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Instagram para empresas: 5 dicas para usá-lo da melhor maneira

Em 2020 o Instagram divulgou ter atingido a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Popularidade e compartilhamento de imagens: dois pilares do sucesso do Instagram que por si sós são motivos atraentes para qualquer marca se estabelecer nessa plataforma, além, é claro, do potencial de alcance de público. Desses 1 bilhão, quantos poderiam consumir seu produto ou serviço?. No entanto, pensar na utilização do Instagram para empresas é expandir o alcance da marca, trabalhando os seus valores sob outra ótica e não necessariamente para vender diretamente. A dica aqui é se tornar visto, conhecido, querido e lembrado na hora que o momento de compra vier, por isso é importante saber usa-lo da melhor maneira.   

Diferentemente das outras redes sociais, o Instagram é movimentado somente por imagens e vídeos curtos no stories e reels, sendo o IGTV, um canal que permite ampliar as produções audiovisuais por mais tempo. Os perfis não podem postar textos longos ou qualquer outro conteúdo que não seja predominantemente visual. É por isso que a proposição de valores, para as marcas, é diferente: é preciso conquistar por imagens e não por palavras. Mesmo as imagens que não são fotografias, como artes e anúncios de produtos, devem conter poucas palavras. 

Para isso, preparamos uma lista com 5 dicas para sua empresa fazer sucesso no Instagram e impulsionar o seu marketing digital. Acompanhe!

 

1. Monte um planejamento

Como em qualquer outra ação de marketing, começar no Instagram requer um plano com diretrizes bem definidas. Você precisa definir qual é o seu objetivo ao criar um perfil, fazer um estudo a respeito do seu público-alvo, estabelecer um cronograma com a frequência de postagens e analisar os seus concorrentes.

Avaliando todos esses fatores você saberá definir qual posicionamento adotar e qual linha seguir nas postagens. Publicações programadas ajudam o perfil a manter um ritmo de atividade e atrair público na rede social. Uma agência de marketing tem profissionais especializados para isso. No entanto, é possível que você consiga fazer uma programação, se tiver algum tempo disponível para se dedicar a isso. 

Algumas ferramentas gratuitas e outras com algum custo permitem que você programe postagens para o Feed e IGTV por meses. Esses posts programados garantem o engajamento com o público e o alcance de novos usuários.  

Mesmo que seu objetivo seja vender sofás, por exemplo, é importante que no seu planejamento, você alterne as postagens das peças com dicas de decoração, por exemplo. Ou vídeos com especialistas no assunto falando das diversas formas de usar sofás, tecidos, peças decorativas, serviços de impermeabilização por exemplo. Uma empresa de consultoria pode usar o instagram como vitrine de seu conhecimento oferecendo pílulas das expertises que compõem seu time de especialistas.

Os stories, por exemplo, é um ambiente ideal para mostrar os bastidores empresariais, mas ainda não é possível programar, por isso deve ser alimentado diariamente. O conteúdo pode ser dia movimentado na fábrica, um processo diferente de produção que começa a ser implantado ou até mesmo um curso que esteja rolando. É neste espaço que se faz o tempo real da empresa, enquanto o feed, a linha do tempo, deve-se manter conteúdos menos perecíveis. 

Planeje cada ambiente do Instagram de acordo com sua capacidade de produção. É importante saber que a constância nas postagem cria fidelização de leitores e transmite a imagem de organização. Postar todos os dias é legal? talvez. Avalie o comportamento do seu público, quais dias eles interagem mais, e ajuste seu planejamento ao perfil dele.  Existem algumas métricas sobre quantidade de postagens nas redes sociais que você pode seguir até conseguir avaliar o perfil do seu público. 

 

2. Publique as melhores fotos e imagens

Se lembrarmos que todos jogam com as mesmas cartas, ou seja, só podem usar fotos e vídeos, a qualidade na produção é um dos fatores que irá diferenciar um perfil dos demais. È importante, então, trabalhar com um produto atrativo e publicar imagens deles;  Em casos de serviços ou uma oferta sem tanto apelo visual, pode trabalhar com fotos da sua rotina de produção e tentar dar uma humanizada maior no perfil da empresa.

As imagens precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa. Por exemplo, se você entra no Instagram para gerar novos leads, não deverá postar somente fotos dos seus produtos e mostrar as suas vantagens. Você também poderá atraí-los pagando por anúncios na plataforma, realizando promoções, concursos e incentivando o acesso ao seu site ou blog.

Sobre a frequência em se deve postar nas redes sociais, o site Viver de Blog publicou um levantamento que mostra que o ideal é postar de 1 a 2 vezes por dia. A verdade é que não há um padrão. Tudo dependerá mais do quanto os seus seguidores são participativos, se eles estão ativos por várias horas, ou somente uma vez ao dia, em dias alternados.

Um perfil de um portal de comunicação exige dezenas de posts por dia, enquanto o perfil de uma empresa de consultoria deve ser mais comedido, para não desperdiçar seu conteúdo nem sobrecarregar o leitor, que acaba enjoando e deixa de seguir o perfil. Um grande varejista de produtos para a casa, por exemplo, precisa estar sempre com suas campanhas atualizadas nessa rede, independente da quantidade, neste caso, o que vale está atualizado. 

 

3. Coloque um link na sua bio

A importância de colocar o link do seu site ou blog em uma outra rede social é gerar mais tráfego para os seus domínios. Todas as pessoas que acessarem o seu perfil terão logo de cara a sua descrição, que pode ter um link indexado. Assim, seus seguidores ficam apenas a um clique de algum outro canal da marca.

Vale lembrar que no Instagram, há apenas um espaço que aceita link e por isso ele deve ser bem aproveitado. Algumas ferramentas como o Linktree, permite que se crie um link que direciona o leitor para uma página fora da rede social, e lá você pode redirecionar para diversos ambientes como whatsapp, site, blog, localização, endereço físico, entre outras redes sociais. 

Páginas com mais de 10 mil seguidores ganham o direito do recurso “arrasta pra cima”, que permite a inserção de links também nos stories. Uma excelente maneira de levar leitores para outras paginas fora da rede social e aumentar o engajamento em seu site, por exemplo. 

 

4. Faça promoções e concursos

A ideia de realizar esses tipos de ações é aumentar o envolvimento dos seguidores com a marca. O propósito é oferecer um benefício para que os usuários possam compartilhar as fotos ou interagir de alguma forma com o seu perfil.

Por exemplo, se você tem uma loja de moda feminina com roupas da sua própria marca, pode promover um concurso pedindo para as seguidoras postarem uma foto com alguma peça adquirida e usarem uma hashtag exclusiva da ação. A foto mais aprovada (ou por qualquer outro critério) ganharia um prêmio da loja.

Em outros casos, é possível presentear através de sorteio, seguidores que curtem, marquem outras pessoas no post e indiquem a marca. Embora alguns especialistas não recomendam essa prática, ela pode ser usada para ações específicas de promoção de um produto ou serviço.  Os sorteios no Instagram podem garantir um elevado ganho de seguidores para os perfis, mas é importante atentar-se para as armadilhas dessa prática, que, no futuro, pode acabar prejudicando as métricas do seu perfil, faça com cautela, para não se tornar um perfil de sorteios. 

 

5. Interaja com os seguidores

É quase óbvio que a interação é muito importante por criar um maior vínculo entre marca e público. As pessoas que estão nas redes sociais estão em busca de contato, de conteúdo, e por que não, de atenção, muita atenção. Por isso, o ideal é participar junto os usuários de todas as formas possíveis.  Contudo, responda os comentários de perfis, curta as fotos dos seus seguidores, comente em outras publicações, compartilhe postagens e siga outras pessoas. Ser e parecer ativo é importante para gerar maior popularidade. 

Em uma estratégia de Instagram para empresas, o único erro que você não deve cometer é dar um tom comercial ao seu perfil. Contudo, por mais que o objetivo muitas vezes seja conseguir mais clientes, as relações características desta plataforma são mais informais. Por isso envolvem experiências que levarão os clientes a optar pelo seu produto por causa dessa interatividade. É o que se chama de reforço de marca. As vendas chegarão a médio prazo. 

Levando em conta tudo isso, você acredita na força do Instagram para empresas? Conte conosco para ajuda-lo no que precisar. Tel.: (62) 3242-5359

 

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