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23.09.2020 | Por: administrador

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Como escolher palavras-chaves e quais ferramentas usar

Uma boa pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo de qualquer estratégia de SEO. Essa etapa do processo permite ao analista de SEO descobrir quais termos de busca terão mais potencial para gerar os resultados desejados por determinada empresa…

Uma boa pesquisa de palavras-chaves é o primeiro passo para qualquer estratégia de SEO.

Essa etapa do processo permite ao analista de SEO descobrir quais termos de busca terão mais potencial para gerar os resultados desejados por determinada empresa, dando um norte para o início do planejamento.

Se você está dando seus primeiros passos no mundo da otimização para mecanismos de busca e quer saber como funciona a pesquisa de palavras-chave, confira essas dicas!

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Entenda a importância da palavra-chave

Quando você tem alguma dúvida ou quer se aprofundar mais em um determinado assunto muito provavelmente que recorre ao maior buscador digital, o Google, não é mesmo?

Ao abrir a página de pesquisa, você se depara automaticamente com uma caixinha retangular vazia para que você digite ali o termo que o levará às respostas da sua pesquisa.

É aqui que o seu trabalho começa: entender a dinâmica de buscas por palavras-chaves e identificar aquelas que mais têm a ver com o seu nicho para que quando qualquer pesquisa for realizada com determinados termos o seu site já apareça ali em uma das primeiras posições.

Em resumo, você precisa identificar quais são as pesquisas mais comuns que as pessoas realizam em seu nicho de atuação para, a partir daí, produzir seus conteúdos, o que vai levar mais e mais pessoas a acessar o seu site aumentando também as chances de conversão.

Mas se você ainda não tem a mínima noção sobre pesquisas de palavra-chave deve estar pensando: “Como eu vou saber o que milhares de pessoas na minha cidade, e até mesmo fora, estão pesquisando?”

E a resposta é que existem formas de você conseguir identificar estes termos e trabalhar o seu conteúdo em cima deles. É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Então se você tem interesse e quer saber como se posicionar melhor organicamente nas buscas do Google, a hora é essa!

Quais os tipos de palavras-chaves

Espero que você tenha compreendido a importância da pesquisa de palavra-chave para que você alcance o potencial máximo das suas estratégias de marketing digital.

Agora, vamos entrar em uma parte um pouco mais prática, que é entender o processo.

Antes de iniciar falando sobre como efetivamente você vai realizar a sua pesquisa de palavra-chave, vamos falar sobre o tipo delas.

Existem dois tipos de palavras-chaves:

  • Palavras-chave Head tail;
  • Palavras-chave Long tail.

Em português, temos: palavras-chaves de cauda longa e de cauda curta.

Vamos às diferenças!

 

Palavras-chave Head tail ou cauda curta

As palavras-chaves de cauda curta são os termos compostos por até duas palavras. Elas possuem o maior volume de buscas mensal, ou seja, existem muitas pessoas pesquisando por elas.

Por outro lado, a concorrência é monstruosa. Você pode até pensar: Ah, mas se tem muita gente pesquisando, então é mais fácil de ranquear!

Bom, se você fizer um conteúdo apuradíssimo e profundo, pode ser que sim. Imagine a palavra-chave de cauda curta “marketing”

Consegue perceber a infinidade de milhares de conteúdos, sites e todo tipo de material possível rankeando para apenas uma palavra-chave extremamente abrangente como essa?!

Ou seja, se você produzir um excelente conteúdo com essa palavra-chave genérica, você atrai centenas de milhares de visitantes para o seu site. A desvantagem é que nem sempre esse público será qualificado, é meio que brincar no escuro: levar a pessoa até lá e torcer para que o que ela procurava quando pesquisou por “marketing” seja o que você está oferecendo no seu post.

Considerações sobre a pesquisa de palavra-chave de cauda curta:

  • Você tem “mais” oportunidade de ranquear. O volume de tráfego sempre é maior, mas a concorrência também acompanha este enorme volume.
  • A grande concorrência aumenta a necessidade de conteúdos muito trabalhados, completos e nada superficiais.
  • A necessidade de monitoramento do conteúdo é constante. Apenas postar e esquecer um artigo certamente não trará retorno algum. Os conteúdos e sites que ocupam as primeiras colocações estão passando por atualizações diárias para permanecer nessas posições.
  • Apesar do grande volume de tráfego orgânico, ele costuma ser menos qualificado, já que qualquer tipo de pessoa que procure por este determinado termo pode parar na sua página.
  • São extremamente genéricas.

 

Palavras-chave Long tail.

As palavras-chaves de cauda longa são os termos de pesquisa que englobam mais de duas palavras e são também mais específicos, ao contrário das de cauda curta, como já explicamos no tópico anterior.

No exemplo anterior, utilizamos a palavra “marketing” para exemplificar uma palavra-chave de cauda curta. Aqui, a nossa palavra-chave de cauda longa poderia ser então: “Marketing digital para pequenas empresas”.

Viu só como o termo é bem mais específico?

Ou seja, a pessoa que está por trás desta pesquisa não quer saber só sobre marketing digital, ela tem interesse naquilo que se refere às pequenas empresas.

As palavras-chaves de cauda longa, por serem mais específicas, também especificam muito os acessos, que passam a ser bem menores, em volume, do que os ocasionados pelas pesquisa de palavras-chaves de cauda curta.

Por outro lado, as chances de serem mais assertivos e qualificados aumentam bastante, o que melhora também as chances de conversão, uma vez que a tendência é de que pessoas realmente interessadas acessem o seu conteúdo.

Confira as principais características deste tipo de palavra-chave:

  • Menor tráfego orgânico, mas extremamente qualificado;
  • Conteúdos mais direcionados a um ponto específico;
  • Melhores para esclarecer dúvidas rapidamente;
  • Ideal para conversão de visitantes em leads.

 

Por onde começar a buscar palavras-chave

Para começar, é preciso agir intuitivamente. Comece pelos serviços oferecidos pela empresa. Uma produtora de vídeos especializada em soluções audiovisuais para eventos, por exemplo, pode começar por termos que definam suas atividades, como “Projeção mapeada”, “Holografia” e “Tapete Interativo”. Comece fazendo uma lista dos serviços e produtos oferecidos pela empresa e parta desse ponto.

Mecanismos de pesquisa de palavras-chave

Depois de preparar uma lista caprichada, que seja o mais completa possível, é hora de averiguar o potencial dessas palavras-chave.

Basicamente, você precisa selecionar os termos com maior potencial (de acordo com parâmetros de adequação às suas necessidades, é claro) para investir em sua estratégia de SEO. Para isso, existem algumas ferramentas específicas.

Google Adwords

adwords

O uso do Google Adwords é premissa básica e obrigatória para buscar palavras-chave.

A plataforma do próprio Google exibirá o volume mensal de buscas de cada uma das suas palavras. Isso é importante para definir a relevância de um termo e para alinhar detalhes que parecem mínimos, mas fazem toda a diferença no fim das contas.

Pode ser, por exemplo, que “Holografia” não tenha um número significativo de buscas mensais, mas “Projeção Holográfica” tenha, e, como outra palavra-chave que define o mesmo serviço, seja mais eficaz para o SEO.

Outras diferenças ainda menores podem ser importantes, como uma diferença gigante no volume de buscas entre plural e singular de um termo, ou em pequenas diferenças de ortografia. O Google Adwords te ajuda a mensurar isso.

Google Trends

Outra plataforma básica para qualquer estratégia de SEO, o Google Trends caminha lado a lado com o Google Analytics por conter uma facilidade que é crucial para ampliar sua lista de palavras-chave: uma seção chamada “Tendências de Busca”.

As tais tendências de busca apontam palavras-chave similares que também possam te interessar. Se você busca por “Holografia”, o Trends poderá te oferecer sugestões nas quais você ainda não havia pensado, como “Projeção Holográfica”, “Totem Holográfico” e “Apresentador Virtual”.

Ele também compara o volume de buscas entre dois termos, apresenta gráficos de interesse dos usuários por determinada palavra-chave com o passar do tempo, compara por localização e faz sugestões baseado em outras plataformas que também pertencem ao Google, como o Google+ e o YouTube.

SEMRush

 

O-que-é-o-SEMRush.

O SEMRush é excelente para fazer um reconhecimento de campo. Através da plataforma, é possível descobrir quais palavras-chave os seus concorrentes estão utilizando.

A análise pode ser fundamental para a adequação da sua estratégia, já que você pode escolher fortalecer as mesmas palavras-chave, seguir por um caminho diferente ou simplesmente ficar de olho no que a concorrência está fazendo.

Com a SEMRush você consegue ter acesso a esse tipo de informação:

  • Volume de pesquisa mensal
  • Número de resultados
  • Palavras-chave relacionadas (Relatório completo à parte)
  • Variações da palavra-chave (Relatório completo à parte)
  • Lista com os 20 primeiros colocados no Google
  • Gráfico de tendência de crescimento no volume da busca
  • Lista com variações da palavra-chave

 

Para utilizar esse recurso do SEMRush, é necessário investir na versão paga, com valores cotados em dólar. Mas a ferramenta também dá a opção de pesquisar até 5 palavras por dia ou por site.

Selecionar as palavras-chaves e finalizar

Você pode usar essas ferramentas simultaneamente e ir colocando na sua planilha – ou onde você preferir – os resultados mais interessantes. Lembrando sempre de pensar na relevância da palavra no seu contexto e nas variáveis de volume e concorrência, que são as mais importantes e que se encaixam, principalmente, para quem está começando a organizar os seus conteúdos por meio de pesquisas de palavras-chaves.

Com a lista das palavras-chaves mais relevantes, é hora de decidir por uma e começar a produção do seu conteúdo. É claro que vale lembrar também que de nada adianta fazer todo esse  processo de pesquisa, analisar, separar e no final fazer um conteúdo fraco e que não será atrativo para o seu público.

As palavras-chaves são um norte para a sua produção, mas elas por si só são insuficientes para ajudar o seu site a ganhar a visibilidade que você procura.

Portanto, se você já conseguiu definir a palavra-chave ideal, não deixe o serviço incompleto. Capriche no seu conteúdo e você vai ver um fenômeno chamado “site bem ranqueado” começar a aparecer na sua vida!

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre pesquisas de palavras-chaves e que ele seja útil para você que, a partir de agora, já sabe a importância desse recurso para melhorar as suas estratégias de marketing.

Não deixe de acompanhar outros conteúdos do nosso blog, compartilhar e, se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só mandar aqui pra gente!

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