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Por que a minha empresa precisa ter um site?

Porque ter um site? essa querendo ou não, é uma dúvida comum entre muitas pessoas, principalmente aquelas que estão entrando agora no mundo dos negócios digitais.

O mundo está migrando para a internet. É na web que centenas de milhares de pessoas se encontram todos os dias para fazer negócios e se entreter. Essas pessoas usam ferramentas de buscas para encontrar o que querem. O mais popular é o  Google, que recebe mais de 3 bilhões de pesquisas por dia.

Contudo, quase metade das pequenas empresas ainda hoje não têm um site, o que as coloca completamente fora do alcance de uma clientela ávida por produtos e serviços. 

E tem mais, vários estudos estimam que mais de 25% dos usuários da web clicam no primeiro resultado que aparece na pesquisa. Dessa forma, uma empresa sem site pode perder um grande número de visitantes todos os dias. É como se sua loja estivesse em uma rua super movimentada, mas de portas invisíveis. 

Entenda

Em resumo, um site oferece uma grande variedade de benefícios para empresas de todos os portes, e a maioria desses benefícios cresce exponencialmente a cada ano, seguindo o ritmo da internet. Além disso, construir um site para sua empresa não é apenas vender seus produtos e serviços, mas também fornecer aos clientes em potencial algo de valor

Se você ainda não se convenceu de como é importante ter um website, continue lendo esse artigo e entenda alguns pontos: 

Porque ter um site: benefícios que pode se ter

Um site pode aumentar a visibilidade da sua empresa no competitivo mercado digital. É   muito simples imaginar que em um mundo globalizado, as transações comerciais não são mais limitadas por cidades, bairros ou qualquer fronteira física. Imagine quantas empresas oferecem produtos e serviços para pessoas que nunca precisam ir a uma loja. A sua já é uma delas? Você consegue fazer isso sem ter um site? Provavelmente sim, mas não com a mesma eficiência e autoridade. 

Para facilitar a compreensão, imagine que a cada segundo seu cliente ideal está envolvido em uma “conversa” online. Assim, na internet, ele está “conversando” com outras empresas que oferecem produtos ou serviços que lhe interessam, seja por meio de sites, redes sociais, lojas virtuais, etc. Se sua empresa não tem um site para interagir com esse prospect, significa que você está fora dessa conversa global que está acontecendo o tempo todo.

Então, é hora de tornar seu negócio online visível  para as pessoas certas que querem encontrá-lo e fazer negócios com você.

Use o site para compartilhar sua história  

Considere o site como um espaço seu, único, e que representa o sonho do seu negócio, assim como sua sede física. Ele também é uma ferramenta poderosa que as empresas podem usar para aumentar sua visibilidade e imagem de autoridade com seus clientes. Mas além disso, um site é o lugar perfeito para mostrar sua história, missão, visão e valores, bem como seus produtos e serviços. 

Aproveite o espaço para mostrar sua história ao seu público-alvo.  Sua mensagem também deve descrever claramente como você aborda os desafios mais comuns nesse mercado e como você se diferencia de outras opções. O objetivo de contar a história da sua empresa é atrair os clientes em potencial certos e fazê-los querer interagir com você.

Outra seção importante no seu site é ter uma página dedicada ao “Sobre” ou “Empresa”. É uma boa forma de humanizar seu negócio e construir confiança. 

Seus maiores concorrentes já estão online

Pense bem. Seus concorrentes já podem ter um site e isso os coloca à sua frente. Isso porque  eles já perceberam que um bom site é outra maneira de gerar mais clientes, receita e valor geral para o seu negócio. Então chega de perder tempo. 

O site gera, automaticamente uma vantagem competitiva da sua marca, nenhum site pode reduzir seu fluxo de receita e mas sim, ajudar sua empresa a se manter lucrativa.

Com pouco investimento, você coloca a sua empresa à disposição de milhares de pessoas  a qualquer hora, em qualquer lugar. Portanto, os clientes em potencial terão a oportunidade de ver seu produto antes de tomar uma decisão de compra.

Entenda que o site não é uma despesa, mas um investimento, pois você deve esperar um retorno que vai acontecer em um determinado período de tempo. Contudo,  para que esse investimento valha a pena, você precisa garantir que seu site seja projetado profissionalmente, funcional, de carregamento rápido e informativo.

Não fique apenas nas redes sociais 

O boom das redes sociais nos últimos anos causaram uma falsa sensação de que elas resolvem o problema de falta de presença na internet. Não se deixe levar pelos números robustos que os engajamentos oferecem. Claro que elas têm seu papel, mas fazem parte de um combo de ações  de marketing digital mais amplo, e sozinhas, podem ser apenas uma atividade efêmera e sazonal. 

O fato de serem gratuitas faz brilhar os olhos dos empresários que acreditam estar economizando. Outro ponto interessante das redes sociais é que elas são compatível com dispositivos móveis e os clientes normalmente visitam suas páginas de mídia social várias vezes ao dia. 

No entanto, não se limitem a elas. A mídia social parece absolutamente fantástica, mas o verdadeiro poder da sua presença online é o site. As constantes mudanças no comportamento dos algoritmos, por exemplo, mostram que se não houver investimento e postagem pagas, o crescimento da presença digital acaba sendo baixo. Enquanto as buscas da internet que vão levar o consumidor a encontrar seu produto no seu site, é o que de fato vai fazer seu negócio crescer na web.  

Além disso, um site te permite um controle total de formato. Por exemplo, em uma rede social como o Facebook, sua empresa está sujeita a esse às regras delas, possui ferramentas limitadas para personalizar a experiência do cliente e é vulnerável a falhas de segurança, como ataques cibernéticos e exclusões de contas, se fatores externos forem levados em consideração. 

No site é diferente, porque cada aspecto do site é projetado para refletir o negócio, marca, produto, logotipo e história que estão no centro de sua identidade.

Nos sites você só precisa adaptar a linguagem e padrão para o que a experiência do usuário está desejando naquele momento. 

Quando fazer o upgrade do seu site  

Como dito no capítulo anterior, o site é adaptável. Não só em termos de design e conteúdo, mas também em sua capacidade de tráfego. Em algum momento de sua empresa, quando você se tornar um e-commerce, por exemplo, ou as visitas ultrapassarem mais de 100 mil usuários mensais,  você precisa considerar um servidor dedicado de alta qualidade e acessível. Este é um tipo específico de hospedagem projetado para acomodar alto tráfego (mais de 100.000 visitas mensais ou mais).

É bom lembrar que nem todos os servidores são criados da mesma forma.  Por exemplo, Bluehost se diferencia de outros hosts dedicados ao oferecer aos clientes um nome de domínio gratuito para qualquer serviço.  Alguns pontos que podem ser observados na hora de fazer um upgrade são armazenamento, preço e velocidade da página.   

O atendimento ao cliente no site 

Uma boa comunicação é essencial. Ela é tão importante quanto seu telemarketing ou quanto a moça do balcão que recebe o cliente presencialmente. Hoje em dia, os chatbots de IA ajudam como ferramentas tecnológicas, mas ainda não inventaram nada melhor que uma pessoa de verdade para atender um cliente.  

Isso porque os clientes não são todos iguais. Algumas pessoas podem optar por fazer compras online direta e sem intermediários, enquanto outras querem poder contar com representantes de atendimento ao cliente para ajudar a fazer os pedidos ou sanar dúvidas. 

Garanta que seu site vai conseguir gerenciar todas essas expectativas, oferecendo diferentes opções de compras e serviços que atendam às necessidades de todos. 

Então lembre-se que uma boa experiência de atendimento ao cliente pode ajudar a melhorar seu site e tornar um simples visitante num cliente fidelizado.

Permita que os clientes anunciem para você

Separe algumas áreas do seu site profissional para fazer o que se chama de prova social. Nesses ambientes coloque depoimentos de clientes que estão satisfeitos com seus depoimentos.  Se outros clientes em potencial puderem ver pessoas reais e reações reais, é mais provável que experimentem seu produto ou serviço.

Esse é o bom e velho boca a boca, que nunca vai deixar de ser o melhor marketing que existe. Mesmo que algumas empresas menosprezem essa ação, é importante saber que os clientes normalmente consultam os comentários de redes sociais e sites de empresas de reclamações para saber como elas estão ranqueadas. 

Marketing de afiliados também são uma boa opção 

Se você ainda não ouviu falar disso, pensem na Amazon ou aqui no Brasil, no Magazine Luiza. Eles oferecem seus espaços onlines e ajudam a vender seus produtos. Também pode ser feito com blogueiros que ganham um tipo de comissão com as vendas.   

O bom do marketing de afiliados é que todos ganham. Ele permite que proprietários de sites menores obtenham renda adicional por meio de vários afiliados e permite que as empresas aumentem o tráfego do site e a receita potencial por meio de parcerias com equipes de influenciadores.

Crie conteúdo e se torne autoridade na web 

Já comentei que os usuários da internet pesquisam muito antes de comprar um produto né. Pesquisas mostram que eles leem de 1 a 10 avaliações antes de fazer uma compra online. Isso quer dizer que o consumidor precisa estar seguro do que está fazendo, antes de colocar o número do cartão de crédito. 

Você vai conseguir conquistar um cliente criterioso, com uma presença de autoridade sólida online e um site profissional.

A maioria das pessoas não confia em empresas que não têm um bom site. Páginas limpas e modernas que são atualizadas regularmente e aparecem nos mecanismos de busca podem aumentar instantaneamente a credibilidade. Os clientes em potencial confiarão mais em você e terão todas as informações de que precisam em um só lugar.

Acompanhe as tendências de design do site

A experiência do usuário é um dos aspectos mais importantes de um site de negócios. E essa experiência precisa ser agradável sempre e acompanhar as mudanças de comportamento do ser humano. O jovem de hoje tem um gosto, um desejo, que pode não ser o mesmo do jovem de amanhã. 

Por exemplo, se você vende produtos para adolescentes, considere fazer mudanças temporais na sua linguagem, cor, apresentação e acompanhar a evolução das gerações. 

Entenda que seu site sempre vai precisar de atualizações ou reformulações ocasionais. Mesmo que pareça trabalhoso, principalmente se houver muito conteúdo, isso é extremamente importante. 

Embora não exista uma receita pronta para um design de sucesso, existem vários princípios profissionais básicos a serem considerados para garantir que suas páginas da web sejam efetivamente amigáveis, comunicativas e elegantes.

Observe, por exemplo, sites que foram desenvolvidos antes que a navegação na Internet móvel se tornasse a normal. Os sites eram muito difíceis de ler em celulares. Hoje é inconcebível um site ser construído sem ser amigável a diversos formatos de telas. 

Em 2018, cerca de 70% do tráfego da web agora vem de telefones celulares. Se você não adaptar seu site para atrair usuários de dispositivos móveis, isso afetará negativamente a experiência do usuário.

Aproveite o conteúdo viral

Os memes são essas piadas de internet que você recebe o tempo todo nas redes sociais ou nos aplicativos de mensagens. São tão passageiros quanto engraçados e você pode utilizá-los a favor do seu negócio sempre que tiver oportunidade. Para tanto,  fique de olho nas tendências virais que podem aumentar o reconhecimento e a conscientização da marca.  

Aposte nas piadas e tendências para chamar a atenção para o seu site, mas fique atento para elas sejam de bom gosto, ou você pode se tornar o próximo viral.  

Convide especialistas para fazer postagens  

Faça um planejamento realista em que um especialista possa publicar um artigo, uma vez por mês, por exemplo, em seu site. Atrelar a credibilidade dele a seu produto ou serviço é uma estratégia simples para construir autoridade

Isso porque é mais fácil para sua empresa representar líderes em campo quando pessoas conhecidas usam sua plataforma para compartilhar fatos e informações importantes. Os seus clientes vão agradecer pelo conteúdo relevante, se fidelizando. 

Outra dica é segmentar blogueiros convidados com experiência comprovada, não apenas indivíduos anônimos que compartilham conteúdo genérico.  É possível encontrar pessoas realmente boas com conteúdo interessante que podem agregar valor ao seu negócio. 

O objetivo é aumentar a conscientização sobre a autoridade de sua empresa na internet, então, lembre-se que você deve também estar presente nessas participações. Uma boa são entrevistas, lives e podcasts em que você pode interagir com o convidado. 

Uma fonte de renda adicional

O conteúdo pago é uma estratégia pensada a longo prazo. Contudo,  é possível fazer uma renda extra usando a  autoridade e tráfego de um site.  Livros, e-books, entrevistas, tem potencial para serem comercializados. 

O primeiro passo é oferecer conteúdo gratuito. Isso te ajuda a criar confiança e autoridade. Convença as outras pessoas a pagar por conteúdo além do produto. 

Em algum momento esta pode ser um jeito de desenvolver fluxos de renda passiva que podem gerar mais renda para o seu negócio.  

O resultado final

Acredito, realmente, que ter um site pode transformar o seu negócio. Mas isso não é o suficiente.  Dê a eles as ferramentas, recursos e experiências personalizadas que eles desejam.

Para conseguir, comece a adotar uma estratégia sólida ao desenvolver ou atualizar seu site. Entenda os desejos do seu cliente e os transforme em realidade, mesmo que seja no mundo virtual

Por fim, se você tinha dúvida do porque ter um site, esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudando na formação das ideias.

 

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