A importância do design gráfico para sua empresa.

13.07.2021 | Por: administrador

Primeiramente é importante saber que é  essencial estabelecer uma identidade visual de qualidade para sua empresa. Uma marca tem o potencial de fazer com que seu negócio se destaque no mercado. É, literalmente, seu cartão de visitas, e por isso é preciso passar uma imagem boa para o consumidor, através do logotipo, principalmente, pois ele deve passar a ideia do negócio como um todo, seus valores e missão como empresa bem posicionada no concorrido mercado. 

Tanto para seus clientes atuais ou seus potenciais,  quanto para manter a unidade da empresa junto aos funcionários, é fundamental uma identidade visual coesa e alinhada com a personalidade e objetivos da empresa. Diz um ditado popular que “uma imagem fala mais que mil palavras”. É verdade! E nas empresas a imagem começa no logotipo e se estende para todos os demais materiais de comunicação, como: cartões de visita, envelopes, pastas, uniformes e outros. Contudo, é necessário que essa comunicação visual traduza o que realmente é a empresa de forma clara, objetiva e profissional.

No entanto, criar uma estratégia de comunicação e de marca é um trabalho que exige um profissional gabaritado à frente dele. O recomendado é que uma agência de marketing possa executar a tarefa. Ela terá uma equipe multiprofissional totalmente focada em comunicação que vai transformar o seu sonho em uma imagem, uma marca. 

É natural que todo empresário tenha centenas de situações para se preocupar no dia a dia de suas empresas. Delegar funções a especialistas é a melhor maneira de otimizar tempo e se concentrar na atividade fim do seu negócio. Os advogados cuidam das questões de  ordem legal, contadores das finanças e claro, profissionais de marketing cuidam da imagem da sua empresa. 

O grande problema é que normalmente a maioria dos empresários, principalmente os que estão começando, ignoram a necessidade de fazer propaganda e quando faz, se ocupam disso sozinhos, sem experiência ou conhecimento técnico para a função. 

Essa é uma situação típica de que o barato vai sair caro. Para desenvolver a identidade visual de uma empresa, é fundamental primeiro um design gráfico bem elaborado. Isso vai impactar diretamente na manutenção de um negócio de sucesso. Neste caso, falamos em design gráfico como a identidade visual de sua empresa, a logomarca, o logotipo, a forma em desenho, letras, ou a mistura dos dois, que você usará como base de apresentação do seu negócio. 

Invista seu tempo em encontrar essa pessoa ou empresa. Mas lembre-se, que a agência ainda depende de você para criar.  Para isso você precisa entender o que é um briefing. 

 

Briefing 

O Briefing é um termo em inglês, que descreve um instrumento muito utilizado em administração, relações públicas, design e na publicidade: o ato de levantar um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. No caso do design, o briefing tem o objetivo de se transformar na identidade visual da sua marca ou negócio. 

Essa reunião de briefing é a primeira coisa que se faz antes de começar o projeto de design. Ele é muito importante para a organização do trabalho, por isso ele pode ser transformado em uma ata de reunião, relatório, memorial descritivo, entrevista por escrito, entre outras ferramentas que possam levantar e organizar as informações importantes que devem fazer parte do design de sua empresa. 

É de suma importância levantar informações da empresa como Histórico da empresa; Posicionamento da marca; Cases de sucesso; Políticas internas e externas; Faturamento; Recursos disponíveis em caixa; Atual e potencial dimensão da marca.

Nesse contexto é que se estuda também o público-alvo, afinal, a identidade visual deve falar com alguém. Quem é o público alvo de sua empresa? Faixa de idade; Classe social / renda média; Escolaridade; Localização; Profissão; Hábitos de consumo como suas motivações, frequência, periodicidade, quantidade e preferências de compras. 

Informações sobre o mercado em que a empresa está inserida devem completar esse briefing. Responda ao seu designer gráfico, que está responsável pelo projeto de identidade visual, questões como qual o atual tamanho do mercado? Qual parcela do mercado a sua empresa domina? Há sazonalidade? Houve evolução do mercado nos últimos anos?

A dinâmica do mercado se dá sob quais influências como política, econômica, ambiental, regional, sazonal e demográfica. 

Além disso, defina o objetivo do seu design: ser mais lembrado pelo público? Reforçar a imagem da marca? Estabelecer um posicionamento? 

Pesquisas demonstram que:

Em uma pesquisa realizada pela WeDoLogos entre vários setores da economia, 89% das empresas afirmam que suas estratégias relacionadas ao design tiveram o potencial de aumentar suas vendas. Isso inclui investimento em identidade visual, logomarca, design de embalagens, material de pontos de venda. 

O estudo mostrou também que em média mais de 80% das empresas investem constantemente em design, sendo 50% disso, direcionado para o design gráfico. 

Outros estudos também apontam:
63% revelaram que após investimento em design, tiveram aumento no faturamento.
47% afirmaram que o design aumentou a competitividade
87% afirmaram que o design gráfico ajudou a abrir novos mercados.
A utilidade do design gráfico está além do logótipo, pois ele reproduz através de recursos visuais as ideias e comportamento da sua empresa que muitas vezes não são possíveis transmitir com palavras. O projeto gráfico profissional cria uma impressão positiva da empresa e evita distorções e mal-entendidos.

Porém, é necessário enfatizar que um projeto gráfico mal desenvolvido impacta de forma negativa o seu público, por isso é necessário deixar essa tarefa para empresas realmente profissionais e competentes.

Em síntese, o projeto gráfico bem desenvolvido irá impactar positivamente seus clientes, fornecedores e funcionários.

Rebranding – Renovar sempre que preciso 

O investimento na identidade visual não para. Usualmente, a cada 10 anos, uma nova proposta deve ser apresentada para acompanhar a evolução do público. Um exemplo bem recente é o da Coca-Cola, que acabou de mudar a estampa da marca nas embalagens do refrigerante zero açúcar.

 

Pela primeira vez a Coca-Cola, que é a marca mais conhecida no mundo, trocou o branco da sua escrita pelo preto. No release enviado para imprensa ela argumentou: “Em constante evolução para se adaptar às mudanças nos gostos e necessidades dos consumidores, e com a inovação como parte de seu DNA, Coca-Cola lança globalmente uma nova receita de Coca-Cola Sem Açúcar. E para completar a mudança, a bebida ganha uma nova identidade visual, atraente e mais icônica, com letras pretas sobre um fundo vermelho, e design e layout informativos mais simples”. 

 

Outros exemplos de rebranding 

Starbucks – A rede de cafés precisou fazer algumas alterações na sua marca para se enquadrar em um novo posicionamento que inclui aumentar o mix de produtos de suas lojas, que a partir de 2011, passou comercializar souvenirs e sorvetes. A palavra coffee (café) foi removida do logo seguindo uma série de mudanças também em sites, embalagens, e todos os canais de comunicação. Mesmo diante de uma recessão, a empresa registrou aumento das vendas, expansão de mercado e melhor posicionamento no top of mind no segmento de cafeterias.

 

Natura –  Esse é um case antigo e de sucesso. Há 20 anos a Natura decidiu investir em pesquisa e desenvolvimento, novas instalações das suas sedes, no e-commerce, e, também, no mercado exterior. Depois de contratar uma equipe altamente capacitada, concluíram que a imagem da Natura ideal era de uma personalidade elegante, ativa e atualizada, diferente da passada pela logomarca antiga.  

 

Veja mais: 

 

Fotos: Reproduzidas

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