Keyword Effectiveness Index: você sabe o que é isso?

keyword-effectiveness-index-voce-sabe-o-que-e-isso-atom

07/05/2017 | Por: administrador

Keyword Effectiveness Index: você sabe o que é isso?

Acha que marketing digital não tem nada a ver com matemática? Um índice importante para SEO e pesquisa de palavras-chave está por aí para provar o contrário. Mais conhecida como KEI, o Keyword Effectiveness Index (“Índice de Efetividade de Palavra-Chave”, em tradução livre), é, como o nome sugere, um número que representa a efetividade de determinados termos de busca e, mais importante ainda, sua concorrência. Ou seja, trata-se de um índice que revela ao analista de SEO se vale realmente a pena ou não investir em determinada palavra-chave. Ainda pouco conhecida e utilizada no Brasil, a KEI é uma carta na manga e um diferencial em relação a pesquisas de palavras-chave. E para obtê-la, basta dedicar poucos minutos a uma operação matemática simples.

Como funciona a KEI?

O princípio matemático da KEI é simples. Quanto maior o número da KEI, melhor é o índice de buscas daquela palavra-chave e, em contrapartida, menor é sua concorrência. Ou seja, quanto maior a KEI, melhor é a palavra-chave e mais efetiva será sua estratégia de SEO e fortalecimento daquele termo de busca. Porém, é importante pontuar que a KEI não é um número estável, mas sim um valor que pode diminuir ou aumentar conforme a variação de popularidade e concorrência daquele termo.

A KEI da palavra-chave “casacos de tweed”, por exemplo, pode ter um valor X em determinada estação em que esse tipo de peça de roupa não está em alta. Passado algum tempo, no entanto, os tais casacos podem voltar a ser tendência e a popularidade das buscas aumenta. Assim, a KEI tende a aumentar. Já se a competitividade da palavra “casacos de tweed” aumenta, a KEI deve diminuir. No entanto, há um princípio chave nessa lógica: se a popularidade e a competitividade de “casacos de tweed” cresce, proporcionalmente a KEI aumenta.

Para resumir em tópicos:

– Se a popularidade cresce, a KEI aumenta;
– Se a concorrência cresce, a KEI diminui;
– Se a popularidade e a concorrência crescem proporcionalmente, a KEI também aumenta.

Simples, não?

Qual é a fórmula para calcular a KEI?

A fórmula da KEI pode variar um pouco de fonte para fonte. Entretanto, a mais comum é KEI = P²/C, onde:
KEI = Keyword Effectiveness Index, o resultado da sua operação matemática;
P = Popularidade;
C = Concorrência.

Ou seja, lê-se KEI igual à Popularidade ao quadrado dividida pela Concorrência. Note que a popularidade possui um peso maior no cálculo da sua KEI, e, consequentemente, no resultado final. Para calcular a KEI, você deve alterar cada incógnita pelo número correspondente.

Calculando a KEI

Vamos usar como exemplo a palavra-chave “SEO”, com uma média de 10 mil pesquisas mensais no Google e uma concorrência de cerca de 500 mil resultados. Suponha que você precisa calcular a KEI dela.

KEI = P²/C
KEI = 10.000²/500.000
KEI = 100.000.000/500.000
KEI = 200

Se você já tiver feito sua pesquisa de palavras-chave, deve possuir uma extensa relação de termos de busca relacionados a “SEO’. Basta compará-los entre si e usar a KEI como um dos fatores de decisão e efetividade para medir o potencial sucesso de sua estratégia de SEO.

Você também vai gostar de ler

Como-montar-um-funil-de-vendas

10.10.2019 | Marketing Digital

Funil de vendas: exemplo prático de como funciona

Conquistar e converter clientes são metas que fazem parte da eterna busca das práticas de atração. Frequentemente estas ações estão acompanhadas da dúvida de como se chegar lá. Afinal, são muitos os recursos que podem ajudar a sua empresa...

Saiba Mais
Entenda-como-aplicar-Growth-Hacking-no-marketing

06.08.2018 | Marketing Digital

Entenda como aplicar Growth Hacking no marketing

Como uma marca crescente ou comerciante, você provavelmente já viu o GROWTH HACKING em ação, você conhecendo o termo especificamente ou não. Na verdade, está rapidamente se tornando uma das maneiras mais eficazes...

Saiba Mais
O-que-e-um-funil-de-vendas

02.08.2018 | Marketing Digital

O que é um funil de vendas

Também conhecido como Pipeline, o funil de vendas é um excelente modelo de estratégia, apresentando toda a jornada que o cliente faz desde seu primeiro contato com a empresa até a conclusão da venda.

Saiba Mais

Leve seu negócio para o próximo nível

Teremos nossa pele em seu negócio até que toque nos resultados.