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Dicas para melhorar seu desempenho e engajamento nas mídias sociais

O engajamento nas mídias sociais é um dos maiores objetivos de quem trabalha criando conteúdo para elas. Curtidas, compartilhamentos, retweets e afins são o melhor caminho para fortalecer a marca, criar um relacionamento com o cliente e terminar convertendo em vendas. 

Entretanto, chamar a atenção do internauta a ponto de movê-lo a comentar ou compartilhar um post em sua própria timeline pode parecer um grande desafio, ainda mais em um ambiente cada vez mais competitivo onde todos querem aparecer e mostrar o seu produto ou serviço.

Além disso, você ainda compete com os amigos do seu público. É isso mesmo! Você tem que superar as postagens dos amigos, chamando a atenção e sendo mais “interessante” que eles, afinal, não é fácil se destacar em meios a pessoas que já se conhecem e possuem um nível de amizade, intimidade e relacionamento que você ainda não tem.

Mas algumas medidas simples podem fazer a diferença e resultar em mais engajamento nas mídias sociais e mais resultados para o seu negócio! Vamos ver!

1) Mantenha a persona em mente

Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar: para que seu público-alvo interaja com seus posts, é preciso que seus posts também conversem com ele.

Como as redes sociais são uma mídia de linguagem comum a todos, é normal que o profissional responsável por criar postagens para elas acabe pessoalizando a experiência e fazendo posts que ele mesmo gostaria de compartilhar.

Porém, nem sempre esse gosto pessoal é compatível com a da persona. Coloque-se no lugar dela, se pergunte o que ela gostaria de comentar, o que a agradaria a ponto de curtir o post.

Criar uma relação empática com a persona acaba sendo um exercício diário imprescindível para o bom social media.

2) Não esqueça o call to action

Para que uma pessoa responda a algo, é necessário que haja uma pergunta para ser respondida. O engajamento nas redes sociais está intimamente relacionado ao call to action, isto é, a uma chamada para que o público interaja e reaja a postagem.

 As ações para alcançar esse objetivo são simples, mas fazem toda a diferença.

Peça para os usuários marcarem amigos, contarem algo sobre eles, criarem uma história, enviarem perguntas sobre um serviço ou produto que seja oferecido pela sua empresa e assim por diante.

Seja criativo e convide o público a interagir com você. As redes sociais são uma grande janela de opinião, e as pessoas só precisam de uma brecha para emitir as delas.

3) Aposte em vídeos

Investir em conteúdo audiovisual é a tendência do momento em matéria de social media. Vídeos tem um alcance maior, chamam mais atenção e, ajudam a fisgar a atenção do internauta logo de cara.

Crie conteúdo dinâmico e rápido (nas redes sociais, os usuários dão preferência a conteúdos que sejam mais curtos, simples, engraçados, divertidos e despojados), que tenha alguma utilidade para o usuário (lembre-se que, se bem bolado, entretenimento de qualidade também é uma utilidade – principalmente na esfera da internet) e faça o upload dentro do Facebook ou do Twitter.

Evite hospedar vídeos em sites externos (como o YouTube e o Vimeo, por exemplo), pois isso diminui a taxa de compartilhamentos, a visibilidade e, no caso do Facebook, diminui a atenção que o conteúdo recebe do Edgerank, algoritmo da própria rede social que controla e distribui o conteúdo que aparecerá em cada linha do tempo de acordo com as preferências de cada um.

Use a “prova social” e chame atenção

A prova social parte do pressuposto de que se tem muita gente “usando”, “querendo”, então porque é bom. Isso vale também para a divulgação de celebridades, digital influencers e pessoas bem conhecidas no nicho, por exemplo.

“Se fulano usa e indica eu quero também”. Essa é a premissa básica da Prova Social. 

E para gerar engajamento nas redes sociais, fazer uso desse gatilho dá tão certo como 2 mais 2 são 4.

Nesse sentido, fazer parceria com alguém influente para ajudar a divulgar o seu negócio ou mostrar números são boas estratégias. 

Por exemplo, vamos imaginar que você é dono de um ótimo curso para estudantes que vão fazer a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). E todas as vezes, boa parte dos seus alunos são aprovados neste exame, que é bastante concorrido.

Você pode usar prova social quando divulga a quantidade de alunos aprovados: Mais de 100 alunos aprovados no último exame da OAB. Mas não vale mentir, hein!

O consumidor de hoje é esperto e antenado e se ele descobrir que você mentiu na sua prova social as consequências não serão as melhores e você pode perder toda a sua credibilidade.

Usar botões de compartilhamento em seus posts do site ou blog também figura como uma boa técnica de melhorar o engajamento nas redes sociais. Coloque-os em destaque e veja o quanto os compartilhamentos começam a aumentar. E isso também se torna uma prova social, pois quanto mais pessoas engajadas compartilhando, mais as pessoas terão a noção de que o seu conteúdo, produto ou serviço é, de fato, bom.

 

Personalize o conteúdo para geração de engajamento nas mídias sociais

O engajamento por meio de curtidas é legal para gerar um pouco da prova social. Os compartilhamentos e comentários são métricas um pouco mais satisfatórias, pois comentar e compartilhar são ações que demonstram um pouco mais de engajamento da sua audiência.

Mas nada disso acontece se você não entregar um conteúdo de qualidade, segmentado para seu público e personalizado de acordo com as preferências dele. Aliás, fizemos um artigo que fala só sobre como fazer uma segmentação efetiva de conteúdo que vale a pena dar uma conferida também.

As pessoas querem se sentir partes da marca, querem se identificar e por isso um conteúdo que atenda às necessidades dessa persona terá muito mais chances de fazê-la engajar.

Para isso, você pode fazer pesquisas, enquetes e até mesmo interagir com a sua audiência por meio dos comentários para saber um pouco mais sobre o que ela gostaria de receber em termos de conteúdo.

Assim a sua produção fica mais assertiva e você melhora o engajamento nas suas redes sociais.

Fuja da linguagem da publicidade tradicional

As redes sociais não são ambientes propícios para utilizar a linguagem da publicidade tradicional, que é focada nas vendas, na marca ou no produto e que não agrega valor às pessoas.

Ao invés disso, você deve oferecer conteúdos relevantes para o público, com uma linguagem mais leve e natural, como se fosse uma pessoa real publicando, com o objetivo de criar um relacionamento. Afinal, as redes sociais trouxeram para o marketing uma nova maneira de divulgar a sua empresa, por isso a abordagem também deve ser diferente.

Para isso, use a emoção como base para as suas chamadas. Pesquisas mostram que posts com conteúdo que causam algum tipo de emoção, principalmente a felicidade, conseguem engajar muito mais.

Então, tente evocar sentimentos positivos, compartilhe os marcos e histórias de sucesso da sua marca, histórias de superação e assim por diante. 

Use os gatilhos da curiosidade e antecipação

Gatilhos mentais são uma ótima ferramenta para despertar o interesse e, consequentemente, o engajamento nas mídias sociais.

E dois deles, especificamente, cumprem bem esse papel. São os gatilhos da curiosidade e antecipação.

Na curiosidade não precisamos nem dizer o que você causa ao usá-lo. Desperte a curiosidade, faça um suspense sobre algo que você irá compartilhar e veja um fenômeno chamado engajamento nas mídias sociais acontecer.

Da mesma forma, usar a antecipação também causa um certo alvoroço na audiência. Se você trabalha com roupas, por exemplo, antecipe algo sobre uma coleção nova ou um produto novo. 

Fale dos benefícios de algo que será lançado em breve.

Brinque com os seus clientes! Eles adoram e tendem a retribuir engajando em suas redes sociais.

Seja direto: converse com seu público para gerar engajamento nas mídias sociais

Se você quer que seu público engaje, peça! 

Essa é maneira mais direta de conseguir engajamento nas redes sociais. Usar uma boa CTA faz com que o seu público sinta vontade de fazer o que você pediu. Fizemos até um artigo sobre a importância da CTA para o engajamento.

Peça a opinião dele, pergunte o que ele achou do post, o que ele gostaria de ver nas suas redes sociais, peça para ele contar a experiência dele. São inúmeras formas de conversar e fazer com que o seu cliente se engaje nas suas postagens.

Engajamento nas mídias sociais: interaja com os usuários

Para gerar engajamento nas mídias sociais, a sua empresa deve interagir com as pessoas. A marca deve produzir conteúdos que incentivem a participação do público, com postagens que gerem identificação e façam os usuários comentarem, compartilharem ou marcarem os amigos.

Além disso, também é importante responder a essas interações, mostrando que a sua marca valoriza a participação e a opinião dos seus clientes. Dessa forma, o relacionamento com os consumidores se fortalece, assim como a imagem da empresa.

Faça o repost das menções a sua marca

Hoje em dia, o Instagram tem a função de fazer menção, que é quando você marca alguma marca ou um perfil pessoal, de modo que esse segundo perfil possa compartilhar.

Então, fique sempre atento às menções que fazem da sua marca e as reposte sempre. Além de ser uma espécie de reconhecimento para a pessoa que divulgou, você ainda ajuda na imagem do seu negócio mostrando que as pessoas estão espontaneamente o divulgando.

Uma outra vantagem é que quando a pessoa que fez a menção vir que você repostou, ela tenderá a fazer mais e mais menções, atraindo assim também a vontade de outras pessoas para fazer menções a sua marca em seus perfis.

Mensure as ações de engajamento nas suas mídias sociais

Uma das maneiras mais eficientes de impulsionar suas ações nas redes sociais é avaliar o desempenho das publicações. Tendo em mente o que causou melhor desempenho e despertou mais interesse, você consegue melhorar ou manter a sua estratégia.

Para isso, você deve primeiramente alinhar seus objetivos e metas e definir quais métricas indicarão se você alcançou o que queria. Por exemplo, se você tem um e-commerce e seu principal objetivo em determinado período é gerar vendas, é importante ficar de olho no número de conversões geradas com visitantes vindos das redes sociais.

Você viu nesse artigo o quanto é importante usar técnicas que melhorem o seu engajamento nas redes sociais. A partir de um bom engajamento nas mídias sociais, uma série de coisas pode vir a acontecer como alcançar mais pessoas, ter mais credibilidade, tornar-se referência e muito mais.

As redes sociais são um enorme potencial para atrair e fidelizar clientes. Elas são o elo mais próximo de relacionamento com este público, que está cada vez mais interessado em consumir conteúdo de qualidade.

Por isso, não subestime a capacidade das redes sociais de ser uma importante ferramenta de trabalho para o desenvolvimento e perpetuação do seu negócio.

Siga as nossas dicas de como melhorar o engajamento nas redes sociais e alavanque resultados em suas estratégias de marketing digital.

E você, usa alguma destas dicas? O que tem dado mais engajamento nas suas redes sociais? Conta aqui para gente!

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