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11.09.2021 | Por: administrador

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Marketing de conteúdo: entenda como fortalecer a marca da sua empresa

Imagine as vantagens de ter uma presença digital sólida diante de um enorme mercado que, só no Brasil, concentra mais de 100 milhões de usuários. Sem dúvidas, esse é o desejo de todas as empresas que olham para o futuro.

Imagine as vantagens de ter uma presença digital sólida diante de um enorme mercado que, só no Brasil, concentra mais de 100 milhões de usuários. Sem dúvidas, esse é o desejo de todas as empresas que olham para o futuro. Mas você sabe o que deve fazer para sua marca ser reconhecida e admirada por seu público na internet? Você deve investir em marketing de conteúdo!

Nesse artigo você vai descobrir como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa a engajar, cativar e fortalecer sua marca na internet e gerar mais vendas. Confira! 

O marketing de conteúdo é todo conteúdo que se disponibiliza na internet com o objetivo de fortalecer a sua marca, sem necessariamente fazer publicidade. Diferente do marketing convencional, ele tem objetivo de tornar sua marca uma autoridade em um determinado assunto. 

Por que produzir conteúdo?

Os hábitos das pessoas mudaram e isso forçou as empresas a se reinventarem para relacionar-se com seus potenciais clientes de uma maneira diferente. O  marketing tradicional tem perdido espaço com a ascensão da internet, que mudou o comportamento do consumidor. Mais que comprar coisas e serviços, ele, atualmente, tem necessidade de conhecer quem está por trás desta compra. Que empresa é essa? é sustentável? é familiar? Há quantos anos atua no mercado? Os funcionários falam bem dela? Está envolvida em escândalos? entende do assunto que vende? 

O marketing de conteúdo é uma maneira eficaz de engajar seu público, envolvendo-o e trazendo uma imagem positiva para a marca, através da criação de conteúdo relevante e valioso. Através dele, você pode responder todas essas perguntas, criar um vínculo com o público e assim, fortalecer a imagem atrelada a todas as outras formas de marketing disponíveis. 

Aqui neste tópico podemos abordar um pouco da nova jornada de compra do consumidor. Você é do tempo da lista telefônica de papel? Pense que agora, ao decidir comprar um produto ou serviço, as pessoas têm em suas mãos uma lista telefônica com empresas do mundo inteiro. E nem precisam se esforçar muito, basta uma pesquisa com uma palavra chave e a internet traz centenas de opções para ela. De notícias à imagens, além de listas e listas de empresas que tratam do tema.  

Quando uma pessoa pesquisa no google “aspirador de pó”, é o primeiro passo em direção à compra. Nesse momento ela quer saber quais as melhores marcas, quais as caracteristicas delas, e qual se adequa a suas necessidades. Ela ainda nem quer saber de preço. Nesse momento o seu conteúdo, a sua autoridade deve se impor. Ao munir a internet produzindo  conteúdos próprios que te coloquem na mira dessa pesquisa, você terá mais chances de efetivar uma venda para essa pessoa tão interessada em aspirador de pó. Por isso também, as empresas têm investido cada vez mais no omnichannel, que no marketing de conteúdo digital, colocar esse pesquisador nessa nova jornada de compra, no caminho certo para chegar até sua empresa. 

A internet é uma catalisadora de pessoas 

Marketing de conteúdo

Mas porque investir em conteúdo digital? porque as pessoas estão na internet e a tendência é que esse ambiente reúna mais e mais potenciais clientes. Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários – um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa. Imagina só deixar todas essa pessoas fora do seu alcance investindo apenas em panfletos e outdoors na sua cidade. 

Você pode conquistar o mundo através da internet e o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para conseguir essa façanha. 

A pesquisa, divulgada recentemente pela Agência Brasil, mostrou também que o crescimento do total de domicílios com acesso à internet ocorreu em todos os segmentos analisados. As residências da classe C com acesso à internet passaram de 80% para 91% em um ano. Já os usuários das classes D e E com internet em casa saltaram de 50% para 64% na pandemia.

Ok, falamos muito da necessidade de fazer marketing de conteúdo. Mas o que seria isso na prática? explicamos: são todos os posts, vídeos, infográficos, e-books, reviews, podcasts, newsletter,  e webinars que sua empresa produz e disponibiliza na web para que seja pesquisado, lido explorado das mais diversas formas e por dezenas de centenas de milhares de pessoas. Esses são só alguns exemplos de materiais que enriquecem a experiência do visitante e que podem motivar a conclusão de uma venda. Todo esse conteúdo organizado dentro de um planejamento bem estruturado atrai clientes que anúncios não conseguiriam. 

É inclusive, um consenso entre especialistas em comunicação, que os anúncios, quando usados em exagero e fora de hora, podem criar efeito contrário. Ao invés de atrair o cliente, ele pode espantá-lo, por ser inconveniente ou entrar no meio de uma matéria, por exemplo, interrompendo uma boa experiência a transformando em um transtorno. Por isso é importante ter um planejamento para todos os tipos de publicidade que deseja usar. O marketing de conteúdo digital é uma alternativa muito viável para contrabalancear as ofertas puramente de vendas. 

Sua empresa sendo referência

Seja muito cuidadoso com o que vai oferecer na sua estratégia de marketing de conteúdo digital. Isso porque a  internet está repleta de empresas que produzem conteúdo genérico e sem personalidade apenas para abastecer seus blogs e redes sociais, mas sem ver resultados. Mas o marketing de conteúdo vai muito além disso. É sobre saber o que está dizendo, ter criatividade, periodicidade e estratégia. 

Para se destacar na multidão, é preciso criar conteúdo que tenha personalidade e esteja de acordo com o que a sua audiência procura. É preciso ter uma estratégia, estudar as pautas, conhecer as personas, estar alinhado com o funil de vendas e entregar algo de valor que realmente resolva os problemas de seu público.

Seu público é mais formal? invista em conteúdos com infográficos, notícias relevantes e novidades do segmento. Mas se tem um perfil mais despojado, aposte nos memes, vídeos e redes sociais que condizem com essa realidade. Ter um blog, por exemplo, é uma estratégia básica do marketing de conteúdo digital para informar seu público e criar autoridade sobre o assunto. Ele ainda, além de textos, permite o uso de imagens, gráficos e até um videoblog. 

Ensine, cative, evangelize

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada ajuda a construir um relacionamento de confiança com o público-alvo que transforma-se em disseminadores de sua marca. O bom e velho boca a boca também está presente na internet, só que aqui, não se conta a história, se compartilha links e isso em pouquíssimos segundos, pode transformar a imagem da sua empresa. 

Ter um público evangelizado traz muitos benefícios para sua empresa, pois apenas uma pessoa, ainda que não venha a se tornar seu cliente, é capaz de indicar seus serviços para dezenas de outros compradores, gerando um efeito em cadeia que resultará em um grande aumento da visibilidade da marca. Para isso, é essencial ter um conteúdo que cative seu público e o ajude a solucionar seus problemas do dia a dia.

O marketing de conteúdo também oferece a oportunidade de educar o mercado em que você está inserido, explicando como funciona o modelo de negócios da sua empresa ou para que serve seu produto. Mas lembre-se de que educar o mercado não é ficar falando sobre seu produto, mas sim apresentar tudo brevemente dentro de um contexto alinhado aos objetivos de sua estratégia. Alterne conteúdos mais institucionais, com os que oferecem algum serviço de fato, como dicas. 

Um bom exemplo, é uma empresa de cosméticos que mantém um blog com tutoriais de maquiagem e cuidados com a pele e cabelo. Uma clínica de estética que tem um canal do Youtube para falar de beleza e novidades do segmento, sem necessariamente, falar da clínica ou dos seus procedimentos específicos. 

Crie autoridade

Mas não pense que essa é uma tarefa fácil. Poucas empresas conseguem se tornar referência e ser uma autoridade em seu segmento de atuação. Essa é uma posição que exige tempo, dedicação e conteúdo de muita qualidade. Quanto mais as pessoas reconhecem sua marca como uma autoridade, mais confiança elas terão para comprar de você, deixando rapidamente de ser visitantes e passando a ser seguidores e clientes. 

Conseguem enxergar como se converte conteúdo em vendas? o conteúdo bem elaborado e feito com planejamento é uma isca para atrair pessoas que se interessam pelo seu “assunto” e em seguida, pelo seu produto ou serviço.  E aí, pronto para atrair mais clientes com o marketing de conteúdo? Tem dúvidas ou sugestões?

Deixe seu comentário e conte para a gente!

 

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