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12.07.2021 | Por: administrador

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Supere esses 6 erros em mídias sociais e garanta seu sucesso

As mídias sociais são um dos canais mais estreitos e diretos entre a empresa e o cliente. Justamente por isso, têm um peso muito grande no relacionamento de uma marca e se cliente e, assim, manter todas as redes atualizadas e produzir conteúdo de qualidade…

Atualmente as mídias sociais são um dos canais mais estreitos e diretos entre a empresa e o cliente. Justamente por isso, têm um peso muito grande no relacionamento de uma marca e seu público alvo, assim, manter todas as redes atualizadas e produzir conteúdo de qualidade são aspectos essenciais para o êxito da sua marca no âmbito comunicacional. 

Mais que um canal para oferecer um produto ou fazer uma promoção, uma rede social atualizada demonstra cuidado e organização. Por isso tudo, é preciso tomar bastante cuidado ao gerir suas mídias sociais. Um pequeno erro, afinal, pode comprometer todo o relacionamento entre você e seu público, que exigente, não admite erros. 

 

Confira no post de hoje esses 6 erros em mídias sociais que fazem tudo ir por água abaixo e evite-os!

  1. Previsibilidade

No bombardeio de informações que recebemos nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, um conteúdo interessante e relevante é o que fará a diferença e prenderá a atenção do consumidor fazendo com que ele deslize por todo o feed, ao invés de apenas passar pelo seu perfil. Sendo assim, postar informações previsíveis, notícias desatualizadas e mais do mesmo, ou seja, coisas que todo mundo já conhece ou espera de você, é um erro fatal: você deve procurar maneiras de inovar em cada post.

O produtor de conteúdo deve estar muito bem informado sobre as novidades do seu segmento, o que seu público deseja ler e trazer formas criativas de apresentar esse conteúdo. As redes sociais hoje em dia permitem carrossel de imagens, vídeos a partir de 15 segundos, imagens trabalhadas e isso é ponto de partida para variar o conteúdo. Invista nesses diversos formatos de comunicação. 

Em algumas redes sociais mais segmentadas como o Linkedin, recursos como gráficos e infográficos são bem vindos. No Facebook, links que levam para o seu site para ler o conteúdo completo ajudam a melhorar o tráfego e consequentemente aumentam os seus leads.  O Instagram pode servir como sua vitrine, onde você publica belas fotos e desfila seu conteúdo mais importante. Já nos stories cabem os bastidores e também links para levar ao site. 

Lembre-se que cada rede social conversa com um público e dentro da rede social, cada formato de postagem gera uma reação diferente. Os vídeos caíram nas graças dos internautas, se você tem uma página no Instagram, vá além das postagens estáticas e crie experiências visuais para seus seguidores. Alguns aplicativos gratuitos permitem que você mesmo incremente suas postagens com artes gráficas, músicas, gifs e figuras. Vale usar todas. 

 

  1. Postagens excessivas

Tudo bem que você deseja despertar o interesse do público para seus posts, mas isso não significa que sua página deve lotar a linha do tempo de cada indivíduo que te segue ou curte. Postagens excessivas podem incomodar (e muito!), e você chamará atenção de todos de maneira bastante negativa, arriscando até perder o seguidor.

Equilíbrio é tudo em qualquer área da vida, vale também para o trabalho com as redes sociais. Mesmo que o conteúdo esteja afinadíssimo, as pessoas esperam ser impactadas por diferentes perfis, se só o seu aparece na linha do tempo delas, existe uma tendência a “deixar de seguir”, para abrir espaço para que outros conteúdos cheguem até elas. 

Os algoritmos das redes sociais fazem um trabalho de priorizar os assuntos que as pessoas mais lêem, então, não exagere na quantidade, mas na qualidade. Se uma pessoa curte seu conteúdo com frequência, a própria programação vai levá-lo até ela. Manter uma periodicidade sem exagerar, vai garantir que ela sempre interaja, fazendo um looping de recebimento do seu conteúdo. 

Vale lembrar que não existe frequência perfeita. Tudo depende do ajuste. Faça testes e avalie o comportamento do seu público.  Um perfil de notícias, por exemplo, tem maior necessidades de postagens que um perfil que está vendendo roupas, por exemplo.  

 

  1. Postagens escassas

Ainda mantendo o mantra: tente manter o equilíbrio: postagens escassas também não funcionam. Se alguém acompanha alguma de suas redes sociais, é porque existe o desejo por informações e o interesse no seu produto, serviço ou conteúdo. Dessa maneira, é ideal que você mantenha suas mídias bem atualizadas de acordo com acontecimentos gerais do mundo, além de, claro, produzir conteúdo que diz respeito ao seu empreendimento. 

Uma pessoa que tem essas expectativas frustradas deixará de te acompanhar! Então, você pode começar com essas dicas abaixo da Atom Digital. Vale lembrar que o termômetro é sua própria rede.

 

Tente assim para começar: 
Facebook: de 1 a 2 posts por dia 

Mesmo que você poste loucamente, o Facebook limita a entrega, assim como a maioria das redes sociais, e permite um impacto em cerca de 5% do público seguidor. A  opção seria pagar por um anúncio, no entanto, cases de sucesso de grandes marcas já provaram que isso é resolvido com apenas um post por dia conseguindo dessa forma atrair clientes de forma espontânea. 


Instagram: de 1 a 2 posts por dia

Mais que postagens periódicas bem definidas, no Instagram o uso de hashtags é uma boa forma de transformar seus posts em virais. Isso porque elas se transformam em hiperlinks indexáveis dentro da rede social e é isso que faz seu post bombar. 

 

YouTube:  1 vídeo por semana

O Youtube se tornou a televisão da nova geração. Com isso, a regra é ter quantos vídeos você conseguir produzir. Mas como eles exigem produção caprichada e conteúdo exclusivo e muito bem feito, é importante ter no mínimo um por semana. É importante também estabelecer dia e horário para ir ao ar, assim como na televisão os programas são exibidos em alguma “grade” fixa. Isso vai gerar o hábito do seu público de se programar para assistir, mesmo que o conteúdo fique lá, disponibilizado. Ele sempre lembra que na sexta tem vídeo novo no canal. 

 

LinkedIn: de 1 a 3 posts por semana

Essa rede social mais voltada para o mundo empresarial não exige postagens diárias, mas exige conteúdo específico. Normalmente as pessoas que estão no Linkedin buscam por conhecimento profissional, vagas de emprego e conhecimento sobre cursos. Foque nisso e se dará bem.  

Twitter: de 4 a 5 tweets por dia

Essa quantidade pode até pode ser pouca dependendo da sua atividade final.  A presença ativa é uma dos pontos mais importantes porque o fluxo de informações que circulam nessa rede é muito rápido. Por isso, só com um número grande de postagem, você garante que a maior parte do seu público veja seus tweets. Avalie se essa rede é realmente importante no seu negócio. 

Pinterest: de 3 a 4 pins por dia 

Uma rede social muito rica em imagens bonitas e redes de relacionamentos de pessoas com gostos comuns. Tem muitas dicas e inspirações. Dê  “pin” e “repin” frequentemente, isso vai garantir que mais pessoas te vejam, isso se porque a rede trabalha com resultados recentes. São as últimas postagens do assunto que são mostradas para um determinado termo pesquisado.

  1. Falta de respostas aos clientes

Esse é, com certeza, um dos piores erros que podem ser cometidos nas redes. Como já dito, a página de uma empresa funciona como um canal de comunicação entre ela e o cliente. Isso é tão importante que o Facebook dá um pequeno selo para páginas que não demoram a responder. Legal né? 

Caso você ignore algum comentário importante, você mostrará descaso com seu público, prejudicando sua imagem com milhões de usuários que podem enxergar o que você posta. Assim, estabeleça uma relação pessoal com cada cliente para que eles confiem em você e não deixe de responder.

Treine uma pessoa capacitada para dar as respostas.

Informe ao seu público qual o seu horário de funcionamento e qual o tempo médio que você leva para dar as respostas. Isso ajuda a manter as expectativas e acalma quem está tentando o contato. O ideal é responder dentro do horário de atendimento e de preferência no prazo de 24 a 48 horas. 

 

  1. Não medir seus resultados

Se você coloca sua empresa à mostra nas redes sociais, é necessário que haja um objetivo a ser alcançado, como engajar clientes, concretizar sua marca ou expandir seu público. Tenha esse objetivo em mente e meça os resultados que suas postagens têm gerado. De nada adianta procurar material, contratar pessoas e manter cada página atualizada se você não sabe o que está ganhando com isso. Talvez você esteja no caminho certo, talvez esteja errando: só as métricas poderão dizer e te auxiliar no desempenho do empreendimento.

 

Essas métricas para redes sociais servem para mensurar o resultado das suas ações. Os dados vão te ajudar a entender o comportamento e o perfil do usuário que interage com seu canal ou rede social. Os relatórios oferecem dados demográficos e de hábitos que vão  ajudar o analista de mídias sociais a perceber se o planejamento de ações dele está funcionando. O melhor é que, na internet, isso pode ser feito praticamente em tempo real. Com isso, um erro pode ser consertado imediatamente. 

  1. Querer estar presente em todas as redes

Muitos empreendimentos começam dando a impressão de que querem dominar a internet, com perfil no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube e todas as redes sociais que se possa imaginar. No entanto, isso não é tão bom quanto parece, pois nem todas as redes são relevantes para o seu público e o seu segmento. Mantenha o foco do do seu negócio para alcançar seus objetivos — isso ajudará a reduzir gastos, conseguir mais resultados e deixar o cliente engajado no que for necessário.

 

Superar esses erros em mídias sociais permitirá que seu empreendimento invista seus esforços no que realmente trará resultados, garantindo um crescimento muito maior. Agora que você já conhece esses erros, conte para a gente: sua empresa tem cometido algum deles? Como você irá revertê-los?

 

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