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veja como usar a meta descrição seu favor para ganhar acessos

Quando você faz uma pesquisa no Google e ele fornece os resultados é possível ver o título da busca e logo abaixo um pequeno texto, um resumo sobre o que você vai encontrar caso clique naquela opção. Essa descrição é que chamamos de meta description ou meta descrição.

Esse pequeno texto tem papel fundamental para levar ou não o leitor para aquela página, então se você se preocupa em colocar o seu site ou blog em evidência, trazendo cliques e visitas para sua página, é bom também pensar na produção de uma meta description eficiente.

A meta descrição precisa ser atraente, falar brevemente sobre aquilo de mais interessante no texto e até causar um suspense para o usuário fazendo com que ele sinta-se instigado e interessado em continuar a leitura.

Por isso, apesar de não ser, necessariamente, um fator de ranqueamento no Google, dentro das técnicas de SEO, a meta description é primordial para melhorar as suas estratégias de marketing digital elevando o fluxo do seu negócio, a partir da pesquisa digital.

Então se você quer saber tudo sobre meta description e a sua importância para o melhor desempenho de suas páginas, continue na leitura deste artigo e tenha todas as suas dúvidas solucionadas.

Além de oferecer ao usuário uma prévia do conteúdo que será encontrado na página de destino, a meta description – o nome e sobrenome oficial do tal “textinho” – tem um papel importante para o SEO. A meta description pode (e deve!) ser editada.

O que é a meta description?

Tecnicamente a meta description é uma tag do código HTML de uma página. 

Mas para que você entenda de forma clara, a meta descrição nada mais é do que o resumo do conteúdo de uma página que aparece abaixo do título SEO após a pesquisa nos mecanismos de busca.

A meta description traz, de forma sucinta, porém convidativa, uma descrição do conteúdo e, se elaborada com atenção, desperta no leitor o interesse em clicar naquele título.

Essa descrição pode ser feita por nós mesmos (o ideal) quando cadastramos o conteúdo no site, ou de forma automática pelo próprio Google, que “escolherá” um trecho do seu conteúdo para formar a meta description.

A meta description é critério de SEO?

A meta description não é um fator de rankeamento do Google. Mas ajuda o seu site a atrair mais visitantes, se elaborada com atenção.

Portanto, apesar de não ser um critério de SEO, a meta descrição influencia e tem impacto na taxa de CTR, ou Click Through Rate. 

Essa taxa de cliques é um dos fatores utilizados como parâmetro pelo Google para, a grosso modo, “decidir” o posicionamento que aquele site terá no mecanismo de busca.

Ou seja, mesmo que ela não seja responsável direta por colocar o seu site nas primeiras posições, ela pode fazer com que o seu site ganhe a atenção do usuário, e quanto mais pessoas acessarem o seu site e menor for a sua taxa de rejeição, mas o google vai entender que o seu conteúdo é relevante.

Pense em você mesmo quando faz uma pesquisa. Ao exibir os resultados, a gente olha os títulos, mas olha também a descrição e, mesmo que um resultado esteja mais bem posicionado, se virmos outro mais abaixo, mas com uma descrição mais interessante para aquilo que buscamos, vamos acabar clicando neste. É ou não é? =]

Outro item relevante é que se a palavra-chave pesquisada aparecer ao longo da descrição, ela estará em negrito. Dessa forma, ganha ainda mais destaque, aumentando a chance de clique. 

A importância da meta descrição no planejamento de marketing

Muitas vezes as pessoas usam o SEO para “apenas” aparecer nas primeiras posições do Google, mas esquecem que o que importa mesmo é o tráfego que você está levando para o seu site ou blog.

E como a meta descrição não influencia nesse posicionamento, acaba ficando de lado na hora de colocar o conteúdo no ar, o que pode ser altamente prejudicial para o desempenho do seu plano de Marketing. Afinal, não basta aparecer entre os principais resultados, é preciso convencer o usuário a clicar na sua página.

E é aqui que entra a importância da meta description. Como falamos antes, ela é primordial para convencer o leitor a entrar na sua página. Ela é como se fosse a cereja do bolo, pode vir por último, mas não é menos importante que todo o trabalho.

Imagine você perder todo o seu trabalho de marketing de conteúdo porque o usuário não clicou na sua página por não ter achado uma descrição plausiva para o conteúdo que ele iria ler?

Portanto, a meta description e mais um trabalho dentro de tudo o que você já faz para melhorar a experiência de leitura e também para conquistar o melhor rankeamento.

Onde a meta descrição é usada?

 

A meta descrição aparece nos resultados da busca, por meio do cadastro no site, e nas redes sociais.

Na busca

Nos resultados da busca, a meta description aparece logo abaixo o título como uma descrição do conteúdo.

Se ela contiver a palavra-chave pesquisada, essa palavra aparecerá em negrito na meta descrição, o que aumentam as chances de cliques no link.

Caso a meta descrição não seja colocada, o google selecionará um trecho do texto automaticamente, o que pode não ser tão interessante para chamar a atenção do usuário.

Isso pode acontecer também quando o Google entende que um trecho do conteúdo é mais relevante para o usuário e próximo ao termo que ele buscou do que o texto escrito na tag. Por isso é importante escrever uma descrição bem elaborada.

Mas onde cadastrar a meta description?

Em se tratando de sites construídos no WordPress, por exemplo, a meta decription aparece como uma tag que você insere no código.

Veja a estrutura: <meta name=”description” content=”Conteúdo da meta-descrição” />

No caso do exemplo acima, o texto utilizado para a meta description ocuparia o lugar de “Conteúdo da meta-descrição”.

Mas para facilitar a vida de quem não entende de programação, o recomendado é utilizar um plugin, que já vem com o indicativo de onde colocar a meta description. Então é só inserir o texto.

O Yoast é um desses plug-ins, que também ajuda na formatação e melhoramento do SEO da página.

Redes Sociais

Também as redes sociais exibem uma meta description quando compartilham o conteúdo de um site.

Essa meta description é a mesma que você cadastrou no site. Aparece o título, uma imagem e a descrição e também serve para que o usuário tenha um primeiro contato com o que ele vai encontrar caso decida clicar no link.

E justamente por aparecer para o leitor que não necessariamente estava procurando aquele conteúdo, essa pequena descrição se torna ainda mais importante nas redes sociais.

Quantos caracteres deve ter uma meta descrição?

Um dos principais desafios de fazer uma boa meta description é justamente resumir com qualidade e em pouco espaço todo o conteúdo.

O Google exige 160 caracteres para preencher adequadamente o espaço destinado à meta description, mas o ideal é que você consiga elaborar a sua com, no máximo, 153 caracteres para ter certeza que o seu texto não será cortado no momento da exibição na pesquisa.

Uma meta descrição que aparece cortada prejudica a experiência do usuário, que pode optar por continuar a pesquisa em vez de clicar no seu artigo.

Por outro lado, uma meta muito curta também pode parecer que você não deu a devida importância para ela.

No Yoast, você consegue controlar essa dinâmica, pois o plugin te notifica caso a sua meta description esteja curta ou longa demais.

Como criar uma meta description atraente?

Agora que você já entendeu a importância de uma boa meta descrição para ajudar você nas suas estratégias de marketing digital, é hora de colocar a mão na massa e conhecer as principais dicas para produzir uma meta description impossível de ser ignorada.

Seja objetivo

É importante que seu texto busque oferecer a informação mais relevante ao usuário dentro dos primeiros 50 ou 60 caracteres.

Seja assertivo e objetivo. O objetivo da descrição é dizer rapidamente, sem firulas, o que sua página oferece ao cliente. Faça o exercício de descrever o conteúdo de sua página em uma frase, com, no máximo, 2 verbos.

Então, em vez de prometer resolver todos os problemas do usuário, mantenha o foco no tema da página na hora de criar a Meta Description.

Seja verdadeiro

O objetivo da Meta Description é atrair o usuário e, para isso, é preciso descrever o conteúdo real do que vai ser encontrado.

Portanto, se você fizer uma promessa, ela deve ser cumprida para evitar a frustração. Se ele clicar no seu link e não encontrar o prometido, vai deixar a sua página na mesma hora, aumentando a taxa de rejeição.

Seja interessante na proposta

Encontre uma maneira de ser único e engajador para sua audiência.

Se você simplesmente fornecer detalhes técnicos ou ir direto à venda, provavelmente, não será muito interessante e não despertará interesse de leitura no usuário.

Para ser criativo e interessante na proposta, é legal usar as CTA e os gatilhos mentais, que veremos a seguir.

Use CTA – call to action

 

Um bom conteúdo deve vir sempre acompanhado de uma boa CTA. As CTAs são chamadas para alguma ação a ser desenvolvida pelo usuário dentro do conteúdo. Uma CTA faz com que o leitor seja direcionado para alguma outra atividade, como continuar a leitura em outro artigo ou fazer o cadastro em uma landing page, por exemplo.

Obviamente, quando você cria a sua meta description você quer que ele clique no link. Mas você pode associar esta ação a algum benefício que ele encontrará ao acessar o conteúdo. Veja alguns exemplos:

  • compre agora;
  • inscreva-se;
  • parcele em 3x;
  • baixe gratuitamente;
  • veja o preço;
  • aprenda conosco;
  • reserve seu quarto.

 

Uma boa meta descrição associada a uma CTA atraente aumentam as chances de cliques.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são formas de comunicação responsáveis por ativar em nosso inconsciente uma tomada de decisão rápida, um senso de necessidade.

Em meta description, a ideia é justamente fazer com que o leitor sinta essa necessidade de ler o seu conteúdo após ler a sua descrição e um bom uso de gatilhos mentais pode fazer com que ele desperte o interesse.

Veja alguns exemplos e expressões que podem ser usadas:

  • urgência: “acesse agora”;
  • curiosidade: “revelamos o segredo”;
  • escassez: “últimas vagas”, “somente hoje”;
  • autoridade: “o texto mais lido”.

Use a palavra-chave

Todo conteúdo produzido para o digital deve ter o foco em uma palavra-chave. Ela serve para que os robôs de busca do Google analisem o seu conteúdo e o mostre para quem pesquisou por este termo.

Por isso, uma boa pesquisa de palavras-chaves é altamente recomendado para saber qual termo é mais indicado para a produção de um conteúdo.

O uso da palavra-chave na meta descrição não é, de fato, obrigatório, mas conta muito na hora de entregar uma descrição mais assertiva para o usuário que está buscando exatamente por esta palavra.

Além disso, como já dissemos, a palavra-chave fica em negrito quando é compatível com a pesquisa do usuário, o que chama mais a atenção do leitor e atrai mais cliques para o seu link.

Basta usá-la apenas uma vez na meta description, aliás em um resumo de 160 caracteres abusar do uso da palavra-chave pode prejudicar a experiência do usuário.

Teste os resultados

Como tudo na web, você pode testar os resultados e verificar qual texto teve mais sucesso. A melhor forma de avaliar as Meta Descriptions é olhar para a taxa de cliques (CTR) de cada página, pois ela ajuda a entender se o texto motivou o clique ou não.

O Google Search Console fornece esse dado. Verifique os resultados antes e depois de uma alteração e fique com a descrição que trouxe mais tráfego.

Como editar a meta description?

A meta description é uma tag editada a partir de um código HTML. Um profissional de webdesign de sua confiança deve fazer um bom trabalho te assessorando nesse aspecto. De qualquer forma, a inserção do código é extremamente simples.

Para acionar o comando de editar a meta description, basta digitar “”. Para WordPress e Cutenews, existem plugins específicos voltados para SEO que facilitam esse trabalho.

E se eu não editar a meta description?

O Google sempre fará o possível para exibir o maior número de informações úteis ao usuário que consiga condensar dentro do seu website. Por questões logísticas, ele precisa exibir uma descrição para o usuário.

Se não encontrar uma boa meta description, o algoritmo exibirá um trecho da página que contenha a palavra-chave buscada. Entretanto, meta descriptions não editadas tem conversão menor tanto no próprio Google quanto em redes sociais.

Comece agora mesmo aprimorar as suas metas descriptions

Neste artigo sobre meta descriptions vimos a importância da descrição de um conteúdo para chamar a atenção do usuário e fazê-lo clicar no link do seu artigo.

Aprendemos que, apesar da meta descrição não ser um fator de ranqueamento e SEO, ela colabora e muito para a experiência do usuário, além de ajudar nas outras técnicas que visam, de fato, o melhor posicionamento nos mecanismos de busca e o aumento do tráfego na página.

A meta description precisa ser pensada como um detalhe que pode e vai fazer a diferença na hora do usuário escolher ou não acessar a sua página. 

Por isso, vimos algumas dicas para aprimorá-la e deixa-la ainda mais atraente. 

Agora é com você!

Você já dá a atenção que a meta description necessita? Tem alguma dificuldade na hora de elaborá-la?

Conta pra gente nos comentários.

 

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