Instagram para empresas: 5 dicas para usá-lo da melhor maneira

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08/12/2015 | Por: administrador

Instagram para empresas: 5 dicas para usá-lo da melhor maneira

Popularidade e compartilhamento de imagens: dois pilares do sucesso do Instagram que por si sós são motivos atraentes para qualquer marca se estabelecer nessa plataforma. Só para se ter uma ideia, o número de usuários ultrapassou os 400 milhões em todo o mundo. Pensar na utilização do Instagram para empresas é expandir o alcance da marca, trabalhando os seus valores sob outra ótica.    

Diferentemente das outras redes sociais, o Instagram é movimentado somente por imagens e vídeos curtos. Os perfis não postam longos textos ou qualquer outro conteúdo que não seja predominantemente visual. É por isso que a proposição de valores, para as marcas, é diferente: é preciso conquistar por imagens e não por palavras.

Para isso, preparamos uma lista com 5 dicas para sua empresa fazer sucesso no Instagram. Acompanhe!

1. Monte um planejamento

Como em qualquer outra ação de marketing, começar no Instagram requer um plano com diretrizes bem definidas. Você precisa definir qual é o seu objetivo ao criar um perfil, fazer um estudo a respeito do seu público, estabelecer um cronograma com a frequência de postagens e analisar os seus concorrentes.

Avaliando todos esses fatores você saberá definir qual posicionamento adotar e qual linha seguir nas postagens.

2. Publique as melhores fotos e imagens

Se lembrarmos que todos jogam com as mesmas cartas, ou seja, só podem usar fotos e vídeos rápidos, a qualidade na produção é um dos fatores que irá diferenciar um perfil dos demais. Se você trabalha com um produto atrativo, pode publicar imagens deles; se você trabalha com um serviço ou uma oferta sem tanto apelo visual, pode trabalhar com fotos da sua rotina de produção e tentar dar uma humanizada maior no perfil da empresa.

As imagens precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa. Por exemplo, se você entra no Instagram para gerar novos leads, não deverá postar somente fotos dos seus produtos e mostrar as suas vantagens. Você também poderá atraí-los pagando por anúncios na plataforma, realizando promoções, concursos e incentivando o acesso ao seu site ou blog.

Sobre a frequência, o site Viver de Blog publicou um levantamento que mostra que o ideal é postar de 1 a 2 vezes por dia. A verdade é que não há um padrão. Tudo dependerá mais do quanto os seus seguidores são participativos, se eles estão ativos por várias horas, ou somente uma vez ao dia, em dias alternados.

3. Coloque um link na sua bio

A importância de colocar o link do seu site ou blog em uma outra rede social é gerar mais tráfego para os seus domínios. Todas as pessoas que acessarem o seu perfil terão logo de cara a sua descrição, que pode ter um link indexado. Assim, seus seguidores ficam apenas a um clique de algum outro canal da marca.

4. Faça promoções e concursos

A ideia de realizar esses tipos de ações é aumentar o envolvimento dos seguidores com a marca. O propósito é oferecer um benefício para que os usuários possam compartilhar as fotos ou interagir de alguma forma com o seu perfil.

Por exemplo, se você tem uma loja de moda feminina com roupas da sua própria marca, pode promover um concurso pedindo para as seguidoras postarem uma foto com alguma peça adquirida e usarem uma hashtag exclusiva da ação. A foto mais aprovada (ou por qualquer outro critério) ganharia um prêmio da loja.

5. Interaja com os seguidores

A interação é relevante por criar um maior vínculo entre marca e público. O ideal é participar junto os usuários. Logo, responda os comentários de perfis, curta as fotos dos seus seguidores, comente em outras publicações, compartilhe postagens e siga outras pessoas. Ser e parecer ativo é importante para gerar maior popularidade.

Em uma estratégia de Instagram para empresas, o único erro que você não deve cometer é dar um tom comercial ao seu perfil. Por mais que o objetivo muitas vezes seja conseguir mais clientes, as relações características dessa plataforma são mais informais, pessoais e envolvem experiências.

Levando em conta tudo isso, você acredita na força do Instagram para empresas? Conte conosco para ajuda-lo no que precisar. Tel.: (62) 3242-5359

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