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A importância do UX design na classificação do SEO

07.03.2022 | Por: administrador

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Impulsione a classificação no SEO com as melhores estratégias de design UX 

Você sabia que hoje é possível impulsionar a classificação no SEO do seu site, com as melhores estratégias de design UX? A modernização dos meios de busca fez com que a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) passasse por grandes mudanças ao longo dos anos. Há algum tempo, as classificações altas nas páginas de pesquisa […]

Você sabia que hoje é possível impulsionar a classificação no SEO do seu site, com as melhores estratégias de design UX?

A modernização dos meios de busca fez com que a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) passasse por grandes mudanças ao longo dos anos. Há algum tempo, as classificações altas nas páginas de pesquisa eram alcançadas colocando o maior número possível de palavras-chave.

Contudo, essa realidade hoje já não procede. Os algoritmos modernos foram atualizados para “pensar” como um usuário e é preciso entender do assunto e traçar estratégias para alcançar o melhor posicionamento. 

A experiência do usuário (UX) é o fator determinante para uma estratégia de SEO bem-sucedida. No entanto, muitos profissionais ainda desconhecem esse fato, o que pode ser ruim, pois não vincular a experiência do usuário ao SEO pode reduzir o engajamento e os rankings do seu negócio.

Por isso é importante entender o que te coloca no topo da classificação do Google, o principal site de buscas da internet.

Isso significa que você precisa otimizar sua reputação com design responsivo e uma experiência aprimorada para quem acessa o website. Do lado positivo, saiba que SEO não é sua única ferramenta para aumentar o tráfego e existem inúmeros caminhos quando você começa a pensar em UX design como parte de sua estratégia de SEO. 

No entanto, se esse é o seu primeiro contato é comum a seguinte dúvida: que medidas práticas podemos tomar para melhorar os rankings de SEO por meio do design de UX?  

Por fim, leia esse artigo e depois impulsione a classificação no SEO com as melhores estratégias de design UX. 

Entenda as métricas de comportamento do Google 

Várias métricas informam ao Google se os usuários gostam de sua experiência no site. Por exemplo, se um usuário passar mais tempo na página, navegar no site e continuar visitando-o, o Google entende que você fornece bons resultados para a consulta do usuário.

Isso quer dizer que o Google percebe que o usuário gosta de uma página. O resultado é que seus algoritmos podem classificar essa página mais alto na próxima pesquisa. 

No entanto, é importante você saber que o contrário também vai acontecer.

Dessa forma, o Google percebe que um usuário está clicando em um resultado de pesquisa e gasta muito pouco tempo no site e retorna o resultado da pesquisa imediatamente. Isso significa que o usuário não encontrou nada relevante ou o que achou era desinteressante. Portanto, seu algoritmo entenderá que o site não está fornecendo aos usuários nenhum conteúdo de qualidade e, de fato, a classificação da página pode cair. 

Isso descreve muito bem como o design de experiência do usuário desempenha seu papel. Por isso é importante integrar os profissionais de SEO e designers de marketing digital e experiência do usuário analisam como os usuários interagem com o conteúdo e com o seu site em geral.

A partir daí, as duas equipes trabalham juntas para proporcionar uma ótima experiência aos usuários.

Por fim, para você impulsionar a classificação no SEO do seu site, com as melhores estratégias de design UX, esse é um dos primeiros pontos.

Integre suas equipes de SEO e UX

Gerar conversões requer UX e SEO. Mas para alcançar uma estratégia unificada de UX e SEO, é importante integrar seus designers e equipes de marketing de conteúdo. No entanto, se houver falta de comunicação entre esses importantes pilares, os rankings sofrem.

Além de facilitar o diálogo entre departamentos, traga o software de gerenciamento de equipe certo para monitorar o progresso de todos. Veja como isso pode ser feito:

  • Armazenamento de ativos em nuvem para acesso de todos;
  • Manter dados importantes e informações estratégicas sempre disponíveis;
  • Faça reuniões regulares com essas equipes.

Vale lembrar que o SEO e o UX ajudam a melhorar a compatibilidade entre usuários e mecanismos de pesquisa. Contudo, a combinação dos dois terá um impacto mais forte, atendendo ao objetivo final do Google de direcionar os pesquisadores para a melhor experiência possível. Como resultado, os sites que atendem às necessidades dos usuários têm uma classificação mais alta.

A boa experiência do usuário impulsiona o SEO

Para você que deseja impulsionar a classificação no SEO do seu site com as melhores estratégias de design UX, saiba que a boa experiencia do usuário é um dos grandes pontos para obter resultados.

Dessa forma, é essencial que você fique atento a alguns pontos, como:

  • Conteúdo: Os usuários esperam informações relevantes e oportunas. Nesse sentido, uma boa experiência do usuário permite que os usuários obtenham as informações que desejam o mais rápido possível.
  • Velocidade: Reduza o tempo de carregamento do seu site e a velocidade da página. Isso aumentará a satisfação do cliente. O design UX pode ter um grande impacto na velocidade de carregamento adotando as seguintes práticas:
    • Remova imagens desnecessárias e comprima imagens maiores;
    • Certifique-se de que conteúdo da web menos importante não atrapalhe o site;
    • Use servidores eficientes e planos de hospedagem;
    • Simplifique seu código;
    • Realize testes regulares de eficiência;

Além disso, você também pode considerar a introdução de tecnologias de rede definidas por software. A implantação de SDN pode ajudar a melhorar o desempenho e a análise da rede. Além disso, o uso da tecnologia SDN para gerenciar a rede pode centralizar os dados e aumentar a velocidade da rede.

Experimente designs e recursos diferentes e obtenha feedback do usuário, porque essa é a melhor maneira de ver se algo funciona ou não é experimentá-lo.

Busque uma experiência centrada no cliente que otimize as interações em todas as etapas. Seu objetivo é fazer com que os pesquisadores venham até você. Mas para conseguir isso, lembre-se de colocar a intenção de pesquisa e a experiência do usuário no centro de tudo o que você faz.

O usuário é um dos pontos chaves para impulsionar a classificação no SEO do seu site com design UX, fique atento a isso.

Compare as taxas de rejeição por tipo de site

Outra maneira de manter sua taxa de rejeição baixa é incluir um forte apelo à ação (CTA). Certifique-se de que seu CTA seja reconhecível e clicável. Um bom CTA incentivará o envolvimento contínuo do usuário. Direcione-os para conteúdo interativo para mantê-los em seu site pelo maior tempo possível.

Tente direcionar os leitores para downloads, boletins informativos e formulários de feedback, pois isso o ajudará a entender suas necessidades. Você pode então aplicar esses insights a futuras melhorias de design de UX.

Além disso, depois de coletar alguns dados demográficos básicos, adicione-os ao banco de dados do cliente. Insira esses dados em seu software de marketing por e-mail. É uma maneira fácil de ganhar assinantes valiosos e maximizar o engajamento.

Ao garantir que os usuários aproveitem a experiência de pesquisa, você aumentará o tempo deles em seu site. Isso eliminará a reação e melhora a credibilidade e os rankings de pesquisa do seu site.

Design atrativo, navegação fácil e ótima estrutura  

Muitas empresas ainda perdem taxas de conversão devido a designs pouco atraentes e falhos. Entretanto, mudanças simples na aparência de um site podem melhorar significativamente a experiência do usuário.

Dessa forma, proporcione uma ótima experiência em todas as plataformas e interfaces.  Mais de 50% das pesquisas são feitas em dispositivos móveis, portanto, você deve projetar a interface do seu site com a experiência do usuário móvel em mente.

Além disso, o Google implementou a indexação mobile-first, o que significa que o algoritmo usa a versão móvel para indexar e classificar as páginas.

Ou seja, mais uma ferramenta ao seu favor. Aproveite!

Leia também: Por que minha empresa precisa criar um site? 

Seja simples, original e intuitivo

O Google irá penalizá-lo por conteúdo duplicado, portanto, evite isso a todo custo. Além disso, certifique-se de que seu texto alternativo seja descritivo, mas conciso. Cerca de 125 caracteres são suficientes.

O texto alternativo é uma descrição escrita de uma imagem em uma página da web. Infelizmente, muitas pessoas não percebem sua importância e versatilidade. Além disso, eles descrevem imagens para usuários com deficiência visual e ajudam os mecanismos de pesquisa a rastrear e classificar seu site.

Preste atenção aos principais elementos do seu site, como conteúdo, imagens, barras de menu e links para páginas de destino. Todos esses elementos são importantes para um melhor SEO e ajudam os visitantes a encontrar o que procuram. Quanto mais fácil de entender um site, mais tempo os visitantes passam nele, fornecendo um excelente feedback ao algoritmo do Google.

Combine funções de comunicação para atrair usuários

CPaaS (CPaas significa Communication Platform as a Service) é uma plataforma de comunicação baseada em nuvem. Em suma, permite que os usuários interajam com os provedores de serviços e tirem dúvidas. Portanto, quanto mais informações os usuários tiverem, maior a probabilidade de comprarem.

Ao incorporar técnicas de comunicação eficazes em seu site, você aumentará sua taxa de rejeição e as evitará. Procure conteúdo de alta qualidade com designs funcionais, pois a experiência do usuário é fundamental para a retenção do cliente.

Saiba também: Como usar as redes sociais para promover seus negócios

Simples e funcional

A simplicidade é uma vantagem quando se trata de melhorar o SEO. O design simples de UX deve ser orgânico e intuitivo. Isso significa uma página inicial clara e fácil de navegar. Além disso, uma estrutura de site simples pode ajudar o Google a indexar suas páginas.

Tenha isso em mente e concentre-se na qualidade sobre a beleza e o luxo. Teste a usabilidade sempre que possível. Isso ajudará você a entender o que funciona e o que não funciona. Portanto, as principais coisas a serem consideradas ao projetar a estrutura do seu site são:

  • Layout da página;
  • Barra de navegação e menus suspensos fáceis de usar para ajudar na indexação do Google;
  • Tornar mais fácil para os pesquisadores encontrarem o que estão procurando, ou seja, evitar que os leitores procurem conteúdo desnecessário;
  • Certifique-se de que seu site forneça as melhores informações e recursos do site;
  • A incorporação de links impulsionará o SEO e aumentará o número de visitas ao seu site. Integrar links na experiência do usuário para aumentar o engajamento;
  • Mantenha seu site simples e rápido; para manter uma boa experiência do usuário, o tempo é sempre essencial.

 

Por que integrar SEO com as melhores práticas de UX?

Resumindo, UX não é melhor que SEO e vice-versa; os dois funcionam melhor juntos, como em um casamento. O SEO pode enviar sinais para as pessoas em sua página, mas sem uma boa experiência do usuário, você os perderá rapidamente.

Por outro lado, a experiência do usuário fornece sinais de engajamento para algoritmos de mecanismos de pesquisa que podem aumentar ou diminuir seus rankings.

Portanto, UX e SEO são essenciais quando equilibrados e codirigidos, sem eles seu negócio ficará para trás da concorrência.

Para mais notícias sobre o mundo do SEO e crescimento de sites, não deixe de acompanhar o nosso Blog oficial da Atom Digital.

 

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