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Aprenda como elaborar um texto alternativo e veja a importância deste recurso

O texto alternativo, ou alt text, é uma descrição dos elementos visuais de uma imagem e é também um recurso importantíssimo para que os mecanismos de busca, como o Google, interpretem o significado desta imagem, já que o algoritmo não “lê” recursos visuais.

O texto alternativo não é o título ou a legenda da imagem, ele é uma descrição clara e concisa sobre os elementos da foto e aparece quando esta foto, por algum motivo, não é carregada na tela do usuário.

Pode parecer um recurso bobo ou excesso de zelo na hora de publicar os seus textos, mas quem trabalha ou está habituado com o universo do marketing digital sabe bem a importância de cada detalhe na construção de um conteúdo de alto nível.

Por isso, neste artigo, vamos desmembrar o significado e importância de usar o alt tex como estratégia para deixar redondinho o seu trabalho de SEO e, com isso, ranquear nas primeiras posições!

Vem com a gente!

Texto alternativo: o que é?

Sabe quando você acessa um determinado conteúdo e a imagem demora a carregar ou mesmo não carrega? No lugar desta imagem aparece uma descrição, esta é o texto alternativo.

Vamos supor que você acessou um conteúdo sobre praias no Rio de Janeiro, a foto não carregou, mas apareceu, no lugar desta imagem, a frase: Praia no Rio de Janeiro com guarda-sóis ao centro e Cristo Redentor à esquerda. Este é o alt text da foto? Entende?

A pessoa não visualizou a imagem, mas sabe do que se trata.

Diferente de, simplesmente, ficar um quadrado branco e vazio na sua tela.

Além de ser um recurso que auxilia na construção de um bom SEO, permitindo que os mecanismos de busca rastreiem e classifiquem o seu site, o texto alternativo é muito importante para as pessoas que usam leitores de tela, por isso é considerado também uma prática recomendada básica para a acessibilidade.

Por isso, independente de você utilizar em SEO em suas páginas, o alt text ajuda você e entregar uma experiência de leitura mais agradável para o seu público.

Texto alternativo e SEO

Quando você faz uma pesquisa no Google, ele te oferece o resultado em texto e imagens. O primeiro resultado é o da aba “todas”, no topo do seu navegador, onde aparecem os links de texto, em seguida “vídeos” e, logo após, “imagens”.

Dependendo do que você busca, você navega por estas opções.

Agora, se você não usa o texto alternativo nas suas imagens, você já, automaticamente, perde a chance de aparecer na aba “imagens”, pois, como já dissemos, o Google não “lê” fotos.

E, com isso, você acaba de perder a chance de ser descoberto, de aparecer como opção para aquela pessoa que pesquisa por imagens.

Ou seja, você perde mais uma importante fonte de tráfego orgânico, que é o objetivo principal de um bom trabalho de SEO.

Uma das coisas mais importantes que o texto alternativo de imagem pode fazer por você é transformar suas imagens em resultados de pesquisa vinculados, oferecendo para o seu site uma outra forma de receber visitantes orgânicos.

Palavras-chave no texto alternativo        

Pensa aqui comigo: como se inicia o processo de pesquisa no Google?

Como VOCÊ faz uma pesquisa?

Certamente, como a maioria das pessoas: usando alguma palavra-chave.

Vamos imaginar que você está procurando por aulas de tênis em sua cidade. Muito provável que você colocaria no campo de pesquisa algo como: aulas de tênis em [sua cidade]. Certo?

Assim como tem você procurando por aulas de tênis, existem outras diversas pessoas interessadas também, uma delas vai te achar por meio do seu texto alternativo nas suas imagens.

Por isso, é fundamental que você utilize a palavra-chave no seu alt text. É mais uma forma de ser encontrado.

No exemplo da pesquisa sobre aulas de tênis, você poderia colocar a foto de um aluno da sua escola com o seguinte texto alternativo: aluno da aula de tênis em [sua cidade] sendo instruído pelo professor.

Aspectos para fazer uma boa otimização de imagens

Além do texto alternativo, outros aspectos contribuem para uma boa otimização das imagens do seu artigo e vão auxiliar para que o seu texto apareça em melhores posições para os visitantes.

Esses aspectos são: nome, tamanho da imagem e legenda.

Como vimos, o texto alternativo é uma descrição do conteúdo visual da imagem que vai servir tanto para o Google posicioná-la nas pesquisas, quanto para os leitores identificarem do que se trata a imagem.

Mas para que ela fique com o trabalho de SEO completo, você deve adicionar, na hora de formatar e publicar o seu texto, as informações que citamos acima.

Nome

O nome nada mais é do que o título da imagem que você salva no seu computador e pelo qual você procura na hora de fazer o upload. O nome pode ser um código automático que é gerado, por exemplo, DFGT6823, o que não é recomendado, ou receber um título apropriado e que, de preferência, contenha a palavra-chave, por exemplo “praia rio de janeiro.jpg”.

Tamanho do arquivo

O tamanho do arquivo influencia indiretamente no SEO do texto, porque dependendo do tamanho a página carrega mais ou menos rápido.

E o tempo de carregamento do site é um fator de ranqueamento para o Google.

Se o seu site é lento, o Google vai dar preferência para sites mais rápidos que o seu e que tratam de assuntos parecidos.

Além disso, sites lentos têm menores potencias de gerarem conversão, pois o índice de abandono pelo visitante, que não tem paciência de ficar esperando carregar, é bastante alto.

Por isso, além do texto alternativo e de um nome, é preciso pensar também na experiência do usuário ao acessar a sua página. Imagens que carregam rápido contribuem para esta experiência positiva.

Para isto, existem sites e aplicativos gratuitos que redimensionam a imagem para o tamanho exato que você precisa. O Fotor, o Tinypng e o IloveImg são exemplos.

Outra coisa, nunca faça o upload da imagem maior que 1 mega, a menos que seja extremamente necessário para a ocasião.

Legenda

A legenda é uma poderosa ferramenta para prender a atenção do seu leitor e se destacar em relação a outros sites.

Pode parecer um detalhe, mas a KissMetrics, em uma pesquisa de engajamento, mostrou que “Legendas de imagens são lidas, em média, 300% mais vezes que o corpo do texto em si.”

Muitas vezes, “batemos o olho” primeiro nas legendas das fotos, daí a importância de usarmos esta informação na construção do nosso texto.

Dicas para fazer um bom texto alternativo

Algumas plataformas de CMS já vêm com o campo para você escrever o seu texto alternativo no momento que faz o upload da imagem.

O WordPress, por exemplo, já tem todos os campos para preencher, como título da imagem, alt text e legenda.

Se este não é o seu caso, você terá que inserir o alt text por meio de código HTML. Para isso, basta adicionar ‘alt=”aqui vem o texto”’ na tag da sua imagem.

Agora, para construir um bom texto alternativo tenha em mente o seguinte:

1 – use a palavra-chave, mas não abuse. Basta usá-la apenas uma única vez;

2 – Seja conciso e descritivo: ofereça os detalhes do contexto;

3 – Mantenha seu texto alternativo com no máximo 125 caracteres;

4- Não comece o texto alternativo com “foto de…” ou “imagem de…” , vá direto à descrição

Vamos imaginar que você tem uma loja de roupas e escreveu um artigo sobre “vestidos para usar na praia”. Como seria um bom texto alternativo nesse caso?

  • Alt text ruim: vestido de praia
  • Alt text bom: vestidos para usar na praia modelos longos e curtos verão 2021
  • Alt text péssimo: vestidos de praia vestidos femininos longos curtos vestidos mulheres

Precisa de ajuda para construir um bom SEO?

Comece hoje mesmo a otimizar seu SEO.

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Conclusão

Viu como é simples montar um texto alternativo? Basta ser claro, não precisa “inventar moda” ou usar o famoso “encher linguiça”.

Imagens são mais importantes do que parecem, e, neste texto, você viu que elas não servem apenas para ilustrar o artigo. As fotos são fundamentais para posicionar o seu site.

Juntamente com uma série de outros recursos, elas definem se o seu site aparecerá na primeira ou segunda página em diante do Google.

Mas saiba que tudo isso precisa, necessariamente, estar acompanhado de um ótimo conteúdo. Um conteúdo que realmente solucione a dúvida do seu cliente.

E se você não dava a devida atenção para as suas imagens e muito menos escrevia o seu texto alternativo com toda a atenção que ele merece, comece a fazer isso agora mesmo e comece a melhorar a experiência do seu leitor e a posição do seu site.

 

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