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Dicas para tornar seu site profissional

19.02.2022 | Por: administrador

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10 dicas infalíveis para tornar seu site mais profissional

A evolução das ferramentas de programação deixaram o processo de desenvolvimento de um site bem mais simplificado e rápido. Contudo, é importante manter alguns princípios de design para garantir que ele tenha uma apresentação profissional. Antes de contratar uma empresa especializada para o trabalho, tenha alguns princípios em mente, por isso listamos 10 dicas infalíveis […]

A evolução das ferramentas de programação deixaram o processo de desenvolvimento de um site bem mais simplificado e rápido. Contudo, é importante manter alguns princípios de design para garantir que ele tenha uma apresentação profissional. Antes de contratar uma empresa especializada para o trabalho, tenha alguns princípios em mente, por isso listamos 10 dicas infalíveis para tornar seu site mais profissional. 

Embora pareça óbvio, é importante ter conteúdo e design atraentes, mas não apenas isso.  Para sobreviver e se destacar em meio aos milhares de sites disponíveis hoje na web, o seu negócio deve ser capaz de atrair visitantes e oferecer funcionalidade ao usuário, isso logo à primeira vista. A primeira impressão é o que fica. 

Se coloque no lugar do seu cliente e tente entender o que estaria procurando em um site que tenha os produtos ou serviços que você oferece.  Segue 10 dicas infalíveis sobre como tornar seu site mais profissional.   

Menos é mais: aposte em um site simples e acessível

 Acredite, cores demais podem ser um problema. Por isso, tome cuidado para não exagerar nos estímulos visuais. Saiba que os internautas não gostam nada disso, e seus leitores terão dificuldade em lê-lo. O resultado é fuga imediata, o que aumenta a taxa de rejeição.

Assim como na moda e na arquitetura, uma forte tendência de estilo é o minimalismo. Que preza pela amplitude, por combinações mais sóbrias e a sensação de espaço de respiro. Por isso, ao fazer a escolha  dos elementos de design da web, certifique-se de incluir muitos espaços em branco. Sem espaços, sua página parecerá limitada e confusa, são eles que oferecem essa sensação de limpeza, de ambiente clean e convidativo para os olhos. 

Saiba qual é sua proposta de valor 

O conceito de valor deve estar presente no seu site, alinhado ao propósito da sua empresa. Afinal, como seus serviços podem mudar a vida do seu cliente? Procure agregar dentro desse conceito o que faz da sua proposta única, seu serviço indispensável e como você se diferencia das outras empresas do mesmo segmento.  

A partir do seu valor, crie conteúdo exclusivo e único e especialmente desenvolvido para seu site. É neste momento que você deve se atentar para o uso de palavras chaves que vão transmitir esses valores. Os leitores em busca disso precisam ter clareza nas informações.  

Uma expressão bastante usada entre os especialistas em marketing são as Call To Action, ou apenas CTA, que significa em tradução livre “chamada à uma ação”.  Dependendo do seu negócio, a maioria dos CTAs podem ficar localizados na parte inferior da página, converse com o profissional designado para desenvolver seu site sobre isso, para que juntos, possam definir quais as mais indicadas e de que forma elas devem aparecer.

Navegação é tudo, facilite  

Desenhar o seu site de forma a facilitar a sua navegação é um dos pontos mais importantes, por isso, um dos principais objetivos do seu site deve ser oferecer uma experiência geral incrível ao usuário. Isso inclui formato e tempo de carregamento por exemplo, tanto desktops ou telas de dispositivos móveis. 

Não é preciso muita pesquisa para saber que vivemos em um mundo acelerado e a maioria dos usuários deseja encontrar o que precisa em apenas um clique. Por isso, o tempo é crucial para garantir que seus visitantes não se frustrem ou migrem para seus concorrentes por causa de uma página cheia de desordem que demore a carregar ou não inspire confiança.

Quando os elementos do seu site estão bem organizados, os visitantes provavelmente se engajarão e permanecerão lá. Isso pode fornecer à sua empresa os clientes potenciais e as conversões de que ela precisa (leia aqui sobre como fisgar clientes).

Saiba também que não importa o quão bonito seja o seu site, se for difícil de navegar, as pessoas irão considerá-lo pouco profissional, e nosso objetivo nesse artigo, é te orientar para deixar seu site mais profissional possível. Mas ser profissional também pode querer dizer  simples, o importante é que ele seja navegável. 

Saiba que essa é uma das principais dicas infalíveis para tornar seu site mais profissional.

Entenda como combinar cores 

Já falamos de cores lá na abertura deste texto, contudo, essa é uma parte muito importante que precisa ser estudada e implementada com segurança. A cor que você escolher para o seu site terá um impacto geral no design.  É essencial que as cores do seu site funcionem e se misturem bem. Pensar na psicologia das cores o ajudará a determinar quais cores podem representar sua empresa ou marca.

A cor dominante em seu site deve ser agradável para os olhos, enquanto os apelos à ação podem ser cores mais brilhantes que os ajudam a se destacar.

A tipografia merece atenção

O termo tipografia está relacionado às letras, às fontes que você escolhe para integrar o design do seu site. Mas é bem mais uma simples escolha entre Arial e Times, que são os tipos mais comuns e que você encontra nos textos por aí. Elas têm o poder de alterar a forma como a pessoa percebe seu negócio. Por exemplo, se  você deseja passar a impressão de um estilo único e um visual profissional, escolha uma fonte que corresponda à sua cultura e estilo corporativo.

Da mesma forma, se sua marca for divertida e interessante, use fontes que reflitam essas qualidades e despertam essas emoções. Assim como negócios mais formais, como advocacia e contabilidade, por exemplo, uma fonte mais tradicional tem a capacidade de transmitir o espírito dos produtos e serviços que você oferece. 

É altamente recomendável usar fontes maiores em títulos, títulos e subtítulos e menores no corpo do texto. Certifique-se de escolher aqueles que são agradáveis aos olhos e os profissionais de comunicação que estarão envolvidos no seu projeto de website saberão te oferecer opções viáveis. Lembre-se que não é o seu gosto pessoal que conta. Existem estudos de tipologia que trazem as melhores opções dentro do que seu negócio deseja atrair.  

As imagens devem ter qualidade profissional

Uma produção de imagens profissional vai elevar o nível do seu site para um patamar maior. Embora as de alta qualidade possam afetar a velocidade, em contrapartida elas são uma ótima maneira de fazer seu site se destacar. Imagens bonitas são capazes de converter mais visitantes em clientes, simplesmente porque causam uma boa sensação ao serem contempladas. Isso dá, acima de tudo, um toque de arte à sua comunicação. Entenda mais sobre identidade visual.

Imagens profissionais inspiram credibilidade, afinal, quem vê, sabe que foram investidos recursos financeiros importantes e profissionais gabaritados para tornar aquele momento especial. Essa conexão fortalece sua marca e leva a clientes que pagam mais.

Portanto, saiba que ela é crucial dentre as dicas infalíveis para tornar seu site mais profissional.

Vá com calma nas CTAs

Vamos voltar a falar dos CTAs. Um site com vários CTAs parece pouco profissional, embora sejam importantes, é preciso fazer na medida certa. O excesso pode também confundir seus visitantes e fazer com que eles não realizem nenhuma ação.

Use os botões de chamada  em lugares pensados de forma estratégica.  Ademais, suas frases que convidem a uma ação. Elas devem se destacar na página e indicar claramente o que você deseja que seus visitantes façam: “compre aqui”, “fale com nossos vendedores”, “queima de estoque”. 

Personalidade e consistência andam juntas no site 

Manter a personalidade e a consistência tem a ver com coerência. Quando se trata de design e estilo de website, o tema deve ser consistente e claro desde o início e de preferência, deve convergir com sua identidade visual off-line.  Na web, evite mudar de uma página para outra de uma imagem para outra.  É simples, se você estiver usando um estilo vintage em suas fotos, evite misturá-las com imagens modernas em preto e branco ou vibrantes, mantenha o estilo. 

Aqui também entra o estilo das fontes, que devem ser coesas e fáceis de ler. A combinação delas com as cores de fundo, gráficos e imagens deve pertencer à mesma série de cores. É uma dica muito valiosa, assim sua comunicação segue uma forma mais palpável que seu cliente vai se identificar. 

Ofereça conteúdo de qualidade   

Já falamos que a fonte é de extrema importância na concepção do portal. Isso vale para todo o conteúdo, afinal, é com elas que vai ser apresentado os textos que você quer que chegue ao seu cliente. Algumas pessoas pensam que o conteúdo de um site não é um elemento de design. No entanto, qualquer coisa que você escrever na página de um site terá um papel importante na aparência profissional, até mesmo apenas letras e palavras.

Seguindo uma estratégia sólida, cada conteúdo do seu site terá um propósito e público-alvo específicos. As pessoas usam a internet para realizar pesquisas e descobrir informações sobre diversos temas. Use o conteúdo do seu site como uma oportunidade para educar clientes em potencial sobre tendências e problemas comuns do setor e para esses clientes mais abaixo no funil de vendas, sua empresa, processos e serviços. 

Se o seu conteúdo estiver cheio de erros gramaticais e frases incompreensíveis, as pessoas que o lerem julgarão seu profissionalismo com base nessas palavras e frases. No entanto, se você deseja ter um conteúdo bem escrito ou não tem tempo para fazer isso sozinho, contrate um profissional. 

O bom site é responsivo para diversas telas 

Saiba que o Google classifica os sites com base na capacidade de resposta móvel, e agora você precisa criar uma versão móvel do seu site. Além disso, uma parcela significativa de usuários on-line usa seus telefones celulares para pesquisa e acesso a sites.

Não importa o quão impressionante seu site pareça, se ele não for exibido corretamente em dispositivos móveis, seu profissionalismo certamente sofrerá. Isso dará aos usuários a impressão de que você não se importa o suficiente com as necessidades deles.

Além disso, uma experiência negativa do usuário móvel pode afetar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa, tornando mais difícil para os usuários encontrá-lo por meio de pesquisas do Google. Portanto, se seu site for facilmente acessível em todas as plataformas, seu site será muito profissional e reconhecido por seus visitantes.

Veja mais dicas para fazer seu site aparecer na internet. 

Considerações finais

E por último, lembre-se que um site profissional carrega rápido, como já mencionamos ser esse é um dos fatores mais importantes para a permanência de leitores. Lembre-se, você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção das pessoas, então não faça seus visitantes e prospects esperarem muito. 

Portanto, evite usar muitos scripts externos ou plug-ins desnecessários, pois eles podem sobrecarregar seu site e aumentar o tempo de carregamento. Certifique-se sempre de otimizar as imagens do seu site e evite o upload de arquivos muito grandes.

E aí, gostou das nossas 10 dicas infalíveis para tornar seu site mais profissional? Continue lendo nossas matérias. O conteúdo é atualizado para você entender um pouco mais sobre o universo digital diariamente. 

 

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