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Google Analytics de forma prática

Qualquer que seja o ramo de atuação do seu negócio, entenda: ele precisa ter um site.

E se você já tem, entenda novamente: o Google Analytics é uma ferramenta indispensável.

Como sempre batemos nesta tecla aqui, ter um site, há tempos, deixou de ser um “luxo” para se tornar uma real necessidade, uma arma poderosíssima para trabalhar o seu marketing digital.

Mas apenas ter um site e não buscar entender como, de fato, ele pode ajudar você e os seus negócios é a mesma coisa de não ter.

Inclusive escrevemos um artigo inteiramente sobre a importância de se ter um site para profissionalizar o seu negócio.

É importante que você passe a ter uma “leitura” profissional de sua página, entendendo e otimizando os seus dados.

É neste ponto que o Google Analytics faz sentido.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que exibe diversas estatísticas de visitação de seu site e o ajuda a parametrizar e monitorar o seu trabalho, a fim de aumentar ainda mais o alcance e audiência do seu negócio.

E conhecer a sua audiência é extremamente importante para que ela se conecte a você de uma forma mais fluida e espontânea. O Google Analytics mostra onde o seu site está tendo sucesso e onde ele precisa melhorar.

Já pensou poder contar com uma ferramenta incrível dessa para te ajudar no seu trabalho de marketing?

Então continue na leitura deste artigo para saber sobre os benefícios, vantagens e entender mais sobre o poderoso Google Analytics de uma forma simplificada e clara.

 

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online do Google que, a partir da instalação de um código nas páginas do site, coleta informações dos usuários e as transforma em relatórios.

O objetivo principal do GA é entender o comportamento do usuário do seu site. Entre as métricas que o Analytics mostram estão:

– Números de visitantes;

– Visitantes que retornaram;

– Tempo de permanência no site;

– Origem do tráfego;

– Resultados de e-commerce;

– Dia, mês, horário que seu público mais acessa;

– Taxa de rejeição;

– Taxas de conversão;

– Resultados de campanhas;

– Mídias Sociais;

O Google Analytics é um verdadeiro mapa da mina para quem deseja aprofundar-se na interação entre os usuários de um site.

Precisa de ajuda com o google Analytics?

Comece hoje mesmo a analizar suas métricas da forma correta, fale conosco, podemos te ajudar.

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Como instalar o Google Analytics?

Como já citamos anteriormente, o Analytics é gratuito. O primeiro passo é ter uma conta no Google e criar uma na própria ferramenta.

Basta acessar o site e clicar em “inscrever-se”, seguir todos os procedimentos solicitados, e então sua conta no Analytics estará criada.

Em seguida, você receberá um código de acompanhamento que deverá ser instalado no seu site. Esse é um processo mais técnico, pois você deverá colar este código no código-fonte de todas as páginas que serão rastreadas.

Por isso, é importante que você conte com a ajuda de pessoas mais habilitadas para esta tarefa. Aqui na Atom, nós temos profissionais extremamente capacitados para executar todos os procedimentos em seu site.

É muito importante que esse passo seja feito de forma correta. Caso contrário, ele pode acabar não funcionando e causando futuros problemas.

Assim que tudo isso estiver pronto, você já terá acesso à interface principal do Analytics com um menu bastante amplo com as métricas disponíveis para análise.

Agora é hora de entender sobre elas.

Conhecendo as principais métricas

O Google Analytics possui uma infinidade de métricas, mas você não precisa entender sobre todas elas, porém as principais é importante que você se familiarize.

Afinal de nada adianta usar a plataforma sem saber se beneficiar do que de melhor ela nos oferece, que são as análises.

Para acessar as métricas mais importantes do Analytics é preciso que você acesse primeiro a página inicial.

Sessão ou Visitas

Métrica que mostra a quantidade de pessoas que acessaram o seu site em um determinado período de tempo, que pode ser de 7 a 30 dias.

Usuários ou Visitantes únicos

Essa métrica do Analytics mostra o número total de pessoas que entraram no seu site apenas uma vez em um determinado período de tempo.

Ou seja, se uma pessoa entrou no seu site uma vez hoje e uma vez ontem, ela será considerada uma visitante única para cada dia.

Taxa de rejeição

No Analytics, uma rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona apenas um único pedido ao servidor do Analytics, como acontece quando um utilizador abre uma página única do site e, em seguida, sai desta página sem acionar qualquer outro pedido ao servidor do Analytics durante essa sessão.

Essa taxa costuma ser alta em blogs, já que seus visitantes normalmente entram para ler um post e saem do site logo em seguida.

Então, é essencial que você prenda a atenção do seu leitor e faça ele sentir vontade de continuar no seu site, a fim de visitar mais páginas e artigos.

Duração da sessão

É o tempo que cada visitante gasta em uma sessão do seu site. Quanto maior o tempo, mais ele está interagindo e gostando do seu conteúdo.

Formas de Aquisição de usuários

Pelo analytics é possível identificar também de onde vêm estes usuários, por pesquisa orgânica, mídias sociais, busca direta e etc.

Vamos falar um pouco da cada uma dessas formas:

Busca orgânica/Organic Search

A busca orgânica mostra quantas pessoas acharam seu site através de sites de busca, como o Google.

É muito importante avaliar esse resultado, pois ele mostra o quão relevante seu conteúdo está sendo para as pessoas – além de lhe trazer informações sobre a eficácia do seu trabalho de SEO.

Social

Este aspecto mostra o alcance orgânico, ou seja, quantas pessoas acessaram seu site através de postagens em mídias sociais, como o Twitter e o Facebook, ou através de anúncios.

Assim, você consegue saber quais são as redes sociais que estão dando a você os melhores resultados e em quais mídias você precisa aumentar seus investimentos atuais.

Direct

Aquisições diretas são as pessoas que chegam a seu site digitando a url da página diretamente no navegador.

Por exemplo, se você digitar atomdigital.com.br o seu acesso será comutado como visita direta.

Referências/Referral

Referências são as visitas que chegam por meio de outros sites que utilizaram algum link direcionando para a sua página.

Uma técnica que pode ajudar bastante o aumento de valor dessa métrica em seu relatório é a construção de backlinks.

Esta atividade se baseia na coleta de links internos e externos em relação ao seu site.

Isso faz com que seu site seja melhor posicionado em todos os sites de busca.

O Google Analytics tem uma infinidade de métricas, e o que nós fizemos aqui foi mostrar apenas uma pequena parcela do que você pode encontrar na ferramenta.

Hoje, há muitos meios de se divulgar os seus produtos ou serviços. Portanto, é imprescindível saber quais desses canais são realmente lucrativos.

A partir dos relatórios disponibilizados pelo serviço, é possível definir metas para a sua página na internet. Dessa forma, você será capaz de acompanhar o desempenho do seu site e, consequentemente, do seu marketing online.

E você, já usa o Google Analytics no seu site. Se não, comece agora mesmo a emprega-lo em suas estratégias digitais e veja os resultados positivos.

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