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As mais efetivas iscas para gerar leads qualificados

Um dos principais objetivos de toda estratégia de Marketing Digital é gerar demanda para os produtos ou serviços da empresa em questão. Essa demanda se traduz em pessoas interessadas em adquiri-los e isso, por sua vez, se configura em leads.

Ou seja, Lead é todo cliente que tem interesse em adquirir produtos ou serviços de sua empresa. Se esse lead tem o potencial financeiro para fechar negócio, então ele passa a ser um lead qualificado.

Conseguir leads tem sido o espírito de muitas empresas atualmente, especialmente as que lidam com e-commerce ou negócios que podem ser realizados completa ou parcialmente pela internet.

Mas para que isso aconteça, não basta apenas ter um site. O processo envolve disponibilizar diversas ferramentas que são verdadeiras iscas para os visitantes do seu site.

Há diversas maneiras de obter leads. Neste post selecionamos 8 passos efetivos de como gerar leads:

Ofereça informação/conteúdo de qualidade para gerar leads

Essa até pode ser uma dica óbvia demais, mas se não for executada da maneira correta acaba fazendo o oposto do que buscamos: afastando os leads.

Por isso, invista em conteúdo qualificado, suficientemente interessante para direcionar e engajar pessoas.  Nesta fase embrionária, não adianta oferecer produtos, promoção e coisas sobre os produtos. É hora de falar das dores da sua persona, dos anseios, das expectativas.

Oferecer conteúdo de qualidade para seus leitores nessa etapa é uma ótima maneira de conseguir novos leads que se interessam por algum de seus materiais. Dê conselhos, dicas, assistência, guias sobre o problema que seu leitor está passando, não sobre o seu produto ou serviço.

Geração de leads com ebooks

Uma maneira que tem se destacado bastante dentro das estratégias de marketing digital para criação de leads é o e-book.

Um e-book é uma espécie de livro virtual. Nele, você vai inserir e criar conteúdos mais aprofundados sobre determinado tema de interesse do seu público.

Ao disponibilizá-lo em seu site, você solicitará os dados de cadastro do visitante e, automaticamente, você acaba de gerar um lead.

Exemplos variados de temas de e-books:

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Ou seja, são temas que vão ao encontro do que as pessoas que buscam pelo seu negócio querem saber. Só que de uma maneira mais detalhada, capaz de satisfazer as necessidades desse lead.

Landing Pages

As Landing Pages são uma ferramenta muito importante e eficiente para se otimizar e ampliar a base de leads da sua empresa. O conceito de Landing Page não é complexo em si, mas a sua execução exige conhecimento e experiência por parte de quem realiza a criação deste espaço em sua página.

A Landing Page é o primeiro conteúdo que o cliente terá acesso assim que acessar à página de sua empresa. Ela precisa ser responsiva, ter um conteúdo claro e conciso para que o cliente possa explorar toda a extensão das características e propriedades do produto ou serviço que está prestes a comprar, bem como contar com design e diagramação bem feitas.

A ideia da Landing Page é atrair o lead para o seu conteúdo e principalmente fazê-lo clicar nos CTAs (Chamadas de Ação ou Call to Actions) presentes na página. Assim, ele será redirecionado para negociação ou para o fechamento de negócio, facilitando o processo de venda.

Uma landing Page é como se fosse uma outra página do seu site, só que direcionando aquele usuário a fazer determinada ação. Vamos supor que você criou o seu e-book, então você pode criar também uma landing Page para ele. Trata-se de uma página específica em que você vai detalhar e encantar aquele visitante com informações sobre o conteúdo que você está disponibilizando. Ao final, terá um espaço para que ele coloque os seus dados para ter acesso ao e-book.

O ebook fica como um dos formatos mais efetivos para gerar leads.

O poder dos Webinars

Webinar é um formato também bastante difundido para produção de conteúdo e geração de Leads. Um webinar nada mais é do que um seminário online, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico.

As principais plataformas de Webinário são Youtube Live (Google Hangouts), WebinarJam e GoToWebinar.

Um webinar, além de possuir um custo relativamente baixo, pois é necessário apenas um computador e internet, é uma ótima ferramenta para gerar leads, pois para participar – normalmente – o visitante tem que preencher o cadastro.

Outro ponto positivo é que esse material pode ser compartilhado através de redes sociais, aumentando ainda mais a visibilidade da empresa e possibilitando ainda a geração de outros novos leads, caso o webinar seja gravado, pois ficará disponível ao longo tempo.

Crie um blog

Um blog também é uma importante ferramenta para gerar leads, além de ser também um ótimo canal para dar visibilidade para o seu negócio com conteúdos interessantes para o seu público.

Da mesma forma como falamos antes, o conteúdo precisa ser atraente para despertar a atenção do potencial cliente e não deve focar na venda e divulgação dos produtos ou serviços.

Com um blog interessante e bem atualizado, você cria uma audiência mais fiel para sua página e consegue gerar leads.

Um blog gera fãs que tendem a acompanhar as marcas mais autênticas e ser uma fonte para criar um bom mailing. Por isto, tenha no blog uma seção para assinaturas ou cadastros. Além de informações da marca (logos, produtos, links…) nas laterais, cabeçalho e rodapé do blog.

Produza infográficos

Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência.  São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, muitas vezes em desenhos, o que o torna bastante atraente e com alto poder de viralização.

Ao fazer um infográfico, você disponibiliza um link do seu site, blog ou landing Page para atrair o cadastro do visitante.

Use as redes sociais

Usar as redes sociais como parte da estratégia de marketing digital já não é mais novidade. Mas é preciso saber usar. Não basta apenas publicar posts aleatórios sem um objetivo específico por trás.

É preciso pensar de forma inteligente nesta produção. Então faça um cronograma de postagens que abranja diversos formatos de posts, como vídeos, aulas, imagens. Tudo com a intenção de levar a pessoa da sua rede social para o seu site ou blog, ou landing Page.

Trabalhe com gatilhos mentais em suas postagens e uma comunicação persuasiva para despertar a vontade dos seus seguidores em saber mais sobre o seu conteúdo a ponto de buscá-lo na sua página.

Para isso, abuse das CTA. Uma call to action bem elaborada é “tiro e queda” para gerar leads.

Invista em Quiz

Quis são testes acerca de determinado assunto, que são disponibilizados para que as pessoas respondam a fim de verificar os seus conhecimento a respeito.

É uma ótima isca para gerar leads, pois, normalmente, são bastante atraentes e costumam ter um alto poder viral.

Ao disponibilizar um quiz, você pode selecionar um assunto bem interessante e que tem a ver com o seu público. Então é só manter um formulário de cadastro para que a pessoa preencha para ter acesso à brincadeira.

Gerar leads é um dos pilares do Marketing de Conteúdo

Uma das principais ferramentas que as empresas têm usado para atrair, cativar e conquistar mais leads é através do Marketing de Conteúdo. Usando textos, vídeos, infográficos, tutoriais, webinars e principalmente e-books, as empresas conseguem manter os internautas dentro do site por mais tempo, além de coletar dados importantes sobre este lead, qualificando-o e facilitando o contato a ser realizado por um vendedor ou executivo de vendas.

O Inbound Marketing também conhecido como marketing de atração é o responsável por canalizar esses visitantes em leads. Todas essas dicas que citamos pode entrar, em algum momento, em determinada fase do inbound. Outra coisa que precisamos levar em consideração que não basta apenas gerar o lead, é preciso manter um relacionamento saudável com ele, nutri-lo e deixá-lo mais preparado para a compra. Saiba mais sobre o incrível processo de inbound marketing.

Mix de estratégias = geração de leads qualificados

Vimos neste post sobre algumas estratégias para gerar leads para o seu negócio. Mas você deve estar se perguntando sobre qual usar ou por onde começar. Não existe uma estratégia ideal, é preciso, antes de tudo, conhecer o seu público e saber sobre que tipo de conteúdo ou abordagem ele se sente mais confortável.

Por isso, faça um estudo detalhado da sua persona e faça testes. Crie uma landing Page, ofereça um e-book, um quis, e monitore os resultados a fim de saber com qual conteúdo o seu público se engajou mais.

A partir disso, vá desenhando toda a sua estratégia para gerar leads.

Vimos que todo esse processo tem, basicamente, um objetivo principal de levar o potencial cliente para o seu site, blog, ou landing Page. Por isso, contar um site profissional, capaz de proporcionar uma ótima experiência ao usuário e despertar nele o desejo de se cadastrar é fundamental para que a estratégia de geração de leads se concretize.

Por trás de qualquer estratégia existe uma estrutura bem planejada para recebê-la. E é isso que Atom Digital faz.

Acompanhe os posts do nosso blog e veja mais sobre uma variedade de assuntos. Deixe nos comentários a sua sugestão e compartilhe o nosso conteúdo.

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