Com o crescimento vertiginoso e popularidade da internet, se torna necessário seja para pequenas, médias ou grandes empresas, criar um site na web.
E para reforçar essa afirmação, pesquisas do Ibope revelam que somos 130 milhões de internautas no brasil, e ocupamos a 4º posição no mundo, além do mais, 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar sobre produtos e serviços.
Esses dados já bastam para justificar a necessidade de criar um site, visto as inúmeras possibilidades que se apresentam e que sua empresa aumentará muito a exposição dos serviços e/ou produtos aos clientes potenciais, seja através de pesquisas em mecanismos de buscas tais como: Google, Yandex, Bing ou mesmo através de outros meios como e-mails e redes sociais.
Foi comprovado que um site além de apresentar a empresa de forma dinâmica e interativa, agrega credibilidade ao seu negócio quando os consumidores encontram sua marca na internet.
De fato, 58% dos internautas disseram confiar mais em empresas que estão estabelecidas no universo online através do site e redes sociais como Facebook e LinkedIn.
Agora eis a questão: basta criar um site qualquer? Não basta! Tem que ser profissional, pois as pessoas irão associar a qualidade visual e desempenho do seu site a imagem da sua empresa.
Por isso deve-se respeitar determinados critérios, tais como: usabilidade, design, arquitetura da informação, velocidade de navegação, identidade coesa, além de estar adequado aos dispositivos móveis para garantir facilidade de uso através de celulares e tablets e também um bom posicionamento junto ao Google.
Sabendo da importância de criar um site, fizemos então este artigo para mostrar a você quais os passos seguir antes de criar o seu website, além de dicas para ter uma página realmente eficaz para o seu negócio.
Por que preciso criar um site?
Antes de começarmos a falar sobre os passos para criar um site, vamos entender primeiro o porquê de criá-lo.
Mesmo sabendo que hoje praticamente toda relação de venda se inicia no meio digital, muitos empresários/empreendedores ainda relutam com a ideia de criar um site.
Um dos maiores argumentos, talvez, seja o de que basta estar presente nas mídias sociais para que o negócio apareça.
No entanto, essa é uma meia-verdade. As mídias sociais são apenas um canal efetivo para que o seu negócio ganhe visibilidade. Mas quando falamos em Marketing Digital, diversas são as estratégias que devem ser usadas para levar o seu potencial cliente ate você.
Quando uma pessoa pensa em adquirir um produto ou um serviço, ela recorre à internet, certo?
Ela pode ir por dois caminhos, mas ambos levarão ao site. Ou seja, ela pode, primeiramente, acessar o Instagram ou Facebook da sua loja e, em algum momento, a partir dali, querer conhecer mais o seu negócio e procurar o seu site.
Ou ela pesquisa por algo relacionado ao que você vende diretamente nos buscadores, por exemplo o Google, que é o mais usado.
Resultado: ela chegou até o site.
Um site pode ter várias finalidades, mas as principais são a visibilidade do seu negócio e realizar vendas, dentro ou fora dele.
Dentro no caso dos e-commerces, que já são lojas virtuais, e fora em sua loja física ou mesmo por alguma mídia social.
Ou seja, criar um site é se posicionar no ambiente online, ficar visível para milhares de potenciais clientes, e vender!
O que devo fazer para criar um site?
Ok, agora que você já entendeu sobre a importância de criar um site, vamos continuar falando sobre o que você precisa fazer para começar, de fato, a criação da sua página.
Criar um site, para quem nunca teve essa experiência, pode parecer uma missão impossível, mas seguindo o nosso roteiro e, claro, contando com a nossa experiência em criação de sites, você vai se amarrar no processo e em ver o seu site pronto.
Para criar um site, você primeiro precisa pensar no objetivo, no propósito dessa página.
Obviamente, o objetivo depende do seu ramo de atuação.
Loja virtual: se você vende produtos, físicos ou digitais, um e-commerce é um propósito interessante, pois agregaria toda sua oferta em um único lugar e você teria oportunidades de vender para o mundo todo, caso assim você queira.
Educacional: para quem atua no campo da educação, é professor (a), tem uma escola, oferece algum curso, um site que seja capaz de canalizar aulas, vídeos, artigos, pesquisas e etc seria perfeito.
Notícias: profissionais de comunicação, jornalistas, assessorias de comunicação, são fortes candidatos a criarem um site de notícias, bem atualizado, mostrando cases, clientes e etc.
Saúde: profissionais da área da saúde para divulgarem seus consultórios, clínicas, tratamentos.
Portfólio: para profissionais autônomos, é uma ótima maneira de divulgar os trabalhos já realizados e prospectar novos clientes.
Enfim, é uma série de tipos de site para ajudar você na divulgação do seu trabalho.
Nesta etapa da criação do site, pense no seu público, no seu cliente, o que ele esperaria de uma página do seu negócio?
Você, mais do que ninguém, conhece o seu cliente e saberá definir um objetivo para criar um site que atenderia às expectativas do seu público.
Faça um organograma do seu site
Um organograma é uma representação gráfica de uma estrutura. Muito usado para fazer a divisão de departamentos e cargos em uma empresa.
Ao criar um site, você também pode se utilizar de uma representação gráfica para idealizar como você gostaria que fosse o seu site, quantas seções ele teria, quais as informações, entre outras coisas.
“Ah, mas eu não sou design, não sei fazer material gráfico!”
Tudo bem, você pode fazer isso em uma folha de papel mesmo. Use caneta e papel e comece a criar o seu site, seguindo a estrutura de um organograma.
Por exemplo:
O seu site vai ter uma página inicial, a home, então você desenha um quadrante superior com este nome.
Na home, conterão as seguintes seções: Quem Somos, Nossa Equipe, Produtos, Blog e Contato
Assim, você desenha novos quadrantes, ligados ao quadrante “home”, com estas seções.
Em “Produtos”, terão subdivisões por categorias de produtos, ou seja, quando a pessoa clicar em “Produtos”, ela poderá escolher qual produto em si ela quer que abram as opções.
E assim você vai fazendo para cada seção que o seu site terá.
A maioria dos sites acaba contendo as seções mais comuns:
- página inicial, com uma boa imagem de abertura ou um carrossel de imagens e frases impactantes;
- quem somos, contando um pouco da história e, às vezes, da equipe de trabalho;
- produtos ou serviços, com uma lista do que a empresa oferece;
- clientes, geralmente destacando os maiores e mais conhecidos;
- portfólio ou principais cases de sucesso como forma de demonstrar que a empresa é confiável e entrega o que promete;
- contato via formulário, além dos endereços e dos telefones.
Para facilitar o surgimento de ideias para criar o seu site, você pode fazer uma pesquisa em sites concorrentes. Ali, você vê como eles estruturaram a página, quais os conteúdos e seções que usaram e adapta para o seu negócio.
Pronto! Ao fazer isso, você está criando o mapa do site, um importante elemento para criar um site com bastante funcionalidade e clareza nas informações.
Criar um site: questões técnicas
Após pensar no objetivo do site e nas seções que você deseja que o seu site tenha, é hora de partir para as questões técnicas de criação de um site.
Mas não se preocupe, se você não domina essa área de programação ou não tem interesse em criar um site sozinho, é só contar com a nossa equipe especializada na criação de sites. São mais de mil clientes satisfeitos!
Vamos lá, quais os passos para criar um site?
Escolha um domínio
Um domínio nada mais é que o nome do seu site. Aqui, o nosso é “atomdigital.com.br”.
Para isso, você deve:
- Fazer um brainstorm de ideias;
- Acessar um verificador de domínios;
- Fazer uma pesquisa de nome de domínios;
- Escolher a melhor opção;
- Finalizar o pedido e prosseguir com o registro de domínio.
Algumas dicas para escolher o domínio do seu site:
- Opte por um nome curto;
- Evite hifens ou números;
- Evite usar letras duplas;
- Veja quais os possíveis erros as pessoas podem cometer ao digitar o seu domínio;
- Opte pela extensão “.com.br”.
Faça a hospedagem do seu site
O passo seguinte à criação do domínio é fazer a hospedagem do seu site. Qualquer pessoa pode criar um domínio, mas é preciso contratar uma empresa especializada em hospedagem.
Se o domínio é o nome do seu site, a hospedagem será, como o próprio nome sugere, a “casa” dele. Todas as páginas, arquivos e imagens do seu site ficarão guardados na hospedagem.
Para escolher a melhor hospedagem, o ideal é avaliar o tamanho do seu site, a previsão de acessos por dia e, claro, o seu orçamento disponível.
Entretanto, muitas empresas que trabalham com hospedagens já fazem o registro do domínio também, então se você ainda não criou o seu, pode ser interessante fazer tudo em lugar só.
Escolha a plataforma para criar o seu site
Hoje em dia, existem algumas plataformas próprias para criação de sites, você não precisa ser um mestre em programação para criar um site, basta seguir as orientações das ferramentas.
Elas já trazem temas e funcionalidades que você pode combinar e criar algo mais personalizado.
A plataforma de criação de sites mais usada é o “Wordpress”, mas existem outros construtores interessantes, como o “wix” e o “joomla”.
Claro que, dependendo do tipo de site que você busca, outros recursos mais profissionais poderão ser necessários, e, talvez, sozinho (a) você não consiga criá-los.
Mas vale a pena dar uma olhada nessas plataformas, mexer, tentar entender e avaliar se você, sozinho (a), conseguiria criar um site.
Vou precisar de um profissional para atualizar as informações e fazer alterações?
Não será necessário profissionais especializados, visto ser possível criar sites totalmente gerenciáveis de forma simples e intuitiva, mas, caso você tenha escolhido uma agência de criação de sites para montar a sua página, você terá à disposição, sempre que precisar, uma equipe pronta para resolver todo tipo de problema que surgir.
Em quanto tempo meu site ficará pronto?
Bom, se você for criar um site sozinho (a) dependerá do quanto de tempo você se dedicará para montá-lo. Agora, se for por meio de uma agência, vai variar de projeto e da própria agência que irá desenvolvê-lo, mas nós aqui na Atom temos entregue projetos profissionais em até 20 dias.
Contudo, no geral as agências demandam cerca de um mês para desenvolver um site arrojado e consiste.
Quer ver sites incríveis?
Depois de ler o artigo, veja alguns cases de nossa agência.
Ver Sites Personalizados
Criei o meu site, o que fazer agora?
Criar um site implica em muito mais que colocá-lo no ar, é preciso sustentá-lo no ar com qualidade.
Não sei o que é pior: não ter um site ou ter um site completamente defasado e desatualizado.
Além disso, questões como um design funcional que leve em consideração a experiência do usuário deve ser levado em consideração.
Sim, um site precisa ser atraente, bonito, precisa ser fácil de entender, ter um visual limpo, rápido, ser adaptado para dispositivos móveis.
Sabe aquele site que você entra e pensa: Nossa, que site bom de navegar! Então esse é um site que foi criado pensando em entregar qualidade para seu usuário.
Além disso, é muito importante também que seu site seja otimizado para os mecanismos de buscas, o que ajuda a melhorar o posicionamento da sua página no momento da pesquisa.
Conclusão
Neste artigo, vimos sobre a importância de criar um site e alguns passos básicos que devemos executar quando decidimos montar a nossa estrutura de site.
Vimos que criar um site pode ser algo a se fazer sozinho (a), mas que demanda dedicação e interesse em aprender a usar as ferramentas adequadas, ou que podemos contratar uma agência especializada na criação de sites.
Seja qual for a sua escolha, o ideal é que você tenha em mente que o seu site será o cartão de visitas da sua empresa e que, portanto, ele precisa atingir o seu objetivo principal.
Se você quer saber mais sobre como criar um site ou deseja conhecer os nossos serviços, entre em contato agora mesmo. Será um prazer conversar com você!
Precisa de ajuda com a criação do seu site?
Comece hoje mesmo, nós podemos te ajudar.
Fale conosco