Você alguma vez já deve ter se perguntado: por que é importante criar um site para minha empresa? Principalmente após a pandemia, ter um site se tornou algo essencial, principalmente para se manter de pé e não perder posição no mercado.
Infelizmente, vimos que diversas empresas quebraram e estão quebrando devido não terem se expandido ainda para a internet, esse que é o novo futuro das vendas e serviços.
Atualmente, um endereço na internet, atualmente é um ativo muito valioso para qualquer tipo de negócio, afinal, sabemos o potencial da internet e o impacto no comportamento da sociedade moderna.
Segundo o site Statista, hoje, o Google conta com pelo menos 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. E por incrível que pareça, o Brasil é o segundo colocado no ranking de País que mais utiliza o Google, perdendo apenas para a Índia.
Em suma, um site oferece uma ampla variedade de benefícios para empresas de todos os portes, e a maioria desses benefícios aumenta de valor exponencialmente a cada ano, assim como a própria Internet.
Além disso, ter um site para sua empresa não é apenas vender seus produtos e serviços – é também fornecer algo de valor para clientes em potencial.
Ainda ficou em dúvida? Confira a seguir 10 benefícios que mostram o porquê é importante criar um site para a minha empresa, entendendo na prática a necessidade que você precisa ter de se atualizar.
10 principais benefícios de criar um site
1. Um site aumenta a visibilidade da sua empresa
A capacidade de ser encontrado online, de qualquer lugar do mundo, é a melhor qualidade que uma empresa online pode ter no competitivo mercado digital de hoje.
Pense em como as transações comerciais não são mais restritas por cidades, estados e fronteiras nacionais. Pense em como muitas das empresas hoje fornecem produtos e serviços para pessoas que nunca precisaram se deslocar até suas lojas físicas.
Para facilitar sua compreensão, imagine que a cada segundo, seu cliente ideal participa de uma “conversa” online.
Portanto, se a sua empresa não tem um site para interagir com esse potencial cliente, isso quer dizer que você está fora dessa conversa global e que acontece a todo momento.
Criar um site se tornou algo verdadeiramente indispensável.
2. Ferramenta para compartilhar resultados
Um site é uma ferramenta valiosa que as empresas podem aproveitar para aumentar sua visibilidade e oportunidade de negócios, afinal, onde tem demanda tem oportunidade.
Mas, além disso, os sites funcionam como um local perfeito para apresentar sua história, missão, visão e valores, bem como seus produtos e serviços.
Dessa forma, contar sua trajetória, mesmo que você ainda esteja no começo é uma maneira consistente de mostrar seus objetivos para o seu público-alvo.
Sua mensagem também deve deixar claro como você pode resolver os desafios mais comuns desse mercado e o que o diferencia das outras opções. O objetivo de contar a história da sua empresa é atrair clientes em potencial adequados e fazer com que eles queiram se envolver com você.
Por fim, ter uma página em seu site dedicada a uma seção como “Sobre” ou “A Empresa” é uma forma de humanizar o seu negócio.
3. Seus maiores concorrentes já estão online
O simples fato de criar um site para sua empresa, pode colocá-lo um passo à frente da concorrência. Você precisa saber que os seus concorrentes diretos já estão ou logo vão estar no meio digital.
Além disso, mais do que preocupações com a vantagem competitiva da marca, não ter um site dá a você um fluxo de receita a menos para ajudar sua empresa a se manter lucrativa.
Com um site, sua empresa pode ser acessada por qualquer pessoa com conexão à Internet, em qualquer hora e de qualquer local. Os clientes em potencial terão a chance de ver seus produtos antes de tomar a decisão de comprar.
Portanto, não pense de maneira equivocada. Um site não é uma despesa, é um investimento barato próximo aos benefícios que irá gerar enquanto existir a internet.
4. Operar estritamente em uma plataforma de mídia social não é aconselhável
As redes sociais às vezes são consideradas mais efetivas na hora de divulgar uma marca na internet, porque são plataformas gratuitas e muitas vezes não requerem nenhum conhecimento técnico ou de codificação.
Além disso, a maioria das redes sociais é compatível com dispositivos móveis e os clientes costumam acessar suas próprias páginas de mídia social várias vezes ao dia.
Mas, não se engane! As redes sociais podem parecer absolutamente fantásticas, porém, o verdadeiro poder da presença online está no site, como dissemos no começo do artigo, onde ter um faz toda a diferença.
Criar um site e ter a presença digital nele oferece controle completo. Numa rede social, como o Facebook por exemplo, sua empresa fica à mercê desse formato e de suas regras, com ferramentas limitadas para personalizar a experiência do cliente e sujeito a violações de segurança, como ataques cibernéticos e exclusão da conta, caso seja considerada fora dos padrões da plataforma.
Já no site é diferente. Cada aspecto de um site é construído para refletir os negócios, sua marca, seus produtos, seu logotipo e sua história que está no centro de sua identidade.
5. Adapte-se ao aumento do tráfego do site e mantenha o site veloz
Às vezes, o site da sua empresa foi além do conceito de hospedagem compartilhada e precisa de mais espaço.
Neste ponto, você precisa considerar um servidor dedicado, de alta qualidade e acessível. Este é um tipo específico de hospedagem projetado para acomodar alto tráfego (mais de 100.000 visitas por mês ou mais).
Por exemplo, a Kinghost e Hostgator se diferenciam de outros hosts no Brasil, por fornecerem um suporte eficiente e qualidade na hospedagem, além de fornecer aos clientes SSL gratuito, e-mails ilimitados e muito mais.
Além desses servidores normais, atualmente é sugerido um servidor de CDN também, pois em maio de 2021, experiência do usuário em celular passou a ser uma exigência do novo algoritmo do Google, nomeado como: Google Page Experience.
Inclusive, se você quer manter o seu site otimizado, rápido e eficiente, nós da ATOM DIGITAL podemos te oferecer todo suporte, deixando-o otimizado e pronto para receber todo o potencial de tráfego que ele possui.
Precisa de um novo conceito na sua empresa?
Disponibilizamos algumas marcas já conceituadas pela ATOM. No botão abaixo você terá acesso.
Quero ter acesso6. Possibilidade de investir em SEO e obter maiores resultados
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) passou por uma grande transformação ao longo dos anos. Antigamente, era possível alcançar altas classificações nas páginas de busca colocando palavras-chave específicas em seu site tantas vezes quanto possível.
No entanto, atualmente, os algoritmos modernos foram atualizados para “pensar” como um usuário.
Nesse sentido, a experiência do usuário (UX) é um fator determinante para uma estratégia de SEO bem-sucedida.
Porém, muitos profissionais ainda não estão cientes desse fato, o que pode ser terrível, pois deixar de vincular a experiência do usuário ao SEO reduzirá o engajamento e as classificações de seus negócios.
Portanto, ter um site com um SEO onboard e offboard otimizado é essencial para garantir bons resultados.
Recomendamos nesse caso, buscar sempre por uma agência especializada em SEO, para lhe ajudar a construir um cronograma de palavras-chave apropriadas para o seu conteúdo, e explorar todo o potencial da sua empresa.
7. Possibilidade de construir autoridade na web
Você sabia que os consumidores leem entre 1 e 10 comentários antes de fazer uma compra na internet? Isso prova que as pessoas só querem comprar de marcas confiáveis.
Quando você tem uma presença sólida e autoridade online, é fácil para os clientes em potencial pesquisarem sua empresa (por meio do seu site) antes de comprarem de você.
Ademais, a maioria das pessoas não confia em uma empresa sem um bom site. Uma página limpa e moderna que é atualizada regularmente e aparece nos motores de busca é um aumento instantâneo de credibilidade. Os clientes em potencial confiarão mais em você e terão todas as informações de que precisam em um só lugar.
Portanto, não criar um bom site, significa que não irá existir relevância nas pesquisas locais, trazendo uma visibilidade online muito baixa ou inexistente.
8. Um bom site é importante para o atendimento ao cliente
Uma coisa que você tem que levar em consideração é que seus clientes não são todos iguais.
Alguns podem optar por fazer compras online, enquanto outros ainda contam com representantes de atendimento ao cliente para ajudar a fazer seus pedidos.
Então, certifique-se de gerenciar todas as expectativas de seus clientes, oferecendo diferentes opções de compras e serviços que atendam às necessidades de todos.
Além disso, o serviço completo de um bom atendimento ao cliente requer a experiência e a assistência de vendedores ou representantes que podem responder a perguntas, fornecer recomendações de produtos, desenvolver propostas personalizadas e resolver problemas dos compradores.
Portanto, a importância da comunicação baseada em site não pode ser ignorada. Ademais, a ajuda dos chatbots da Inteligência Artificial pode não ser capaz de fornecer aos visitantes do seu site as respostas de que precisam. Ter uma pessoa real que possa conversar e ajudar a melhorar a experiência do comprador pode ser uma garantia.
Lembre-se que uma boa experiência de atendimento ao cliente pode ajudar a melhorar seu site e tornar um simples visitante num cliente fidelizado.
9. Acompanhe as tendências de design do site
Um bom site é um site que está na moda. Nunca presuma que seu site não precisará de atualizações ocasionais ou de ser projetado novamente. Se o seu site tiver muito conteúdo, pode parecer inconveniente, mas vale a pena.
Não há uma maneira específica de implementar o design de layout de site perfeito. No entanto, há vários princípios básicos a serem considerados para garantir que sua página da web seja efetivamente amigável e comunicativa.
Considere os sites desenvolvidos antes que a navegação na Internet móvel se tornasse o padrão. Os sites criados para navegação em desktop são notoriamente difíceis de navegar em um telefone móvel. Dependendo do tamanho do telefone, o texto pode ser muito pequeno para ler ou os links muito difíceis de pressionar.
A experiência do usuário é um dos aspectos mais importantes de um site de negócios.
Certifique-se de verificar as tendências do site para cada ano que vem para saber como e quando você precisará se adaptar. É muito mais fácil fazer marketing para os consumidores com um site na moda do que com um desatualizado.
10. Faça com que especialistas façam postagens em seu site
Uma estratégia simples para construir autoridade é fazer com que especialistas relacionados ao seu campo façam postagens de conteúdo em seu site.
Isso torna mais fácil representar sua empresa como um líder em seu campo, quando figuras respeitáveis usam sua plataforma para compartilhar fatos e informações importantes.
Você vai querer ter como objetivo blogueiros convidados com experiência comprovada, não apenas indivíduos anônimos que compartilham conteúdo genérico. Planeje ter algumas postagens de convidados por mês.
Pode não ser sensato confiar apenas nos posters dos convidados. Lembre-se de que o objetivo é melhorar a percepção da autoridade de sua empresa no campo. Se você não adicionar sua voz à conversa, pode acabar prejudicando seus esforços.
11. Criar um site pode se tornar uma fonte de renda adicional
Além de materiais de marketing de conteúdo gratuitos, você também pode fornecer conteúdo pago por meio do seu site.
Se você é uma pequena empresa que ainda não se estabeleceu, é melhor esperar até ter cultivado seguidores leais o suficiente para começar a oferecer conteúdo pago. Fornecer conteúdo gratuito inicialmente ajuda a construir confiança e autoridade para persuadir outras pessoas a pagar por conteúdo fora do seu produto.
Esta é uma maneira ideal de desenvolver um fluxo de receita passivo que pode gerar mais receita para o seu negócio.
De acordo com dados financeiros recentes, esta também é uma das formas mais comuns para muitas pessoas (especialmente a Geração Y) de complementarem sua renda de trabalho nos últimos anos.
Considerações finais
Ter um site pode ser um divisor de águas para o seu negócio! Mas, não basta ter um site simplesmente.
É preciso que você torne o seu site uma parte integrante da vida de seus clientes, oferecendo ferramentas, recursos e a experiência personalizada que desejam.
Portanto, comece a empregar uma estratégia sólida no desenvolvimento ou atualização de seu site, com foco centrado no cliente e você verá o relacionamento com ele crescer, o que refletirá em sucesso e prosperidade para toda a sua organização.