Como atrair clientes espontaneamente e sem custos de forma orgânica

22.02.2020 | Por: administrador


Gerar tráfego orgânico para o seu site ou blog pode, a princípio, ser uma tarefa difícil e longa. E, de fato, não está de todo errado.

O tráfego orgânico requer mesmo muita dedicação e paciência, pois, ao contrário do tráfego pago, os resultados são, sim, um pouco mais demorado.

Mas o que você precisa entender é que são resultados cada vez mais efetivos e, apesar do tempo um pouco mais dispendioso, ou seja, na maioria das vezes, muito mais duradouros do que o tráfego pago e instantâneo.

O marketing digital possui diversas estratégias que podem ser usadas como alternativas às soluções pagas.

Esses recursos permitem melhorar o desempenho e o tráfego orgânico de um blog, através de ferramentas acessíveis aos empresários com orçamento limitado. 

Hoje, praticamente tudo que se pensa em adquirir ou saber encontra-se no Google.

Entretanto, o mestre Google assumiu, de longe, a posição de detentor do saber e é ele que, grande parte das vezes, nos direciona para o que queremos.

Mas como isso acontece?

A partir das nossas infindáveis buscas e pesquisas no buscador. E é aqui que entra a utilidade de saber como arquitetar boas estratégias para tráfego orgânico.

Ferramentas de busca existem porque as pessoas precisam de informações corretas e você quer que elas encontrem as suas facilmente.

Se você tem um site com um alto volume de visitas orgânicas isso quer dizer que você entrega um conteúdo de altíssimo nível, tem credibilidade, autoridade de mercado e, principalmente, já conquistou a confiança e a fidelidade do seu público.

Ter tudo isso, em um ambiente digital cada vez mais competitivo, é, simplesmente, ter a cereja do bolo, por exemplo..

Em resumo, eu tenho certeza que você, mais do que nunca, quer essa cereja agora mesmo.

E então? Preparado para construir um tráfego orgânico e atrair mais clientes e leads para o seu negócio de forma espontânea e efetiva?

Neste artigo vamos explicar algumas alternativas que podem ser utilizadas, sobretudo, para gerar mais tráfego para as suas páginas de destino.

Continue na leitura e fique por dentro.

 

 

O que é tráfego orgânico?

Quando você faz uma pesquisa no Google o que, normalmente, acontece? De que forma isso se dá?

Bom, via de regra, existem duas formas predominantes: a primeira você pesquisa por uma palavra-chave específica e então é atraído por algum link de algum site que, normalmente, aparece já ali nas primeiras posições. A segunda você pesquisa diretamente pelo domínio do site.

Vamos supor que você queira saber sobre “estratégias de SEO”. Essa, então, seria a sua palavra-chave, e com base nesse item de pesquisa o Google ofereceria a você todos os resultados que ele julgaria pertinentes para a sua pesquisa.

E como o buscador faz esse “julgamento”?

Geralmente, os sites que figuram nessas primeiras posições e que, portanto, recebem mais cliques orgânicos estão associados a boas práticas de SEO.

Ou seja, que são aquelas técnicas voltadas para otimização de sites e blogs para que eles ocupem uma boa posição no Google.

O robô de busca do Google entendendo que aquele conteúdo bem elaborado pode ser útil para as pesquisas coloca-o à disposição no momento da pesquisa.

Sendo assim, por palavra-chave ou diretamente pelo domínio, o site que você irá realizar a sua pesquisa está, portanto, recebendo tráfego orgânico, a partir do momento que você clica no link e acessa a página.

Esse grande número de visitantes orgânicos, como dissemos, não foi atraído por pura sorte.

Houve ali muito esforço e dedicação para aplicar corretamente todas as técnicas para gerar tráfego orgânico, por exemplo. 

E, como dissemos também, não é da noite para o dia que tudo isso acontece.

Tráfego pago x tráfego orgânico

Bom, o tráfego pago, como o próprio nome diz, é aquele que você investe monetariamente para atrair os visitantes.

Os links patrocinados, pelo Google Ads, e os anúncios no Facebook e Instagram são os exemplos mais clássicos de geradores de tráfego pago.

São opções mais instantâneas e que garantem resultados satisfatórios a curto prazo.

 

Qual é melhor: tráfego orgânico ou pago?

Esse é um questionamento muito comum principalmente para quem está iniciando no universo do marketing digital.

E a reposta para ele é: um não exclui o outro.

É isso mesmo. Você pode e deve trabalhar as duas técnicas paralelamente. 

O tráfego orgânico vai te garantir, a longo prazo, uma solidez no seu trabalho. Como vimos anteriormente, é o tráfego que levará pessoas de forma espontânea para o seu negócio e, por isso, muito mais propensas a adquirir o seu produto ou serviço.

Mas se você está iniciando e tem um negócio novo, por exemplo, investir em tráfego pago pode também ser uma boa opção.

Com ele você chama a atenção de uma possível audiência para o seu negócio e começa a estabelecer os seus primeiros contatos, sobretudo, para o que pode vir a ser um relacionamento duradouro.

Imagine só: você trabalha o tráfego orgânico, usando todos os esforços e técnicas apropriadas e entregando um ótimo conteúdo, mas, paralelamente, patrocina algum post ou link de uma promoção, produto ou serviço.

Em resumo, aquele visitante que chega pelo tráfego pago pode, se você o conquistar, fazer parte do tráfego orgânico em pouco tempo, pois ele vai gostar do seu negócio e começará a frequentar mais vezes o seu site ou blog.

Viu só como as duas estratégias podem perfeitamente caminhar lado a lado?

Por que investir em tráfego orgânico?

O maior e principal motivo para começar agora mesmo a investir em tráfego orgânico é construir um relacionamento fiel com o seu público sem custos.

Imagine só se toda vez que você quisesse atrair audiência precisasse pagar?

Claro que usar as duas estratégias de tráfego, como apontamos acima, é incrivelmente válido, mas desde que seja com planejamento.

Afinal, de nada adianta você investir rios de dinheiro em anúncios e no final das contas as conversões não superarem o investimento ou ficar elas por elas, não é mesmo?!

 Por isso o tráfego orgânico é uma maravilhosa saída para conseguir esse objetivo gastando pouco, ou melhor nada.

Quem investe em tráfego orgânico está automaticamente aumentando o engajamento e fortalecendo o relacionamento com a audiência a longo prazo.

Além disso, mostra que o seu conteúdo é de qualidade e por isso está sendo exibido de forma espontânea para o seu público.

Com o tempo, o seu negócio passa a ter mais credibilidade e autoridade e mais e mais pessoas vão acessá-lo em busca de solução para aquilo que pesquisam.

Obviamente, é um trabalho que, como já foi dito, exige paciência e constância.

Afinal, não dá para você publicar uma vez na vida e outra na morte um conteúdo e achar que assim estará trabalhando para aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog.

É preciso cadência, planejamento editorial e uma produção constante, pois conquistar a confiança do Google e de seus usuários não acontece em uma única só vez e da noite para o dia, hein!

Benefícios de aumentar o tráfego orgânico

Você já viu que vale a pena investir em tráfego orgânico e buscar audiência espontânea para o seu negócio.

Viu também que pode usar as técnicas para tráfego orgânico e pago simultaneamente com um bom planejamento.

Agora vamos ver os cinco maiores benefícios para convencer você a aumentar o seu tráfego orgânico agora mesmo:

Conquiste autoridade no tráfego orgânico

Quanto mais você se torna conhecido pelo bons conteúdos, mais você ganha autoridade no seu nicho.

Pense em um site ou blog que você está sempre de olhos nas publicações. Ele provavelmente já é uma referência para você e certamente passou a ser porque lá você sempre encontra informações relevantes para aquilo que precisa.

É exatamente isso que um bom trabalho para aumentar tráfego orgânico faz. Com o tempo, você vai se tornando uma referência e ser referência é sinal de qualidade!

Custo-benefício

Essa análise é bem simples e intuitiva. Com o tráfego orgânico, você não estará dispendendo dinheiro, como acontece nas técnicas de tráfego pago, consequentemente representa um método com um custo-benefício atraente.

Embora investir em boas técnicas de SEO e um conteúdo incrível demande algum custo, as margens de lucro acabam sendo muito compensadoras se você apostar nas estratégias certas.

Relacionamento com o tráfego orgânico

Já falamos aqui também que construir um tráfego orgânico para o seu site ou blog é construir relacionamento com a sua audiência.

Atraindo mais pessoas de forma espontânea as suas chances de fidelizar esses clientes são muito maiores, pois eles vão até você porque querem, porque gostam do que você oferece. Assim você passa a ter um relacionamento mais duradouro com esse público.

É como no início de um namoro. Primeiro você conhece a pessoa, à medida que vai conhecendo mais, vai se interessando e gostando cada vez mais de estar junto. 

No tráfego orgânico também funciona assim. As etapas vão evoluindo até chegar em um momento de fidelidade total com o seu negócio.

Duração

As campanhas patrocinadas que geram tráfego pago possuem uma duração limite: o orçamento disponível acabou, a campanha cessa.

Já os posts orgânicos, quando são relevantes, podem liderar o ranking dos motores de busca por tempo indeterminado.

Basta que suas técnicas de SEO e a produção de conteúdo de qualidade estejam em dia, mantendo o texto atualizado.

Relevância no tráfego orgânico

Se você investe em tráfego orgânico e o seu post passa a figurar nas primeiras posições do Google acredite: o seu conteúdo é relevante.

Quando você faz uma pesquisa os resultados pagos, ou seja, os posts patrocinados aparecem em primeiro lugar, antes dos resultados orgânicos. Os buscadores priorizam esses posts porque foi investido dinheiro para que eles pudessem ser veiculados.

Mas o usuário quase nunca acessa um link patrocinado, justamente porque tem essa cara de propaganda e acaba indo nos primeiros resultados orgânicos.

E se o seu site estiver em dias com as técnicas de tráfego orgânico bimba! Afinal, você estará ali exclusivamente por merecimento, pela qualidade que apresenta, por responder à essência da palavra-chave e por oferecer uma boa experiência ao usuário.

Isso é relevância para o Google.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é a principal estratégia utilizada para aumentar o tráfego orgânico de um site. Com ela, os mecanismos de busca entendem qual a relevância do site para determinada pesquisa visando oferecer ao usuário a melhor experiência.

Entre os fatores que são considerados para o SEO de um conteúdo específico, podem ser destacados: uso de palavras-chave, título, in tertítulos, link interno e externo, meta description etc. Já para a relevância de um blog em si outros fatores são considerados, como: backlinks, se o site é mobile friendly, títulos, autoridade de domínio e outros.

As páginas de destino devem estar nesses conteúdos, de acordo com a relevância do tema e da publicação, por meio de ofertas interessantes para o usuário, como um e-book, webinar e outras. Para isso, utilize um call to action objetivo e use um design atraente na página.

E-mail Marketing

A base de contatos que a empresa já possui é fundamental para novas oportunidades de negócios. Mantenha uma frequência no envio de e-mail marketing e atraia os usuários com conteúdos relevantes, call to action e novas ofertas para conversão em páginas de destino.

É fundamental que haja um rastreamento dos visitantes para que, um usuário que já passou informações básicas em uma primeira conversão, tenha outras perguntas realizadas em uma próxima visita, o que permite que ele seja levado adiante na jornada do comprador.

Inbound marketing

O inbound marketing é uma nova metodologia de marketing digital que propõe a união de diversas estratégias para fortalecer a presença on-line da marca. Com a metodologia de jornada de comprador, o objetivo é ser único para o usuário e possibilitar que ele continue na compra por meio dos conteúdos informativos criados para dar suporte a esse avanço.

O inbound permite que a empresa integre diversas soluções e seja mais relevante para o usuário, o que melhora a experiência de compra e também influencia na percepção da marca, melhorando resultados, aumentando tráfego e conversões de leads.

Marketing de conteúdo é importante para o tráfego orgânico

Quanto mais páginas um site possui, mais possibilidades ele tem de ser posicionado nos mecanismos de buscas. Isso quer dizer que o marketing de conteúdo, como um blog corporativo, é uma das principais estratégias para quem deseja atrair novos visitantes. Todo conteúdo deve ser otimizado com as palavras-chave e técnicas de SEO para aumentar as chances de ser ranqueado para termos relevantes da empresa.

Utilize call to action nas publicações do blog e use termos que incentivem o usuário a querer saber mais sobre o tema, ofereça e-books, whitepapers e outros materiais complementares.

Redes Sociais

As redes sociais são um canal fundamental para uma estratégia de aumento de tráfego orgânico e mais acesso às páginas de destino do site. Em muitos casos, a empresa pode publicar diretamente a chamada para página de destino (blog) na timeline. Entretanto, é fundamental que a página seja responsiva, visto que uma parte considerável dos usuários das mídias sociais acessam esses canais pelo smartphone. Não ter esse cuidado pode resultar em perda de conversões e reclamações dos usuários.

Automação de marketing

A automação de marketing é um novo recurso que tem sido utilizado para aumentar as receitas e diminuir o custo de conversão. Automação é sobre personalizar as plataformas da empresa para que haja um contato mais próximo e diferenciado com o lead, permitindo que a equipe de vendas tenha mais consciência sobre qual o estágio do usuário na jornada do comprador. Qual a relação com as páginas de destino? A automação de marketing permite conhecer melhor o usuário para aumentar o tráfego orgânico e direcioná-lo para páginas de destino que atendam melhor as expectativas dele.

Você já utiliza alguma destas ferramentas para gerar tráfego orgânico para o seu blog? 

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