Marketing digital para pequenas empresas

07.10.2020 | Por: administrador

Já não é de hoje que o marketing convencional não se mostra dos mais eficientes, em especial quando comparado com o marketing digital. Ou seja, se você deseja que sua pequena empresa se mantenha no topo da concorrência, vai precisar alinhá-la às tendências virtuais.

Vivemos uma realidade onde todo o mundo é controlado através de dispositivos digitais, e uma empresa que queira destaque, independente do seu porte, precisa integrar sua marca, através de uma presença no ambiente virtual.

Uma das principais prioridades, em se tratando de posicionamento e crescimento de mercado, é certamente investir em marketing digital. E é sobre isso que iremos falar em nosso artigo de hoje, por que é tão importante uma pequena empresa investir neste tipo de marketing, confira.

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Motivos que comprovam a importância do marketing digital para pequenas empresas

Muito provavelmente, o que vem deixando sua empresa em dúvida se deve ou não investir nesse segmento, é saber compreender qual a real importância do marketing digital, no cenário que vivemos atualmente.

Com esses motivos que iremos apresentar hoje, temos certeza que você irá entender como precisa começar esse tipo de ação, para ontem.

– Divulgação no ambiente virtual é muito mais barato

Pense no quanto você gastaria com materiais e também colaboradores para melhor compreender a real importância do marketing digital.

Definitivamente, você poderia gastar muito e receber quase nada de retorno, dependendo do modelo de divulgação que você optar.

Esse certamente é o maior motivo para se pensar em marketing digital. O valor total de investimento com este tipo de marketing chega a ser até 60% mais barato do que o marketing convencional.

 

Através do marketing digital e a otimização de custos você terá disponível inúmeras ferramentas como: divulgação de conteúdo, links patrocinados, guest posts, ações em redes sociais e etc., e dessa maneira será muito mais fácil atingir o seu público-alvo.

– Segmentação torna tudo mais simples

Ao falar do marketing convencional torna-se um pouco complicado de calcular ao certo qual seria o retorno das ações. O que se tem são somente métricas e expectativas não mensuráveis que sempre geram insegurança no momento de investir.

O marketing digital para pequenas empresas traz finalmente o fim de preocupações como essas. Ao divulgar seu produto ou serviço pela internet, você conta com inúmeros fatores e ferramentas que poderão possibilitar delimitar um público muito mais segmentado e com isso terá resultados que poderão ser mensuráveis.

O marketing digital auxilia na escolha de quais palavras serão utilizadas, quais serão as plataformas de divulgação e qual o modelo de construção que suas campanhas terão de possuir ajudando e muito no momento de segmentar a estratégia de sua empresa.

– Marketing de conteúdo auxilia na conexão e conversão de leads

Quando falamos da importância do marketing digital, não podemos deixar de lado as estratégias utilizadas no inbound marketing.

O inbound marketing é umas das técnicas de marketing digital que utiliza de diversas formas de atrair o seu público por meio de conteúdos de qualidade, que serão o chamariz para que a sua marca seja mais conhecida. Um dos clássicos exemplos de estratégia de inbound marketing é a criação de blog post com assuntos de relevância para o seu público.

Mas saiba que dentro deste método existe uma centena de outras variáveis para ajudar na construção de conteúdos específicos para o público que está em cada fase da jornada de compra. E que a própria metodologia também sustenta fases específicas e conteúdos direcionados para cada objetivo.

E a geração de conteúdo aproxima, conecta e converte de uma maneira surreal.

Através do marketing de conteúdo, você poderá manter sua marca muito mais próxima de seus consumidores finais. Mostrando o valor que o seu serviço ou produto possui.

 

Não que seja altamente necessário falar de uma maneira massiva sobre seu serviço ou produto, a ideia é utilizar esse tipo de estratégia de marketing digital para demonstrar aos seus clientes que você possui a solução para o que eles vêm buscando.

Esses são alguns motivos para você entender a importância do marketing digital para pequenas empresas e para você se inteirar ainda mais sobre como usar o marketing digital para alavancar os resultados da sua pequena empresa, vamos aprofundar em dicas valiosíssimas a partir de agora!

Continue com a gente!

 

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

 

Conheça o seu público-alvo

Público-alvo faz uma definição mais técnica, tendo informações como condições econômicas, social e demográfica. Esses dados costumam ser definidos antes de iniciar uma campanha de marketing.

publico alvo-persona

Geralmente o público-alvo traz informações como:

  • estado civil;
  • formação;
  • gênero;
  • hábitos de compra;
  • idade;
  • profissão; e
  • região do país.

A primeira pergunta que deve nortear qualquer campanha, ação ou estratégia de comunicação e, até mesmo, para quem está começando a empreender é: Quem é o meu público? Eu quero vender para quem?

Você já parou para pensar nisso?

Vamos supor que você tem ou está abrindo uma loja de artigos esportivos multimarcas. Quem é/será o seu público-alvo? Certamente, não serão pessoas que não praticam atividades físicas ou de baixa renda, por exemplo.

Você precisa ter isso muito claro na sua mente. No exemplo, o nosso público-alvo poderiam ser homens e mulheres entre 18 e 60 anos, que praticam, regularmente, algum tipo de atividade física, possuem, em sua maioria, curso superior, ganham a partir de três salários-mínimos, compram artigos de esporte pelo menos uma vez por mês, moradores de capitas, costumam gastar a partir de R$ 300 reais, em média, com cada compra e etc.

Viu só como desenhamos o público-alvo?

Certo. Mas agora você deve estar pensando em como traçar o seu público, não é mesmo? Quais técnicas usar para chegar a essas informações.

Aplique pesquisas para descobrir o seu público-alvo

A maneira mais prática de desenhar o seu público-alvo é aplicando pesquisas. Você pode elaborar um formulário com algumas perguntas-chave e pedir para que os clientes da sua empresa respondam, mandar por e-mail, e até mesmo entregar para os clientes em potencial que visitam o seu negócio, se você tiver uma loja física.

Mas, se o seu caso for um novo produto ou público, você pode recorrer a pesquisas de marketing e a dados levantados a respeito do seu setor, como os fornecidos pelo IBGE ou associações comerciais.

Invista em redes sociais

Agora que você já sabe quem é o seu público-alvo, é hora de saber também onde ele está no meio digital. Digo, em quais as redes sociais ele está presente? Esse é um tipo de questionamento facilmente identificado por meio das pesquisas que você utilizou para descobrir o seu público.

A partir disso, a sua presença online precisa começar a acontecer. Foque em alimentar as suas redes sociais constantemente com conteúdos relevantes para o seu público.

Faça um cronograma de posts e deixe o mais atualizado possível os seus canais.

Tenha um site com um blog

Ter um site é o mínimo para uma marca sobreviver em meio à tanta concorrência no mercado. Para se destacar e conquistar o consumidor, é necessário inovar e ir além do básico. E uma excelente tática para isso é o desenvolvimento de um blog.

O consumidor não busca apenas por produtos de qualidade – ele quer conteúdos interessantes também, para ter a certeza de que a empresa entende tudo sobre o seu setor de atuação.

Liste seu negócio no Google

Google meu negócio

Se você não registrou seu negócio local no Google, você não está no mapa!

Resolva esse problema acessando o Google Negócios e fazendo o cadastro do seu negócio.

A plataforma mostra as empresas locais no momento de busca do usuário. E essa pode ser a sua chance de aparecer para mais pessoas.

Use e abuse da função Story do Instagram

O story do instagram é a sua grande ferramenta de aproximação com a sua audiência e por isso é tão importante para agregar no marketing digital das empresas.

stories instagram

Faça vários stories mostrando as suas atividades, os produtos, o atendimento, os bastidores. Abuse das funções de interatividade disponíveis na ferramenta como enquetes, perguntas e promova sempre a interação com o seu público.

Quanto mais você pública, mais você começa a aparecer na timeline dos seus seguidores e mais os atraem para visualizar as suas histórias. Assim você começa a ganhar uma audiência mais fiel, que gosta de acompanhar as suas atividades.

Promova suas publicações

Não adianta confiar apenas no alcance orgânico das redes sociais. Por mais que você produza um super conteúdo, postar e deixa-lo lá à deriva contraria todas as boas estratégias de marketing digital principalmente para pequenas empresas e para quem está começando.

facebook-ads

E qual a solução?

Implusionar. Patrocine as suas publicações que tiveram um maior desempenho ou crie postagens pontuais e estratégicas sobre determinado produto, evento, serviço, etc.

Se você postou um conteúdo com uma chamada para ação, como um link para sua loja de e-commerce ou página de cadastro de email, ele será ainda mais eficaz.

Por apenas $5, você pode promover esse post para pessoas fora de seu círculo existente de fãs e obter ainda mais tráfego.

Faça sorteios

Use as redes sociais para fazer sorteios também. Sorteios são ótimas ferramentas para geração de leads e para promover o seu negócio.

Você pode fazer o sorteio de um produto, de um serviço ou qualquer outra coisa relacionada ao seu negócio, o que vai aumentar a visibilidade e tráfego.

Outra sugestão é criar um landing page para gerar leads e também levar mais tráfego para o site.

E, claro, não se esqueça de impulsionar a publicação de sorteio e a landing page, hein!

Vá atrás de influenciadores

Uma maneira bastante eficaz de tornar ainda mais conhecido o seu negócio é tentar parcerias de trabalho com influenciadores digitais.

Em sua grande maioria, os influenciadores, como o próprio nome já diz, são referência para muitas pessoas e têm o poder de influenciar na decisão delas.

Então se um influencer indicar o seu negócio, as chances dos seguidores dele se interessarem pelo que você oferece crescem exponencialmente.

Identifique em sua rede de relacionamentos os influenciadores que mais têm a ver com o seu negócio, que curtem o seu trabalho e entre em contato para se informar como são feitas as parcerias.

Mas antes disso, não se esqueça de estabelecer o relacionamento online também, curtindo e comentado as postagens deles.

Peça por avaliações

As pessoas tendem a valorizar mais aqueles negócios com avaliações positivas. É um processo natural, se você está buscando por algo e encontra boas recomendações, o seu inconsciente já começa a acreditar que aquilo valerá a pena.

Então, peça para os seus clientes avaliarem o seu negócio, seja comentando em seus posts ou no próprio site. Você pode enviar um e-mail de pós venda com essa solicitação.

E não deixe também de divulgar essas avaliações para que fiquem ainda mais visível para outras pessoas. No instagram, por exemplo, crie um Destaque e coloque-as chamando a atenção de quem visita o seu perfil.

Resumo prático sobre dicas de marketing digital para pequenas empresas

  1. Continue estudando mais dicas de marketing para micro pequenas empresas;
  2. Trace um planejamento de marketing digital;
  3. Posicione-se na internet diferente de todos os seus concorrentes;
  4. Invista pelo menos 1h por dia acompanhando e otimizando o seu marketing digital;
  5. Crie um site com blog e redes sociais voltado para vendas com uma rotina semanal de atualização;
  6. Trabalhe duro e goste de usar a internet para o seu negócio (trata-se de uma construção contínua e às vezes demorada);
  7. Não centralize seu marketing no escritório. Utilize o seu smartphone para gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, postar fotos e fomentar a sua comunicação;
  8. Conheça o seu público-alvo de verdade (o que ele pensa, sites que acessa, o que faz quando não está comprando algo da minha empresa);
  9. Defina objetivos práticos de marketing digital (quantos seguidores em quanto tempo, quantos acessos em cada página, quantas vendas precisa fazer para justificar o investimento);
  10. Organize e unifique a sua comunicação (é muito comum falar uma coisa em cada mídia online);
  11. Dê voz ao seu público com pesquisas e leve em consideração cada opinião;
  12. Preze pela qualidade máxima e transparência (mentir na internet nunca é uma boa ideia para empresas de todos os tamanhos);
  13. Transforme desafios em oportunidades sendo criativo.

Precisa de ajuda com o seu marketing? Fale conosco

E você, quais dessas sugestões já está fazendo? Tem visto melhoras no seu negócio? E se ainda não começou a usar o marketing digital para alavancar os resultados da sua empresa, já está passando da hora, hein! Comece agora mesmo e se surpreenda!

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