Conteúdo de marketing digital e algumas dicas para incrementar o seu

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20.02.2020 | Por: administrador

Conteúdo de marketing digital e algumas dicas para incrementar o seu

A produção de conteúdo é o coração de uma boa estratégia de marketing digital.

Afinal, de nada adianta atrair a atenção do consumidor se não houver um conteúdo relevante o suficiente para manter o interesse do leitor no site, sobretudo, blog ou redes sociais. 

Escrever um bom conteúdo de marketing digital significa pensar estrategicamente, saber algumas técnicas, conhecer para quem está sendo direcionado esse conteúdo, ou seja, mais uma infinidade de outras variáveis.

Ou seja, um bom conteúdo de marketing digital requer planejamento e organização, do contrário vai ser só mais um texto sem objetivo lançado na rede.

Produzir um conteúdo de qualidade é uma via de mão dupla: você satisfaz uma necessidade do seu cliente e em troca ganha a sua fidelidade enquanto tal.

Por isso, cada vez mais empresas e marcas vêm apostando no marketing de conteúdo como sua estratégia para se destacar da concorrência, ou seja, atrair visitantes e ajudar a alavancar as vendas.

Confira a seguir algumas dicas simples para utilizar agora mesmo no seu planejamento de conteúdo de marketing digital:

A importância do conteúdo de marketing digital

Antes de falarmos sobre as dicas para um bom conteúdo de marketing digital, contudo, vamos entender por que ele é tão importante dentro da sua estratégia de marketing.

O marketing de conteúdo é a espinha dorsal para que sua estratégia seja bem-sucedida.

O conteúdo que você produz é a sua vitrine

Se você posta um texto sobre “filmagem de casamentos”, um potencial cliente que esteja buscando inspirações para seu próprio casamento e busque por esse termo no Google encontrará sua postagem, ficará interessado e lerá. 

Seu texto possui um call to action no último parágrafo e o cliente percebe que está no site de uma produtora de eventos.

Com isso, você criou para ele conteúdo útil e de qualidade.

Ele vai se lembrar disso e terá grandes chances de entrar em contato, solicitar um orçamento ou, no mínimo, querer escutar o que você tem a dizer.

Um bom conteúdo de marketing digital cria relacionamentos duradouros entre você e os seus clientes e gera credibilidade, afinal, você passa a ser visto como uma referência no seu nicho. 

E o conteúdo é a base de uma metodologia bastante difundida pelos profissionais de marketing que é o Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia utilizada para atrair clientes de maneira, ou seja, pode-se dizer, mais cortês.

Ele é uma forma de marketing menos invasiva, ao contrário do método tradicional de marketing — o Outbound Marketing, também conhecido como marketing de intromissão, que é invasivo, com excessivos anúncios, banners, links patrocinados e outras práticas que, aliás, tem um custo bem maior.

Em resumo, por meio do inbound marketing você conhece e passa por todas as fases de compra do cliente, e uma vez por dentro desse processo, produz exatamente aquilo que terá mais chances de atrair a atenção desse cliente.

Em um artigo sobre como fazer o cliente vir até você por meio do inbound marketing contamos tudo sobre essa metodologia. Vale a pena conferir.

Mas agora que você viu a importância e como um bom conteúdo de marketing digital pode te ajudar, vamos ficar por dentro de algumas dicas valiosas para que esse conteúdo seja impossível de ser ignorado.

 

Dicas para criar conteúdo de marketing digital

Conheça-te a ti mesmo

Antes de olhar para fora, olhe para si. Para sua marca, para o seu negócio?

Qual a imagem você quer passar? Como você quer que as pessoas se relacionem e entendam o seu posicionamento?

Qual a voz, missão, visão e valores da sua marca, por exemplo?

Se você não tem essas respostas é bom que as procure.

Nenhuma estratégia de conteúdo de marketing digital será suficientemente satisfatória, contudo, se você não tiver com toda a sua razão de existir bem alinhada.

Por isso, se você não tem ainda a sua missão, visão e valores esse é primeiro passo a se dar. 

A ideia de que pessoas não compram produtos, e sim benefícios, não deve ser nova para você, certo?

Mas será que a sua empresa, por meio dos conteúdos que produz, consegue expressar isso para a audiência?

Se você analisar como se comportam grandes marcas do mercado, perceberá como elas fazem isso em seus materiais de comunicação.

Construir o seu por que de existir. Afinal, em todos os seus conteúdos e em tudo que fizer enquanto marca, esses conceitos deverão estar bem claros para todos.

Nesse sentido, agora vamos partir para as dicas mais práticas para construir aquele conteúdo de marketing digital que vai mudar a forma como você tem obtido resultados.

Uso correto de palavras-chave

As palavras-chave são um importante recurso para otimizar a sua produção de conteúdo para marketing digital, mas precisam sem bem empregadas.

Elas são, sem dúvida, a expressão da dúvida ou do anseio da persona no momento de pesquisa.

Então se você produz um conteúdo com as palavras-chaves ideais essa persona que está em momento de pesquisa “cairá” na sua página e então é quando todo o relacionamento ocorre.

Mas cuidado. Antes acreditava-se que o mero uso da palavra-chave já era suficiente para o conteúdo ser considerado bom e então ranqueado pelos mecanismos de busca.

Hoje, porém, sabemos que não funciona exatamente assim mais.

A palavra-chave precisa ser usada com cautela e é interessante também que você pesquise por quais palavras-chaves os internautas estão mais buscando.

Existem plataformas que cumprem essa funcionalidade e podem te ajudar na hora de definir qual palavra-chave usar na hora de pensar um conteúdo.

A SEMrush e a Ubbersugest são ótimas opções.

Uma boa forma, mas não uma regra, de se usar a palavra-chave em seu texto é:

  • No primeiro parágrafo do texto, na introdução;
  • Em pelo menos um intertítulo (se possível, no primeiro);
  • Ao longo do texto, de maneira natural, e usando palavras-chaves derivadas
  • Na conclusão, no CTA.

Brainstorming

 

O conceito de uma tempestade de ideias precisa ter como base a falta de julgamentos. O processo pode ser feito de forma individual ou em grupo. Basta anotar todas as sugestões de pautas sem julgamento nem análise.

Esse é um processo interessante para acatar as várias ideias de temas de conteúdo que podem ser desenvolvidas. Já ouviu aquele ditado: mais cabeças pensam melhor que uma?

Pois então! Periodizar reuniões de brainstorming semanais ou quinzenais é uma ótima ideia para iniciar o planejamento de conteúdo de marketing digital.

Conheça o seu público para produzir seu conteúdo de marketing digital

Quando o conteúdo é produzido pensando no público-alvo, as chances de sucesso são sempre maiores. Busque conhecer o público e entender quais informações ele espera receber, com qual linguagem ele mais se identifica, qual o seu perfil de consumo e tudo mais que você puder saber. 

Com esses dados, você pode desenvolver uma persona e manter como foco sempre. Citamos mais atrás que para conhecer melhor o seu público existem algumas estratégias, como pesquisas, entrevistas, enquetes. 

Você pode criar o habito de sempre desenvolver alguma dessas ferramentas a fim de ficar por dentro do que o seu público, de fato, gosta.

Linguagem própria

Com tantas informações disponíveis na internet, não basta apenas desenvolver um conteúdo relevante, é preciso ter uma linguagem própria, original e honesta.

Dessa forma, o público vai ser atraído pela conexão com a linguagem do conteúdo compartilhado. Este é um dos segredos para conquistar a preferência do leitor.

Isso se encaixa bem naquele tópico que dissemos sobre saber o por que de existir da sua marca, lembra? É justamente criar a sua personalidade de marca, sem tentar imitar ou parecer algo que não é.

As pessoas gostam daquilo que é sincero, autêntico. Então passe a mensagem de quem você é mesmo e deixe seu público conhecer o seu negócio por inteiro.

Engajamento

Incentive a participação dos leitores ao postar cada conteúdo. Vale acrescentar perguntas, disponibilizar formulários e se manter aberto para receber a opinião do público.

Dessa forma, o leitor se sente valorizado e conectado com o conteúdo, fazendo questão de retornar mais vezes para acompanhar todas as novidades compartilhadas.

Um dos maiores objetivos de quem trabalha criando conteúdo para redes sociais é, sem dúvidas, gerar engajamento. Curtidas, compartilhamentos, retweets e afins são o melhor caminho para fortalecer a marca, criar um relacionamento com o cliente e terminar convertendo em vendas

E por falar em engajamento, fizemos um artigo que fala sobre as melhores técnicas para fazer o seu público interagir nas suas redes sociais, hein! 

Tenha periodicidade no seu conteúdo de marketing digital

A frequência das postagens é fundamental para manter o interesse do leitor. O excesso de conteúdos pode ser cansativo, enquanto uma baixa taxa de postagens pode fazer o leitor perder o interesse.

Faça o planejamento de conteúdo. Por exemplo, se você ainda não tem uma frequência definida, comece fazendo alguns testes.

Publique duas vezes por semana e veja como será a reação e o engajamento da sua audiência. Aumente para 3, 4. Se você perceber que o seu público se distanciou com o aumento das postagens, faça o caminho inverso novamente. Entende?!

O marketing digital é feito de testes, de experimentos. 

Você precisa botar a mão na massa e começar. Ajustar as estratégias até achar um ponto de equilíbrio que dê certo para o seu negócio.

Só não pode deixar de fazer e publicar um conteúdo de marketing digital a cada 6 meses! rsrs

Estude e analise os concorrentes

Pesquise sempre sobre o tema abordado. Dessa forma, você pode acompanhar as novidades e ficar sempre pronto para debater o assunto. 

Busque observar o conteúdo por diversos ângulos. Vale ler revistas e livros, assistir filmes e acompanhar os maiores especialistas na área. 

Além disso, verifique os que o seus concorrentes estão produzindo. Dê uma olhada no site, blog e redes sociais deles para saber de que forma estão entregando os conteúdos de marketing digital, em qual formato, em qual periodicidade.

Então, antes de simplesmente começar a escrever conteúdos de marketing digital, procure ver o que já foi produzido sobre o assunto.

Pegue a palavra-chave do post e procure no Google (de preferência em aba anônima para evitar que os seus comportamentos prévios no navegador influenciem no resultado encontrado).

Analise os 10 primeiros e veja em quais aspectos você pode desenvolver melhor. De repente, você percebe que a maioria não falou sobre um tópico que você acha que as pessoas gostariam de saber. É a sua vez então de fazer diferente e melhor e entregar algo mais aprofundado e elaborado para a sua persona.

Não tenha medo de arriscar

É claro que é importante ter planejamento e tomar cuidado para evitar erros. Sempre que tiver uma ideia que parece inovadora ou diferente demais, avalie as chances de sucesso antes de descartar essa alternativa.

Quem sabe você não acaba criando um conteúdo revolucionário? Não se limite pelo medo de se arriscar. Afinal, todo erro sempre traz consigo uma grande lição.

Facilidade de leitura com conteúdo de marketing digital

Evite frases e parágrafos longos demais. Além disso, evite apresentar uma nova ideia antes de concluir uma linha de pensamento. Faça o possível para que o texto seja leve e fácil de ler.

Vale pedir a opinião de um amigo, principalmente se ele não conhecer muito sobre o tema.

Dessa forma, você garante que todos os leitores poderão entender o assunto, ainda que não estejam acostumados com o tema, pois assim você pode fidelizar antigos leitores ao mesmo tempo em que conquista novos.

Algumas dicas para melhorar a experiência de leitura do texto são bastante válidas:

Construa um texto escaneável: use tópicos e subtópicos: assim o leitor “bate o olho no texto” e já sabe o que gostaria de ler.

Use bullet points, itálico e negrito;

Fazer hyperlinks é outra tática que vai se mostrar muito eficaz para tornar o seu texto escaneável e para contribuir com suas estratégias de SEO;

  • Para facilitar essa leitura dinâmica e tornar positiva a experiência do usuário o ideal é que os seus textos sejam alinhados à esquerda;
  • Use bullet points, itálico e negrito;
  • Use listas;
  • Escreva parágrafos curtos
  • Faça perguntas: use perguntas nos subtítulos. Por exemplo: O que fazer para construir um texto escaneável?

Por último e não menos importante: Revise

 

Este é um ponto fundamental na hora de produzir um bom conteúdo de marketing digital e, cá entre nós, não é levado muito a sério pelos redatores, muitas vezes por preguiça ou esquecimento mesmo.

Revisar o texto faz parte do seu trabalho de finalização de um bom conteúdo. Certificar que tudo está escrito e forma correta (é muito chato encontrar erros de gramática ou mesmo de digitação), demonstra desleixo com o trabalho e isso não é legal para nenhum negócio.

Por isso, sempre revise o seu material. O ideal, inclusive, é revisar depois de um tempo e não em seguida, pois com a cabeça arejada você consegue ter uma visão mais clara do texto.

E então? Pronto para começar a produzir os melhores conteúdos de marketing digital?

Você já segue alguma dessas orientações? Conta aqui pra gente!

 

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