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Marketing de conteúdo: 7 dicas de SEO para textos

No marketing de conteúdo digital, a maneira como o texto é escrito e estruturado pode influenciar no posicionamento em que o site de uma empresa aparece nos mecanismos de buscas da internet.

Não existe mágica e sim técnica que envolve o uso de palavras chaves, frases escritas sob medida, além do entendimento do comportamento do internauta, ou seja, saber o que o que ele está procurando e de que forma ele faz isso. 

Dessa forma, é possível atrelar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) nos conteúdos, ajudando-os a se posicionarem bem e obterem os melhores resultados.

No entanto, você hoje já começou a adaptar um bom marketing de conteúdo no seu site? Ter textos otimizados e que convertem se tornou uma das coisas essenciais para obter sucesso atualmente.

A seguir separamos 7 dicas de SEO para textos que convertem, para que você possa colocar o marketing de conteúdo para funcionar e obter os melhores resultados.

O que é SEO?

Para entender sobre marketing de conteúdo, um dos principais pilares é compreender o que é SEO e como ele funciona.

SEO são técnicas de otimização para motores de busca, funcionando através de um conjunto de estratégias que tem como principal intenção potencializar seus resultados orgânicos.

Assim, estamos falando de um conjunto de técnicas que conseguem transmitir para o algoritmo dos motores de busca relevância e otimização de conteúdo, fazendo com que ele seja amplamente divulgado e comece a ter boas posições nas pesquisas.

Hoje, um conteúdo bem otimizado em SEO é aquele que aparece nas primeiras páginas e posições no momento em que você faz uma pesquisa, uma vez que o motor de busca entende que aquele conteúdo é o mais relevante naquele momento.

Ou seja, fazendo com que você tenha boas visitas orgânicas e saia na frente da maioria dos concorrentes.

Porque o SEO é importante?

Marketing de conteúdo - Porque SEO é importante?

Fonte: Pixabay

Estar na primeira página e ficar dentre as primeiras posições é extremamente importante para quem deseja grandes resultados.

Segundo um estudo realizado pela empresa Advanced Web Ranking, cerca de 65% dos cliques vão para os 3 primeiros conteúdos mais bem posicionados. 34% dos cliques de uma pesquisa são para a página que aparece em primeiro lugar, 19% vão para o segundo e 12% vão para o terceiro.

Ou seja, mais da metade dos cliques vão para aqueles conteúdos que estão posicionados no início, sendo o SEO muito importante para esse posicionamento.

Logo, quem investe nas técnicas de SEO junto com um marketing de conteúdo otimizado, consegue hoje sair na frente da maioria dos concorrentes, recebendo mais cliques, leads e até mesmo vendas no seu negócio.

Lembre-se que quem não é visto dificilmente será lembrado!

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7 dicas de SEO para textos

Para que você possa investir em um bom marketing de conteúdo, nos dá ATOM Digital separamos 7 dicas de SEO para textos que vão te ajudar a criar textos otimizados e eficientes:

1. Escreva para quem quer saber sobre o assunto

Escrever para o público-alvo é, sem dúvidas, a melhor maneira de construir textos mais atrativos e, principalmente, relevantes, visto que o conteúdo atende a sua necessidade

Nesse sentido, saiba que conhecer o seu público e quais são seus assuntos de interesse é fundamental para investir em um bom marketing de conteúdo.

Se você está vendendo bicicletas, por exemplo, faça um levantamento demográfico das pessoas que já compraram de você para entender as necessidades delas: são jovens adultos ou crianças? Meu potencial cliente tem filhos e vai comprar para os dois? qual a idade deles? mulheres compram mais bicicletas que homens? 

Informações como essas são fundamentais para se criar um conteúdo direcionado e que realmente vai ajudar a converter quem realmente precisa ser convertido nesse momento.

2. O título será seu grande aliado

O título é o primeiro contato que o leitor terá com o seu texto e, portanto, é o momento em que ele irá decidir se quer ler o seu conteúdo ou não. 

Sendo assim, pense em um título interessante, chamativo e que contenha alguma promessa para o leitor. 

Além disso, você precisa saber que é a partir do título que os sites de buscas escaneiam o conteúdo de blogs e sites. 

Uma dica valiosíssima é pensar nele como se fosse estivesse fazendo uma busca. Se neste momento você quiser ir a uma sorveteria como você buscaria no google por essa informação? Certamente, “sorveterias na minha cidade no bairro tal”. 

Lembre-se também que a palavra-chave principal deve estar presente e estrategicamente posicionada na chamada do título. 

Por exemplo: se o seu texto dá dicas sobre como preparar o melhor molho de tomates, que tal usar o título “ X dicas que você precisa saber para preparar um molho de tomates perfeito”?

Por fim, lembrando que atualmente existem profissionais de comunicação altamente treinados para escrever conteúdos e claro, títulos, sob medida para melhorar o posicionamento no google. 

3. Não copie, crie!

Primeiramente, é importante saber que copiar um conteúdo de qualquer tipo é crime no Brasil. 

A lei 9.610 de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos e está no Penal (artigo 184), prevendo ao plagiador multa e até a detenção, de três meses a um ano.

Dito isso, vamos à regra de ouro: não copie, crie. A partir do tema escolhido, os textos devem ser originalmente escritos e jamais copiados. 

No caso de usar frases e/ou citações, bem como trechos de obras, trabalhos acadêmicos e artigos, eles devem ser devidamente creditados.

Saiba que atualmente os algoritmos dos buscadores do  Google não consideram um conteúdo duplicado como relevante e também condenam a prática de plágio.A consequência é a penalização através da queda de posições. 

Além disso, é importante saber que depois de entrar para a “lista negra” do Google é muito difícil se recuperar. 

4. Tenha ideias coerentes

Ao produzir conteúdo para público específico, considere que eles entendem — ou estão buscando entender aquele determinado tema.

Sendo assim, as informações devem ser coerentes, considerando principalmente que você está escrevendo sobre um tema relacionado ao produto ou serviço que você comercializa, você deve dominar o assunto. 

Seja a autoridade no que você fala, se precisar citar fontes, cite as mais confiáveis possíveis . 

Além disso, vale citar também que a coesão é igualmente importante para garantir fluidez ao texto. Para isso, siga uma sequência com introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão. 

Isso vai evitar que o leitor se perca no texto e consequentemente abandone a leitura,  além de não ter o seu problema resolvido.

5. Ajude o Google a entender sobre o que é o seu conteúdo

Diferente dos usuários, o Google não possui uma pessoa física ali que vai ler o seu conteúdo e entender exatamente o que está sendo falado.

Para entender determinado conteúdo, o Google vai usar o seu algoritmo, que funcionará como um robô pelo seu site, identificando pontos específicos pelo texto como palavras-chave, títulos, referências, termos e dentre outros.

Nesse sentido, para que o Google “leia” o seu texto e reconheça as partes importantes, de modo a facilitar a indexação do conteúdo, você deve investir em títulos bem distribuídos (h1, h2, h3, h4…), boas palavras-chave principais e secundárias, links internos e externos de qualidade, tags, um bom slug, meta de descrição clara, legendas nas imagens e dentre outros.

A boa notícia é que atualmente, a maioria das ferramentas para produção de conteúdo possuem essas tags automatizadas. Ou seja, você não precisa entender de HTML para que o texto esteja formatado adequadamente tanto para os buscadores quanto para os leitores. 

Saiba mais em: Dicas simples de como ter um site amigável em SEO

6. Planeje as palavras-chave para o SEO

As palavras-chave devem aparecer no texto de forma natural e bem encaixadas no contexto geral. 

O Google hoje oferece o planejador de palavras-chave, uma ferramenta gratuita de pesquisa e que também oferece ideias para aplicação do termo. 

Por exemplo: a palavra “merchandising” é muito genérica e oferece milhares de resultados de busca, o que torna mais acirrada a briga por um bom posicionamento.

Em contrapartida, o planejador mostra outros resultados relacionados e com menor incidência, tais como: técnicas de merchandising, merchandising no ponto de venda e curso de merchandising, que podem ser utilizados e concorrer com menos conteúdos relacionados na web.

Por fim, o mais recomendado hoje ainda é buscar por uma empresa especializada em SEO, pois os profissionais irão criar um panorama único e apropriado para o seu site, para que assim se consiga obter os melhores resultados possíveis no tráfego orgânico.

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7. Dicas extras para um bom marketing de conteúdo

  • Capriche nas imagens, pois elas são a representação visual do que está sendo tratado e devem ficar posicionadas próximas ao trecho relacionado;
  • Escolha imagens de alta qualidade;
  • Renomeie o arquivo salvando com a palavra-chave;
  • Use legendas e créditos em todas as imagens utilizadas.

Considerações finais

O que achou das nossas dicas de SEO para textos? Viu como investir em um bom marketing de conteúdo é algo de grande importância para o desenvolvimento do seu site?

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