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Por que minha empresa precisa de um site institucional?

É imperativo dizer que a internet veio para ficar. É no mundo digital que a maior parte dos negócios acontecem. O ano de 2020 foi um marco, popularizando ainda mais novos formatos de trabalho digital, à distância e através dos gadgets. E você, já parou para pensar na presença on-line da sua empresa? sabe porque sua empresa precisa de um site institucional? Não importa se o seu negócio é digital ou não, ela precisa estar presente na internet e a forma mais segura de ter isso, é criando um site institucional, mesmo que você ainda não faça nenhuma transação ou negócio através dele.  

Hoje, o consumidor tem muito mais poder na palma da mão e, com seu smartphone, consegue acessar todas as informações do mundo. Isso quer dizer que seu produto precisa fazer muito mais para conseguir sair das prateleiras, mesmo que ele não tenha nada a ver com computador. Se você está de fora da internet está perdendo importantes negócios através da conexão com bilhões de pessoas. Estudos apontam que mais da metade da população mundial está conectada de alguma forma com a internet. 

Um site fará toda diferença na divulgação da sua marca. É por ele que se inicia seu marketing digital. Por isso, um bom site institucional aumenta a credibilidade do seu negócio. Afinal, temos muito mais desconfiança em adquirir produtos cuja qualidade não pode ser confirmada, não é mesmo? O site institucional é seu endereço virtual. Seu CEP, rua, número, bairro. Dá ao cliente a segurança de que a empresa realmente existe e quer manter uma relação honesta com ele. Tem a ver com atenção, mas também tem a ver com deixar sua marca positiva e prova de vida. 

Além disso, no seu site será possível tirar boa parte das dúvidas dos seus clientes e facilitar o atendimento criando um canal diferente do telefone, por exemplo, e se tornar até mesmo, um novo balcão de vendas. Nele é possível criar formulários de orçamento para os pedidos mais comuns, reduzindo gastos e tempo. Outra ótima vantagem do site é a vitrine que ele se torna reunindo todos seus produtos com descrições e imagens. 

 

Um site institucional significa economia

Começar um site institucional pode parecer um investimento caro à primeira vista. É preciso contratar um profissional especializado em design gráfico e programação, ou terceirizar o trabalho para empresas do segmento. O que ninguém fala é o quanto de dinheiro um site pode economizar para o seu negócio.

O custo de colocar seu empreendimento na internet é muito mais baixo do que anunciar em jornais e revistas e é possível fazer muito mais com cada centavo investido. Através de um bom trabalho de marketing digital, os resultados podem ser acompanhados mais de perto e com precisão, possibilitando que o seu negócio acerte na estratégia de marketing desde o começo. Através do seu site, será possível entender melhor com quem a sua marca fala e o que fazer para atingir esse público.

Esteja sempre disponível

Um site institucional expõe seu trabalho para milhares de clientes em potencial, pessoas que talvez nunca passassem em frente à sua loja ou conhecessem aquele seu cliente que recomenda muito bem seus serviços.  Não tem horário comercial na internet. Pessoas que navegam pela rede na madrugada poderão começar ali mesmo o processo de compra.

 

Através do seu site institucional, também é  possível mostrar outros consumidores satisfeitos e anunciar o quão bom você e sua empresa são naquilo que fazem. É uma vitrine aberta para o público vinte e quatro horas por dia. 

 

Fazer muito mais com publicidade online

Além disso, um site institucional é essencial para manter os seus clientes atualizados a respeito do seu negócio. Promoções e ofertas especiais, feriados e horário de funcionamento em ocasiões específicas — como eventos na sua cidade, por exemplo. Um site é um canal aberto de comunicação entre a sua empresa e todos os seus clientes, não importando se eles são do varejo ou do atacado.

Por isso é muito importante manter uma presença online ativa e ter um site institucional que funcione para o seu negócio. Procure quem pode te ajudar na hora de colocar o seu projeto no ar, de forma que ele se torne um investimento na conversão de novos clientes.

Vale lembrar que um website é o seu espaço na internet, ao contrário das redes sociais. Nelas as empresas, como o Facebook, cedem o ambiente para que você crie o seu perfil empresarial, lá as regras ainda são delas. Existem inclusive, normas para postagens, formatos e limitação na entrega do seu perfil para outros usuários. Outro risco de se manter apenas perfis nas redes sociais, é que elas podem simplesmente deixar de existir. As redes sociais devem servir como condutoras das pessoas para o site, onde realmente a mágica deve acontecer. 

No caso dos sites, esse é um ambiente que é seu. Você vai comprar um domínio e hospedá-lo em uma plataforma que te dá o direito de alterá-lo e colocar as informações que desejar.  Um site com um bom design e a funcionalidade bem resolvida é meio caminho andado na hora de convencer seu cliente sobre a seriedade da sua companhia.

Tipos de sites

Existem alguns tipos de sites e é importante entender qual a necessidade da sua empresa. 

Sites estáticos são aqueles que são fixos e exibem o mesmo conteúdo a todos os usuários e são criados exclusivamente em HTML. Um site dinâmico, por outro lado,  combina diferentes seções, sejam as institucionais ou em blog. Tem a capacidade de exibir diferentes conteúdos e proporcionar interação do usuário, fazendo uso de programação avançada e bancos de dados. 

Uma loja virtual, ou e-commerce, é, como os nomes já sugerem, um ambiente virtual que tem o objetivo de conversão de vendas. Além de conhecer a empresa e os produtos é possível fazer a compra efetivamente através dele. É comum que cada produto ocupe uma página, além de haver a divisão por categorias, área de histórico de pedidos e assim por diante.

Um formato que ganhou muitos adeptos nos últimos anos foi o One Page. Aquele de página única, sem menus ou seções, em que basta o usuário rolar barra de rolagem para informações “subirem”. 

O hotsite é mais uma ferramenta de apoio, que um site em si. Em formato microsite trata-se de uma página da web individual ou um pequeno cluster de páginas. O termo refere-se a uma página destinada a uma marca, produto, serviço ou ideia publicada em um domínio na internet. Também conhecido como mini site, tem normalmente, uso promocional, período específico de publicação e não é a página principal de uma empresa na internet.

Outra proposta parecida com o hotsite são as landing pages, em português página de destino. O objetivo dela é ser uma  “página de captura de leads” ou uma “página de destino”. São normalmente usadas em estratégias de Inbound Marketing para atrair as pessoas certas por meio de seus canais digitais como sites e blogs criando o que se chama de funil de vendas.  São páginas com poucos elementos e focadas em um apenas CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada, como o preenchimento de um formulário. 

Os portais são divulgadores de conteúdo e mudam rapidamente as publicações disponíveis. São projetados para aglomerar e distribuir conteúdos de várias fontes diferentes de maneira uniforme, sendo um ponto de acesso para uma série de outros sites ou subsites internamente ou externamente ao domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal. 

Estão entre os tipos de site mais acessados por causa do grande volume de informação. Além de portais de notícias, há os voltados para conteúdos diversos, educacionais e assim por diante. Eles normalmente não divulgam negócios ou empresas, eles são o negócio ou empresa, como no caso dos jornais. 

E por fim, existem os blogs. Eles são essenciais para empresas que desempenham uma estratégia de marketing de conteúdo. É um exemplo de site diferenciado, voltado para a publicação de artigos de forma constante e pode existir dentro do seu site institucional. Com um blog você pode publicar conteúdo, como num portal, e atrair pessoas interessadas no seu segmento de negócio. É uma plataforma ideal para consolidar o relacionamento e a nutrição de leads.

A estrutura deles permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, postagens ou publicações. Uma das primeiras empresas a fornecer sistemas automáticos de publicação de blogs foi o Blogger (hoje pertencente ao Google), que surgiu mais como um diário onde as pessoas contavam suas vidas na internet. Não demorou muito e as empresas viram o potencial em falar de suas especialidades e como as pessoas que estão na internet, buscam por esse formato de conteúdo. 

Dados de janeiro de 2021 mostram que existem  1.83 bilhão de sites na Internet, sendo o primeiro a ser publicado em 6 de agosto de 1991. Um portal especializado em estatísticas da web calcula a média de taxa de penetração da Internet de 55.1%, nos dias atuais, em comparação com 35% em 2013. Isso mostra o poder da web e como sua empresa precisa estar presente nela. 

Outro dado relevante, é que o Google agora processa mais de 7 bilhões de consultas de pesquisa todos os dias em todo o mundo. Pode ter alguém procurando o que você vende.

E aí, já decidiu como será o site institucional da sua empresa? 

 

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