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01.08.2021 | Por: administrador

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Saiba como anunciar no Facebook

O Facebook é a principal rede social do Brasil, com 62 milhões de brasileiros acessando seus perfis diariamente, de acordo com dados divulgados pelo próprio site. Isso não é nenhum mistério para você: boa parte dos potenciais clientes…

O Facebook ainda é a rede social mais usada no Brasil, com mais de 130 milhões de pessoas presentes nela. No mundo, o número chega a 2,7 bilhões de contas ativas. Isso coloca o canal como a principal rede social do País com seus perfis sendo atualizados e visitados diariamente por gente em busca de informação, entretenimento, e claro, trabalhando. Uma jornada de compra nos dias atuais, pode passar por pesquisas nesse ambiente e é importante que sua empresa saiba como anunciar no Facebook, e se fazer encontrar por esses potenciais clientes e aparecendo para diferentes públicos.

É bom registrar também que o Brasil fica em quarto lugar entre os países que mais usam a ferramenta, atrás somente de Índia, Estados Unidos e Indonésia. O próprio Facebook percebeu o potencial que a rede tinha para negócios e, assim, começou a limitar o alcance orgânico das páginas de empresas e inserir a possibilidade de mídia paga: o Facebook Ads.

O sistema de mídia paga do Facebook oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio dele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram. Existem, por sua vez, certos cuidados a se tomar para criar um bom anúncio que traga retorno.

TIPOS DE ANÚNCIO

O impulsionamento é feito diretamente em uma publicação, e normalmente, o Facebook sugere as com melhor desempenho para isso. Ao impulsionar, ela aparece no feed e aumenta significativamente o seu alcance. Uma das vantagens, neste caso, é conseguir direcionar um post para diferentes grupos de acordo com sua performance.

Outro formato de mídia paga é o “patrocinar”. Ao patrocinar um post ele será mostrado dessa forma, e sua audiência será limitada às pessoas que curtiram a sua página. A principal característica é que esse tipo de formato não atinge novos usuários, apenas o círculo que já faz parte da sua marca. O objetivo é que ela fique mais em um ponto mais alto no feed de notícias e é mais indicada quando se pretende promover um produto específico ou uma campanha que sua empresa esteja fazendo.

Mas estamos aqui para falar justamente que as mídias pagas do Facebook vão além do botão impulsionar ou patrocinar. Para isso, foi criado o Gerenciador de Negócios, que oferece inúmeras possibilidades de formatos e segmentação. Através dele é possível monitorar todos os anúncios vinculados, analisar e mensurar os resultados. É por meio dele que você vai criar as melhores publicidades para a sua empresa.

Dark post

Atualmente existem profissionais de social media especialistas em criação de anúncios. Mesmo que você contrate um profissional desses, é importante saber como anunciar. Isso porque essa propaganda aparecerá no feed das pessoas como uma história qualquer. As métricas definidas ajudam a plataforma a escolher quem vai ver, baseado na idade, localização e interesses que você definiu no Gerenciador de Negócios.

Em algumas literaturas e artigos, é possível encontrar o termo Ad, que é a mesma coisa que anúncio, assim como o Dark Post. Ao criar o anúncio através do Gerenciador de Negócios, ele vai ser direcionado apenas paras pessoas que você segmentou, por isso ele não aparece no seu proprio feed. Daí o nome “Dark Post”, como um post fantasma.

Mesmo já sabendo de tudo isso, e dada a importância de criar um anúncio eficiente, existem, por sua vez, certos cuidados a se tomar para garantir um bom retorno. Confira abaixo quais são eles e saiba como conseguir ainda mais resultados com seus anúncios no Facebook.

Defina o objetivo do seu anúncio

Muitas empresas começam uma estratégia no Facebook Ads que falha porque não sabem o que elas próprias procuram com a ferramenta. Por isso, é preciso que você tenha as respostas em mãos antes de começar a criar anúncios. O que você busca? Existem várias opções:

Cliques no site

Para os que procuram aumento no tráfego do site, ou seja, direcionar o usuário diretamente do Facebook para alguma página do seu site. Um bom exemplo são os veículos de comunicação que monetizam os seus anúncios nos sites e precisam de tráfego alto e constante. A audiência é o que importa para esse tipo de negócio, fazendo com que esse objetivo, em específico, seja o mais indicado.

Conversões no site

Contudo, mais específico que os cliques no site, essa opção oferece ao usuário um CTA (call-to-action, ou seja, um convite a fazer alguma ação). Isso é, o anúncio pode oferecer ao usuário algum conteúdo para download em seu site, algum cadastro ou compra de produtos. Ideal para uma empresa que esteja fazendo uma campanha com inbound marketing, por exemplo.

 

Envolvimento de publicação da página

Esse modelo de anúncio é ideal para obter maior engajamento em algum post, incentivando usuários a comentar e compartilhar.

 

Opções “Curtir” página

Favorece o crescimento do número de seguidores da sua página. Feito para aqueles que querem tem uma maior comunidade de fãs no Facebook. Contas novas que precisam expandir seus seguidores devem apostar nesse formato de anúncio.

Reivindicação de ofertas

Ideal para e-commerce, pode oferecer descontos e cupons a usuários, direcionando-os à página de compra de um produto.

 

Respostas de eventos

Feito para promover eventos no Facebook. Como o nome já diz, tem potencial de atrair pessoas realmente interessadas.

 

Dicas importantes:

Com o marketing digital é possível analisar métricas disponíveis nas redes sociais e que podem ser um termômetro para avaliar suas publicações. Para conseguir o maior número de informações possíveis, observe as dicas:

Diferencie títulos e imagens — e verifique o impacto

O principal tipo de anúncio feito no Facebook é o que incentiva o engajamento de publicações e compartilhamento de links. Esses anúncios ajudam tanto no crescimento da página quanto no aumento do número de acessos e conversões no site compartilhado no post. No entanto, mesmo para outros tipos de anúncio, há certos cuidados a se tomar.

Além de usar títulos, descrições e imagens impactantes que causem alguma emoção para o usuário, é importante alterá-las ou variá-las. Quando você habilita um mesmo anúncio com diferentes imagens ou troca as figuras dos seus anúncios já existentes, eles não se tornam “velhos” no feed de notícias do público pretendido. A estratégia é alcançar aquele usuário que ignorou sua campanha hoje, com informação nova. Amanhã aposte em outra imagem e título.

Aprenda a segmentar e tenha um bom CTR

A segmentação é um dos fatores mais decisivos para a sua empresa atingir um bom CTR — Click-Through Rate. O termo se refere ao número de cliques dividido pelo número de impressões (ou seja, aparições) de cada anúncio.

Também conhecido como Lookalike, esta segmentação do Facebook Ads permite chegar a novas pessoas com características similares aos públicos que são do interesse da empresa, como públicos personalizados já criados. É a segmentação que define que tipo de público, em específico, irá receber o seu conteúdo pago. As opções são por dados demográficos — homens, mulheres, solteiros, noivos, casados, idade, profissão, cargo, educação —, por interesses — que tópicos seu público se interessa? como festas, decoração, bebidas, cigarros, clima, música, cinema, viagens — e por região e comportamento — onde está localizado seu público e de que formas ele usa a internet – para trabalhar, estudar, se divertir, namorar.

Quanto maior a segmentação, quanto mais próximo do seu verdadeiro consumidor ela for, maior CTR você terá; ou seja, maior retorno sobre seu investimento em Ads. Então defina bem esse público, não a

Determine o quanto vai investir em anúncios

Uma das opções de pagamento do Facebook Ads é o CTC. Trata-se do Cost per Click, ou custo por clique. Você primeiramente delimita o quanto você deseja gastar por clique, e depois escolhe um orçamento máximo para ser gasto por dia, na tentativa de conseguir esses cliques.

O custo da campanha pode ser menor que o delimitado — tudo depende da eficácia que o anúncio teve. Portanto, teste com valores pequenos até achar fórmulas mais atrativas para seu usuário ideal.

Agora que você já sabe como anunciar no Facebook, não deixe de curtir a nossa página e ficar por dentro de outras dicas como essa!

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