Home » SEO » SEO e UX: 10 dicas de sucesso para combinar

SEO e UX: 10 dicas de sucesso para combinar

A ascensão da internet incluiu a explosão do marketing digital que ocorreu durante os anos 2000, seguida pelo preenchimento de sites com palavras-chave irrelevantes, às vezes com pouca consideração pelo que as pessoas queriam ver em uma página, e muito mais de olho em estratégias mecânicas para ter bom posicionamento no SEO. No entanto, os buscadores evoluíram e passaram também a considerar fortemente a experiência do usuário (UX). Por isso listamos 10 dicas de sucesso para combinar SEO e UX 

Não só isso, mas as lojas de varejo on-line geralmente dominam os mecanismos de pesquisa, vendendo produtos com poucas informações que os visitantes podem usar. Para piorar a situação, alguns anunciantes criam páginas com apenas banners empilhados uns sobre os outros, sem texto entre eles. 

No entanto, o Google (e outros mecanismos de pesquisa) foi ficando mais inteligente, por assim dizer e agora considera centenas de fatores ao determinar quais páginas têm uma classificação alta para aparecer em primeiro lugar nos sites de buscas e pesquisas (SERPs). Esse novo cenário significa que os elementos de experiência do usuário (UX) foram incorporados às melhores práticas de SEO e o seu site precisa acompanhar isso.

Primeiramente, é preciso fazer algumas perguntas: Seu site é fácil de navegar? Você tem conteúdo de qualidade que faz com que os visitantes queiram ficar e se engajar? Seu site é seguro, rápido e compatível com dispositivos móveis? 

A primeira coisa que você precisa saber é que SEO e UX tenham um objetivo comum, que é proporcionar a melhor experiência para os usuários. Aqui estão alguns elementos comuns do site que afetam o SEO e a experiência do usuário.

Você também pode querer ler:  8 passos para construir um site no WordPress sozinho  

Forneça o máximo de opções de acessibilidade 

Oferece opções de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva ou formas de navegação que ajudam aqueles com dados móveis limitados ou velocidades de internet lentas. Portanto, você precisará de texto alternativo, descrição ou título com imagens.

Ao fazer isso você beneficiará seus usuários e colocará conteúdo de áudio e vídeo em seu site, unindo acessibilidade e conteúdo diversificado. Também é importante fornecer uma transcrição ou postagem no blog do vídeo.

Conteúdo relevante sempre supera a densidade da palavra-chave

As palavras-chaves são importantes, mas precisam fazer sentido no seu conteúdo. Não tente encher ou combinar palavras-chave apenas para elevar seu texto a uma posição mais alta nos mecanismos de pesquisa. Também ajuda se você aprender novas maneiras de gerar conteúdo relevante e interessante usando suas palavras-chave preferidas.

Uma boa estratégia é otimizar os títulos de suas páginas da web para tornar seu conteúdo mais fácil para os visualizadores e rastreadores de mecanismos de pesquisa encontrarem. Isso abordará o duplo propósito de melhorar a experiência do usuário e o SEO.

Escolha uma hospedagem de qualidade 

Os algoritmos do mecanismo de pesquisa classificam as páginas que são mais responsivas. Em resumo, os sites geralmente demoram para carregar porque o proprietário escolhe um host com infraestrutura ruim que não pode oferecer suporte eficaz aos clientes. Portanto, certifique-se de trabalhar com a empresa de hospedagem certa para disponibilizar as páginas do seu site rapidamente, em menos de um segundo clique.

Determine uma hierarquia das páginas e dos menus do seu site

Certifique-se de que todas as subcategorias pertencem ao item de menu da categoria principal. Tente evitar que as opções do menu suspenso sejam tão longas que os usuários de dispositivos móveis não possam vê-las ao navegar nas páginas do seu site.

Leia também: O que um site deve ter? Elementos essenciais para criar seu website 

Dê atenção máxima ao layout do seu site

Coloque uma barra de pesquisa em algum lugar na parte superior da página, caso os visitantes do seu site não encontrem o que precisam em seu menu. Tente também manter sua navegação de nível superior o mais simples possível. Divida grandes quantidades de texto com legendas de imagens e listas com marcadores, se possível. Tenha cuidado ao usar imagens para garantir que elas não diminuam o tempo de carregamento da página.

Otimize a velocidade da página para garantir um carregamento rápido

Embora a tecnologia tenha avançado em altíssima velocidade, ainda estamos em um país onde a conexão não é eficiente e existe muita gente com problemas de velocidade de internet. Por isso, ajuda muito se eles puderem carregar páginas em seu site, mesmo que o Wi-Fi esteja temporariamente lento.

A propósito, alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo oferecem plugins para otimizar automaticamente imagens e gráficos para melhorar o carregamento da página quando a internet está lenta.

Sempre forneça um caminho rápido de volta à “Home” 

O mais comum e que já se tornou intuitivo, é colocar a guia no início nas opções de menu mais à esquerda ou em um menu superior, também à esquerda. Uma ótima ideia é adicionar um link ao seu logotipo para que pessoas possam clicar nele para retornar à sua página inicial.

Use menus superiores 

Durante a navegação móvel, o menu superior geralmente é fácil de se adaptar ao estilo de menu sanduíche responsivo. No entanto, você também pode configurar seu site para ser exibido de forma diferente em um tablet ou desktop.

Dê atenção à experiência móvel

Os dispositivos móveis continuam crescendo e se tornando cada vez mais importantes em busca e SEO. Portanto, seu site deve ser projetado tanto para desktop quanto para dispositivos móveis para atender e se adaptar adequadamente ao comportamento do usuário.

Além disso, o que funciona no desktop pode não funcionar em dispositivos móveis, e esses públicos-alvo de dispositivos móveis também querem acessar seu conteúdo.

Otimize títulos e meta-descrições com palavras-chaves adequadas

Uma estratégia eficaz de SEO e UX incluirá a otimização de suas páginas, títulos e meta descrições com palavras-chave apropriadas. Você também precisa de hierarquias de cabeçalho H1, H2 e H3 adequadas, pois os mecanismos de pesquisa também gostam.

Por fim, ter um site projetado e otimizado com uma combinação de experiência do usuário e SEO pode garantir que os visitantes voltem. Se as pessoas continuarem voltando ao seu site, isso aumentará sua autoridade de domínio e continuará subindo ao topo dos resultados de pesquisa.

VEJA TAMBÉM

Artigos Relacionados

  • Data: 31.10.2023
  • Por: Thiago Queiroz Mota

Se Tornando um Especialista em SEO: Um Guia Completo e Detalhado

A ascensão da internet incluiu a explosão do marketing digital que ocorreu durante os anos 2000, seguida pelo preenchimento de sites com palavras-chave irrelevantes, às vezes com pouca consideração pelo que as pessoas queriam ver em uma página, e muito mais de olho em estratégias mecânicas para ter bom posicionamento no SEO. No entanto, os […]

Saiba Mais
  • Data: 31.10.2023
  • Por: Thiago Queiroz Mota

Profissional SEO e Especialista em SEMRush: Alcance Seu Sucesso Online

A ascensão da internet incluiu a explosão do marketing digital que ocorreu durante os anos 2000, seguida pelo preenchimento de sites com palavras-chave irrelevantes, às vezes com pouca consideração pelo que as pessoas queriam ver em uma página, e muito mais de olho em estratégias mecânicas para ter bom posicionamento no SEO. No entanto, os […]

Saiba Mais
  • Data: 10.05.2023
  • Por: Thiago Queiroz Mota

WordPress, SEO e content marketing

A ascensão da internet incluiu a explosão do marketing digital que ocorreu durante os anos 2000, seguida pelo preenchimento de sites com palavras-chave irrelevantes, às vezes com pouca consideração pelo que as pessoas queriam ver em uma página, e muito mais de olho em estratégias mecânicas para ter bom posicionamento no SEO. No entanto, os […]

Saiba Mais

Uma chamada para ação

Saiba mais

Fale agora!

Alguma dúvida? Deseja orçamento? Fale agora conosco!