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Teste AB: saiba o que é e como utilizá-lo para otimizar resultados

Sabemos que testar é o melhor caminho para perceber a receptividade do público-alvo em diversas ações de marketing digital.

Se uma empresa cria uma página de captura para aumentar as conversões do seu site, por exemplo, é importante testar pelo menos dois tipos de abordagem com algum elemento diferente para perceber qual traz resultados mais efetivos. Os testes A/B são muito utilizados nessa ocasião com o objetivo de otimizar os resultados.

Por meio deles é possível definir qual variável gera melhor resultado e você não perde tempo supondo o que a sua audiência gosta mais e/ou interage mais.

Os Testes A/B são muito usados no e-mail marketing, nos sites e em landing pages.

Continue na leitura para aprender como usar o Teste A/B de forma inteligente e gerar resultados.

 

Mas afinal o que são testes A/B?

O teste A/B são testes que utilizam uma variação entre algum elemento para definir  qual delas gera as melhores respostas.  Por exemplo, você pode testar dois formatos de landing page para determinar qual gera a maior taxa de conversão.

Uma denominada como tráfego Original e outra como Variante. A variante é a página com alguma característica diferente da original. Ou seja, se existe uma landing page para que os usuários baixem um e-book por exemplo, é importante criar outra apenas com um elemento distinto para testar.

Ou utilizar botões diferentes de Call To Action em cada uma delas, em uma você coloca o botão azul, em outra laranja, ou título com alguma palavra que difere do original.

Esse teste é fundamental para perceber qual a melhor abordagem para aumentar as conversões do seu site. As conversões podem ser qualquer ação que a sua empresa deseja que o usuário faça, ou seja, a realização de um cadastro, a compra de um produto ou a aquisição de um material rico.

É possível acelerar os seus resultados em qualquer uma dessas situações através da implementação do teste A/B.

Por isso é de suma importância testar títulos, imagens entre outros elementos que podem fazer com que a empresa tenha mais conversões em uma página do que na outra.

É importante saber também que os testes A/B não são testes multivariados, ou seja, que testam vários elementos. Então, se você mudar o título, a cor, o CTA e etc, você não está realizando teste A/B e sim trabalhando com outra abordagem.

O Teste A/B utiliza da modificação de apenas uma variável.  Fique atento a isso.

 

O que testar nos testes A/B?

Para que o teste seja eficiente é preciso diferenciar alguns elementos nas páginas de captura. Botões de conversão, títulos, imagens ou vídeos, a descrição do que está sendo ofertado,  campos de preenchimento do formulário, cores do layout, entre outras características. Dessa forma, será possível identificar qual estilo de landing page converte mais.

Abaixo, apresentamos algumas variáveis que são mais críticas no processo de geração de leads.

 

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • CTAs;
  • Imagens;
  • Organização dos elementos;
  • URL;
  • Campos de um formulário;
  • Informações sobre um produto numa landing page;
  • Elementos visuais como cores, setas, asteriscos, etc.

Por exemplo, se você for mandar um email que tal testá-lo com e sem alguma imagem? Você já parou para pensar como essa diferença pode impactar o seu lead?

Mudar a CTA de lugar? Colocar de um lado ou de outro da página, mudar a cor, o tamanho, o texto. Tudo isso são formas de onde você pode usar os Testes A/B

 

Por que os testes A/B são eficazes?

Uma das vantagens que o marketing digital oferece é a mensuração. É possível medir com precisão cada ação no ambiente online e o teste A/B é uma excelente ferramenta para medir a performance da empresa.

Além disso, é possível alterar rapidamente qualquer característica de uma campanha em andamento com o objetivo de potencializar os resultados. Através do teste é possível perceber qual estratégia aprimorar e qual caminho eliminar.

É importante destacar que as páginas de captura devem ser claras e objetivas, pois esse é um dos fatores que contribuem para o aumento das conversões.

Uma landing page confusa pode fazer o usuário abandonar a sua página em poucos segundos sem concluir a ação desejada.

Então se você está com uma taxa de cliques de abertura de emails muito baixa, ou landing com baixa taxa de conversão, vale a pena criar uma segunda versão para rodar um Teste A/B e verificar se essa nova versão garante um melhor resultado.

Como realizar o teste A/B?

Existem algumas ferramentas para testar as possibilidades e os diversos elementos de uma landing page.

O Optimizely é um dos softwares mais utilizados para efetuar testes a/b, além deste o Unbounce e o Visual Website Optmizer (VWO) também podem ser usados, bem como o próprio Google Analytics.

O único tipo de teste A/B que pode ser realizado sem ferramentas especializadas é o de emails. Para este tipo, uma ferramenta de email já consegue dar  conta do recado.

Significância Estatística

Um ponto a se considerar, entretanto, ao optar por realizar os testes A/B é levar em consideração a significância estatística. Ou seja, é interessante que você já tenha alguma base de leads para aplicar os testes, do contrário, os resultados podem não ser tão expressivos.

Sendo assim, se você ainda é iniciante no Marketing Digital, talvez o Teste A/B não seja válido estatisticamente. Além disso, a falta de volume pode levar a decisões prematuras e incorretas.

Outra consideração a se fazer e quem vem muito a calhar com a questão da relevância do número de contatos é entender que, do mesmo jeito, que se leva tempo para construir uma base de dados, leva-se tempo também para obter resultados satisfatórios com os testes A/B.

Quando você começar a fazer testes A/B, pode ficar tentado a conferir os resultados a cada minuto. Isso não vai fazer nenhum mal, mas você não medirá seus resultados reais, apenas monitorando seu teste.

O verdadeiro resultado de um teste A/B pode demorar horas, ou até mesmo dias, para ser revelado.

O período ideal para medir os testes é de, no mínimo, 15 a 30 dias, pois é um tempo considerável, por exemplo, para se certificar que o seu site recebeu um numero considerável de visitas e tenha significância estatística.

Principalmente, se o seu site ainda é novo e não gera tanto tráfego.

Agora, se depois deste período, o seu teste não apresentar resultados significativos quer dizer que ele não gera impacto relevante para a sua estratégia. É hora de mudar de teste!

Se a sua empresa ainda não realiza teste a/b no site comece imediatamente! Afinal, as marcas que

desejam ter sucesso e conquistar cada vez mais clientes através do marketing digital, precisam estar atentas às métricas de cada ação para potencializar os seus resultados e gerar negócios.

Ainda tem dúvidas sobre como aplicar o teste a/b no seu site? Deixe um comentário aqui no post.

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