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Facebook Ads: dicas para quem está começando agora

Facebook Ads na prática e todas as informações para quem está começando agora. Esse é o assunto de hoje.

Recorrer a anúncios pagos é uma opção comum para quem trabalha com estratégias de social media. Não é para menos. Os posts pagos costumam ser uma escolha segura, ou seja, com a segmentação mais fácil em relação aos canais orgânicos, apresentando resultados mais rápidos e atingindo números maiores de pessoas, dependendo do seu grau de investimento. 

Também é um meio eficaz de gerar leads e conversões em vendas, contudo, com uma alta taxa de sucesso.

Entretanto, para alcançar todos esses resultados, é preciso saber administrar adequadamente suas estratégias nessas plataformas pagas, por exemplo. 

O Facebook, por exemplo, costuma figurar entre as plataformas preferidas de quem aposta nesse tipo de estratégia de marketing pela facilidade de criar campanhas contrabalanceadas, entretanto, pelo grande fluxo de usuários na rede.

Porém, essa mesma facilidade de criar campanhas pode fazer quem está dando seus primeiros passos no mundo dos anúncios pagos tropeçar e assim, especialmente, não ser bem-sucedido na estratégia. 

Investir em Facebook Ads é mais do que simplesmente começar uma campanha qualquer para seu público ideal! É ter mais segurança de que você irá atingi-lo, tendo boas oportunidades de retorno e o que é melhor: de maneira rápida.

No post de hoje, vamos entender um pouco mais sobre o Facebook Ads na prática e ver algumas dicas para fazer os melhores anúncios nesta incrível plataforma.

 

O que é Facebook Ads?

Antes de começar para valer, vamos um pouco de teoria. Você sabe o que é Facebook Ads na prática? 

O Facebook Ads é plataforma de anúncios do Facebook. Com ele, você consegue criar campanhas super segmentadas para quem acessa essa rede social e também o Instagram. 

É possível, entretanto, fazer centenas de combinações de público e interesses para atingir mais pessoas. Além disso, os formatos de anúncios também são bastante amplos.

Usando o Facebook Ads fica muito mais fácil ser relevante nessas duas redes sociais e você pode conseguir melhores resultados para a estratégia de marketing da sua empresa.

A importância de anunciar no Facebook Ads

Com o sucesso das mídias digitais atualmente e com todo mundo querendo ter o seu pedacinho ao sol, fica cada vez mais difícil conquistar espaço, contudo, somente de forma orgânica.

É claro que investir em boas técnicas para aumentar o tráfego orgânico vale muito a pena e não estamos dizendo, sobretudo, para você somente anunciar. 

O que vale ressaltar é que com tantas marcas querendo aparecer, investir no Facebook Ads na prática pode dar um empurrãozinho para o tão almejado alcance e visilbilidade.

Trabalhar um bom conteúdo, relevante e de qualidade, e aliar a uma boa estratégia de anúncios no Facebook Ads são a combinação perfeita para alavancar os seus resultados no que se refere as suas estratégias de marketing digital.

Especialmente, quando a gente fala em pagar anúncios nem estamos falando de quantias absurdas ou valores que somente grandes empresas teriam disponibilidade para pagar. 

Com o Facebook Ads você vai ver que com um mínimo de investimento já é possível ter um ótimo resultado e retorno.

Acompanhe agora algumas dicas super essenciais que você precisa saber antes de começar a usar o Facebook Ads.

 

1) Não venda o seu produto

Parece chocante, mas é isso: não foque seu anúncio para Facebook no momento da venda. Os ads em mídias sociais não são o espaço para apresentar as vantagens e características do seu produto, naquele estilo comercial de televisão. 

Lembre-se que muitas pessoas que serão atingidas pelo anúncio não conhecem sua empresa e, aqui, prevalece a lógica do Inbound Marketing: para gerar leads, é mais eficaz oferecer às pessoas algo que elas precisem e se interessem diretamente.

A exceção, é claro, é se você estiver anunciando uma promoção, por exemplo.

2) Aproveite para anunciar promoções

Se o diferencial da sua empresa for o preço, aproveite o alcance do Facebook Ads na prática para isso.

Nesse sentido, seja como for, oferecer bons descontos ao público-alvo é um bom meio de atraí-lo até sua fanpage e fazer com que ele fique de olho nas suas atualizações, por exemplo.

3) Não meça o sucesso apenas pelo número de curtidas

Saber que a página da sua empresa alcançou os 10, 50 ou 100 mil likes faz bem e dá a sensação de dever cumprido. Mas não é bem assim. Embora o número de curtidas seja importante para oferecer uma credibilidade mais sólida a sua página, ou seja, o objetivo desse tipo de marketing é gerar leads. 

Lembre-se de que nem todos que curtem sua página recebem seu conteúdo em seus feeds de notícias e, entre esses, um número menor ainda gera conversões. Mantenha isso em mente e trabalhe, especialmente para leads e não para likes.

4) Utilize o URL Builder

O URL Builder é uma ferramenta do Google Analytics que permite que o usuário mapeie seu tráfego orgânico e descubra qual foi à origem dos acessos ao seu site. Dessa maneira, é possível saber quantos acessos ao seu site ou e-commerce tiveram origem na sua fanpage (e por quais anúncios) e mensurar diretamente o sucesso da sua campanha de Ads, por exemplo.

Contudo, criar a sua URL é muito fácil, basta acessar a ferramenta URL Builder do Google e preencher os campos solicitados.

5) Certifique-se de que seus anúncios estão levando pessoas para o funil de vendas

Além do Google Analytics, para essa missão, você pode utilizar softwares como o Hubspot e o RD Station, que permitem uma análise aprofundada através de uma visão mais completa de cada etapa do inbound marketing. Monitore todo o processo e garanta que sua estratégia esteja levando o usuário até o funil de vendas – o verdadeiro sinal de sucesso em uma campanha de Ads.

Como criar seus anúncios no Facebook Ads

O Facebook é a principal rede social do Brasil. Isso não é nenhum mistério para você: boa parte dos potenciais clientes do seu negócio está

nessa plataforma. Mas como atingi-los?

O próprio Facebook percebeu o potencial que a rede tinha para negócios e, assim, começou a limitar o alcance orgânico das páginas de empresas e inserir a possibilidade de mídia paga: o Facebook Ads.

Com a ferramenta de anúncios, as marcas, além de superar as limitações impostas pelo site, potencializam seu alcance para diferentes públicos, por exemplo.

Nesse sentido, existem, por sua vez, certos cuidados a se tomar para criar um bom anúncio que traga retorno. Vamos saber quais são eles:

 

Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads

Se você tem uma página comercial ou administra uma, você tem acesso ao Gerenciador de Anúncios, que nada mais é, especialmente, do que o canal onde você realizará todos os seus anúncios do Facebook Ads na prática.

Ou seja, para acessá-la basta clicar na opção “Gerenciar Anúncios” que fica no canto superior direito do seu perfil no Facebook.

Lá você terá acessos as suas contas de anúncios, se você tiver mais de uma. Nesse sentido, é só escolher qual a conta em que você vai anunciar e, com isso, seguir os próximos passos.

Defina o objetivo do seu anúncio

Muitas empresas começam uma estratégia em Facebook Ads falha porque não sabem o que elas próprias procuram com a ferramenta. 

Por isso, é preciso que você tenha as respostas em mão antes de começar a criar anúncios. O que você busca? Existem várias opções:

Reconhecimento:

Reconhecimento da marca: Aumente o reconhecimento da sua marca alcançando pessoas com maior probabilidade, entretanto, de se interessarem por ela.

Alcance: Exiba seu anúncio para o máximo de pessoas

Consideração:

Tráfego: Envie mais pessoas para um destino, como um site, aplicativo ou conversa do Messenger. 

Envolvimento: Obtenha mais envolvimentos com a publicação, curtidas na Página, participações no evento ou obtenções da oferta. 

Instalações do aplicativo: Faça mais pessoas instalarem seu aplicativo.

Visualizações do vídeo: Faça mais pessoas visualizarem seu conteúdo de vídeo.

Geração de cadastros: Gere mais cadastros de vendas, ou seja, como endereços de email, de pessoas interessadas na sua marca ou empresa.

Mensagens: Faça com que mais pessoas enviem mensagens para o seu negócio no Messenger ou WhatsApp.

Conversão:

Conversões: Gere ações valiosas no seu site, aplicativo ou no Messenger.

Vendas do catálogo: Crie anúncios que mostram automaticamente itens do seu catálogo com base no seu público alvo.

Tráfego para o estabelecimento: Gere visitas às suas lojas físicas mostrando anúncios para as pessoas nas imediações.

Depois de escolher qual objetivo melhor se encaixa no seu anúncio é só seguir adiante.

Faça a segmentação de público no Facebook Ads

Ao criar um novo anúncio, sempre será requerido definir o público que você quer atingir. Para tal, o Facebook permitirá você definir diversas segmentações e especificações:

  • Localização (país, estado, cidade e até mesmo região do seu endereço);
  • Idade;
  • Gênero;
  • Idiomas;
  • Diversos outros dados demográficos como: relacionamento, formação, ocupação, domicílio, afinidade étnica, geração, pais, política e acontecimentos (algumas dessas segmentações funcionam somente nos Estados Unidos)
  • Interesses (pelo que sua audiência se interessa, gostos, costumes);
  • Comportamento (dispositivos que usam para acessar, sistemas operacionais, comportamento de compra, etc);
  • Conexões (alcance pessoas que tenham um tipo de conexão específica com sua Página, aplicativo ou evento).

Nesse sentido, é importante você ter em mente quem seria o público que “conversaria” com o seu anúncio para não anunciar para pessoas que não teriam interesse algum na sua publicação. Por isso a importância de saber quem é o seu público e também a sua persona! Confira neste artigo as diferenças entre estes termos.

Orçamento e programação

Orçamento Diário

Você indica ao Facebook o quanto gastará em cada dia de anúncio, ou seja, para anúncios sem data para terminar (você poderá cancelar no momento que achar necessário) ou com data de início e término, por exemplo.

Orçamento Vitalício

Nesse sentido, o valor inserido será o máximo que você gastará durante a vida útil do seu anúncio, entretanto, seja para um único dia ou para uma programação específica de dias e horários.

Contudo, se você está realizando testes, pode separar uma quantia definida para fazer testes por alguns dias, caso tenha um budget definido para a campanha e já realizou seus testes, pode inserir o orçamento vitalício, por exemplo!

Diferencie títulos e imagens — e verifique o impacto

O principal tipo de anúncio feito no Facebook é o que incentiva o engajamento de publicações e compartilhamento de links.

Dessa forma, esses anúncios ajudam tanto no crescimento da página quanto  no aumento do número de acesso e conversões no site compartilhado no post. No entanto, mesmo para outros tipos de anúncio, há certos cuidados a se tomar.

Além de usar títulos, descrições e imagens impactantes que causem alguma emoção para o usuário, é importante alterá-las ou variá-las. 

Quando você habilita um mesmo anúncio com diferentes imagens ou troca as figuras dos seus anúncios já existentes, eles não se tornam “velhos” no feed de notícias, especialmente, do público pretendido.

Ou seja, se um usuário ignorou sua campanha hoje, amanhã, com outra imagem e título, ele pode se sentir mais atraído — e interagir com seu anúncio!

Aprenda a segmentar e tenha um bom CTR no Facebook Ads

Nesse sentido, a segmentação é um dos fatores mais decisivos para atingir um bom CTR — Click-Through Rate, que é o número de cliques dividido pelo número de impressões (ou seja, aparições) de cada anúncio.

É a segmentação que define que tipo de público, em específico, contudo, que irá receber o seu conteúdo pago. 

As opções são por dados demográficos — homens, mulheres, solteiros, noivos, casados, idade, profissão, cargo, educação —, por interesses — que tópicos seu público se interessa? — e por região e comportamento — onde está localizado seu público e de que formas ele usa a internet.

Quanto maior a segmentação, quanto mais próximo do seu verdadeiro consumidor ela for, maior CTR você terá; ou seja, maior retorno sobre seu investimento em Ads, por exemplo.

(foto)

Determine o quanto vai investir em anúncios

Uma das opções de pagamento do Facebook Ads na prática é o CTC. Trata-se do Cost per Click, ou custo por clique: você primeiramente delimita o quanto você deseja gastar por clique, e depois escolhe um orçamento máximo para ser gasto por dia, na tentativa de conseguir esses cliques, por exemplo.

O custo da campanha pode ser menor que o delimitado — tudo depende da eficácia que o anúncio teve. Portanto, teste com valores pequenos até achar fórmulas mais atrativas para seu usuário ideal.

Ter sucesso com Facebook Ads é algo constante. Requer testes e mais testes, e erros também!

Por isso, a melhor maneira de você se familiarizar com a plataforma é mexendo nela. Crie um anúncio, crie outro, mude o objetivo, a forma de investimento e veja o que dá mais certo para o seu negócio. Além disso, você vai ficando cada vez mais experiente em Ads!

Comece agora mesmo a usar o Facebook Ads na prática e dê aquele empurrãozinho no alcance e, especialmente, nos resultados das suas publicações!

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