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Autoridade de domínio: como ela influencia as buscas do Google

Os estudos mais recentes publicados pelo “Live Stats” da Statista, mostram que existem cerca de 1.718 milhões de páginas web sites no mundo. Destes, calcula-se que cerca de 200 milhões estão realmente ativos.  Uma pesquisa feita pelas empresas BigData Corp e PayPal mostrou que no Brasil, seriam 930 mil sites, mas estes dedicados apenas ao comércio eletrônico, segundo o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro”. 

Os números robustos da internet e o seu crescimento exponencial mostram que os negócios de fato, começam na web, com uma jornada de compra não muito diferente da dos tempos da lista telefônica impressa, mas com toda agilidade da internet. Mas como fazer para se tornar importante nesse universo tão vasto e competitivo e ser uma autoridade de domínio? 

Quem deseja levar seu negócio para o ambiente on-line já deve ter ouvido falar de alguns termos bastante conhecidos da área, como User Experience, SEO e, claro, marketing de conteúdo. No entanto, não é raro deixar passar batido o assunto autoridade de domínio, algo que influencia bastante nos resultados de buscas do Google e pode ser decisivo no sucesso de um projeto. Isso porque as buscas no google são exatamente onde começa o trajeto de compra na atualidade. Quer saber mais sobre esse tema? Então vamos lá.    

O que é autoridade de domínio

Traduzido do inglês Domain Authority (da sigla “DA”), a autoridade de domínio é uma métrica criada pela empresa de marketing Moz e simula o ranqueamento de um site dentro da ferramenta de busca do Google. Indo de 0 a 100, essa métrica indica a autoridade que um domínio tem na web a partir da quantidade de links para ele que existem na internet e a “qualidade” desses links. Assim como o PageRank já propôs em tempos passados, o DA é, em resumo, a nota de relevância de um site. 

Vale lembrar que até pouco tempo esse termo era pouco lembrado, mas hoje, os especialistas em SEO, já estão mais antenados no que ele representa para um negócio on-line, seja e-commerce, site de notícias ou até mesmo um publisher.  

Outro ponto importante é que existe um indicador oficial dos mecanismos de busca sobre a Autoridade de Domínio, pois na verdade este é um indicador desenvolvido por consultorias independentes prestadoras de serviços de SEO, como a Moz, pioneira no serviço. 

Como essa autoridade é totalmente relacionada à reputação, não existe uma maneira rápida de se alcançá-la, afinal, ninguém vira autoridade em um assunto do dia para noite, certo? É por isso que além dos fatores estruturais de um site que afetam a popularidade de um site nas ferramentas de busca, isso em termos de tecnologia da informação, há os fatores chamados de On Page e Off Page. 

A Autoridade do Domínio  avalia uma série de fatores Off Page do domínio como um todo.  A métrica aponta a  relevância do seu site  em relação a outros sites presentes nos bancos de dados dos grandes buscadores, como o Google.  Também é muito importante não confundir autoridade de domínio com autoridade de página, algo que iremos explicar melhor a seguir.

Autoridade de domínio X autoridade de página

Também bastante importante para a otimização de um site nas buscas do Google, a autoridade de página, ou PageRank, mede a reputação de uma página dentro de um site. E isso já é uma grande diferença para a autoridade de domínio.

Enquanto a autoridade de página é focada diretamente em uma página específica de um site, a de domínio foca no resultado daquele endereço por completo, mostrando sua real relevância na rede — uma vez que pode acontecer de apenas uma página ter um conteúdo relevante e bem produzido enquanto o restante não.

 

Indicadores 

Existem alguns indicadores específicos que determinam a autoridade de um site.  A idade do domínio, como o próprio nome diz, está relacionada ao tempo que o domínio existe. Domínios antigos são muito valorizados, e provavelmente tem uma reputação melhor. Inclusive, a reputação é outro indicador que, por sua vez, está diretamente ligado à quantidade de vezes que o seu site é mencionado em outros, como fonte ou referência. 

 Neste contexto, os links são muito importantes para gerar autoridade. Existem três tipos fundamentais: links externos, links internos e inbound links. Os externos são aqueles colocados no site que direcionam para outros; os internos direcionam o leitor para outras matérias dentro do seu próprio site, como os muito comuns: “Leia também”, que vão te levar para outras páginas internas. Já os inbound links são links feitos noutros websites que encaminham leitores para o seu conteúdo, e geram assim, uma outra forma de audiência, como em conteúdos de outros portais, ou anúncios. 

Mas essa não é uma métrica tão simples. Não basta apenas aparecer em outros sites, é importante que eles também tenham um bom rankeamento nos sites de busca, pois isso também vai afetar na credibilidade do seu portal . O Google, por exemplo, consegue identificar se um site é apenas um site de links, ou realmente produz conteúdo e faz referência a outros produtores de conteúdo. 

A conta é simples, o volume de tráfego do website ou blog começa a aumentar, de forma proporcional ao número de inbound links que tem. É como se as ferramentas que medem a Autoridade de Conteúdo conseguissem saber se o seu portal está servindo de fonte para outros. Isso só se consegue com tempo e com um alcance de credibilidade real. 

Mas talvez você esteja se pergunta “como isso influencia no Google”? Bem, se esse for o seu caso, já iremos responder.

Como a autoridade influencia nas buscas do Google

Apesar de existirem milhões de páginas indexadas no Google, essa empresa só se tornou a gigante que é hoje melhorando cada dia mais a sua ferramenta de busca para entregar os melhores resultados “peneirados” ali daquele meio para os usuários. Esses algoritmos, conseguem calcular de forma matemática a autoridade do portal relacionando todas essas características apontadas. Vale lembrar que eles estão sempre mudando e aumentando os níveis de complexidade. 

A melhora dos resultados e consequentemente, na autoridade, tem tudo a ver com a capacidade de seu algoritmo de entender o que é interessante ou não para uma pessoa. Ele se baseia na busca que ela fez, no conteúdo de uma página e na relevância daquele conteúdo para outras pessoas. É ai que entra o poder da autoridade de um domínio.

Se outros grandes nomes da web estão dizendo que o seu conteúdo é bom e relevante, o Google entende que ele realmente tem um selo de qualidade e ajuda a sua página a passar na frente de outras na web. E é assim que a autoridade pode ajudar a melhor os resultados de um site ou e-commerce na rede.

A pesquisa TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou que três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais. 

Outro dado importante da pesquisa, é sobre a busca por informações. A busca é está entre as principais atividades realizadas na Internet, sobretudo a busca por produtos e serviços (59%), seguida por assuntos relacionados à saúde ou a serviços de saúde (47%).  

Em 2019, 39% dos usuários de Internet compraram produtos e serviços pela Internet nos doze meses anteriores à pesquisa. A proporção chega a 79% na classe A e 16% nas classes DE. 

Capaz de potencializar os resultados de um site nas buscas do Google, a autoridade de domínio é algo tão importante para um projeto web quanto a experiência do usuário, o SEO e o marketing de conteúdo, por isso, quando for colocar a sua página no ar, não se esqueça de pensar em como transformá-la em algo relevante para o seu cliente e também para outros vizinhos de internet.

Bacana essas informações, não achou? Então aproveite agora para tirar as suas dúvidas sobre o assunto ou comentar algum ponto do post aqui mesmo na nossa caixa de comentários!

 

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