
15/11/2015 | Por: Atom Digital
Antes de falarmos dos erros SEO (search engine optimization), primeiro vamos entender o que é? Podemos resumi-lo como um conjunto de técnicas e diretrizes a serem aplicadas em seu site para que o mesmo alcance os primeiros lugares nos mecanismos de busca, tais como: google, bing, yahoo e outros.
Nos últimos anos, o Google lançou diversas atualizações e novas políticas que permitem a todos os sites e blogs ficarem bem posicionados em seu sistema de busca. Porém, muitos profissionais ainda insistem em ignorar essas novas regras e continuam utilizando velhas técnicas que já foram abolidas há muito tempo. Conheça agora algumas práticas que podem comprometer negativamente o posicionamento de seu site e que você jamais deve cometer!
Ter um serviço de hospedagem ruim
Muitas empresas, com o objetivo de economizar, hospedam os sites de seus clientes em servidores baratos, lentos e instáveis. Como o Google leva em consideração o tempo de carregamento das páginas, pode dizer adeus às suas esperanças de estar nas primeiras posições do buscador se seu site estiver hospedado em um servidor ruim.
Praticar o Keyword Stuffing
Criada nos primeiros anos do Google, essa técnica de SEO consiste em encher os textos e meta tags com palavras-chave para conseguir mais relevância no Google. Veja um exemplo abaixo:
“O Pet Shop do Osmar tem anos de tradição no mercado. O Pet Shop do Osmar cuida de seu pet com os melhores produtos e equipamentos, por isso o Pet Shop do Osmar é a escolha certa para seu pet. Recomende o Pet Shop do Osmar para seus amigos.”
Além de deixar seus textos confusos e cansativos, essa prática é facilmente identificada pelos algoritmos do Google, que punem quem ainda insiste nessa técnica. Mantenha uma densidade de palavras-chave que seja agradável ao usuário e relevante para o assunto abordado.
Fazer market
Link Building é o nome dado à técnica de SEO para obter links de outros sites, tornando o seu mais relevante. O Google entende um link como uma recomendação; portanto, quanto mais pessoas postarem um link para o seu site, mais relevante ele é considerado.
Essa técnica deve ser aplicada internamente em seu site também, pois em quanto mais links um usuário clicar dentro de seu site, melhor.
Não ter conteúdo original
Copiar conteúdo é um erro gravíssimo e severamente punido pelos mecanismos de busca. Um dos atributos mais importantes para seu SEO é ter um conteúdo de qualidade e único, independente de seu nicho de atuação. Por isso, jamais copie conteúdo na internet.
Pensar exclusivamente no conteúdo e ignorar palavras-chave
Enquanto alguns profissionais enchem seus sites com palavras-chave, existem aqueles que não dão o menor valor para isso e se preocupam apenas com o conteúdo. Aqui vai uma dica: quer ser invisível para os sites de busca? Basta ignorar as palavras-chave. Todos os buscadores funcionam utilizando as palavras-chave encontradas em seu site para identificar seu conteúdo e o relacionar com os termos digitados pelo usuário. Se seu site não tem um bom planejamento, isso dificulta o trabalho dos buscadores em indexar corretamente o seu site, fazendo-o sumir dos resultados.
Não marcar tags importantes (ou exagerar no número delas)
Existem muitos profissionais que exageram ou não dão a devida importância às meta tags, especialmente duas das mais importantes, a meta keywords e a meta description. Exagerar na quantidade de palavras-chave para essas tags e, por outro lado, não marcá-las, pode comprometer seu site, pois os mecanismos de busca se baseiam em palavras-chaves, mas costumam punir seu excesso.
Por isso, adicione palavras relacionadas ao tema e sempre pense nos termos que o usuário utilizaria para encontrar o conteúdo que você disponibiliza.
E você, já cometeu algum desses erros de SEO? Se precisar de orientação para o seu site, entre em contato conosco através do fone (62) 3242-5359 e/ou email: [email protected]