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13.02.2022 | Por: wsg-super-admin

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8 princípios para criar um site profissional em 2022

Tenha certeza que o sucesso de qualquer site depende inteiramente de como é o seu web design (Layout) e o que ele fornece para tornar boa a experiência do usuário (UX).   Isso significa que um site bem projetado, incluindo usabilidade e usabilidade, é o que determina o sucesso, o design visual vem em segundo […]

Tenha certeza que o sucesso de qualquer site depende inteiramente de como é o seu web design (Layout) e o que ele fornece para tornar boa a experiência do usuário (UX).   Isso significa que um site bem projetado, incluindo usabilidade e usabilidade, é o que determina o sucesso, o design visual vem em segundo plano nessa trajetória. 

Lembre-se, que seu site é a cara da sua empresa, uma extensão do seu negócio físico. A maioria dos clientes em potencial vai lá  antes mesmo de entrar em sua loja, por isso garanta que ele seja projetado com cautela. A falta de qualquer aspecto pode acabar destruindo a impressão de sua marca online.

O fato é que não existe uma maneira única de criar um site, porque cada cliente é diferente, mas algumas técnicas de design podem distinguir sites de sucesso de sites mal sucedidos. Veja a seguir.

Planejamento

O planejamento é fundamental para garantir o sucesso de qualquer negócio e, não é diferente com um site.  E para começar da forma correta, é importante que você tenha clareza dos objetivo do seu site, por exemplo: para sites de comércio eletrônico, o objetivo é fazer com que eles comprem o produto. Se o site for o portfólio de um fotógrafo, a linha de chegada deve estar na página de contato. Além de seus clientes potenciais, é importante também conhecer sua concorrência para entender o que fizeram para se posicionar no Google, quantas visitas eles recebem por mês e outros fatores que não iremos aprofundar nesta matéria.

O planejamento é importante porque é preciso entender o que leva o visitante a se transformar em um cliente e é a partir desse entendimento, que será um excelente resultado final.  

Se você quiser entender melhor e se aprofundar nesse tópico de planejamento, eu recomendo uma matéria li recentemente sobre o assunto. Ela esta em inglês, mas caso não domine o idioma, basta traduzir para português pelo próprio navegador. Clique aqui e acesse a matéria.

 

Home Page limpa e fácil de ler

É importante que o site tenha um bom desing de usabilidade (UX), que seja bonito visualmente, mas que também transmita de forma clara, amigável e objetiva o conteúdo de texto. Afinal, o texto é o seu manuscrito de vendas, é a sua oportunidade de apresentar o seu negócio.

O cérebro humano examina rapidamente o texto e encontra palavras-chave e frases que considera relevantes. Então, tudo que está escrito lá, será captado de alguma forma pelo leitor.

Os designers profissionais sabem bem como isso funcionam e apelam para as emoções. A ideia é que se tiver menos textos, os visitantes poderão processar e avaliar mais rapidamente o conteúdo exibido. No entanto, os visitantes não deveriam dedicar algum tempo para realmente ler o conteúdo do seu site? Tudo é bem relativo, mas vamos focar na atratividade. 

Ter uma página de destino elegante permite que seus visitantes vejam imediatamente o que você deseja que eles vejam. Obviamente, o texto e a frase de chamariz, as CATs, são necessárias e você deve dividi-las em grandes subtítulos ou parágrafos legíveis. O ideal é usar ícones e imagens como uma forma adicional de transmitir suas opiniões aos visitantes.

 

Apenas conteúdo relevante

Pare de tentar inventar a roda na internet. Aposte nas ferramentas e tendências que estão dando certo. Isso é primordial para evitar sinais mistos ou indesejáveis aos visitantes e buscadores. Pesquisas apontam que a capacidade de atenção de visitantes comuns é de 8 segundos, portanto, sua primeira impressão deve ser muito boa, como um peão que consegue se manter no boi bravo. Preste atenção nessas três dicas de ouro: 

  • Evite animações complexas;
  • Evite conteúdos longos; 
  • Remova imagens pesadas do site; 

Para otimizar o tempo dos seus visitantes, sem distraí-las e ainda assim transmitir a mensagem. A dica é usar conteúdos curtos, explosivos e poderosos e fotos ou ícones correspondentes separados por títulos claros e diretos.

Uma metáfora boa que já vimos por ai é: Imagine que seu visitante está em águas rasas e deseja ver conchas subaquáticas. Se a água estiver suja, lamacenta e cheia de algas marinhas, ele não consegue ver. Portanto, mantenha sua água limpa. Se você quiser entender mais sobre conteúdos, temos uma matéria para você começar, basta clicar no link.

 

Organização e consistência

O design profissional dos sites é sempre baseado na hierarquia de informações importantes. Por isso, organizar o conteúdo é obrigatório porque, como já falamos algumas vezes, o tempo é primordial para cativar o leitor. Diga em poucos segundos quem você entre os tantos concorrentes.  

Para tanto, use elementos de design como esquemas de cores, contraste, tamanho e espaçamento que melhoram a legibilidade do conteúdo e transmitem informações aos visitantes.

Preste atenção para combinar tópicos e elementos de design em cada uma das páginas. Pode-se entender que suas fontes, tamanhos, títulos, subtítulos e estilos de botão devem seguir o mesmo padrão em todo o site. Nada de colocar um botão vermelho do lado esquerdo em uma página e um verde do lado direito na outra. Isso pode gerar confusão e impaciência. Planeje tudo com antecedência. Finalize as fontes e as cores certas para seus textos, botões, etc, e mantenha-as ao longo do desenvolvimento.

 

Legibilidade de conteúdo

Quando dizemos que a legibilidade é uma das características mais importantes do web design para um site, queremos orientar para que seja seguido o padrão de sites simples de ler. Veja por aí. Pesquise e se inspire naqueles que te despertam essa sensação.   

A legibilidade da página é também um indicador da legibilidade de seu conteúdo de texto. Se os usuários não conseguirem reconhecer palavras, frases e sentenças e não puderem encontrar com eficácia as informações que procuram, quer dizer que o texto não é bom. A boa notícia é que existem diversas maneiras de melhorar isso, como encontrar o equilíbrio entre o texto e o fundo.

Entra também nesse tópico, o que diz respeito ao tamanho da fonte, que não pode ser pequeno ao ponto do leitor não conseguir enxergar, nem grande ao ponto de assustar o leitor ou tornar o layout ruim. 

Indico, por exemplo, o tamanho da fonte de 16 pt, que é bastante adequado para o texto, portanto, você deve começar com esta configuração. Às vezes, dependendo da família (estilo) da fonte, o tamanho pode precisar ser alterado.

Fontes com serifa e sans serif são ideais para texto online, pois elas fornecem a melhor legibilidade. As fontes de script manuscritas são realmente bonitas, todavia, reduzirão a legibilidade. Deixe estas para os convites para cerimônias. 

A menos que você queira aprender como criar uma página da web, usar mais de três fontes diferentes definitivamente afetará gravemente sua legibilidade, então, escolha uma para o título e outra para os textos. No máximo. 

Conheça vários formatos e possibilidades de conteúdos nesse link.

 

Navegabilidade

Especialistas garantem que a navegação é o que conquista os visitantes. Por isso, crie uma hierarquia lógica de página, com informações e botões que façam sentido. Siga a regra dos  “ regra dos três cliques” para que os leitores possam obter as informações em até três passos, no máximo. Passou disso, ele se cansa. 

Além disso, ter um site com navegação confiável ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar seu conteúdo (e suas classificações). Dentro desse aspecto, listamos algumas técnicas de design de blog que podem ser aplicadas a todos os sites, pois já se tornaram ações quase que intuitiva entre os internautas:

 

  • Clicar no logotipo deve levá-lo à sua página inicial.
  • Coloque o menu no título do seu site.
  • Use a navegação vertical, como menus de âncora, para páginas da web de rolagem longa.
  • Adicione links importantes ao rodapé, como links sociais, termos de uso, perguntas frequentes, informações de contato, blogs, etc.
  • Seu conteúdo importante deve estar sempre na primeira tela.

 

 Títulos centrados em palavras-chave

Nada melhor que, ao procurar um endereço na cidade, você conseguir se localizar rapidamente. Nas ruas, tempos quadras, números, cep e nomes de ruas. Se todas as informações estiverem claras, você encontrará seu destino e fará o que pretende. Na web, isso equivale aos títulos claros e concisos com frases-chave essenciais, que mostram aos visitantes que a procura acabou e eles estão no lugar certo. 

Dessa forma, você deve escrever algumas descrições sobre a empresa e seus negócios, não manchetes extravagantes e vagas. Claro, ele deve estar sempre no topo da página, acima da dobra.

O objetivo final dos visitantes é obter informações e, se o seu site for capaz de comunicar seus visitantes de maneira eficiente, muito provavelmente eles gastarão mais tempo nele. 

 

Faça uma página de FAQ

 

Tenha um espaço dedicado a responder perguntas. O local é chamado entre os profissionais de  Frequently Asked Questions (FAQ) e pode ser colocado no seu Sac, Atendimento, no menu ou no rodapé do site.  Isso pode garantir mais tempo do seu possível cliente no site, além de otimizar o tempo dele e o seu, ao responder as perguntas mais comuns deles. 

Por fim, projetar site é um processo criativo bem mais complexo do que parece. Por isso, busque inspiração e referências, além de uma empresa qualificada com experiência no trabalho de construção, design e programação

 

 

 

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