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Inbound marketing marketing de atração

06.09.2021 | Por: administrador

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Inbound marketing: os 4 principais formatos e canais de conteúdo, confira abaixo!

Não se vende mais como antigamente. As velhas táticas de divulgação estão ficando cada vez menos eficazes porque o consumidor está se tornando mais exigente. O Inbound Marketing é uma ótima solução para este novo mercado…

Tempo de leitura: Inbound Marketing

Pra quem nunca ouviu falar de Inbound Marketing, temos uma definição simples: também chamado de marketing de atração, é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO que são os principais formatos e canais de conteúdo. 

O Inbound Marketing é uma ótima solução para este novo mercado digital, pois promove a imagem da sua empresa e desenvolve o seu relacionamento com os seus públicos de forma orgânica, oferecendo a ele conteúdos interessantes e informativos, sem aquela “cara de propaganda” que tanto afasta os consumidores. Isso é necessário porque não se vende mais como antigamente. As velhas táticas de divulgação estão ficando cada vez menos eficazes porque o consumidor está se tornando mais exigente.

Diferente da publicidade tradicional, em que se vende algum produto em uma peça,  a abordagem do marketing de atração busca alcançar o público de uma forma menos direta, mais criativa e com mais liberdade de fala, se tornando autoridade no assunto.  O marketing de atração parte da ideia de que o consumidor já está atolado em anúncios e não quer mais ser interrompido por eles. Muitas das vezes esses anúncios causam efeito contrário, ao invés de criar desejo pelo produto ou serviço, causa raiva e aversão. Por isso é importante ficar atento a esse formato de comunicação. 

O comportamento novo do consumidor é percebido em quem navega em um site ou assiste à televisão; Nos dias atuais, a forma de compra é nova e é preciso entender as tendências. A dica é entregar uma solução e não um produto. No Inbound Marketing, esse é o objetivo. Basicamente, com o Inbound Marketing você conquista o interesse das pessoas sem pedir que elas comprem o seu produto. Existem diversas formas de trabalhar para gerar este relacionamento e desenvolver esse interesse através de conteúdos relevantes. Este conteúdo pode ser gerado para diversas mídias e em diversos formatos.

Conteúdo em texto

O conteúdo em texto é um dos mais simples e mais básicos para você iniciar a produção para sua estratégia de Inbound Marketing. Os posts são fundamentais e são eles que serão responsáveis por atrair as pessoas para o seu blog. São aplicados nas redes sociais que servem como isca para levar os leitores até você. As pessoas estão nas redes sociais. Basta você identificar qual ou quais delas tem o perfil da sua empresa e investir “energias” nelas. Um post no instagram, por exemplo, pode dar uma degustação de conteúdo que foi mais aprofundado no seu site e blog. Use o arrasta para cima no storie e leve essas pessoas interessadas para onde está o conteúdo mais completo. 

Outro produto de texto que tem como função te dar autoridade sobre os assuntos são os e-books. É muito eficiente para captação de contatos, pois você pode sugerir uma troca neste caso. Ao oferecer esse conteúdo elaborado e de grande importância para ele, ele te dá e-mail, por onde você vai manter uma relação mais estreita com ele. 

Os White Papers seguem a mesma premissa dos e-books, mas vão além, pois trazem um conteúdo mais especializado, o que consegue atrair leads mais qualificados.  Na apresentação se assemelha aos e-books, mas se comportam mais como um manual.  

Esse conteúdo traz sempre uma questão ou problema diante de um aprofundamento que propõe soluções e análises a partir de uma ótica bastante técnica. É importante aqui  incluir gráficos e imagens ilustrações. Quase como um livro, deve ser entregue em PDF, a estrutura deve conter título, sumário, resumo, introdução, conteúdo com o problema, conteúdo com a solução, cases de sucesso utilizando o produto sugerido e conclusão; informações bem mais densas e com uma linguagem um pouco mais complexa, com foco técnico reforçado. 

 Ainda em se tratando de texto, as newsletters e e-mail marketing também são conteúdos que devem ser trabalhados pelo seu Inbound Marketing.  Elas serão as responsáveis por alimentar o seu relacionamento com seus contatos em formato mais direto e objetivo, quase como uma publicidade tradicional, mas sempre oferecendo conteúdo no lugar de uma propaganda. 

 

Conteúdo em imagem

A produção de conteúdos em imagens são ideais para alimentar as redes como, por exemplo, O Instagram, o Pinterest e o Tumblr. É fato que as  pessoas realmente se sentem mais atraídas por conteúdo que contenha imagens, portanto, é outro produto interessante em se investir. Além disso, muitas imagens podem ser também postadas nos blogs, como, por exemplo, os infográficos. Os infográficos são materiais incríveis que conseguem apresentar informações de uma forma simples e agradável, e costuma ter uma excelente taxa de aceitação dos leitores.

As fotografias são sempre muito apreciadas. Invista em um trabalho com um profissional para registrar atividades importantes da sua empresa e serviço. Se seu produto são roupas, por exemplo, os ensaios devem ser muito bem pensados e não feitos aleatoriamente apenas com celulares, embora esse recurso seja extremamente válido para o dia a dia, são as fotos mais elaboradas que vão resultar em mais engajamento. Uma imagem fala mais de mil palavras, lembra do ditado popular?   

Existem muitas formas de aproveitar o YouTube, o Vimeo, o Instagram Videos e o Snapchat para produzir conteúdo para o seu público. Recentemente as redes sociais que são exclusivamente de vídeo como os Reels e Tik Tok, cairam nas graças dos internautas e são super valorizadas pelas próprias redes. O Instagram, por exemplo, incentiva a entrega dos videos do Reels, mais que as imagens do feed. Um comportamento alterado no algoritmo deles para fazer com que as pessoas postem mais vídeos e menos fotografias estáticas.

Seja para atrair as pessoas com algo interessante ou mostrar mais sobre o seu produto de alguma forma criativa, os vídeos são uma excelente forma de aplicar o Inbound Marketing em suas estratégias de Marketing de Conteúdo. 

Receitas, tutoriais e unboxing são excelentes formatos que conseguem conectar seu produto ao seu consumidor de forma leve e atrativa. Uma indústria de alimentos, por exemplo, pode ter um canal de receitas, uma empresa de cosméticos pode oferecer tutorias de maquiagem e cuidados com a pele. Em ambos os casos, eles não estão oferecendo produtos de fato, mas uma autoridade do assunto. Uma ótima forma de interagir com a audiência e ter credibilidade. Outra forma de interagir com a sua audiência por meio de vídeo são os Webinars, transmissões ao vivo na qual você pode oferecer conteúdos exclusivos em troca de cadastros.

 

Os podcasts 

Nos últimos dois anos um novo formato de comunicação se tornou muito acessado também. São os podcasts. Programas de rádios disponíveis em canais de streaming de música dos mais variados temas. Quanto mais segmentado, melhor, pois o público que ouve é normalmente um lead muito qualificado.  Como ele pode ser ouvido a qualquer hora, pois está disponível em um canal na internet, isso torna um meio de comunicação muito viável dentro das estratégias do Inbound Marketing. Uma oficina de carros, por exemplo, pode ter um podcast com especialistas que falam sobre manutenção, mecânica, novidades do mercado e uma infinidade de assuntos. 

O estudo da We Are Social também destaca como as redes sociais superaram o equivalente à metade da população mundial em base de usuários, contando atualmente com 4,33 bilhões de usuários, uma parcela massiva de todas as pessoas conectadas à rede. A China, por si, agregou 85 milhões de novos usuários de redes sociais nos últimos 12 meses; Índia, Indonésia e Brasil também foram destacados como grandes propulsores desse crescimento.

 

Conteúdo nas redes sociais

Atualmente 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet e as redes sociais crescem 14% ao ano. O  Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, são redes nas quais é possível misturar diversos tipos de formatos para criar conteúdos criativos e atraentes para cativar ainda mais a sua audiência. Quanto mais você diversificar os tipos de conteúdos oferecidos, mais engajamento você gera e mais resultado terá com sua estratégia de Inbound Marketing. 

Essas pessoas consomem, acima de tudo, informação. É o que o Inbound Marketing da sua empresa deve oferecer.  O conteúdo de atração é o que tornará sua empresa vista, seu site visitado e revisitado, e por fim, as conversões em vendas devem acontecer. 

Existem diversos tipos de formatos para produzir bons conteúdos para atrair e engajar seu público! O segredo está em aproveitar as funcionalidades que cada canal oferece e deixar o seu trabalho de Inbound Marketing diversificado e atrativo. Gostou das nossas dicas? Que outros tipos de conteúdo você produz em sua estratégia? Comente e participe!

 

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