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Como gerar tráfego qualificado com ações práticas

Tráfego qualificado é aquele que leva para a sua página de blog ou site pessoas que têm maior potencial de realmente se interessar pelo seu conteúdo.

Muita gente acessa muita coisa o tempo todo na internet, mas dessas apenas uma pequena parte podemos dizer que estão qualificadas para chegarem até o final do funil, onde, de fato, a conversão acontece.

Conquistar tráfego qualificado adiciona valor ao conteúdo, gera engajamento e eleva sua autoridade. Pessoas que já chegam qualificadas têm maior probabilidade de comentar e interagir junto ao seu conteúdo e quanto mais pessoas integradas, mais você ganha autoridade, tanto para os mecanismos de busca, quanto para as novas pessoas que chegam e veem um conteúdo com bastante engajamento.

No Marketing Digital a geração de tráfego e a qualificação de leads fazem parte de um processo amplo com estratégias em cada etapa e com o objetivo final de retorno para o negócio.

Esse será o nosso assunto da vez: como conseguir tráfego qualificado capaz de atrair um volume maior de leads bons e ótimos e tornar a sua produção de conteúdo mais efetiva.

Continue na leitura e vamos desmembrar esse caminho juntos!

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O que é tráfego qualificado?

Assim como no trânsito, tráfego é o movimento. No marketing, refere-se ao movimento de pessoas que acessam os seus conteúdos dispostos na rede.

Qualificar o tráfego e adjetivá-lo. É dizer se essas pessoas têm as qualidades do seu potencial cliente/consumidor que as farão atingir o objetivo final do processo de produção de conteúdo: vender.

As características mais marcantes que definem um tráfego qualificado são:

– Pessoas que estão fazendo pesquisa para trabalho, estudos ou interesses pessoais e se interessam pelo seu conteúdo; um nicho específico de assuntos.

– visitantes que compram rapidamente

– visitantes que interagem positivamente, compartilham e voltam para consumir novos conteúdos

– visitantes que já são clientes e estão sempre freqüentando o site por lealdade e interesse à marca

O tráfego qualificado esta intimamente e diretamente ligado a Idea de personas. Por isso, a construção da ou das personas do seu negócio é fundamental para que você consiga atrair esse movimento qualificado de visitantes para o seu site.

As personas são personagens semi-fictícios que ilustram os desejos, dores e necessidades do seu potencial cliente. Transformar essas necessidades em conteúdos capazes de chamar a atenção e despertar o interesse é o seu desafio para gerar tráfego qualificado.

Se você tiver alguma dúvida sobre a construção de personas e o que você precisa levar em consideração neste momento acesse o artigo completo que fizemos sobre o tema.

O passo inicial para qualquer produção de conteúdo é, sem dúvidas, saber para quem você os dirige. Assim, as chances de sua comunicação ser mais efetiva é muito maior.

Tipos de tráfego

São vários os tipos de tráfego e, se bem trabalhados, dentro das etapas corretas do funil de vendas, e com as personas certas, todos podem levar visitantes qualificados para o seu site. Veja:

  • tráfego orgânico, gerado sem a necessidade de impulsionamentos pagos;
  • tráfego pago, gerado a partir de cliques em anúncios em buscadores e mídias pagas;
  • tráfego direto, que é aquele em que o visitante digita o endereço na barra de pesquisa, e, como no conceito de vendas diretas, não há intermediários que o tenham direcionado para aquele conteúdo;
  • tráfego social, gerado a partir das redes sociais;
  • tráfego de referência, que é originado a partir de um link em outro blog ou página, o que reforça a importância de se usar guest posts na estratégia de Marketing de Conteúdo;
  • tráfego de email marketing, que são visitantes do site que assinaram a newsletter e continuam usufruindo do conteúdo a partir dos links selecionados para avançá-los no funil de vendas.

Ou seja, há diversas formas de gerar uma estratégia de qualificação. Portanto, vamos adiante com mais aspectos sobre o tráfego qualificado.

Entenda a dinâmica do tráfego qualificado

Falamos sobre a importância do tráfego qualificado para cumprir o objetivo final de toda estratégia de marketing, que é a conversão em vendas, certo?!

Mas a dinâmica do tráfego qualificado vai muito além dela. Quero dizer, passa por muitos outros caminhos – igualmente importantes – e que fazem chegar até o fechamento do ciclo de vendas.

Quando você publica um conteúdo que “conversa” com a sua persona, é provável que ela interaja com os diversos estímulos que essa publicação pode causar.

O processo começa com um visitante qualificado. Atingindo-o, você faz com que ele passe mais tempo navegando no seu site, o que já é um critério importante de identificação de relevância do seu conteúdo. Além disso, ele pode ainda curtir, comentar e compartilhar a sua publicação.

Ao fazer alguma destas ações, ele automaticamente ajuda você a entregar o seu conteúdo para mais pessoas que podem também ajudar a compor o tráfego qualificado da sua página.

Essas interações fazem com que o site ganhe relevância dentro dos buscadores, que começam a também entregar as suas publicações para pessoas que estão fazendo pesquisas semelhantes. Isso traz outra leva de visitantes qualificados.

Portanto, a dinâmica do tráfego qualificado induz a, pelo menos, três grandes vantagens:

Conecta o seu conteúdo com uma rede de pessoas qualificadas para consumi-lo;

Aumenta visibilidade e relevância junto aos buscadores

Tem maior potencial de conversão

Como conseguir tráfego qualificado com ações práticas

Entendemos que a geração de tráfego para o site acontece de várias maneiras e por diferentes canais. Mas entender a produção de conteúdo como estratégia para elevar a qualidade desses visitantes que chegam por meio deles é essencial, e muito diferente de produzir conteúdo para ter acessos.

Portanto, tráfego qualificado é realmente bem diferente de acessos.

Algumas técnicas na hora de planejar e executar a produção de conteúdo fazem diferença para que os acessos tornem-se visitas qualificadas.

Pense e repense a persona

Não adianta fugir! As personas são o start de toda estratégia de marketing digital. Antes de saber o que falar, é preciso saber para quem se fala.

As personas representam o seu cliente ideal, com suas necessidades e os seus anseios. É a partir do desejo desse potencial cliente que você vai entregar a solução por meio do seu conteúdo, da linguagem utilizada, das imagens escolhidas e etc.

Se você tem um estúdio de yoga, por exemplo, toda a sua comunicação deve ser pautada em valores como espiritualidade, humanismo, misticismo justamente porque são pautas que interessariam o seu público.

Assim como acontece na “vida real”, no mundo  do marketing de digital as necessidades e anseios também se modificam. Ninguém permanece estável sempre. Por isso é importante repensar as personas periodicamente.

As constantes atualizações dos algoritmos do Google estão aí para mostrar a necessidade de sempre revisar estratégias. De repente, o modelo de persona que se adaptava ao seu nicho, agora já não mais, ou o seu modelo de negócio foi modificado e requer o planejamento de novas personas.

Atualize conteúdos antigos

A freqüência de postagem é um dos critérios para atrair tráfego qualificado, e, se há freqüência, há atualizações. O visitante que acessa o seu site é impactado positivamente ao ver uma página atualizada, sempre com conteúdos recentes.

Uma boa dica também é atualizar os conteúdos antigos.  E você pode fazer isso com base nos dados da taxa de rejeição de cada um deles. Conteúdos com taxa de rejeição baixa sugerem uma atualização.

Atualizar conteúdos é também uma das estratégias de SEO  valorizada pelo algoritimo do Google.

Dê atenção ao uso correto de palavras-chave

Faça uma curadoria mais eficaz das palavras-chaves. Entender o comportamento do cliente no momento de pesquisa, os seus interesses, os termos mais relevantes, é essencial para produzir conteúdos que, de fato, vão ao encontro deste tráfego qualificado.

Fique atento (a) à concorrência da palavra-chave, quais são usadas pela concorrência, o volume de buscas, a interação entre palavras-chave de cauda longa e cauda curta e faça o planejamento da sua produção.

Mas não é apenas o texto que recebe as palavras-chaves, também as tags, os títulos, subtítulos, URLs e, até mesmo, imagens.

Tudo isso ajuda a tornar o conteúdo mais otimizado nos buscadores, atraindo, portanto, mais tráfego qualificado.

Links patrocinados para tráfego qualificado sim!

Muita gente pensa que patrocinar as publicações, em detrimento do alcance orgânico, não seria uma estratégia interessante para a geração de tráfego qualificado, pois alcançaria um conjunto de pessoas fora dos padrões ideais para o negócio.

Se bem trabalhados, os links patrocinados podem, sim, dialogar com as estratégias orgânicas de publicação. Quero dizer, para fazer mídia paga de forma inteligente, é necessário pensar estratégias, definir o público certo, a mensagem ideal e aí sim usá-la.

Desta forma, você garante que o seu conteúdo está chegando para as pessoas que estão mais propensas a consumi-lo de forma qualificada. E, além disso, os links patrocinados também possibilitam resultados mais rápidos se comparados ao espontâneo, pois geram maior visibilidade.

Invista em parcerias

Investir em parcerias pode ser uma boa estratégia para angariar tráfego qualificado para o seu site.

Você pode fazer parceiros com proprietários de outros sites ou blogs que trabalham no mesmo nicho. estabelecer uma espécie de collab com o objetivo de ampliar seus públicos, consolidar suas marcas, aumentar sua visibilidade, alcançar mais reconhecimento, e conseguir mais vendas.

Assim, pela troca de conteúdos, vocês conseguem abrir espaço um para o outro,  criando conexões com públicos diferentes, porém afins.

Produza conteúdo de qualidade

Todas as dicas até aqui são essenciais para esse tão almejado objetivo de qualificar o tráfego da sua página.

Mas uma coisa é certa: tráfego qualificado requer conteúdo qualificado. Construa as suas ofertas de conteúdo com boas informações, capriche no layout, fotos e você logo começará a atrair pessoas que realmente gostam da sua entrega.

Pense em cada uma dessas dicas e comece a trilhar  o seu caminho dentro das estratégias de marketing digital obtendo sucesso no alcance de tráfego qualificado para sua página.

Não deixe de compartilhar sua opinião ou dúvida nos comentários, e até a próxima!

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