a mensuração é, de fato, o que evidencia se você está no caminho certo ou não, se estamos falando da maneira mais apropriada para o nosso público, se o conteúdo está adequado e por aí vai.

Quando o assunto é redes sociais, também devemos medir o impacto dos nossos esforços. Afinal, como dissemos no início deste artigo, o Instagram não é mais apenas um aplicativo de fotos. Veja tudo sobre o Instagram.

Então quais são as informações que você passa a ter conhecimento quando começa a usar o Instagram Insights? Essas aqui, ó:

  • Impressões;
  • Alcance;
  • Cliques no site;
  • Visitas no Perfil;
  • Seguidores.

Onde eu encontro o Instagram Insights?

Tudo bem, você já entendeu que o Instagram Insights é uma ferramenta que vai te mostar quantas pessoas a sua publicação alcançou, quantas clicaram no seu site, visitaram seu perfil e etc, mas agora você deve estar se perguntando: onde eu encontro o Instagram Insights? Será que o meu instagram tem essa ferramenta? 

Antes de qualquer coisa, é preciso saber, primeiramente, que para ter o instagram insights é preciso manter o seu perfil aberto e convertê-lo para perfil de negócios, pois é nessa função que está disponível esta ferramenta.

Se o seu perfil ainda é pessoal, basta realizar a conversão para uma conta empresarial para ter acesso a todos os recursos destinados aos negócios.

Veja como é simples:

  1. Acesse a opção Configurações do seu perfil
  2. Toque em Conta
  3. Toque em Mudar para conta comercial
  4. Se puder, associe sua conta à página do Facebook do seu negócio, para integrar todos os recursos e ter uma experiência completa
  5. Adicione os detalhes da sua nova conta, como categoria do negócio e informações de contato
  6. Toque em Concluído e aproveite seu perfil profissional.

É tudo muito intuitivo e basta você ir seguindo o passo a passo. Assim que você realizar a conversão, terá acesso imediato ao Instagram Insights, mas a análise só começa a ser feita a partir da conversão, então você terá de esperar um tempinho até poder ter algumas informações.

Como usar o Instagram Insights?

Ao abrir o seu perfil no instagram, do lado superior direito, tem um ícone com três barrinhas, que são uma espécie de menu. Ao clicar, abrem algumas opções. A segunda opção é “Informações” e é ali que você encontra todas as métricas do Instagram Insights. A partir daí, você verá algumas informações gerais sobre como as pessoas estão interagindo com seu perfil.

 Acesse seu perfil

Toque no menu principal (três riscos)

Toque em Informações.

Entendendo as métricas do Insights

Dentro da aba “Informações” do Instagram Insights, você terá acesso a três tipos de métricas: Conteúdo, Atividade e Público

Conteúdo

Visão geral: mostra quantas publicações você fez durante a semana.

Publicações: Você tem acesso a todos os seus posts. Clicando em Ver Tudo, você tem a opção de analisar um por um. 

Basta selecionar o Tipo de Publicação: 

Todos
Publicação em Carrossel
Fotos
Publicações de Compra
Vídeos

A periodicidade:

7 dias
30 dias
3 meses
6 meses
1 ano
2 anos

A interação:

São inúmeras opções de interação:

Comentários
Envolvimentos
Impressões
Curtidas
Visitas ao perfil
Cliques no site
E muito mais

Assim que você definir cada um destes tópicos, o insights te dará automaticamente a informação personalizada sobre aquilo que você pediu. 

Stories:Da mesma forma, você terá opções de análises para os seus stories. Clicando em Ver Tudo, você seleciona qual a métrica analisar (Alcance, Saídas, Toques para Avançar e etc) e a periodicidade (24h, 7 dias, 14 dias). 

Atividade

Em Atividade você encontra:

Descobertas

mostra quais foram as interações do público com a conta na última semana, além de exibir as atividades específicas dos seguidores.

As informações são expostas em duas categorias principais: alcance e impressões

Alcance: O número de contas únicas que viram qualquer uma das suas publicações ou stories nos últimos 7 dias.

Impressões: O número total de vezes que todas as suas publicações e stories foram vistos nos últimos 7 dias.

Interações

Mostra as ações que as pessoas executam quando interagem com a sua conta, subdivido em Visitas ao Perfil, que mostra o número de vezes que o seu perfil foi visitado em uma semana.

Público

A terceira aba do Instagram Insights mostra todas as características sobre os seguidores do seu perfil.

São informações básicas, mas suficiente para ajudar você a se comunicar melhor com seu público e melhorar a segmentação de anúncios no Instagram Ads.

São 5 categorias dentro de Público: Aumento, Principais Localizações, Faixa Etária, Gênero e Seguidores.

Aumento
Mostra como o seu público cresceu nos últimos 7 dias ou em um só dia, bem como as contas que deixaram e começaram a seguir você.

Principais localizações
Mostra os locais onde seus seguidores estão concentrados.

Faixa etária
A distribuição de idades dos seus seguidores divididos entre homens e mulheres.

Gênero
A distribuição de gênero de seus seguidores

Seguidores
Tempo médio que seus seguidores ficam no instagram em dias e horas

Analisar posts individualmente

O Instagram Insights também permite que você avalie os seus posts no feed individualmente. Para isso, basta clicar em Ver Informações logo abaixo da foto ou vídeo.

Você verá quantas pessoas curtiram sua publicação, comentaram, enviaram por direct, salvaram, visitaram o perfil.

Analisar os stories individualmente

A análise individual do stories também traz várias métricas interessantes para você avaliar o desempenho das histórias.

Veja o que são cada uma delas.

Interações: ações que as pessoas executam quando interagem com seu story: podem ser visitas ao perfil e toques em figurinhas, quando você marca alguém ou adiciona uma localização, por exemplo.

Descoberta: conjunto de informações que mensura quantas pessoas veem seus stories. Entram nesta análise:

Alcance

O número de contas que viram uma foto ou vídeo no seu story. A métrica de alcance é uma estimativa e talvez não seja exata.

É muito comum que o alcance seja prejudicado pelo excesso de histórias, que são identificadas como spam pelos usuários, ou mesmo pela falta de frequência de atualização.

Impressões

As impressões mostram o total de visualizações do seu stories, contando as visitas repetidas do mesmo usuário.

No caso do stories, pode ser um bom sinal que as pessoas estejam vendo o conteúdo mais de uma vez.

Destaque de localização e hashtag

Essa métrica informa quantas pessoas que não te seguem visualizaram uma história a partir do destaque de localização e hashtag.

Toda vez que você adiciona hashtags e stickers de localização, aumenta suas chances de aparecer como destaque de stories.

Seguidores

O número de contas que começaram a seguir você.

Toques para avançar

O número de toques para ver a próxima foto ou vídeo no seu story.

Preste atenção: muitos toques significam que você fez vários posts desinteressantes, ou com informações insuficientes.

Toques para voltar

Os toques para voltar indicam quantas vezes as pessoas voltaram para ver novamente o seu story. É melhor ter muitos toques para voltar do que para avançar, pois isso significa que as pessoas quiseram ver seu conteúdo mais uma vez.

Saídas

É o número de pessoas que abandonaram o story antes de finalizar a visualização, ou que avançaram para o stories de outro perfil.

Preferencialmente, essa taxa deve estar sempre mais baixa que as outras.

Respostas

É a métrica que indica o número de respostas nas suas histórias.

Naturalmente, você quer que esse número esteja sempre alto e cresça cada vez mais.

Próxima história

É o número de toques que avançam para a história da próxima conta.

 

As principais vantagens de usar o Instagram Insights

Você viu quantas métricas dá para analisar o instagram insights, não é mesmo! É uma ferramenta poderosíssima para construir parâmetros para as suas postagens.

Se você quer crescer cada vez mais nas suas estratégias de marketing digital não pode deixar de usá-lo, pois somente a partir de decisões pensadas e embasadas em dados reais é que podemos dizer que estamos nos profissionalizando. Ser profissional no meio digital e não trabalhar com achismos, mas com fatos.

Ajuda a conhecer o seu público-alvo

Para começar qualquer trabalho dentro do marketing digital, é necessário que tenhamos em mente quem é o nosso público-alvo, quem são as pessoas as quais iremos vender nossos produtos e serviços. Definir o público-alvo deve ser o nosso primeiro passo.

E pelo Insights isso fica ainda mais fácil, pois a ferramenta nos mostra dados relevantes do nosso público, como gênero, faixa etária, localização, que já são suficientes para adequar o conteúdo à realidade dos seguidores.

Neste artigo, nós explicamos quais as melhores ferramentas para ajudar você a definir o seu público-alvo e a persona do seu negócio. (link artigo)

 

Saber como está o alcance das suas publicações

Outra vantagem do Instagram Insights é avaliar se o que você está publicando está alcançando muitas pessoas. 

Essa métrica também é útil para entender em quais horários as postagens são mais eficazes, além de permitir a comparação com os momentos de maior atividade dos seguidores.

 

 Conhecer as preferências da sua audiência

Conhecer as preferências da sua audiência também é uma vantagem que você consegue identificar pelo Insights. Com a ferramenta, é possível saber se o seu público está interagindo mais com vídeos, com fotos, com textos longos, se está comentando em determinado tipo de conteúdo.

Essas são dúvidas comuns ao planejar publicações, e podem ser solucionadas com os dados do Instagram Informações.

Com o Instagram Insights, você saberá quais posts são mais curtidos, comentados e salvos, além de medir o engajamento dos usuários com cada tipo de conteúdo.

 

Verificar como estão reagindo aos stories

O Instagram Stories é um dos recursos de maior sucesso do Instagram, pois ele permite que você esteja o tempo todo mantendo contato direto com a sua audiência.

As empresas que ainda não investem em publicações no story estão deixando de lado um recurso muito valioso. As pessoas, normalmente, gostam de se sentir partes dos processos da empresa, conhecer os bastidores, interagir, enviar perguntas. 

E é somente fazendo postagens e analisando como está o desempenho delas por meio do Instagram Insights que você vai sabe se a sua audiência realmente gosta dos seus conteúdos. Se pela análise do Insight, você identificar que está fazendo boas postagens, bimba! A chance de você crescer e posicionar a sua marca é ainda maior.

Para saber se seus seguidores estão assistindo às suas histórias, basta checar o Instagram Insights e conferir as métricas desses conteúdos.

Desse modo, você poderá medir a efetividade do Stories e descobrir como aproveitá-lo ao máximo.

 

Dicas para fortalecer a sua presença no Instagram

Cada detalhe da sua página no Instagram tem um impacto na sua credibilidade perante o público. O visual importa! Escolha um username profissional, evitando números. Coloque sua logo ou uma foto caprichada que represente a empresa como ícone de perfil. Elabore uma bio objetiva e certeira. Informe o link do site da empresa e um e-mail para contato. Quanto mais seus seguidores sentirem que estão próximos ao seu negócio, melhor.

 

Produza conteúdo para a persona

O Instagram é uma rede movimentada: são mais de 55 milhões de postagens compartilhadas diariamente, entre fotos e vídeos. A única maneira de remar contra a maré do fluxo gigantesco de informações e se afirmar por lá é criar conteúdo de qualidade.

Mapeie a persona que deseja atingir e pense posts para ela. Dedique um cuidado especial à qualidade das fotos, iluminação, cenário, detalhes – sobretudo, se a imagem for de seu produto ou serviço. Crie legendas bacanas, divertidas e impactantes. Pense fora da caixa e use sua criatividade. Ser criativo e saber exatamente qual é seu público-alvo são os caminhos mais seguros para fortalecer sua marca no Instagram.

Explore as hashtags

As hashtags servem para agrupar fotos com temáticas semelhantes e podem facilitar muito a vida de quem produz conteúdo para redes sociais. A escolha de boas hashtags é ótima para segmentar seus posts indiretamente e atrair novos seguidores, que se interessem pelo que sua empresa oferece.

O estudo das hashtags que serão utilizadas em cada post, entretanto, deve ser feito com cuidado. Hashtags genéricas podem ser um tiro no pé, já que nada garante que o usuário que esteja procurando por uma tag geral (como “#NoFilter”) estará interessado no seu conteúdo. Isso pouco importa em um perfil pessoal, mas é crucial em perfis empresariais. Evite hashtags com localidades (#Paraná, #NovaYork ou #Brasil) e ambiguidades (se você produz banquetas de madeira, “#bancos” pode fazer seu conteúdo se perder entre agências bancárias, bancos de praça e posts sobre bancos de dados). Uma boa técnica para fortalecer sua marca é criar suas próprias hashtags (#NomeDaSuaEmpresaNaSãoPauloFashionWeek, por exemplo).

Interaja

A dica mais básica e simples para fortalecer sua marca no Instagram é esta: interaja com o usuário. Um dos principais objetivos das estratégias de social media é gerar engajamento dos clientes e seguidores, e, quando isso acontece, a oportunidade não pode ser desperdiçada. Curta comentários, responda elogios, tire dúvidas, não deixe perguntas sem resposta por muito tempo. Seja educado, engraçado e solícito. O serviço de atendimento ao cliente será determinante para gerar vendas, fidelizar o cliente e atrair mais seguidores para suas páginas. Fique atento.

Invista em Ads

Instagram Ads é uma forma mais simples de segmentar seu conteúdo e garantir que atingirá o público certo. Pode ser vantajoso contatar uma agência de publicidade ou marketing em busca de consultoria, mas, em geral, o retorno desse tipo de publicidade é muito positivo.

Conclusão

Depois de chegar até aqui na leitura deste artigo, ficou fácil entender por que o Instagram Insights é uma ferramenta extremamente útil para gestores de redes sociais.

Por ser uma ferramenta bastante completa, é possível ter acesso a diversas métricas sem precisar usar plataformas externas, o que é uma vantagem na hora de planejar as melhores postagens para o seu público.

Com todos os benefícios e funcionalidades que vimos até aqui, você certamente será capaz de reconhecer as particularidades do seu público, analisar os resultados das suas estratégias de marketing na rede e elaborar publicações que tragam bons resultados.

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