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Inbound marketing: os 4 principais formatos e canais de conteúdo, confira abaixo!

Pra quem nunca ouviu falar de Inbound Marketing, temos uma definição simples: também chamado de marketing de atração, é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-books, newsletters, whitepapers, SEO que são os principais formatos e canais de conteúdo. 

O Inbound Marketing é uma ótima solução para este novo mercado digital, pois promove a imagem da sua empresa e desenvolve o seu relacionamento com os seus públicos de forma orgânica.

Dessa forma, através disso, você consegue oferecer a ele conteúdos interessantes e informativos, sem aquela “cara de propaganda” que tanto afasta os consumidores. 

Isso é necessário porque não se vende mais como antigamente. As velhas táticas de divulgação estão ficando cada vez menos eficazes porque o consumidor está se tornando mais exigente.

Assim, diferente da publicidade tradicional, em que se vende algum produto em uma peça,  a abordagem do marketing de atração busca alcançar o público de uma forma menos direta, mais criativa e com mais liberdade de fala, se tornando autoridade no assunto.  

O marketing de atração parte da ideia de que o consumidor já está atolado em anúncios e não quer mais ser interrompido por eles. Muitas das vezes esses anúncios causam efeito contrário, ao invés de criar desejo pelo produto ou serviço, causa raiva e aversão. 

Portanto, investir em canais e formatos eficientes é essencial. A seguir, separamos 4 principais formatos e canais de conteúdo para um eficiente Inbound Marketing.

1. Conteúdo em texto

O conteúdo em texto é um dos mais simples e mais básicos para você iniciar a produção para sua estratégia de Inbound Marketing. 

Os posts são fundamentais e são eles que serão responsáveis por atrair as pessoas para o seu blogs, esses aplicados nas redes sociais que servem como isca para levar os leitores até você. 

Para essa estratégia, você precisa identificar qual ou quais delas tem o perfil da sua empresa e investir “energias” nelas. 

Um post no Instagram, por exemplo, pode dar uma degustação de conteúdo que foi mais aprofundado no seu site e blog. Use o arrasta para cima no storie e leve essas pessoas interessadas para onde está o conteúdo mais completo. 

Outro produto de texto que tem como função te dar autoridade sobre os assuntos são os e-books. É muito eficiente para captação de contatos, pois você pode sugerir uma troca neste caso. Ao oferecer esse conteúdo elaborado e de grande importância para ele, ele te dá e-mail, por onde você vai manter uma relação mais estreita com ele. 

Os White Papers também seguem a mesma premissa dos e-books, mas vão além, pois trazem um conteúdo mais especializado, o que consegue atrair leads mais qualificados.  Na apresentação se assemelha aos e-books, mas se comportam mais como um manual.  

As newsletters e e-mail marketing também são conteúdos que devem ser trabalhados pelo seu Inbound Marketing.  Elas serão as responsáveis por alimentar o seu relacionamento com seus contatos em formato mais direto e objetivo, quase como uma publicidade tradicional, mas sempre oferecendo conteúdo no lugar de uma propaganda. 

Por fim, os conteúdos em texto são de grande importância também para as técnicas de SEO do seu site, potencializando seus resultados.

2. Conteúdo em imagem

A produção de conteúdos em imagens é ideal para alimentar redes como, por exemplo, o Instagram, o Pinterest e o Tumblr. 

Até porque, não podemos negar que é fato que as  pessoas realmente se sentem mais atraídas por conteúdo que contenha imagens, portanto, é outro produto interessante em se investir. 

Além disso, muitas imagens podem ser também postadas nos blogs, como, por exemplo, os infográficos. Os infográficos são materiais incríveis que conseguem apresentar informações de uma forma simples e agradável, e costuma ter uma excelente taxa de aceitação dos leitores.

As fotografias também são sempre muito apreciadas. Invista em um trabalho com um profissional para registrar atividades importantes da sua empresa e serviço. 

Por exemplo, se seu produto são roupas, por exemplo, os ensaios devem ser muito bem pensados e não feitos aleatoriamente apenas com celulares, embora esse recurso seja extremamente válido para o dia a dia, são as fotos mais elaboradas que vão resultar em mais engajamento. 

Uma imagem fala mais de mil palavras, lembra do ditado popular?   

Hoje, existem muitas formas de aproveitar o YouTube, Vimeo, Instagram Videos e até o TikTok para produzir conteúdo para o seu público. 

Seja para atrair as pessoas com algo interessante ou mostrar mais sobre o seu produto de alguma forma criativa, as imagens são uma excelente forma de aplicar o Inbound Marketing em suas estratégias de Marketing de Conteúdo

3. Os podcasts 

Nos últimos dois anos um novo formato de comunicação se tornou muito acessado também, que são justamente os podcasts.

Quanto mais segmentado, melhor, pois o público que ouve é normalmente um lead muito qualificado.  

Como ele pode ser ouvido a qualquer hora, pois está disponível em um canal na internet, isso torna um meio de comunicação muito viável dentro das estratégias do Inbound Marketing. 

Uma oficina de carros, por exemplo, pode ter um podcast com especialistas que falam sobre manutenção, mecânica, novidades do mercado e uma infinidade de assuntos. 

O estudo da We Are Social também destaca como as redes sociais superaram o equivalente à metade da população mundial em base de usuários, contando atualmente com 4,33 bilhões de usuários, uma parcela massiva de todas as pessoas conectadas à rede. 

A China, por si, agregou 85 milhões de novos usuários de redes sociais nos últimos meses; Índia, Indonésia e Brasil também foram destacados como grandes propulsores desse crescimento.

4. Conteúdo nas redes sociais

Inbound marketing - redes sociais

Atualmente, 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet e as redes sociais crescem 14% ao ano

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, e o TikTok,  são redes nas quais é possível misturar diversos tipos de formatos para criar conteúdos criativos e atraentes para cativar ainda mais a sua audiência. 

Quanto mais você diversificar os tipos de conteúdos oferecidos, mais engajamento você gera e mais resultado terá com sua estratégia de Inbound Marketing. 

Essas pessoas consomem, acima de tudo, informação. É o que o Inbound Marketing da sua empresa deve oferecer.  O conteúdo de atração é o que tornará sua empresa vista, seu site visitado e revisitado, e por fim, as conversões em vendas devem acontecer. 

Existem diversos tipos de formatos para produzir bons conteúdos para atrair e engajar seu público! 

O segredo está em aproveitar as funcionalidades que cada canal oferece e deixar o seu trabalho de Inbound Marketing diversificado e atrativo. 

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