Agência de marketing digital: vale mesmo a pena contratar uma?

18.02.2020 | Por: administrador

O marketing digital é uma ferramenta relativamente nova, desenvolvida para atender o ambiente virtual e todas as mudanças geradas pelo avanço tecnológico, de uma forma que o marketing tradicional não poderia. É neste contexto que entram as agências de marketing digital.

Meios de comunicação chamados tradicionais, como televisão, rádio, revista e panfletos, já não possuem a mesma resposta publicitária de antigamente. O perfil do consumidor mudou e as empresas precisam acompanhar e saber utilizar as novas tecnologias.

O marketing digital utiliza vários meios para unir empresa e consumidor: site, blog, redes sociais, e-mail marketing e muito mais. Assim, os empreendedores se aproximam do público-alvo e estabelecem um canal de comunicação aberto e direto.

Diante deste novo cenário, surgiram as agências de marketing digital, escritórios que oferecem serviço especializado na área por meio de profissionais experientes.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre o universo das agências digitais, como funcionam e como é o trabalho desenvolvido para os clientes que buscam o apoio de um serviço especializado.

Vamos lá!

 

Como Funciona uma Agência de Marketing Digital?

– Atendimento

O primeiro contato do cliente é com o setor de atendimento. Essa equipe é responsável pela captação de novos clientes e pela fidelização de consumidores.

Quando uma empresa procura uma agência de marketing digital, a equipe de atendimento promove a negociação financeira e coleta todos os dados necessários para a campanha.

Dessa forma, é desenvolvido um briefing que segue para a próxima etapa, nas mãos da equipe de planejamento.

Portanto, o atendimento é a ponte que faz a ligação entre a agência e o cliente.

O profissional de atendimento é o 1º com o qual o cliente tem contato, portanto, ele deve:

  • ser proativo;
  • ter uma boa oratória;
  • conhecer todos os processos internos;
  • ser persuasivo;
  • e ser simpático.

Além disso, o profissional precisa ter o feeling para identificar as necessidades do cliente, que, muitas vezes, chega sem saber exatamente o que procura. Ele precisa encontrar nesse profissional uma segurança que o faça dar prosseguimento na parceria.

–  Tráfego

A área de tráfego está relacionada à fluidez dos processos internos da agência de marketing digital, garantindo que as etapas sejam cumpridas com agilidade e dentro de um cronograma previamente definido.

O profissional de tráfego é aquele que intermedeia os demais setores, organizando o fluxo de trabalho pertinente a cada um.

–  Planejamento

Os profissionais de planejamento traçam estratégias de ação de acordo com os objetivos esperados pelo cliente. 

É nessa etapa em que se definem quais os meios de comunicação serão utilizados, qual a quantidade e a frequência das postagens, qual o tempo de duração da campanha, etc. 

Para isso, é importante conhecer o público-alvo da empresa solicitante e montar uma comunicação planejada para esse perfil.

O planejamento é a área responsável por organizar as informações que vieram do cliente por meio do atendimento para que elas possam ser usadas adequadamente pela criação.

E nesse processo o brainstorm é bastante utilizado pelos profissionais responsáveis para, juntos, buscarem as melhores soluções e apresentá-las para o cliente.

O setor também é o responsável pela verba disponível para a campanha, alinhando o orçamento com o que poderá ser produzido.

–  Pesquisa

Os profissionais de Pesquisa, muitas vezes, atuam junto com o Planejamento, justamente porque na fase de planejamento é onde o volume de buscas e estudos sobre o cliente, mercado e necessidades se intensificam.

A área é a responsável por coletar informações referentes ao consumidor e pesquisar o mercado específico do cliente.

–  Criação e produção

Essa é a equipe responsável por colocar os planos em prática, criar artes, produzir conteúdo, editar imagens e tudo mais que for necessário para o sucesso de cada campanha.

É neste departamento que a ideia ganha corpo, sendo desenvolvida desde o conceito até a peça final.

A criação pode ter que desenvolver um anúncio gráfico, identidade da marca, spot de rádio, roteiro de TV, logotipo, embalagem de produto etc. sendo importante a versatilidade dos profissionais para atuar com esses diferentes formatos e compreender as particularidades estéticas e conceituais de cada um deles.

–  Redação

A redação atua em conjunto com a criação e normalmente está no mesmo departamento.

Estes profissionais atuam nas redações das peças publicitárias, anúncios e campanhas garantindo que a linguagem esteja de acordo com o público que se deseja atingir.

O foco desse profissional não é criar grandes textos. Mas, sim, pequenos e muito impactantes. Alguns exemplos são:

  • roteiros;
  • jingles;
  • frases de impacto;
  • slogans.

–  Redação Jornalística

Ao contrário do redator publicitário, o jornalístico tem o foco de criar releases, matérias institucionais, notícias e conteúdos grandes e ricos. Esse material pode ser veiculado em jornais, revistas ou até mesmo em portais de notícias.

De forma geral, esse profissional é formado em Letras, Jornalismo ou áreas correlatas e têm um perfil muito focado em detalhes do texto, na construção textual e um amplo conhecimento de português e redação no geral.

–  Social Media

São os profissionais especializados em redes sociais. Eles desenvolvem o posicionamento da empresa por meio de perfis corporativos e fazem a gestão de conteúdo da área.

Dessa forma, a empresa se torna ainda mais acessível ao consumidor, que terá um contato direto para elogiar os produtos, tirar dúvidas e receber conteúdos relevantes.

–  Mídia

O setor de mídia é responsável por definir os melhores canais para a veiculação das campanhas elaboradas, peças ou anúncios.

O profissional desta área faz a negociação com o veículos de comunicação, garantindo que a campanha possa ser executada como planejada e utilizando a melhor estratégia de divulgação para o caso.

–  E-mail marketing

Essa equipe é responsável pela atração de potenciais consumidores para a empresa. Assim, é preciso expandir a lista de contatos e alimentar o envio de conteúdos relevantes. Conhecer e entender o público-alvo também é fundamental para o sucesso dessa etapa.

–  Produção audiovisual

É uma área que não é encontrada tão facilmente dentro das agências de marketing digital e muitas vezes o serviço é terceirizado.

Mas trata-se da produção de matéria em áudio e vídeo para as mais diversas finalidades e para a veiculação em diversos meios também.

Os comerciais televisivos são o exemplo mais clássico de produção audiovisual.

–  Análise

Após o planejamento, o desenvolvimento e o lançamento das campanhas, é importante avaliar a resposta do público alvo. 

Para isso, é preciso coletar todos os dados disponíveis e avaliar quais são os pontos fracos e fortes do projeto. 

Dessa forma, é possível fazer mudanças e ajustes ao longo da divulgação para garantir os melhores resultados. 

Além disso, esses dados serão úteis na criação de campanhas no futuro, afinal, essa é uma das melhores formas de analisar o perfil do consumidor e saber quais são as redes sociais mais acessadas e quais são os conteúdos mais lidos.

 

 

Como é o fluxo de trabalho após o contato do cliente?

Agora que você já viu sobre todas as áreas e departamentos que envolvem uma agência de marketing digital, é hora de entender qual o fluxo de trabalho depois que o cliente já adquiriu os serviços.

Funciona assim:

atendimento: o primeiro contato é feito pelo atendimento que colhe o briefing junto com o cliente.

– tráfego: o tráfego elabora o cronograma de trabalho e repassa aos envolvidos determinando o fluxo de trabalho.

planejamento e pesquisa: nem sempre o briefing consegue abranger todas as informações, então entram em cena o planejamento e a pesquisa para coletar todas as informações adicionais para a elaboração da peça ou campanha. É no planejamento que as reuniões de brainstorm acontecem.

– criação e redação: momento de idealizar, colocar em prática, os conceitos trabalhados durante a pesquisa e o planejamento. É hora de transformar as ideias em peças publicitárias palpáveis.

mídia: Com a campanha pronta, é hora do profissional de mídia entrar em contato com os veículos de comunicação onde a peça será divulgada, seja um canal de televisão, revista, outdoor etc.

– produção: quando se trata de uma campanha audiovisual, a produção toma as rédeas do projeto, fazendo a ponte com a empresa que vai gravar a peça e realizando a edição final do material.

– atendimento: com tudo pronto, a peça é aprovada pelas equipes e volta para o profissional de atendimento, que levará o material para o cliente em busca da aprovação dele.

Benefícios de contratar uma agência de marketing digital

Entender as etapas e fluxos internos de uma agência é importante para saber alinhar todo esse processo com as suas necessidades. Mas ficar por dentro dos benefícios de contratar uma agência de marketing digital vai te dar mais clareza sobre a importância destes serviços.

Por isso, vamos mostrar agora o que você ganha em contratar uma agência especializada.

–  Custo-benefício

Pensar nas melhores estratégias de marketing digital para sua empresa é tarefa que envolve diversos profissionais das mais variadas áreas, como vimos acima. 

Nem toda empresa, principalmente se for pequena, tem condições de contratar e manter esses profissionais individualmente. O que faz contar com o trabalho de uma agência de marketing digital a melhor saída e a mais vantajosa para ter um resultado final de qualidade com um valor razoavelmente baixo.

–  Compartilhamento de experiências

Ter a parceria de uma agência de marketing digital faz com que você compartilhe experiências e aprendizados com quem já está no ramo a mais tempo e já teve outras experiência com empresas similares a sua, mostrando um trabalho mais efetivo.

–  Credibilidade da marca

Nesse ambiente cada vez mais interativo e conectado, quem ter um lugar ao sol se sobressai no mercado. E quanto mais credibilidade e profissionalismo você mostrar em seus trabalhos, mais vai ganhando espaço.

Trabalhar uma rede social, criar um slogan ou produzir um vídeo são atividades que requerem competência dos profissionais envolvidos, caso contrário, se você não entende desses serviços, tudo o que produzir não vai fazer a diferença que é necessário fazer para conquistar a credibilidade do público.

Por isso, contar com equipes especializadas é o melhor caminho para ajudar você a galgar esse profissionalismo.

–  Foco no objetivo da empresa

Tirar o foco do que gera valor para a sua empresa, ou seja, do objetivo dela, é perigoso. Terceirizar o processo de marketing digital para uma agência é interessante já que sua empresa foca no que ela foi criada para fazer e não gasta energia para aprender algo que não vai agregar no produto ou serviço disponibilizado para o mercado.

Tentamos mostrar neste artigo uma visão geral sobre como funciona uma agência de marketing digital. Mas se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de saber sobre outros assuntos relacionados, entre em contato com a gente! Será um prazer conversar um pouco mais com você.

 

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