O marketing de conteúdo é hoje um dos pontos mais importantes para quem busca criar uma identidade e posicionamento na internet.
Imagine as vantagens de ter uma presença digital sólida diante de um enorme mercado que, só no Brasil, concentra mais de 100 milhões de usuários. Sem dúvidas, esse é o desejo de todas as empresas que olham para o futuro.
Mas, você sabe o que deve fazer para sua marca ser reconhecida e admirada por seu público na internet? Você deve investir em marketing de conteúdo!
Nesse artigo você vai descobrir como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa a engajar, cativar e fortalecer sua marca na internet e gerar mais vendas. Confira!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é todo conteúdo que se disponibiliza na internet com o objetivo de fortalecer a sua marca, sem necessariamente fazer publicidade.
Dessa forma, diferente do marketing convencional, ele tem objetivo de tornar sua marca uma autoridade em um determinado assunto.
Por exemplo, quando você pesquisa por um tema relacionado à saúde, já percebeu que diversos sites/empresas, aparecem no topo das pesquisas quase sempre?
Sites como esses, devido ao seu conteúdo de relevância e que corresponde muito bem a necessidade do usuário, se tornam referência no assunto, ganhando destaque dentre os demais.
O foco do marketing de conteúdo é oferecer essa relevância ao seu site/empresa, para que ele possa se destacar e ganhar relevância dentre os demais.
Na prática, o marketing de conteúdo são todos os posts, vídeos, infográficos, e-books, reviews, podcasts, newsletter, e webinars que sua empresa produz e disponibiliza na web para que seja pesquisado, lido explorado das mais diversas formas e por dezenas de centenas de milhares de pessoas
Por que investir no marketing de conteúdo?
Os hábitos das pessoas mudaram e isso forçou as empresas a se reinventarem para relacionar-se com seus potenciais clientes de uma maneira diferente.
O marketing tradicional tem perdido espaço com a ascensão da internet, que mudou o comportamento do consumidor.
Mais que comprar coisas e serviços, ele, atualmente, tem necessidade de conhecer quem está por trás desta compra. Que empresa é essa? é sustentável? é familiar? Há quantos anos atua no mercado? Os funcionários falam bem dela? Está envolvida em escândalos? entende do assunto que vende?
O marketing de conteúdo é uma maneira eficaz de engajar seu público, envolvendo-o e trazendo uma imagem positiva para a marca, através da criação de conteúdo relevante e valioso.
Através dele, você pode responder todas essas perguntas, criar um vínculo com o público e assim, fortalecer a imagem atrelada a todas as outras formas de marketing disponíveis.
Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa no Google “aspirador de pó”, é o primeiro passo em direção à compra. Nesse momento ela quer saber quais as melhores marcas, quais as características delas, e qual se adequa a suas necessidades.
Nesse momento o seu conteúdo, a sua autoridade deve se impor. Ao munir a internet produzindo conteúdos próprios que te coloquem na mira dessa pesquisa, você terá mais chances de efetivar uma venda para essa pessoa tão interessada em aspirador de pó.
Por isso também, as empresas têm investido cada vez mais no omnichannel, que no marketing de conteúdo digital, coloca esse pesquisador nessa nova jornada de compra, no caminho certo para chegar até sua empresa.
A internet é uma catalisadora de pessoas
Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários – um aumento de 7% em relação a 2019.
Dessa forma, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa. Imagina só deixar todas essas pessoas fora do seu alcance investindo apenas em panfletos e outdoors na sua cidade.
Você pode conquistar o mundo através da internet e o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para conseguir essa façanha.
Já uma pesquisa divulgada recentemente pela Agência Brasil, mostrou também que o crescimento do total de domicílios com acesso à internet ocorreu em todos os segmentos analisados.
As residências da classe C com acesso à internet passaram de 80% para 91% em um ano. Já os usuários das classes D e E com internet em casa saltaram de 50% para 64% na pandemia.
Sua empresa sendo referência
Seja muito cuidadoso com o que vai oferecer na sua estratégia de marketing de conteúdo digital. Isso porque a internet está repleta de empresas que produzem conteúdo genérico e sem personalidade apenas para abastecer seus blogs e redes sociais, mas sem ver resultados.
Para se destacar na multidão, é preciso criar conteúdo que tenha personalidade e esteja de acordo com o que a sua audiência procura.
É preciso ter uma estratégia, estudar as pautas, conhecer as pessoas, estar alinhado com o fúnil de vendas e entregar algo de valor que realmente resolva os problemas de seu público.
Seu público é mais formal? Invista em conteúdos com infográficos, notícias relevantes e novidades do segmento. Mas se tem um perfil mais despojado, aposte nos memes, vídeos e redes sociais que condizem com essa realidade.
Ter um blog, por exemplo, é uma estratégia básica do marketing digital para informar seu público e criar autoridade sobre o assunto. Ele ainda, além de textos, permite o uso de imagens, gráficos e até um videoblog.
Ensinando e cativando público
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada ajuda a construir um relacionamento de confiança com o público-alvo que transforma-se em disseminadores de sua marca.
O bom e velho boca a boca também está presente na internet, só que aqui, não se conta a história, se compartilha links e isso em pouquíssimos segundos, pode transformar a imagem da sua empresa.
Ter um público evangelizado traz muitos benefícios para sua empresa, pois apenas uma pessoa, ainda que não venha a se tornar seu cliente, é capaz de indicar seus serviços para dezenas de outros compradores, gerando um efeito em cadeia que resultará em um grande aumento da visibilidade da marca.
Para isso, é essencial ter um conteúdo que cative seu público e o ajude a solucionar seus problemas do dia a dia.
O marketing de conteúdo também oferece a oportunidade de educar o mercado em que você está inserido, explicando como funciona o modelo de negócios da sua empresa ou para que serve seu produto.
Mas, lembre-se de que educar o mercado não é ficar falando sobre seu produto, mas sim apresentar tudo brevemente dentro de um contexto alinhado aos objetivos de sua estratégia. Alterne conteúdos mais institucionais, com os que oferecem algum serviço de fato, como dicas.
Um bom exemplo, é uma empresa de cosméticos que mantém um blog com tutoriais de maquiagem e cuidados com a pele e cabelo.
Uma clínica de estética que tem um canal do Youtube para falar de beleza e novidades do segmento, sem necessariamente, falar da clínica ou dos seus procedimentos específicos.
Criando autoridade
Poucas empresas conseguem se tornar referência e ser uma autoridade em seu segmento de atuação. Essa é uma posição que exige tempo, dedicação e conteúdo de muita qualidade, algo que o marketing de conteúdo vai ajudar bastante.
Quanto mais as pessoas reconhecerem sua marca como uma autoridade, mais confiança elas terão para comprar de você, deixando rapidamente de ser visitantes e passando a ser seguidores e clientes.
Considerações finais
Conseguem enxergar como se converte conteúdo em vendas? O conteúdo bem elaborado e feito com planejamento é uma isca para atrair pessoas que se interessam pelo seu “assunto” e em seguida, pelo seu produto ou serviço.
E aí, pronto para atrair mais clientes com o marketing de conteúdo? Tem dúvidas ou sugestões? Não deixe de entrar em contato conosco dá Atom Digital sempre que houver qualquer dúvida sobre esse marketing digital.
Posicione sua marca no mercado.
Dê um UP no seu negócio, deixe mais claro a comunicação da sua empresa com seu público e marque presença no mercado.
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