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o que se torna mais relevante no rankeamento

SEO em 2021. Será que teremos grandes transformações nas técnicas que otimizam os conteúdos junto aos buscadores? Sabemos que o Google e seus algoritmos estão em constantes mudanças, e o mercado cada vez mais competitivo por espaços e novos consumidores. Ficar por dentro das técnicas de SEO pode ser uma das soluções para conseguir uma fatia cada vez maior desses novos clientes.

Cerca de 70 a 80% dos usuários preferem os resultados orgânicos quando acessam o Google para pesquisas. Os resultados orgânicos são aqueles que aparecem logo abaixo dos anúncios, aqueles que foram pagos para assumirem o topo.

Apesar de ser também uma estratégia de marketing digital, os anúncios acabam sendo preteridos quando o usuário acessa os resultados da pesquisa. Por isso, estar entre os primeiros colocados, logo abaixo a estes anúncios, faz com que o seu site possa atrair a visita desse usuário.

O Google possui alguns critérios de classificação para os milhares de conteúdos que são postados diariamente na rede, afinal, assim como chegam uma infinidade de conteúdos bons e de qualidade, existem também aqueles que não são relevantes. Até por um senso de justiça, é preciso classificá-los.

E o Google atualiza com cada vez mais frequência estes parâmetros.

Por isso, para termos a oportunidade de figurar nas primeiras colocações é preciso estar antenado às mudanças e tendências.

E quais serão elas tratando-se de SEO em 2021?

Neste artigo, vamos conversar sobre o que esperar das otimizações do Google para o próximo ano. Se este é o assunto que trouxe você até aqui, continue na leitura e vamos juntos.

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Veja as principais tendências de SEO em 2021

Conteúdo relevante

A primeira dica sobre SEO e que é atemporal, ou seja, sempre será importante é o conteúdo relevante.

O conteúdo é o carro-chefe das técnicas de SEO, e em 2021 não será diferente.

Portanto, se você não seguir esta dica, de nada adianta querer trabalhar em SEO em 2021, pois todo o seu trabalho não fará o menor sentido!

Quando as pessoas fazem alguma pesquisa, elas querem ter acesso a conteúdos que sanem as suas dúvidas e que resolvam aquele “problema” pontual. O conteúdo é a solução para elas.

Para que os seus visitantes se sintam satisfeitos ao entrar em seu site, eles precisam acessar um conteúdo rico e autêntico que ofereça o que estão procurando.

Caso isso não aconteça, ela, rapidamente, clica no botão de voltar da página e já era! Você acaba de perder um potencial cliente e a sua página perde relevância junto aos buscadores.

Imagine que a sua taxa de rejeição seja alta, ou seja, que a maioria das pessoas entra e sai do seu site por não achar que o conteúdo que você disponibiliza vai ser útil para elas. Isso afeta consideravelmente a sua posição no buscador, pois os algoritmos “entendem” que a sua marca, a sua página, o seu conteúdo não são relevantes, não vão ajudar a sua persona.

Por isso, invista na produção de conteúdos que atraiam a atenção dos visitantes do seu site, que façam com que eles se sintam motivados a permanecer por ali.

A principal dica de SEO em 2021 começa por um excelente conteúdo, ok?! Temos um artigo completo sobre marketing de conteúdo e como produzir excelentes iscas digitais.

Pesquisas zero-click

Sabe quando você faz uma pesquisa qualquer e já no primeiro resultado você consegue ler e sanar a sua dúvida, sem clicar em link nenhum?

Essa é a pesquisa zero-click. Implantada em marco de 2020, é um recurso que vem com tudo para as técnicas de SEO em 2021.

Essas pesquisas aparecem no topo da página e não requer nenhum clique para acessá-la, toda a informação já aparece ali e já é possível sair da pesquisa satisfeito com o resultado.

Como um profissional de marketing digital, você deve otimizar seu conteúdo para tornar esse novo recurso mais fácil de operar.

Use informações estruturadas para facilitar a compreensão do algoritmo, melhore as suas CTAs orgânicas e concentre seus esforços em responder às possíveis perguntas da buyer persona.

Segurança do site

Ter um site seguro sempre foi um critério de extrema relevância para otimizá-lo junto ao Google.

Em 2021, principalmente, após essa onda de ataques na internet e fake news, ter um site seguro torna-se ainda mais importante.

Afinal, se as pessoas não se sentirem seguras ao acessar suas páginas, a sua taxa de acessos cairá, assim como sua classificação no Google.

Por isso, se você pensa em investir nas melhores técnicas de SEO em 2021, deixe o seu site seguro, utilize os recursos de segurança como plugins e certificado SSL.

SEO Local

Durante a pandemia, houve uma valorização maior do comércio local. Isso por causa da crise econômica que afetou, diretamente, diversas empresas e também pela mobilidade reduzida, devido ao isolamento, que dez com que muitas pessoas tivessem que comprar em estabelecimentos na sua região.

O Google Meu Negócio é uma das principais ferramentas de SEO Local. Por meio dele, você disponibiliza todas as informações relevantes sobre a sua empresa para clientes e pessoas que estão, por exemplo, de passagem na sua cidade.

Em 2021, se você não usar ativamente o Google Meu Negócio, simplesmente, ficará atrás da concorrência. Esse será um recurso cada vez mais valorizado, pois você mantém um vínculo positivo com a região do seu negócio e pode atrair outras pessoas.

Deixe o seu Google Meu Negócio sempre atualizado. Isso dará relevância para sua empresa.

Intenção de busca

A intenção de busca é um dos critérios de SEO que serão levados em consideração em 2021. Isso significa que o seu conteúdo precisa entender, nas entrelinhas, o que o seu público está querendo saber a partir do momento que inicia uma pesquisa.

Ou seja, a maioria das pessoas realiza a busca de forma, vamos dizer, coloquial. Muitas vezes, uma sentença aparentemente desconexa.

Por exemplo, vamos supor que uma pessoa queira pesquisar sobre um problema que ocorreu com o seu bloco de notas do celular, então ela pesquisa por: “bloco de notas sumiu do celular o que fazer”

Essa a intenção de busca dela, não é, necessariamente, a palavra –  chave de cauda longa que você deverá usar. E é justamente aqui que se encontra a sensibilidade do redator e profissional de marketing de entregar essa solução para ela, de modo que o algoritmo do Google entenda, que mesmo não sendo usada essa sentença desta forma no seu conteúdo, ele responde ao que ela procura.

SEO para mobile

Tendência que só ganha cada vez mais relevância também.

O SEO para dispositivos móveis é a chave para completar as suas técnicas de otimização em 2021.  Saiba que desde 2019, o Google analisa as páginas mobile de sites como versões primárias, deixando as versões desktop como secundárias.

E isso porque o número de pessoas que acessa a internet por meio de smartphones não para de crescer e a tendência é que, até 2025, três quartos de toda a população mundial utilizem os seus celulares para acessar a rede.

Por isso, deixar o seu site responsivo é uma tendência fortíssima de SEO em 2021. Os profissionais de marketing precisam estar antenados a isso e adaptar todo o conteúdo e imagens do site.  Caso contrário, as suas páginas podem ser punidas e perder posições no ranking.

UX do usuário

As otimizações para blogs formam um conjunto, nem sempre fácil, de aplicação de diversas técnicas que vão, ao final, promover o que é considerado mais importante no marketing digital: a experiência do usuário.

Tudo que você faz dentro das técnicas de SEO para blog ou site é justamente para que os robôs de busca entendam que a sua página, o seu texto, são bons o suficiente para que o leitor goste de apreciá-lo.

Por isso, sempre que for criar um conteúdo ou pensar no seu site tenha em mente: Eu estou oferecendo a melhor experiência para quem chega na minha página?

Coloque-se no lugar do seu leitor. Você também é leitor de outras páginas e outros blogs.

Pergunte-se: o meu texto está bom? O layout do meu site é interessante, usual? As imagens são de qualidade?

Entender as tendências de SEO para 2021 é fundamental para que você melhore os seus resultados junto ao Google. E é importante saber também que, embora existam tendências, a maioria das diretrizes de SEO permanece as mesmas.

Um bom conteúdo, um título atraente, imagens de qualidade, estrutura de texto amigável, URL amigável, backlinks e etc. Tenha em mente que fazer SEO é um processo contínuo e sempre melhorado.

Como está o SEO da sua página? Como você vai trabalhar o SEO em 2021? Conta aqui pra gente!

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