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14.09.2021 | Por: administrador

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4 dicas de marketing digital para empreendedores

No ano que vem acontecerá um marco na publicidade mundial. Segundo a eMarketer, o dinheiro investido em propaganda televisiva, que sempre levou a maior fatia do mercado de anúncios, pela primeira vez será menor do que o investido em propaganda digital…

Tempo de leitura: 13 minutos

Quando falamos de estratégia de marketing, podemos garantir que a realidade dos empreendedores de hoje é muito diferente dos de pouquíssimos anos atrás. É impossível falar, nos dias atuais, de um planejamento de comunicação que não inclua o marketing digital. Isso tem um motivo muito específico que é o aumento do número de pessoas presentes na internet. Somente no Brasil, segundo pesquisas recentes, mais de 150 milhões de pessoas acessam as redes diariamente. O ambiente online é fértil do ponto de vista de encontrar consumidores para seus serviços e produtos.  No post de hoje daremos dicas completamente gratuitas e aplicáveis para você atualizar o seu negócio. Confira:

Então, se os consumidores resolveram se reunir todos no mesmo baile, é para lá que você deve dirigir suas estratégias de publicidade. Veja só: o investimento em mídia digital avançou de R$ 2,43 bilhões em 2017 para R$ 2,92 bilhões em 2018, um crescimento de 20%. Embora o dado seja dos Estados Unidos, ele reflete um comportamento global. 

A receita da publicidade digital em 2018, na terra do Tio Sam, bateu os US$ 107,5 bilhões, 21,8% a mais que em 2017 (US$ 88,3 bilhões), segundo estudo encomendado pela IAB (Interactive Advertising Bureau) e realizado pela consultora PwC.

No Brasil, a internet também foi um dos poucos meios que tiveram alta, deixando para trás mídias impressas, televisivas e de rádio,  e ainda abocanhou a segunda maior parcela do total investido em anúncios no país. As informações são do Conselho Executivo das Normas-Padrão ( Cenp), que reúne as 78 maiores agências do país e cobre mais de 60% do total de investimento em mídia feito no Brasil. Lembrando que não foram considerados os investimentos de pequenos e médios anunciantes em plataformas digitais como Google,  Facebook e Instagram, que é, normalmente, o foco do pequeno empresário.

A primeira vantagem de investir no marketing digital é garantir uma comunicação bilateral onde o canal no qual tanto empresa quanto cliente, podem se falar de forma rápida. Hoje, se você não está online, você não existe de fato. Até a separação entre online e offline já caducou – tudo é uma coisa só. Os seus clientes já levam a internet no bolso, no relógio, no óculos, etc. De acordo com o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) existem 424 milhões de dispositivos digitais – computador, notebook, tablet e smartphone -, em uso no Brasil. Se o seu negócio está começando, lembre-se que ele também precisa começar no mundo online. 

Use as redes sociais

É difícil acreditar que sua empresa ainda não está presente em alguma rede social. Se não, mude imediatamente essa realidade. Hoje existem mais celulares do que pessoas no Brasil. A maioria destes aparelhos tem pelo menos o Facebook instalado, e abrir mão dessa ferramenta gratuita é um grande desperdício. Ainda de acordo com a FGVcia, ao todo, são 234 milhões de celulares inteligentes (smartphones). Ao adicionar notebooks e tablets, são 342 milhões de dispositivos portáteis em junho 2020, ou seja, 1,6 dispositivo portátil por habitante. Menos quando contabilizamos apenas os smartphones, a pesquisa aponta que permanece com mais de 1 por habitante em uso no Brasil. 

Em se tratando de mercado de celular, no Brasil cresceu 3% no primeiro trimestre de 2021, conforme revelou o estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker divulgado pela consultoria nesta quarta-feira (02). Nos três primeiros meses do ano, foram vendidos 11.873.760 aparelhos, sendo 11.167.500 smartphones e 706.260 feature phones, segundo a IDC Brasil.

No entanto, você pode estar pensando “mas eu já tenho uma página no Facebook”. Aí está. Todos têm, mas poucos conseguem ser ativos em todas as suas redes com conteúdos relevantes e atuais. Invista seu tempo nisso e crie um relacionamento duradouro com seus clientes. Escolha a rede social que mais conversa com seu público, e mantenha sua página relevante e ativa, para que possa engajar seus clientes.

Poste regularmente em um Blog

Já é rotina de consumidores pesquisar na web antes de comprar qualquer coisa – seja em um eCommerce ou em uma loja. Por isso você deve ter um blog. Não entendeu a conexão? É bem simples.

Quanto mais posts de blog você tiver – como este que você está lendo agora mesmo – melhor será a indexação do seu site no Google quando o cliente pesquisar o seu produto. É mais fácil uma pessoa encontrar a sua loja de bicicletas, por exemplo, se ele pesquisar “qual bicicleta comprar” e encontrar um conteúdo do seu site explicando como escolher uma boa bicicleta para iniciantes. Captou?

É uma estratégia importante de marketing de conteúdo digital. Além de gerar busca orgânica para seu site de vendas, o blog também gera autoridade no assunto. Quanto mais as pessoas entenderem que você sabe do que está falando, mais elas terão confiança em levar para casa seu produto.  

Mescle em seu conteúdo, textos onde você apresenta sua empresa e seu negócio, com dicas importantes do seu segmento. Isso vai deixar o consumidor informado sobre o negócio, mas ao mesmo tempo vai convidá-lo a voltar para pegar mais informações além de indicar o conteúdo para outras pessoas. A internet funciona muito bem com o famoso boca a boa só que de uma foma muito mais rápida. 

Tenha um site

Nos dias atuais, não ter um site é como não ter um cartão de visitas ao encontrar um potencial cliente. Vale ressaltar que ele precisa ter uma apresentação rápida e direta, que ele possa guardar e consumir depois. Vivemos um tempo em que as pessoas tem muita informação disponível e pouco tempo para aprofundamento.

Sem um site, o Google dificilmente elencará você entre as primeiras opções em suas pesquisas. É importante lembrar que existem diversos critérios que são considerados pelos sites de buscas, e implementar as técnicas de SEO é fundamental para manter seu site no topo  das pesquisas. Capriche no desing, invista em uma marca atrativa e use um layout condizente com seu perfil. 

Vale lembrar que apenas um site qualquer não é o bastante. Seu site deve funcionar perfeitamente em qualquer tela, seja no computador ou em um celular; ou seja, ele deve ser responsivo. Do contrário a navegação nas pequenas telas ficará seriamente comprometida, o que reduzirá o seu alcance com os clientes. Lembre-se que existem diversos tipos de dispositivos móveis e tecnologia disponível para atender a todas. 

Tenha um bom planejamento de marketing

Grandes multinacionais já fecharam as portas por falharem nesse quesito – imagine o quanto isso pode afetar pequenos e médios negócios. O planejamento de marketing é o que deve amarrar todos os seus esforços de propaganda e publicidade. A vantagem é que o investimento em marketing digital está muito abaixo dos investimentos em mídias tradicionais como televisão, jornais e revistas e mesmo assim também tem potencial de alcançar milhares de pessoas. É o grande lado positivo para os pequenos empresários, que a um clique em um impulsionamento, com a estratégia certa, pode chegar aos seu público, sem precisar investir muito dinheiro. 

No entanto, como se diz: barcos que remam para todos os lados não saem do lugar. Por isso o planejamento concentra e direciona os esforços no sentido dos seus objetivos preestabelecidos. Dê muita atenção ao seu posicionamento, mix de produtos, branding e outros termos que devem ser planejados e bem cuidados no marketing.

Estes são apenas alguns esforços que você mesmo pode colocar em prática. Mas, se quiser se concentrar apenas no seu negócio e deixar o marketing digital para especialistas que estudaram especialmente para isso, você deve procurar uma empresa de comunicação. 

Gostou deste texto? Escreva um comentário elogiando ou dando uma nova ideia ao assunto. Sua opinião é importante!

Boa sorte e bons negócios!

 

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