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11.02.2022 | Por: administrador

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Como usar as redes sociais para promover seu negócio na internet?

Você sabe como usar as redes sociais para impulsionar seu negócio? Muito antes de responder a essa pergunta, é preciso saber quantas pessoas usam as redes sociais atualmente. Em suma, o uso das mídias sociais em todo o mundo é cada vez maior. Assim, as últimas estatísticas mostram que existem 3,78 bilhões de usuários de […]

Você sabe como usar as redes sociais para impulsionar seu negócio? Muito antes de responder a essa pergunta, é preciso saber quantas pessoas usam as redes sociais atualmente.

Em suma, o uso das mídias sociais em todo o mundo é cada vez maior. Assim, as últimas estatísticas mostram que existem 3,78 bilhões de usuários de mídia social em todo o planeta em 2021, segundo dados da Statista. Aliás, isso equivale a cerca de 48% da população mundial atual.

As redes sociais permitem que indivíduos com ideias semelhantes entrem em contato uns com os outros usando sites e aplicativos baseados na web. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são exemplos de sites de redes sociais. No entanto, a definição do termo “rede social” ainda é muito vaga, pois ainda é uma tecnologia relativamente nova e sujeita a mudanças rápidas.

Diante dessa relevância e engajamento global, os profissionais de marketing digital veem essas ferramentas como uma oportunidade de explorar seu potencial, com o intuito de promover negócios nessas plataformas.

Portanto, se você quer saber o que são e como usar as redes sociais em favor de seus negócios, chegou ao lugar certo! Mas, primeiro vamos entender um pouco sobre o Marketing digital.

O que é Marketing Digital?

Como usar as redes sociais para promover seu negócio na internet?

Segundo o dicionário, marketing é a ação de promover os produtos ou serviços das empresas para torná-los mais visíveis para as pessoas e impulsionar as vendas.

A adição da palavra ‘digital’ ao marketing significa utilizar canais de mídia digital como as redes sociais, por exemplo, para promover seus produtos ou serviços. Portanto, é uma peça-chave na hora de saber como usar as redes sociais.

Desse modo, o marketing digital discute estratégias a serem implementadas numa variedade de canais para atingir qualquer um dos seguintes objetivos:

Tornar seu negócio visível

Com a transformação digital e o rápido desenvolvimento no setor de tecnologia, as plataformas mudaram. Marcas e negócios agora competem em diferentes plataformas e adotam novas práticas para se superarem.

O mundo digital é diferente do mundo físico. As empresas agora precisam de uma presença mais substancial na Internet e nas redes sociais do que sua presença física no mundo. Se o seu negócio estiver visível, mais clientes farão negócios com você e, consequentemente, gerará mais receita.

Permitir a interação com clientes em potencial

As técnicas e plataformas de marketing digital tornaram possível interagir rapidamente com os clientes. Todos ao redor do mundo estão usando telefones celulares e tablets para ficar online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso torna necessário e fácil manter contato com eles.

Estratégias inteligentes de marketing digital mantêm o público envolvido com as empresas. Eles fazem isso por meio de diferentes tipos de ações, questionários, lives, eventos e webinars. Isso ajuda as empresas a interagir com seus clientes em potencial com frequência.

Melhorar o reconhecimento da marca

Quando as pessoas em todo o mundo permanecem online constantemente, as empresas devem permanecer em foco e atrair clientes em todo o mundo. Isso pode resultar em um melhor reconhecimento da marca. Mais e mais pessoas verão e começarão a reconhecer sua marca.

Promover a geração e conversão de leads

As técnicas de marketing digital chamam a atenção dos clientes, e o resultado é a geração de mais leads. Se as estratégias de marketing forem projetadas e implementadas de forma adequada e precisa, esses leads também serão convertidos. Além disso, para saber como usar as redes sociais, são necessárias estratégias de marketing mais envolventes e interativas.

Tornar seu negócio acessível

Um fator significativo que torna o marketing digital inevitável é que as pessoas não podem viajar para o ponto de venda físico. Eles não podem visitar e ver o que você está oferecendo e, em seguida, selecionar seu artigo, item ou oferta favorita de sua coleção.

O comprador de hoje tende a visitar a loja online, rolar para baixo até seu item favorito, fazer compras online enquanto trabalha no escritório ou faz uma pausa para o chá, ou mesmo enquanto conversa com amigos.

Além disso, com a pandemia de Covid-19, essa acessibilidade tornou-se ainda mais necessária. Não é uma questão de escolha para os compradores fazerem compras online, ou seja, para muitas pessoas, esse método é a sua única opção.

Como os profissionais utilizam o marketing digital nas redes sociais?

Se você não saber como usar as redes sociais, os profissionais de marketing digital podem ajudar com isso. Eles desenvolvem uma estratégia de marketing digital personalizada nas redes sociais que se adequam ao seu negócio, público-alvo e, claro, ao seu orçamento.

Aliás, usar todos os canais de marketing digital não é uma decisão sábia e não tem o impacto certo. Isso significa que a escolha dos canais de mídia digital depende do seu setor, negócio e tipo de público. 

Por causa disso, muitas vezes você precisa testar, fazer alterações e medir os resultados de suas campanhas de marketing digital para determinar qual funciona melhor para sua marca ou negócio. Com base nesses resultados, você pode abandonar os canais de marketing digital que não fornecem crescimento ou ROI (Retorno Sobre o Investimento) satisfatórios.

Por fim, o marketing nas redes sociais é apenas um aspecto do marketing digital. Implica o uso de canais de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Pinterest, Snapchat, TikTok etc. para comercializar seus produtos ou serviços. 

Normalmente, envolve engajamento com seu público-alvo, seguidores, busca de influenciadores do setor, postagem de conteúdo novo e exclusivo, organização de concursos e adoção de diversos outros meios para atrair a atenção do público presente em diferentes canais de mídia social.

Portanto, se você não souber como usar as redes sociais e não tiver um estratégia de gerenciamento, tudo pode acabar indo por água abaixo. Veja agora como obter isso!

Quais são as maiores e mais populares redes sociais?

Aqui estão as principais plataformas de mídia social, ou maiores redes sociais usadas atualmente com base no número de usuários:

Facebook 

Ter uma página no Facebook é uma das melhores maneiras gratuitas de usar o marketing de mídia social. Com mais de 2,8 bilhões de usuários ativos mensais, é a plataforma de mídia social mais popular do mercado, tornando-se obrigatória para qualquer estratégia de marketing digital.

Contudo, essa não é a única coisa que o Facebook tem a oferecer. Além de poder criar uma página de negócios no Facebook para ajudar a desenvolver uma identidade de marca, as empresas também podem usar anúncios do Facebook para atrair mais pessoas para sua página, criar postagens promovidas e usar o Facebook para várias outras táticas de marketing.

Pessoas de todas as idades usam o Facebook, tornando-o o local ideal para atingir diferentes públicos. No entanto, a maior demografia de usuários está entre 25 e 35 anos. Em 2021, 56% dos usuários são do sexo masculino, tornando-se uma divisão bastante equilibrada entre homens e mulheres.

Instagram

Como usar as redes sociais para promover seu negócio na internet?

Outra rede de mídia social muito popular é o Instagram que possui 1.3 bilhão de usuários, portanto, é outra excelente plataforma para anunciar sua empresa. 

Com efeito, muitas empresas usam o Instagram como uma espécie de vitrine ou catálogo de seus produtos, onde compartilham imagens que se encaixam na estética de sua marca, além de compartilhar fotos de seus clientes usando seus produtos; se aproveitando do ‘conteúdo gerado pelo próprio usuário’. 

Alternativamente, as empresas podem usar o Instagram para aumentar a conscientização sobre sua marca, realizar ações como sorteios e promoções que conquistam mais seguidores e criar postagens patrocinadas. 

Além disso, muitas marcas apostam em parcerias com influenciadores para atingir um público específico com seus produtos ou para divulgar a mensagem da sua marca. Neste sentido, o Instagram tem uma grande variedade de recursos e ferramentas que podem ajudá-lo.

YouTube

Como usar as redes sociais para promover seu negócio na internet?

Você pode se surpreender ao saber que o YouTube realmente tem 2.2 bilhões de usuários, ou seja, mais usuários mensais ativos do que o Instagram, o que o torna um lugar fantástico para ganhar seguidores. 

Embora o Instagram seja um lugar muito melhor para anunciar sua marca usando imagens e conteúdo curto, o YouTube pode ser uma ótima opção se você estiver criando vídeos mais longos.

Além de fazer vídeos em um canal do Youtube, as empresas podem pagar para anunciar no YouTube e usar estratégias de marketing de influenciadores. É muito comum que influenciadores criem vídeos patrocinados onde usam ou falam sobre uma determinada marca em seus vídeos, então essa pode ser uma ótima oportunidade para segmentar um público específico. 

A publicidade do YouTube é gerenciada pelo Google. Para criar uma campanha para o YouTube, você precisará configurar uma conta do Google AdWords.

Outras redes sociais populares

LinkedIn

A mais profissional de todas as plataformas de mídia social, o LinkedIn pode ajudar as empresas a construir credibilidade, contratar funcionários talentosos, conectar-se com os clientes e criar uma presença online profissional .

TikTok

A plataforma de mídia social de crescimento mais rápido de todos os tempos e extremamente popular entre o público da Geração Z, o TikTok pode ser usado para ganhar seguidores por meio de táticas como marketing de influenciadores e postagem de vídeos educacionais curtos.

Snapchat

Também atraente para o público mais jovem, o Snapchat pode ser uma boa maneira de divulgar a marca, por exemplo, postando histórias reais de clientes ou vídeos sobre operações comerciais.

Pinterest

O Pinterest tem quase 500 milhões de usuários e favorece o conteúdo de imagem de forma semelhante ao Instagram. Aliás, os clientes frequentemente compram diretamente do Pinterest, por isso é um bom lugar para anunciar produtos.

Por que ter engajamento nas redes sociais é importante?

Como usar as redes sociais para promover seu negócio na internet?

Para aprender como usar as redes sociais, também é preciso pensar no engajamento. O engajamento nas redes sociais determina como os clientes interagem com as contas de mídia social de sua empresa.

No passado, as empresas usavam um modelo de comunicação unidirecional para interagir com seus clientes. Hoje, as mídias sociais permitem que elas interajam em duas vias. 

Com efeito, o engajamento nas redes sociais é medido usando curtidas, assinantes, menções, comentários, cliques, compartilhamentos, retuítes e muito mais. Por isso, estar nas redes sociais é uma boa maneira de ver o que as pessoas opinam sobre seus produtos e serviços. Essa interação pode ajudá-lo a melhorar sua comunicação com os clientes e conquistar mais leads.

Inclusive, confira aqui as principais Tendências do Marketing Digital em 2022!

5 benefícios do engajamento nas redes sociais

1. Aumento da visibilidade

As redes sociais visam um grande número de pessoas que usam as mídias sociais regularmente. Com isso, você tem a chance de alcançar mais pessoas ao mesmo tempo e aumentar o reconhecimento da sua marca entre elas. As pessoas verão suas postagens se você postar regularmente, o que pode melhorar muito seu engajamento nas mídias sociais.

2. Aumento da credibilidade

Quando você está ativo em suas mídias sociais, você está focado em produzir conteúdo de qualidade e oferecer serviços valiosos aos seus clientes. Ver essas postagens pode criar a confiança de seus visitantes e transformá-los em clientes em potencial. 

As pessoas começarão a procurar sua marca quando precisarem comprar um produto relevante para a sua. Quando você recebe curtidas, compartilhamentos e comentários suficientes, os recém-chegados pensam que esta postagem é confiável e a exploram mais.

3. Melhora sua classificação SEO

A rede social tem um grande impacto em termos de SEO. Existe uma correlação entre as redes sociais e o desempenho de pesquisa. Isso significa que quanto mais curtidas e comentários você obtiver em suas plataformas sociais, maior a probabilidade do Google sinalizar e representar uma fonte de tráfego considerável para seus canais. Ele pode direcionar mais tráfego de referência para seus canais de mídia social.

4. Promove maior interação com o público-alvo

A mídia social não é apenas importante para conquistar clientes, mas também pode ajudá-lo a melhorar seus serviços aprendendo com seus comentários. Você pode melhorar seu suporte ao cliente acompanhando as reclamações. Além disso, você pode analisar as sugestões e feedback de seus clientes para seus produtos/serviços e pensar em lançar novos produtos.

5. Gera uma maior proximidade

O engajamento nas redes sociais envolve interagir com outras pessoas, responder às suas preocupações e analisar seus comentários. Quando as pessoas sentem que você responde às suas perguntas, elas ficam mais inclinadas a confiar em sua marca e pensam que seus serviços não são robóticos. Isso ajuda a melhorar seu relacionamento com seus clientes e cria um ambiente interativo.

Como gerenciar suas redes sociais para impulsionar seu negócio?

Como usar as redes sociais para promover seu negócio na internet?

Uma agência de marketing de mídia social pode ajudar sua empresa criando e gerenciando contas de mídia social para sua empresa. Ela também pode ajudá-lo promovendo sua empresa por meio das redes sociais e ajudando você a se conectar com clientes em potencial nessas plataformas.

Em suma, há muitas maneiras de se conectar com clientes por meio das mídias sociais, mas o método mais comum é postar conteúdos interessantes que ajudarão seu público. Aliás, esse conteúdo pode estar relacionado a produtos existentes ou pode estar relacionado a algo totalmente diferente (por exemplo, GIFs e memes engraçados). 

Ao ganhar um grande número de seguidores, sua empresa pode mostrar sua credibilidade. Assim, se as pessoas estiverem interessadas no seu conteúdo, é provável que elas queiram comprar seu produto.

Veja todos os benefícios de contratar uma agência de marketing digital:

  1. Maior reconhecimento da marca: uma agência de marketing digital pode ajudá-lo a alcançar um público maior com sua mensagem, o que pode levar a um maior reconhecimento da marca.
  2. Maior envolvimento do cliente: uma agência de marketing digital pode ajudá-lo a se comunicar com seus clientes, o que pode levar a um maior envolvimento do cliente.
  3. Melhor uso do seu tempo: uma agência de marketing digital não requer tanto tempo quanto você levaria para fazer essa tarefa por conta própria, por isso permite um melhor uso do seu tempo.
  4. Gerenciamento de identidade e branding mais fácil: o branding online é um dos principais benefícios de usar uma agência de marketing digital, pois permite que você tenha mais controle sobre o que as pessoas veem quando pesquisam por você no Google ou em outros mecanismos de pesquisa.
  5. Melhor gerenciamento de reputação online: uma agência de marketing digital ajudará a monitorar as coisas que estão sendo ditas sobre a empresa no ambiente virtual para melhorar a reputação online da empresa.

O que você deve saber antes de contratar uma agência para gerenciar suas redes sociais?

Contratar uma agência de marketing digital pode ajudar sua empresa, permitindo que você se concentre em administrar seus negócios enquanto eles cuidam do trabalho de manutenção e promoção das redes sociais da sua empresa. Antes de contratar uma agência considere o que você deseja que essa empresa faça pelo seu negócio.

Portanto, se seu objetivo é simplesmente ser mais encontrado nos mecanismos de busca, escolha uma empresa focada em SEO. No entanto, se você acha que a melhor forma de alcançar novos clientes é através do marketing nas redes sociais, procure uma agência que tenha muita experiência nessa área. Além disso, certifique-se de pedir para ver exemplos ou cases de seus trabalhos anteriores; e ler avaliações de clientes anteriores ou atuais.

Por fim, certifique-se de que a agência que você escolher entenda as metas de marca e marketing da sua empresa. Também é fundamental que eles não apenas gerenciem sua página do Facebook e atraiam mais usuários, mas o diferenciem de outras marcas e outros serviços.

Para isso, os profissionais de marketing devem criar conteúdo que se alinhe aos objetivos do cliente, aos valores da marca e ajude a atrair mais clientes.

Então, gostou deste post sobre como usar as redes sociais? Aliás, se você já está pensando em ter uma estratégia online e um plano de marketing digital para gestão de suas redes sociais, conte conosco para ajudá-lo!

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