Marketing digital: por que ter apenas um site não é o suficiente

29.12.2015 | Por: administrador

Em tempos de redes sociais, blogs, aplicativos e uma infinidade de outros canais de comunicação online, quem tem sua estratégia de marketing digital baseada apenas em um site corporativo corre sérios riscos de desaparecer.

O consumidor atual é omnichannel, isto é, relaciona-se por meio de diversas plataformas. Ele está mais próximo do que você imagina, a apenas alguns cliques. E se você não se permite essa proximidade, pode ser comparado a um eremita vivendo no alto de uma montanha. Muito poucas pessoas chegarão até a sua empresa.

O que queremos dizer é: ter apenas um site não é suficiente para fazer negócios no mundo digital. E vamos te mostrar o porquê agora mesmo. Pronto para mudar suas ideias e conceitos?

O consumidor online quer dialogar

Um site é uma página estática, que tem por objetivo apresentar sua empresa, seus produtos e serviços. As opções de interação com o público são restritas e as atualizações de um site são esporádicas, isto é, não há por que uma pessoa visitar com frequência sua página na internet.

Por outro lado, os consumidores estão em busca de diálogo, de interação, da construção conjunta das marcas. É por isso que as redes sociais são ideais para você construir uma audiência e mantê-la engajada ao seu negócio. Se você não está por lá, para muitos dos usuários você não existe.

Da mesma forma, se você não compartilha seu conhecimento na internet, não desperta interesse, não demonstra seu potencial, não atrai os olhares da sua audiência. E é aí que entram os blogs, os wikis, os fóruns, as redes sociais, os links patrocinados, o SEO, o e-mail marketing e tantas outras estratégias de marketing digital que facilitam esse contato e conectam você aos seus clientes.

Uma estratégia de marketing digital integrada é o que você precisa

Se o seu site está bem, obrigado, você pode se focar em desenvolver outros pontos de contato com seus clientes. Mas lembre-se que todos esses canais devem se conversar, devem ter objetivos próprios e servir aos propósitos do seu negócio, isto é, gerar receita.

Uma estratégia integrada de marketing digital contempla os seguintes passos:

  • Definição de objetivos, metas e métricas de desempenho;
  • Identificação das personas do seu negócio;
  • Produção de conteúdo de valor para o seu público;
  • Seleção dos canais a serem utilizados para distribuir sua mensagem;
  • Definição e distribuição do orçamento para cada canal de interação;
  • Cronograma de execução;
  • Implementação da estratégia;
  • Monitoramento de resultados.

Por que ter uma estratégia de marketing digital integrada

Poderíamos passar uma tarde toda listando os benefícios de uma estratégia de marketing digital integrada, mas vamos focar nos resultados mais imediatos, combinado?

  • Aumento da consciência da marca: mais pessoas conhecem e se relacionam com sua empresa;
  • Geração de leads: pessoas interessadas nos seus produtos e serviços interagem com mais frequência, fornecendo dados para um relacionamento mais próximo;
  • Conversões de vendas: com mais leads em contato com sua empresa, as oportunidades de vendas aumentam;
  • Conhecimento do público: com os dados e informações coletados com o auxílio de ferramentas de monitoramento, você conhece melhor seu público, seus problemas e necessidades;
  • Produtos e serviços de melhor qualidade: sabendo exatamente do que seus clientes precisam você desenvolve produtos e serviços mais adequados ao mercado, o que impacta também nas suas vendas;
  • Fidelização: a oportunidade de dialogar com sua audiência em diversos canais digitais amplia a credibilidade e confiança da marca, gerando clientes mais fiéis;
  • Retorno sobre o investimento: como todos os esforços de marketing digital estão focados nos mesmos objetivos, você potencializa seu ROI.

Você está contente com apenas um site ou quer potencializar seus resultados com uma estratégia de marketing digital integrada? A segunda opção parece mais vantajosa? Então não perca mais tempo, assine nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade que vai te ajudar a estruturar sua estratégia de marketing digital diretamente no seu e-mail!

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