Como escolher a agência de Marketing Digital ideal para o seu negócio?

04.12.2016 | Por: administrador

É frequente nos deparamos com a queixa de inúmeros clientes que não tiveram boas experiências com algumas agências de marketing digital, e quase sempre estão relacionadas à conversão (vendas). Nós da Atom Digital, costumamos dizer que os clientes esperam por resultados tangíveis, o que não restringe a websites bonitos e responsivos, bom ranqueamento nos motores de buscas, ou mesmo belos posts em suas redes sociais.

Embora isso seja recorrente, vale dizer, ou melhor, queremos acreditar que não é por intenções escusas dessas agências, mas sim por limitação técnica. Afinal, sabemos que em todos os ramos de atividade é necessário experiência para alcançarmos resultados excelentes.

Abaixo, listamos 5 dicas para escolher melhor a agência que esteja habilitada e alinhada aos seus objetivos.

1 – Atente-se aos resultados, não somente a prêmios.  

Existem agências com diversos prêmios, tais como: Cannes, Caboré, CLIO AWARDS, dentre outros, e isso é sim um sinal de boa capacidade técnica, mas não necessariamente quer dizer que  esteja alinhada às suas necessidades. Por exemplo, o que adianta você recorrer a uma agência que tenha prêmios de Cannes sendo que sua necessidade é melhorar seu posicionamento e conversão online, e ainda sua empresa conta com um budget (investimento) relativamente baixo.

2 – Procure listar necessidades específicas.

Antes de determinar qual agência cuidará do seu marketing digital, liste suas prioridades e procure por agências especializadas, com experiência e, principalmente que demonstrem resultados alcançados para outros clientes. Dependendo de suas necessidades, você vai estar à procura de especialistas em alguns ou todos os tópicos seguintes:

Dica extra: A criação de conteúdo compõe a metodologia fundamental de marketing de entrada, isso aumenta exponencialmente a autoridade de sua marca junto aos clientes e mecanismos de busca.

3 – Analise os resultados da própria agência e veja como trabalham os seus negócios.

Uma maneira simples e cristalina de entender a capacidade técnica de uma agência digital e como ela conduz os negócios, é observar seu próprio blog (a abrangência e relevância dos conteúdos), site e presença nas mídias digitais. Uma vez que você percebeu a capacidade técnica da agência, é hora de entrar em contato e pedir que lhe demonstrem alguns cases de sucesso, de preferência que tenha proximidade com seu nicho de mercado. Segue alguns pontos a serem demonstrados:

  • Tráfego do website e conversão ( atente-se as conversões );
  • Engajamento e qualidade dos inscritos nas redes sociais;
  • Quantidade de Leads vs Leads Qualificados;
  • Vendas.

Dica extra: É importante procurar agências que levem a sério os números tanto quanto a sua empresa, afinal, o que realmente conta no faturamento são as vendas e não métricas de vaidade como seguidores em redes sociais.

4 – Como comprovar a capacidade técnica de uma agência?

Normalmente os empresários não conhecem a fundo sobre as práticas recomendadas e tecnologias de ponta, até porque não é Core Business de quem procura uma agência. Sendo assim, para comprovar tais capacidades, nada melhor que procurar por agências que possuam certificações oficiais, tais como: Google Partner, Google Analytics, Inbound Marketing, Facebook e para fechar com chave de ouro que possuam também certificações da W3schools.

Somos uma equipe multidisciplinar que reúne 8 certificações e, isso garante que os profissionais tenham um alto nível de conhecimento técnico.

5 – Peça os acessos e documentação dos serviços que você contratou.

Sem dúvida, o processo e organização de um projeto é a chave de sucesso no mundo dos negócios. Com agências não é diferente, por isso recomendamos que os clientes peçam a documentação de cada serviço executado, e acesso a todas as ferramentas que estão vinculadas ao seu marketing digital. Até mesmo porque a experiência nos mostra que muitos clientes quando estão insatisfeitos e querem migrar de agência, não tem acesso a nada, pois tudo ficou preso a agência e, que em alguns casos criam dificuldades e o cliente tem que começar tudo do zero. Segue abaixo o que é preciso pedir:

  • Acesso às contas vinculadas ao Google ( Adwords, Analytics, Google Search Console, Google Business e/ou Google Tag Manager);
  • Acesso à outras ferramentas de monitoramento de concorrência;
  • Acessos administrativos das Mídias Sociais;
  • E caso houver, todos arquivos de Identidade Visual.

Com essas informações, esperamos que você possa escolher a agência certa para o seu negócio, e que esteja alinhada com seus propósitos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe seus comentários abaixo.

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