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Marketing digital nas mídias sociais: os 7 erros que mais prejudicam os resultados

Pessoas sentadas no chão segurando placas com os ícones de mídias sociais

O marketing digital nas mídias sociais possibilitou uma infinidade de opções e ferramentas. Nos dias de hoje, não é preciso investir uma quantia absurda de dinheiro para conquistar algum espaço no mercado.

Com o surgimento e ampliação do marketing digital e das mídias sociais, uma simples postagem feita despretensiosamente pode alcançar níveis altíssimos de popularidade, principalmente, se feita de forma pensada e estratégica as chances de sucesso são ainda maiores.

Já não é novidade mais a influência que as mídias sociais têm na vida e nas decisões da maioria das pessoas.

O modelo de compra e venda mudou desde o fortalecimento dos canais on-line e, principalmente, das estratégias de marketing digital nas mídias sociais, fazendo com que grande parte dos consumidores esteja ativamente presente  interagindo e pesquisando.

Com esse comportamento on-line mais ativo, a forma como as empresas se relacionam no mercado teve de ser também personalizada.

Uma  marca que busca crescer e ampliar a sua base de clientes não pode, em hipótese alguma, descartar as redes sociais como ferramenta de alcance dessas metas.

Se você também tem a sua presença marcada nas mídias sociais, seja como cliente, empresário ou empreendedor, vai curtir muito o nosso artigo.

Aqui, nós vamos ajudar você saber tudo sobre marketing digital e mídias sociais. Acompanhe:

  • Mídias Sociais ou Redes Sociais: existe diferença?
  • Vantagens do marketing digital nas mídias sociais
  • Como pensar a sua estratégia de marketing digital nas mídias sociais
  • Quais os 7 erros que as pessoas mais cometem e que prejudicam os resultados

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Marketing digital nas mídias sociais ou redes sociais: qual a diferença?

Vários ícones de mídias sociais

Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube são mídias sociais, redes sociais ou tanto faz?

É isso mesmo, termos bastante conhecidos e usados no nosso dia a dia, mas que muitas vezes geram confusão em sua classificação.

Apesar da diferença não ser tão aparente assim, ela existe.

E toda essa “galerinha” aí são mídias sociais. Vamos agora explicar a diferença.

O termo rede social é um termo já antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum.

Portanto, eu não preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.

Um grupo de amigos da escola, da faculdade, do trabalho e até mesmo os membros da família já formam uma rede social.

As mídias digitais são plataformas, meios de interação  que têm como principal função o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, site e até mesmo o Youtube.

Levando esses conceitos para o universo on-line temos que todo espaço digital que permita a interação entre as pessoas por meio de plataformas formam redes sociais e também mídias sociais.

Ou seja, rede social é uma parte da mídia social.

São locais em que podemos interagir com as pessoas, mas estamos, a todo momento, sendo expostos a uma infinidade de conteúdos compartilhados.

Vantagens do marketing digital nas mídias sociais

As mídias sociais, como já dissemos, são o principal ponto de encontro entre marcas e clientes, é o elo que mantém o relacionamento entre os dois lados.

Mas muito mais que gerar esse relacionamento, as mídias sociais fomentam novas possibilidades, novos negócios, novos potenciais clientes, ajuda a entender as necessidades e preferências desse público, ou seja, conhecer os concorrentes.

Mas como é possível tudo isso?

Com uma boa estratégia de marketing digital para mídias sociais.

E quais são as vantagens de uma boa performance nas mídias sociais?

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Gerar audiência

Quem não é visto, não é lembrado. E quanto mais você se posiciona nas mídias sociais, mais tem a chance de aumentar o seu público e construir uma audiência qualificada.

E como isso é construído? Por meio de conteúdo de qualidade.

Não tem jeito. Para aumentar o seu público você precisa entregar a ele aquilo que ele quer, que ele gosta.

E isso é feito por meio de bons conteúdos. As estratégias de inbound marketing, entretanto, vão dar uma super força na hora de preparar o melhor para o seu público e com isso alcançar novos potenciais clientes.

Tráfego para o site

As redes sociais são como uma casa alugada! Você mora ali, mas não tem total liberdade para fazer o que bem quiser. Ou seja, o site é a sua verdadeira casa e é para lá que você deve levar os seus consumidores.

Nesse sentido, para as empresas atraírem mais consumidores para o site, as redes sociais são uma bela porta de entrada. Mas existem outras formas para aumentar acessos para o site, é só conferir neste artigo que preparamos sobre o assunto.

Na rede social, você instiga o consumidor com um belo conteúdo e uma boa estratégia de marketing e, em seguida, leva-o para finalizar o processo de venda em seu site.

Mesmo que você não venda propriamente, é uma chance de gerar leads e convertê-los em momento posterior oportuno, por exemplo.

Construir autoridade

As pessoas buscam por referência nas mídias digitais. Isso é um fato.

Se você ouve falar de uma empresa ou marca, por exemplo, uma das primeiras coisas que pensa em fazer é pesquisar as suas redes sociais.

Então, você analisa o número de seguidores, a interação, a qualidade do conteúdo, e se nada disso lhe parece atraente você não dá o devido valor para aquela marca.

É assim ou não é?!

Pois é, estamos falando de autoridade. Construir autoridade é justamente fazer com que essa pessoa que acessa as suas mídias sociais sinta-se confiante naquilo que você está propondo.

E como fazer isso? Usando as estratégias de marketing digital para mídias sociais, como entregar conteúdo de altíssimo nível e cada vez mais personalizado, trabalhando imagens de qualidade, criando relacionamento com o cliente e muito mais.

Engajamento

Você sabia que quanto mais as suas publicações têm engajamento – curtidas, comentários e compartilhamentos – mais ela tem a chance de ser mostrada para um número maior de pessoas?

É isso mesmo!

Por isso é importante que você estimule a participação da sua audiência. 

Uma boa maneira de fazer isso é usando uma boa CTA ao final do seu conteúdo, ou seja, uma call to action bem pensada é capaz de fazer o seu público interagir facilmente.

Se você quer saber sobre a importância da CTA não deixe de ler o artigo que fizemos só sobre esse tema.

E, claro, o conteúdo de qualidade mais uma vez impera nas estratégias de marketing digital nas mídias sociais.

Afinal, um bom conteúdo, por si só, já é capaz de fazer o público interagir.

Como pensar a sua estratégia de marketing digital nas mídias sociais?

Dardo acertando o alvo em um fundo azul

Agora que você já leu sobre as redes sociais e quais os benefícios para a sua marca, produto ou serviço, é hora de saber como implementar as melhores técnicas nas mídias digitais. Vamos lá!

Primeiro: você sabe qual a melhor rede social para sua empresa?

Até aqui você já viu muita coisa sobre as redes sociais e, se acompanha com frequência o nosso blog, está por dentro também de tudo o que é mais atual em se tratando de marketing digital.

Mas uma dúvida que sempre está presente na cabeça da maioria das pessoas é: Qual rede social devo investir as minhas estratégias de marketing digital?

O Facebook está em declínio? O instagram é a ferramenta da vez? O linkedin é para todos?

Calma!

Uma coisa é certa: de fato, não é aconselhável que você esteja presente em todas as redes sociais. 

Ué, mas quanto mais eu aparecer, mais eu vou alcançar novos públicos, não é assim?

Não, necessariamente. Quando a gente diz que “quem não é visto, não é lembrado” significa “ser visto” com qualidade e usando os melhores canais para isso. E não simplesmente abraçar o mundo e aparecer para pessoas que, muitas vezes, não têm o menor interesse em ver o que você oferece.

Percebe a sutileza?

Por isso, existem mídias sociais que, sim, têm mais a ver com o seu negócio e são nelas que você precisa focar as suas estratégias.

Segundo: você sabe quem é o seu cliente?

Para responder à dúvida do tópico anterior, precisamos ter em mente que, antes de saber em qual mídia social investir, é preciso saber quem é o nosso público.

Você sabe quem é o seu cliente? O que ele gosta de fazer, consumir, frequentar? Você sabe com quem você se relaciona nas suas mídias digitais?

Pois é! É exatamente isso que você precisa saber antes de pensar em qual rede social irá colocar a sua força de trabalho estratégico, por exemplo.

Aliás, é esse público que lhe dará a reposta.

Para isso é importante que você descubra quem é a sua persona. Persona são personagens semifictícias que representam o seu cliente ideal, ou seja, aquele com as características principais do seu negócio.

Para descobrir a persona você pode usar pesquisas internas e externas, com clientes e potenciais clientes, enquetes nas redes sociais, testes AB e tudo que te possibilite saber mais sobre as preferências e necessidades do seu público.

Persona é diferente de público-alvo, que, no caso, é um conceito mais genérico, mas que também pode ser útil para que você identifique qual a melhor rede social para sua marca.

Veja neste artigo que elaboramos as principais diferenças entre público-alvo e persona e já comece a desenhar a sua.

Terceiro: o conteúdo é rei no marketing digital 

Sim! Vamos sempre bater nessa tecla! Para toda e qualquer estratégia de marketing digital nas mídias sociais a produção de conteúdo de qualidade será sempre o carro-chefe.

Fizemos um artigo só sobre as melhores técnicas para produzir conteúdos de altíssimo nível. 

A produção de conteúdo é o coração de uma boa estratégia de marketing digital. Afinal, de nada adianta atrair a atenção do consumidor se não houver um conteúdo relevante o suficiente para manter o interesse do leitor no site, blog ou redes sociais. 

Pensando em estratégias de marketing digital, seu blog deve adotar boas práticas para seu compartilhamento em redes sociais. Vamos te contar alguma delas:

  • Produza imagens específicas de seus blog posts com sua palavra-chave na arte, isso ajuda seus leitores a entenderem imediatamente o que podem esperar ao clicar em seu link nas redes sociais;
  • Atualize o título de sua postagem para redes sociais, sempre pensando em como trazer a atenção para o que seu post tem de mais interessante;
  • Planeje uma descrição atrativa que aparecerá como descrição de seu post, ele serve para preparar e atrair seu leitor para o conteúdo.

Além disso, é interessante pensar em publicações que farão performance em determinadas mídias sociais, como:

  • Listas;
  • Notícias;
  • Textos sobre algum assunto muito debatido na mídia, como personalidades famosas;
  • Quizzes;
  • Infográficos.

Quarto: faça um calendário editorial

Você viu que produzir conteúdos de qualidade para a sua audiência é a estratégia de marketing digital mais efetiva para fidelizar o cliente nas suas mídias sociais.

Mas não basta fazer isso de vez em quando ou quando tiver vontade. É preciso ter constância na produção.

Para isso, tenha em mente elaborar um calendário editorial. Nele você se programa para saber exatamente o que postar, quantas vezes e em quais redes.

Você pode fazer isso em uma planilha, em um mural de gestão à vista, ou até mesmo em um caderno, mas não deixe de fazer.

Reúna a equipe, se você tiver uma, e faça o planejamento das postagens.

Os 7 erros que mais prejudicam as estratégias nas mídias sociais

Nenhum ícone de sinal de computador em um fundo branco.

Nem todos sabem sobre as melhores práticas para trabalhar nas mídias sociais e algumas empresas podem cometer alguns deslizes na hora de conceber um post na rede social.

As regras mudaram e, nos tempos atuais, vender algum produto não é tão simples quanto parece.

Se você quer saber como evitar esses deslizes e construir uma imagem de credibilidade nas mídias sociais, confira a seguir os 7 erros que as empresas mais cometem:

1 – Propagar Spam

Não há nada mais irritante, no mundo digital, do que o Spam. Ele se intromete em momentos inoportunos e pode alterar negativamente o humor de quem nele é marcado, cumprindo, desse modo, exatamente o oposto do que era desejado. Além do mais, essa prática pode resultar em denúncias que, por sua vez, podem ocasionar o banimento perpétuo da rede.

2 – Não saber para quem vender

Outra atitude que pode ser um tiro no pé é a de tentar vender para todo mundo. Descubra quem é o seu público para saber para quem você está vendendo, mesmo que seu produto possa ser adquirido por todos os grupos.

Além disso, para uma melhor interação entre o seu negócio e os seus clientes, é indicado usar a linguagem específica desse público.

3 – Interagir nada ou pouco com seus seguidores

As redes sociais não param um segundo. Uma postagem que você faz é instantaneamente vista, curtida e comentada por milhares de pessoas.

Se você não souber interagir com os comentários, há uma grande possibilidade de sua página cair no quesito popularidade.

4 – Nunca mudar

Há um ditado popular que diz “em time que está ganhando não se mexe”. Tudo bem, isso pode até ter suas razões, no entanto, se uma estratégia não está gerando bons resultados, aí sim é preciso mudar.

As vitórias vêm sempre após muitas tentativas, por isso esperar diferentes resultados utilizando-se das mesmas técnicas pode ser uma missão infrutífera.

5 – Não alimentar constantemente as redes

Estar nas mídias sociais para vender é a mesma coisa que estar em uma loja ou escritório. Sendo assim, postar conteúdo só quando sobra tempo ou só quando der vontade pode ser péssimo para alcançar o sucesso.

Estabeleça uma rotina e uma regularidade, assim você mostrará para o seu público o quanto sua empresa é ativa e preocupada com seus seguidores.

6 – Cuidado com as tendências

Regularmente as redes sociais são abastecidas com novas tendências, sejam elas no linguajar, nas imagens, nas tags, nos assuntos ou em qualquer vertente.

Dessa forma é preciso tomar muito cuidado para não embarcar em alguma dessas ondas e parecer falso ou oportunista. Ter o tino certo para lidar com essa questão é um dos passos para alcançar o objetivo.

7 – Mídia social não é vitrine

Toda rede social precisa de interação e vivacidade. Sendo assim, expor post e anúncios só com o produto e o preço é algo que pode chegar até a incomodar seus futuros seguidores.

Compartilhe links e assuntos interessantes, fugindo um pouco da propaganda descarada.

Viu só que planejando e executando conforme o planejado você consegue aplicar as melhores estratégias de marketing digital nas suas mídias sociais?

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo, esperamos que consiga logo logo colocar em práticas todas as dicas e elevar a qualidade e profissionalismo das suas mídias sociais.

Ficou alguma dúvida sobre como aplicar as estratégias de marketing nas redes sociais? Comente! Compartilhe também o nosso artigo!

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