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Como escrever conteúdos relevantes para o público, pensando também em SEO?

Escrever conteúdos de forma natural, e o que vem à cabeça é muito fácil, mas não quer dizer que agradará ao leitor e também aos mecanismos de busca. Então como devemos fazer?
De acordo com diversas pesquisas, 63% dos consumidores, estão mais propensos a negociar com empresas que têm autoridade em seus segmentos e possuem conteúdos personalizados. E no universo online nada melhor que seguir essas diretrizes e produzir textos úteis aos leitores e relevantes para o SEO, isto é, devemos pensar paralelamente em ambos aspectos, pois de nada adianta ter um excelente contúdo se o mesmo nao estiver sendo acessado, porque não aparece no google.

Abaixo, listamos 6 dicas essenciais para você equilibrar o seu post de forma a atender às necessidades de seu público e também dos motores de busca.

 O Planejamento é a chave do sucesso!

        – A importância do binómio “Título e Snippet”

 

Embora saibamos que um conteúdo bem elaborado é o que resolverá os problemas dos leitores, será o título e o resumo (snippet) que determinarão se o artigo será acessado ou não, ou seja, concentre-se em um título atraente e um resumo que demonstre ao leitor que vale a pena ler o conteúdo todo. Para os títulos sugerimos ferramentas, tais como: Gerador mágico de títulos e On-Page Optimization Tool, que podem oferecer boas dicas.
De acordo com estatística, “8 de 10 pessoas vão ler o título do seu artigo, mas apenas 2 de 10 pessoas irão ler o conteúdo que você escreveu”. Com isso fica claro a importância de criar títulos e resumos atraentes.

      –  Troque de lugar com o leitor

Outra importante observação sobre o conteúdo, é pensá-lo pelo ângulo do leitor, de forma a realmente resolver os problemas pelos quais ele busca a solução em seu post, sendo assim, dê dicas de ferramentas, mostre exemplos de como fazer, seja em outros blogs ou em vídeos tutoriais, webinars, dentre outros. Resumindo, seja realmente ÚTIL.

Para as pessoas que encontrem dificuldades para produzir os artigos, seja por falta de tempo, ou mesmo familiaridade em escrever para blogs, existem hoje no brasil empresas especializadas na produção de conteúdos, tais como a Rock Content, Content Tools, Redaweb, dentre outras.

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Existem diversas maneiras e ângulos para se abordar um assunto. Portanto, fica aqui a sugestão de ser o mais claro e específico possível, fornecendo informações detalhadas sobre os problemas e soluções do assunto em questão, com isso, você soluciona os problemas do leitor e também consegue os melhores rankings. Embora a preferência dos leitores sejam por soluções precisas, muitos assuntos seriam impossíveis abordar em um único post, sendo assim, para assuntos abrangentes, sugerimos âncoras (links) para outros posts que vão aprofundando os tópico e subtópicos abordados.
É imprescindível para o sucesso de um artigo, direcioná-lo ao público certo, desse modo, o conteúdo deve condizer com o nível de conhecimento do leitor, isto é, não adianta produzir um artigo que requer um conhecimento técnico refinado para alguém que está tendo os primeiros contatos com o assunto.

 Seja original, mas não tente reinventar a roda.

“Concentre-se no usuário e tudo mais virá.” Esta é uma das dez verdades do google, ou seja, queremos reafirmar a importância de um conteúdo útil, que realmente sacie as necessidades dos leitores. Mas como ser original em um mundo já abarrotado de informações? É simples! Basta abordarmos os problemas existentes e oferecer soluções a partir do nosso ponto de vista, de nossa perspectiva. Por isso dizemos que não é possível reinventar a roda.
Jamais um artigo deve ser copiado na íntegra de outro site, ou mesmo reescrevê-lo usando palavras sinônimas, pois confronta as diretrizes de qualidade do google.

 O Equilíbrio das palavras-chave no conteúdo, impactam o SEO

Para aqueles que tem um pouco de familiaridade com Marketing Digital, ou mesmo somente utilizam mecanismos de buscas, entendem a importância das palavras-chave, pois bem, são fundamentais, mas também devem haver critérios para utilizá-las, como distribuí-las bem em todo o texto, utilizar entre 2 e 3% no conteúdo total para as palavras principais e entre 1 e 2% para palavras-chave de secundárias e de cauda longa. Isso tornará seu texto agradável aos leitores e amigável aos motores de busca. Para verificar esse equilíbrio, você pode usar algumas ferramentas, tais como Keyword Density Checker, ou yoast SEO.

 Seja flexível para abordar outros ângulos de um mesmo assunto:

Como já falamos anteriormente a internet já tem conteúdos sobre tudo que se pode imaginar, mas isso acaba sendo bom, uma vez que se tenha flexibilidade para observar e abordar assuntos sobre uma nova perspectiva, buscando uma síntese de tudo que há de melhor sobre determinado tema. Inclusive isso acaba gerando um artigo totalmente novo e diferente, aumentando o interesse e entusiasmo dos leitores. Seja criativo, pense nas necessidades dos leitores, se esforce para realmente resolver problemas e produza um texto com muito carinho e dedicação, isso sim gera bons resultados.

 Crie um conteúdo agradável, crie listas e tópicos:

Um texto extenso e contínuo, deixar qualquer um entediado, e não são raras vezes em que as pessoas nem mesmo começam a ler e já abandonam o post. Por isso a importância de criar um texto estruturado em tópicos e subtópicos, que se possível use listas, além de manter a regra de parágrafos curtos. Assim, além de deixar o texto mais agradável e escaneável pelos leitores, é visto com ótimos olhos pelos motores de buscas, que valorizam muito títulos, subtítulos e listas.

Temos outros posts que abordam outras estratégias, ferramentas e novas perspectivas para a produção de conteúdos, basta se inscrever em nossa newsletter que lhe enviaremos por e-mail diversos materiais relacionados. Deixe também seu comentário ou dúvida, que será uma lhe responder.

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