Google (Ads) AdWords: o que é e como usar?

10.11.2019 | Por: administrador

Google (Ads) AdWords: o que é e como usar?

O Google Ads, anteriormente chamado de Google AdWords, é uma das principais ferramentas para geração de receita e campanhas de sucesso no marketing digital. O recurso se aplica a diversas estratégias e permite investimento de diversos valores para apresentar sua marca como a solução para a busca do usuário.

A ferramenta trabalha com links patrocinados que podem ser vistos em links em destaque no resultado de uma busca, em um banner de anúncio em um site e nos anúncios antes ou durante vídeos do YouTube. Mas você sabe como ela pode impulsionar sua marca?

Confira a seguir o que é o Google Ads, como ele funciona, quais os benefícios para o seu negócio e saiba como criar uma conta.

O que é Google Ads?

O Google Ads é o serviço de publicidade online do Google que permite a criação de campanhas e a exibição de links patrocinados em forma de anúncios. A ferramenta funciona a partir da pesquisa de palavras-chave e exibe o seu link juntamente com uma pequena caixa que traz o termo “Anúncio”, identificando se tratar de uma publicidade.

A cobrança dos anúncios é feita no sistema de CPC (Custo Por Clique), o que significa que o anunciante não é cobrado apenas pela exibição do anúncio. Na prática, o investidor só paga em caso de interação do visitante com a página do seu negócio, ou seja, quando tiver clique no anúncio.

Formatos de anúncios no Google Ads

O Google Ads permite a criação de anúncios em quatro formatos:

  • Textos

Formados somente por palavras, possuem alto poder de alcance quando os usuários fazem pesquisas no Google. É recomendado informar detalhes extras e dados de contato para chamar mais atenção dos possíveis clientes.

  • Gráficos

Podem ser estáticos ou interativos e têm o objetivo de apresentar o produto ou serviço de forma mais visual, atingindo clientes de sites parceiros do Google.

  • Vídeos

Anúncios em vídeo exibidos online em vídeos autônomos ou em conteúdos de streaming de vídeo. Proporciona uma experiência nova e atraente aos clientes, alcançando usuários de sites parceiros do Google

  • Aplicativos

Anúncios que têm o objetivo de estimular o download do seu aplicativo por meio de uma loja ou em um link direto para o aplicativo. São exibidos em dispositivos relacionados com o seu conteúdo.

Tipos de anúncios do Google Ads

  • Rede de Pesquisa

Os anúncios aparecem de acordo com a pesquisa feita pelo usuário diretamente no site do Google ou de parceiros. São exibidos no contexto da palavra-chave pesquisada, por isso aparecem para quem já demonstra interesse em sua marca, gerando tráfego qualificado.

  • Rede de Display

A Rede de Display apresenta o produto ou serviço visualmente para usuários que visitam grupo de sites parceiros do Google. Os anúncio do Google Ads podem ser estáticos ou animados, garantindo maior visibilidade entre seu público-alvo.

  • YouTube Ads

Anúncios para exposição de marcas, produtos e serviços nas formas In-Stream, que são vídeos de até 30 segundos reproduzidos antes de iniciar o vídeo escolhido pela, e TrueView, similar aos links patrocinados do Google que fazem com que seu vídeo apareça em destaque de acordo com a palavra-chave.

  • Google Shopping

Ferramenta de comparação de preços entre artigos de e-commerces. Os produtos são enviados para o Google Shopping e podem ser impulsionados para que apareçam com maior destaque na rede de pesquisa.

  • Aplicativos

São anúncios promovidos nas redes de pesquisa e de display que estimulam a interação do usuário ou o download do aplicativo.

  • Remarketing

São anúncios apresentados para usuário que já acessaram seu site ou loja virtual, mas saíram sem efetuar uma compra ou preencher um formulário. Esse tipo de anúncio permite que sua empresa permaneça visível para potenciais clientes que já demonstraram interesse em seus serviços, sendo eficiente na conversão.

Benefícios do Google Ads

  • Segmentação

As respostas apresentadas pelo Google Ads são resultado de uma pesquisa particular e de uma necessidade identificada pelo histórico de navegação do usuário. Por isso, é possível determinar fatores específicos que ajudam a plataforma a entregar a sua mensagem ao público certo no momento exato.

As principais formas de segmentação são por tipos de sites, idade, local, idioma do usuário, dias e horários para a divulgação e tipo de dispositivo nos quais o anúncio vai aparecer.

  • Controle do investimento

A cobrança no Google Ads é feita com base no sistema de Custo por Clique, que permite que o anunciante só pague quando tiver resultados, além de definir limites de gastos diários, mensais ou por campanha.

  • ROI (Retorno sobre investimento)

O Google Ads permite mensurar o desempenho de cada campanha através do número de impressões, cliques e conversões no site. Com isso, pode-se controlar o investimento e realizar ajustes no orçamento e nos anúncios de acordo com a necessidade.

  • Custo

A criação de uma campanha de links patrocinados no Google Ads apresenta menor custo do que as mídias tradicionais, além de permitir o acompanhamento do retorno sobre o investimento.

Como anunciar no Google Ads

  1. Criação da conta

Basta acessar o site do Google Adwords e fazer seu cadastro. Caso já tenha uma conta Google, é possível usar os dados do Gmail para continuar.

  1. Criação da campanha

Após acessar o painel do Adwords, é necessário clicar na opção “Nova campanha” para criar o anúncio.

  1. Definição do tipo de publicidade

Após definir a estratégia, basta selecionar entre as opções de Rede de Pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, YouTube Ads, aplicativos e outros.

  1. Configuração da campanha

Nesse momento é preciso preencher as informações solicitadas pela plataforma e incluir as metas, que são as ações que você deseja que os usuários tomem.

Também é nessa etapa que deve-se inserir o endereço do site, o nome da campanha e seus detalhes, como local, idioma e orçamento.

  1. Criação do anúncio

Após o preenchimento das informações, vêm as definições da parte visual do anúncio. Deve ser definido o que vai aparecer no título, na URL e na descrição do anúncio, entre outros.

  1. Revisão e publicação

Antes da publicação, deve ser feita uma revisão completa da campanha. Com tudo certo, é hora de iniciar a divulgação e começar a mensurar os resultados dela.

Estrutura do anúncio no Google Ads

URL final: é o endereço para onde o usuário vai ser direcionado após clicar no link, porém não aparece no anúncio.

Título: é a primeira linha do anúncio. O seu cadastro é feito em 3 linhas de 30 caracteres separadas no título por um hífen.

Caminho: é um endereço mais curto que inclui automaticamente o site cadastrado na URL final e permite a inclusão de duas subcategorias de 15 caracteres cada;

Descrição: são linhas de texto com tamanho máximo de 180 caracteres.

Conclusão

O Google Ads é uma plataforma muito importante em campanhas de links patrocinados. Por isso, se você deseja criar uma estratégia completa de Marketing Digital para sua empresa, é recomendável considerar essa ferramenta como um canal de aquisição de clientes.

Se você quer ter campanhas bem planejadas e executadas, conte com uma empresa especializada para te ajudar a entregar resultados ainda melhores com seus anúncios! Agende uma reunião abaixo e tire suas dúvidas.

Posts Relacionados

por-que-verificar-tags-no-google-analytics
  • Data: 13.10.2020
  • Por: Por: administrador

Google Analytics de forma prática

Uma parte complexa do processo de trabalhar com marketing digital é lidar com códigos, gadgets e fazer o rastreamento dessas alterações de forma rápida e fácil. Quem já trabalha com isso há mais tempo e possui mais experiência também conhece a necessidade...

Saiba Mais

SEU NEGÓCIO NO TOPO?

VAMOS CONVERSAR

icone do titulo Certificações

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado