Identidade visual é muito mais que logotipo: conheça as 5 principais vantagens

identidade-visual

10.08.2021 | Por: administrador

Voltar

O conceito de identidade visual corporativa é semelhante a uma pessoa, onde através de aspectos visuais e comunicativos se determina a personalidade e o comportamento. Da mesma forma a empresa que investe na imagem corporativa, através de logomarca…

Conjunto de itens de papelaria que simbolizam a identidade visual

Uma empresa sem identidade visual profissional coloca em risco a sua credibilidade e relevância na hora de captar clientes

Identidade visual é a gama de elementos formais que servem para representar de forma visual e sistematizada um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço.

Partindo pelo princípio básico, esse conjunto de elementos tem como base principal uma logomarca que se integra a um logotipo.

Fazendo um resumo, a identidade visual faz a integração de uma representação gráfica da identidade corporativa, se misturando aos conceitos e valores da empresa.

Apesar de parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual é muito mais complexo do que a gente imagina.

Essa criação pode e deve ser integrada aos fatores do mercado atual, pelas nuanças econômicas e pelas características do produto ou serviço que será ou está sendo ofertado.

Preparamos esse artigo para falar um pouco mais sobre os conceitos e a importância da identidade visual em todos os seus aspectos principais.

Para isso, vamos falar de:

  • Existe diferença entre logomarca e logotipo?
  • Por que é importante ter um manual de identidade visual
  • A criação da identidade visual
  • As 5 principais vantagens que toda empresa tem quando investe em identidade visual

Mais conteúdo relevante para você:

A importância do design gráfico para sua empresa

4 dicas para fazer sua empresa aparecer na internet

Diferença entre logomarca e logotipo

Mãos segurando duas peças de quebra-cabeça que se encaixam

Logotipo

No grego, “logos” significa conceito/significado, “Tipos” significa simbologia/figura. Sendo assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito.

Se um cliente entrega um conceito a ser trabalhado, esse é logo. A partir disso, é criado o símbolo gráfico que é o tipo.

As duas palavras têm o mesmo significado. O logotipo é uma grafia alternativa da palavra logo.  Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si.

Resumindo de forma mais simples: logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia.

É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico.

Exemplos de logotipos são: Google, Sony, Coca-Cola e vários outros.

O logotipo pode ser registrado através do registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

O nome registro de marca gera uma pequena confusão porque na verdade o logotipo é que é registrado e não a marca.

O logotipo é uma parte da marca, que deve aparecer nas peças gráficas feitas pela empresa. Por exemplo, o símbolo de uma empresa não é a marca em si, mas representa o conceito que a empresa deseja associar à sua marca. Exemplos: Apple e Nike.

Leia mais: Três coisas que você precisa saber quando vai criar um logotipo

Marca

Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores.

É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida.

De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.

No marketing moderno, o conceito de marca pode ter até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.

Logomarca

É uma palavra praticamente inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com a palavra logotipo.

Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada, abrasileirada, para a representação de uma nova forma de logotipo.

O termo é formado pela união de duas palavras: logo mais marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo”.

Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido.

Precisa de ajuda com Marketing Digital?

Tire todas as suas dúvidas e comece hoje mesmo. Estamos preparados para fazer seu negócio decolar!

Quero ver meu negócio decolar

A criação da identidade visual

Muitas vezes, definir o conceito adequado torna-se moroso. Existe certa dificuldade na elaboração inicial. A saturação do mercado gera um fator denominado “saturação informativa”. Nesse momento, a cautela e o cuidado são primordiais para que a criação possa ter um diferencial frente às existentes no mercado.

Depois de criada passa a ser o alicerce, a base de toda identidade do negócio. Toda credibilidade, confiança e respeito que uma empresa, produto ou serviço possam receber inicialmente estão associados diretamente à sua identidade visual.

O impacto que a identidade visual causa frente à concorrência e ao público consumidor se deve a associação da criação com as características intrínsecas do negócio. É um casamento e para que seja duradouro existem regras a serem seguidas.

O processo de criação é minucioso e rodeado de inúmeros critérios.

Para que o conceito não se desvie quando utilizado no meio externo (gráfico e eletrônico), causando “ruídos” e “interferências”, é criado um documento técnico que estabelece as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, denominado manual de identidade visual.

Esse documento é fundamental e sempre é definido depois da etapa criativa.

A importância do manual de identidade visual

Um manual de identidade visual pode ser definido como um conjunto de diretrizes e normas que tem o objetivo de orientar e garantir que todas as representações visuais de uma empresa terão um padrão.

Esse padrão é a Identidade Visual da marca/empresa, que é elaborada seguindo conceitos como imagem, visão, valores, missão, público-alvo, entre outros.

Esse manual pode ser um arquivo PDF, um livro ou apenas uma folha de papel – tudo vai depender do tamanho da empresa, das variações e ramificações de suas representações visuais e, claro, da qualidade de tal manual.

Veja o passo a passo para montar o seu manual da marca.

Mas, afinal, por que uma marca deve ter um manual de identidade visual, quais as suas vantagens?

Como todo manual, esse também tem a função de orientar e instruir alguém responsável por construir/montar algo.

Ou seja, contar com um manual de identidade visual evita erros e reforça a integridade e credibilidade de uma marca.

Por exemplo, ao ver um anúncio online de uma empresa cujo logo tem uma cor e acessar o site dessa empresa e perceber que o logo tem outra forma, você provavelmente terá dúvidas quanto à qualidade e credibilidade dessa empresa.

Portanto, ter um manual com informações e orientações sobre como representar visualmente a empresa nas mais diversas situações ajuda a transmitir segurança e qualidade, trazendo assim mais clientes e negócios.

Além disso, ter uma identidade visual e saber aplicá-la ajuda a marca a atingir seu público-alvo com facilidade e eficiência, e ainda reforça a notoriedade da empresa.

Por fim, evita gastos com materiais e ações elaborados de forma errada e que precisam ser substituídos ou ajustados – o que consome tempo e recursos.

Dependendo da realidade de cada empresa, o manual de identidade visual pode ter diferentes itens. De regra geral, ele traz explicações sobre todos os elementos que formam a marca visualmente:

  • Especificação das cores da marca e do restante dos itens da empresa;
  • O conceito da marca (e de seu logo), as aplicações desse logo em diferentes situações e contextos (com relação a tamanho, cores, posicionamento, margens etc), tipografia, orientações sobre como aplicar a marca e o logo em diversos materiais (imagens para Internet, folders, baners etc), entre outros elementos.

Tudo isso é apresentado com exemplos tanto de aplicações corretas quanto erradas para que os responsáveis por aplicar a identidade visual da empresa possam ter total clareza e confiança de como isso deve ser feito.

As 5 principais vantagens de investir em uma boa identidade visual

Várias pessoas com a mão no queixo pensando em coisas sobre identidade visual; ao fundo vários ícones coloridos

A imagem de um negócio vai muito além da qualidade dos seus produtos ou serviços — ela também deve ser usada para agregar valor e transmitir confiança, facilitando, assim, as campanhas de marketing.

Destacamos a seguir alguns dos benefícios promovidos pela identidade visual.

Reconhecimento

Estabelecer uma identidade visual forte é um processo conquistado gradualmente. Com o passar do tempo e utilizando as estratégias de divulgação adequadas, a tendência é que ela ganhe cada vez mais popularidade.

Posicionamento

Existem diversos perfis de clientes e para cada um deles a linguagem usada na comunicação também será diferente. Por isso, a identidade visual da marca deve estar em sintonia com o público ao qual ela é voltada.

Nesse sentido, estudar o comportamento do consumidor auxiliará nas estratégias de posicionamento da organização no seu nicho de atuação.

Vínculo

Uma boa identidade visual atinge sua finalidade quando proporciona o engajamento dos clientes com a marca, gerando credibilidade o suficiente a ponto de causar aquela sensação de pertencimento.

Permanência

Conquistar a sua identificação no mercado é importante, mas ter controle sobre ela é igualmente essencial. É preciso acompanhar as transformações no mundo dos negócios, pois talvez o seu público não permaneça o mesmo e um reposicionamento estratégico de imagem pode se fazer necessário. As chances de superação das adversidades de quem supervisiona com cuidado a sua representação gráfica são maiores.

Rentabilidade

Para uma marca, desenvolver a identidade visual bem estruturada e sólida significa economia de tempo e dinheiro. Se a cada produto lançado ou para os diferentes tipos de publicidade fosse alterada alguma característica do seu logotipo, pesaria bastante nas finanças da sua empresa.

Além disso, provocaria o enfraquecimento da sua comunicação e identificação no mercado, certamente reduzindo o impacto positivo das vendas.

Conclusão

O processo de criação da identidade visual não é uma tarefa simples e requer a colaboração de profissionais especializados, mas é um investimento que vale a pena, pois é primordial para o alinhamento da organização com o seu público.

Percebeu como a identidade visual de uma empresa é fundamental para que ela seja bem-sucedida? Acompanhe nossas postagens e tenha acesso a conteúdos exclusivos para atingir o sucesso desejado no seu negócio!

E a identidade visual da sua empresa como está?

Você sabia que um site bem estruturado é fundamental para a imagem do seu negócio?

 

Precisa de ajuda para criar o seu site?

Comece hoje mesmo e veja o seu negócio decolar!
Quero criar o meu site

Posts Relacionados

Criacao de logo goiania
  • Data: 07.07.2021
  • Por: Por: administrador

Como criar um logotipo: 3 dicas incríveis!

Toda marca precisa de um logotipo, que é a cara da empresa. Onde a empresa estiver, é pelo seu logotipo que ela será reconhecida: na etiqueta de uma peça de roupa, no cabeçalho de uma página, nas fotos de perfis em redes sociais.

Saiba Mais
manual-de-marca
  • Data: 07.05.2021
  • Por: Por: administrador

Manual de marca: para que serve e como montar o seu

A sua marca é um bem precioso. Por isso, você deve ter um enorme cuidado na hora da aplicação, seja em materiais digitais ou gráficos. E para que seu logo possa ser usado sem dor de cabeça, existe o manual de marca...

Saiba Mais

SEU NEGÓCIO NO TOPO?

VAMOS CONVERSAR

icone do titulo Certificações

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale conosco pelo Whatsapp