Entenda como criar anúncios e gerar receita com o seu site

08.11.2019 | Por: administrador

Criar anúncios para o seu site ou blog e ganhar dinheiro com isso! Veja o que você precisa fazer.

Existem várias formas e ferramentas dentro do marketing digital para monetizar o seu site ou blog. E uma delas é criar anúncios para ser exibidos nas suas plataformas de conteúdo por meio do Google Adsense, um serviço gratuito e simples para produzir anúncios segmentados e receber receita por meio deles.

Se você se interessou em saber como exibir anúncios relevantes e envolventes no seu conteúdo on-line é hora de entender a funcionalidade de uma das maiores plataformas de anúncios do mundo.

Como funcionam os anúncios no Google Adsense?

Antes de saber como funciona a exibição dos anúncios no Adesense, é importante você saber primeiro o que é o programa e como utilizá-lo.

Talvez você ainda não saiba o que é o Google Adsense, mas, com certeza, já o viu em ação. Sabe quando você está navegando pelo seu site ou blog favorito e vê que aparecem alguns anúncios em vários formatos em diversas regiões da tela? Pois é, há grandes chances de estes banners ou anúncios terem sido exibidos por meio do Google Adsense.

Mas de onde vêm estes anúncios? Todos os dias, milhares de pessoas e empresas criam e pagam por anúncios para promoverem os produtos delas, por meio de uma outra ferramenta do Google que é o Google Ads. Veja o que é e como funciona esta plataforma aqui. 

Com o seu cadastro no Adsense, você, então, disponibiliza espaço e permite que estes anúncios, criados anteriormente pelos anunciantes, sejam exibidos no seu site.

 

Como se inscrever no Google Adsense

A primeira coisa é se inscrever, gratuitamente, na plataforma por meio de um cadastro simples. Em um formulário de inscrição, basta inserir as informações do seu site, seu endereço de e-mail do Google, telefone e endereço postal.

 

Este cadastro permitirá ao Google um bom conhecimento sobre o conteúdo das suas páginas e assim disponibilizará os anúncios que serão mais atraentes e segmentados para o seu público.

 

Vale lembrar que os anúncios só serão exibidos em sua pagina se você tiver um domínio próprio. Blogs e sites hospedados em subdomínios como Tumblr, Blogspot e WordPress não são aceitos. Nesse caso, é importante que você adquira um domínio próprio no site Registros.br para conseguir criar os seus espaços de anúncio no Adsense.

 

A partir do momento em que você concordar com os termos de uso da plataforma e o seu cadastro for aprovado, você vai estar apto a exibir anúncios em seu site ou blog e gerar receita a partir deles.

 

Como ganhar dinheiro com os anúncios no Adsense

A esta altura você já deve ter entendido que o Google Adsense é uma plataforma que vai te ajudar a monetizar o seu site ou blog por meio de anúncios que serão exibidos em sua página.

 

Mas e como estes anúncios viram dinheiro?  Existem duas formas de criar os anúncios e gerar renda a partir deles. São elas:

 

Custo por clique (CPC): Nesta opção, você será pago sempre que alguém clicar em um anúncio que estava em sua página. É preciso entender aqui que este clique precisa ser qualificado, ou seja, se alguém clicar sem interesse real e em seguida sair, este clique não será considerado.

 

Custo por Mil Impressões (CPM): Você recebe por visitantes em sua página, pelo tráfego que seu site ou blog possui. É como se um anúncio fosse impresso cada vez que alguém acessasse a sua página. Uma opção vantajosa para as páginas com grande número de views.

 

Como você recebe a renda gerada pelos anúncios

No processo de cadastro no Google Adsense será solicitada a informação de seus dados bancários. É por meio destes dados que o dinheiro gerado com os anúncios será creditado para você mensalmente após você atingir o limite mínimo de pagamento.

 

Por exemplo, se o limite mínimo da sua conta for R$ 100,00 e o seu saldo alcançar este valor durante o mês de janeiro, você receberá o pagamento no final de fevereiro. Se não alcançar o limite mínimo, o saldo será acumulado para o mês seguinte e assim continuará até que seja atingido o limite.

Veja mais detalhes sobre como funciona o pagamento no Google Adsense. 

 

 

Anúncios segmentados de acordo com o seu público

O Google Adsense exibe automaticamente os anúncios que têm mais a ver com o seu público e com o que ele gosta de consumir.

 

Mas você pode personalizar estes anúncios escolhendo entre uma diversidade de tamanhos e formatos para combinar com a proposta do seu site ou blog.

Além disso, você escolhe também os locais onde eles aparecerão e, caso apareça algum anúncio do qual você não gosta em sua página, você tem ainda a flexibilidade para removê-lo. Assim, pode excluir da exibição categorias cujo conteúdo seja sensível ou peças de anunciantes indesejados.

 

Viu só como criar anúncios para ser exibidos em suas páginas por meio do Adsense pode ser uma estratégia de marketing bastante eficaz?

 

 

Tipos de anúncios do Adsense

O Adsense permite uma variedade de formatos de anúncios. Veja:

 

Anúncios de texto

Os anúncios de texto são os mais simples e tradicionais que você pode exibir em sua página. São conhecidos como links patrocinados e aparecem, normalmente, com um título, uma breve descrição e um link que direciona a pessoa para o site do anunciante.

 

Anúncios gráficos

São banners de vários formatos e tamanhos que podem sem disponibilizados em locais específicos da página, normalmente no topo, na lateral ou no rodapé. São mais de 15 opções de layout e é uma das opções mais usadas por quem cria anúncio no Adsense.

 

Rich Media

São anúncios interativos: HTML, Gifs, vídeos e animações. São também banners, porém com o recurso da interatividade.

 

Chamam bastante a atenção do usuário e torna-se quase irresistível para o clique. É bom deixar claro também que, apesar de altamente atraente este recurso, ele pode também prejudicar a experiência do usuário se for utilizado com pouca cautela. Afinal, quase ninguém se sente à vontade em uma página com vários recursos que tiram, o tempo todo, a atenção.

 

Blocos de links

Os blocos de links apresentam uma série de tópicos com anúncios que se relacionam diretamente com os conteúdos do seu site ou blog. Mas, neste caso, o usuário não é direcionado para a página de um anunciante e sim para uma página contendo vários anúncios do Google. Se nesta página ele clicar em alguma oferta, aí você recebe.

 

Mas, afinal, quanto você pode lucrar ao criar anúncios no Adsense?

Talvez a pergunta que mais esteja te incomodando agora é sobre o quanto você pode lucrar ao criar anúncios no Google Adsense. Você já entendeu o que é a plataforma, viu como funciona e para que serve, mas tenho certeza que gostaria de saber, em valores, o que o Adsense pode render a você.

 

Mas a resposta é que tudo isso depende – e muito –de uma série de outros fatores.  São variáveis que, certamente, irão influenciar na renda final, com, por exemplo, a quantidade de tráfego na sua página – quanto maior o número de visitas, maior as suas chances em converter os anúncios em lucro -, a quantidade de anunciantes em seu nicho, o tipo de conteúdo que você produz e etc.

 

Por isso, a importância em produzir um conteúdo de qualidade e extremamente original, usar as palavras-chave adequadas, além de estar sempre aperfeiçoando e otimizando os seus textos de acordo com as regras de SEO. Veja como otimizar os seus textos e conseguir melhores posições nos buscadores.

 

Outra dica que pode ajudar você na hora de criar os seus anúncios no Adsense é posicioná-los estrategicamente em locais que estejam visíveis aos usuários, mas que não comprometa a experiência de leitura deles. Como dissemos antes, ninguém gosta de navegar por uma página poluída e cheia de banners e notificações.

 

Para isso, é fundamental fazer diversos testes. Coloque o anúncio no topo da página, depois no rodapé e, em outro momento, nas laterais, e compare a quantidade de cliques obtidos ao final de um período. O melhor posicionamento deve ser mantido.

 

Anúncios no Adsense: vantagens e desvantagens

 

Como tudo na vida, criar anúncio no Google Adsense tem também os seus prós e contras. Continue lendo para saber se esta é a melhor ferramenta para a sua proposta:

 

Vantagens:

Anúncios segmentados de acordo com o seu tema

Uma das vantagens do Adsense é que ele possui um algorítimo que distribui estes anúncios de acordo com a proposta de cada segmento. Então, a probabilidade de clique é bem maior, uma vez que o usuário se identificará com mais facilidade com aquele tipo de anúncio.

 

Variedade de formatos

O Adsense possibilita uma grande variedade de formatos, como links, vídeos, gifs e muito mais. Então você pode decidir o que tem mais a ver com o seu público e as preferências dele, além de poder fazer vários testes para descobrir.

 

Você pode remover anúncios que não te agradam

A ferramenta permite que você exclua anúncios os quais você acha que não possui identificação com a sua página ou público.

 

Possibilidade de ganhar dinheiro com os anúncios

Sem dúvidas, esta é a maior vantagem. Com os anúncios do Adsense em sua página, você tem a possibilidade de gerar renda cada vez que alguém clicar neste anúncio, se a modalidade escolhida tiver sido a CPC, ou, para quem opta pela CPM, receber automaticamente o valor sempre que a página for acessada.

 

Desvantagens

 

Páginas iniciantes podem ter dificuldade

Uma das variáveis mais determinantes para o que você pode gerar de receita no Adsense é, sem dúvida, o tráfego do seu site e blog e o tipo de visitantes. Quanto maior e mais qualificado for o seu público, maior a sua chance de conseguir receita com os anúncios.

 

Por isso, páginas iniciantes podem ainda encontrar alguma dificuldade até conseguirem construir uma audiência qualificada.

 

Pode comprometer a experiência do usuário

Não adianta você achar que, por criar anúncio no Adsense, você pode abandonar as outras técnicas e não se esforçar para produzir um conteúdo de qualidade. Os anúncios, por si só, não serão suficientes para que você converta em lucro as visitas no seu site. Além disso, é necessário usá-los com muita cautela para não prejudicar a experiência do usuário e você, então, perder, cada vez mais, audiência.

 

O retorno nem sempre é rápido

O Adsense possui uma política de pagamento bem criteriosa. É preciso atingir um limite mínimo e o valor só é creditado no mês seguinte. Então se você busca uma fonte de renda imediata, talvez não seja a mais indicada.

 

Pronto, agora você já sabe como inserir anúncios no seu site para obter renda a partir deles! Sabe sobre as vantagens e desvantagens desta técnica e, para mais dicas de como melhorar o seu site e se destacar na web, veja nossos outros artigos. Ah, e se gostou do nosso conteúdo não deixe de compartilhá-lo!

 

Posts Relacionados

vantagens-de-investir-em-marketing-de-conteudo
  • Data: 08.07.2021
  • Por: Por: administrador

6 vantagens de investir em marketing de conteúdo

A internet faz parte do cotidiano de cada vez mais consumidores e o marketing está acompanhando essa tendência com diversas técnicas se popularizando, como páginas em redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, dentre outras.

Saiba Mais

SEU NEGÓCIO NO TOPO?

VAMOS CONVERSAR

icone do titulo Certificações

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale conosco pelo Whatsapp