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12.08.2021 | Por: administrador

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4 erros comuns de usabilidade que o seu site não pode cometer

Atualmente muitas empresas estão investindo na criação de sites com o objetivo de iniciar uma presença digital no entanto, é preciso ter cautela para que essa atuação não seja um fracasso. Um dos principais motivos desse insucesso na internet…

Atualmente muitas empresas estão  investindo na criação de sites com o objetivo de iniciar uma presença digital. No entanto, é preciso ter cautela para que essa atuação não seja um fracasso. Não é apenas ter um site, mas sim, ter um canal na internet que esteja alinhado com as demandas de SEO, busca, copywriting e estratégias de engajamento.  Um dos principais motivos desse insucesso na internet, que seu site não pode cometer, se deve ao fato de algumas marcas confiarem a criação de um site à profissionais amadores. 

É muito comum encontrar pessoas que se dizem capazes de construir uma ótima página na internet, mas atenção! Apesar do layout ser um dos aspectos que contribuem para que um site seja de qualidade, ter um site bonito é só parte do processo. Uma página de sucesso precisa conter alguns elementos de usabilidade para atrair o interesse do público e evitar erros de UX – User Experience Design – Design de Experiência do Usuário. Esses erros são cometidos pelos desenvolvedores e que prejudicam a performance do seu site. É importante que, quem vai contratar um desenvolvedor possa ter conhecimento mínimo, para poder exigir um trabalho eficiente. 

 

O que é usabilidade

Vamos primeiro falar de usabilidade, que consiste em facilitar a navegação dos usuários pelo site. Dessa forma é fundamental que as pessoas encontrem sem dificuldade o que procuram. Quando você compra um celular novo, mesmo que seja de uma outra marca do antigo, eles são todos configurados de uma forma que seja amigável para todos, é que se chama de intuitivo. As teclas são mais ou menos posicionadas no mesmo lugar, as telas são parecidas, os lugares de configuração inicial seguem os mesmos caminhos. 

Esse “padrão” gera uma usabilidade muito bem recebida para quem compra o celular novo e terá uma boa experiência. Nos sites, essa referência, esse padrão, também deve existir. Claro que existem tendências que mudaram ao longo dos anos e é importante ficar atento às necessidades de cada época. A leitura de um site pelo computador, por exemplo, tem um formato diferente do celular, por isso a leitura amigável para versão móbile é muito importante e valorizada também pelas ferramentas de busca. 

Outro bom exemplo de erro de UX, que atrapalha a usabilidade de um site é ficar alterando a posição de botões como Salvar e Cancelar, ao longo da aplicação, site, software etc. Se eles seguem o mesmo padrão visual de localização e cor, o usuário terá mais facilidade em navegar e se sentirá compelido a voltar ao site sempre que achar necessário. A boa experiência é o objetivo de ter uma usabilidade eficiente. 

Esse post, tem o objetivo de ajudar a evitar que o seu site seja um fracasso, separamos neste post os principais erros de usabilidade que comprometem a qualidade da sua página.

Não criar uma hierarquia de informações

Ninguém gosta quando acessa um site confuso com excesso de informações que não dizem nada. Um menu de navegação desorganizado pode fazer com que o usuário desista de acessar o seu site em poucos segundos. Por isso, é muito importante organizar e agrupar os tópicos semelhantes dentro de uma página e por ordem de prioridade. Assim o usuário encontrará facilmente tudo que procura.

 

É neste tópico também que vamos falar da organização das informações. Fique atento para não alternar os nomes para rótulos que têm o mesmo objetivo. Por exemplo, se na tela inicial o botão tem o rótulo “baixe o arquivo”, na outra tela tem “Download”, por mais que sejam a mesma coisa, isso pode confundir o usuário. Além de, é claro, dar a impressão de falta de cuidado com os detalhes. É um erro de inconsistência que pode ser facilmente evitado. 

A dica é deixar os botões nos mesmos lugares, os rótulos descritos da mesma forma e o menu sempre na mesma posição. Hoje em dia os menus mais comuns estão no topo da página e isso não vai mudar mesmo que você saia da página “Vitrine”, para o “Contato”.  

Também é preciso padronizar as fontes que serão usadas em todos os textos e artes que vão no seu site. Normalmente, quando uma empresa passa para a fase de construir com um manual de marca, o designer certamente vai te pedir esse material para construir, baseado nele, um layout compatível. Mantenha os mesmos estilos.

Se o objetivo aqui é que o usuário acesse o seu site e se sinta confortável, encontre todas as informações que ele procura e permaneça o máximo de tempo possível na página, o conteúdo jamais pode ter fontes ilegíveis. Aposte em fontes mais nítidas para não confundir as pessoas. Não tente inventar muita moda com letras adornadas e com serifas exageradas. Nitidez e legibilidade são as palavras chave. 

É o Princípio da Repetição no Design. Os elementos precisam se repetir para criar consistência e identidade visual. Nesse sentido deve-se ficar sempre de olho nas tendências de comportamento do usuário, além das exigências do sites de rankeamento que sempre mudam. 

 

Ter um site lento é um dos piores erros de usabilidade

Imagine uma sociedade moderna que quer informação disponível em milésimos de segundos. Atualmente, paciência é um “produto” raro e ter um site lento pode ser a pedra no caminho do seu negócio. O atraso na velocidade que o site é carregado é um erro muito comum na criação de um site. Pense em sua própria experiência. Quantas vezes você já desistiu de comprar um produto em uma loja quando a fila estava grande? Na internet não é diferente. Ninguém tem tempo ou quer esperar. 

Ou seja, as pessoas estão em busca de otimizar cada vez mais o seu tempo, se o seu site demora a abrir com certeza as pessoas abandonarão a sua página rapidamente e não devem voltar, além de ir para o concorrente que atenda mais rápido. Essa premissa vale para qualquer negócio que se apresenta on-line. Seja um portal de notícias, um blog de artigos ou um e-commerce. 

Além disso,  o tempo de carregamento de um site também é um dos requisitos que o Google considera para exibir a página em seu ranking de resultados a cada nova palavra-chave pesquisada pelo usuário. Foi no ano de 2010 que 

Google anunciou que o tempo de carregamento de uma página era um dos seus mais de 200 fatores de rankeamento. Desde então, o tempo que seu site leva para carregar em relação aos de seus concorrentes é um dos pontos influenciadores do posicionamento orgânico no site de busca e impacta diretamente em SEO. Isso quer dizer que sites mais lentos são penalizados. Com isso seu site terá menos chance, ou nenhuma de aparecer nas primeiras posições das buscas. 

De acordo com o Google, o ideal é que a página demore de 0,5 a 2 segundos para aparecer ao usuário.  Mas o desafio para os brasileiros é ainda maior nesse quesito. De acordo com o relatório de velocidade de internet da Akamai, feito em 2016, o Brasil ocupa a 87ª posição dentre os 242 em tempo de conexão. Outra pesquisa publicada pela Speedtest, a média para conexões móveis no mundo é de 20.28 Mbps, enquanto no Brasil, a média da velocidade móvel é de 16.25, ou seja, bem abaixo do valor global. Na era do imediatismo, tempo é dinheiro. Invista em tecnologias eficientes para que o site tenha a velocidade mais próxima do ideal e garanta que o cliente não escape para o concorrente. 

 

A página principal do site não é clara e objetiva

A home de um site possui uma responsabilidade enorme na captura da atenção das pessoas. Afinal, é por ela que os usuários navegam assim que entram no site e por isso, a página principal precisa conter todas as informações necessárias de maneira atraente para captar o interesse das pessoas em pouquíssimo tempo. Criar um conteúdo que defina rapidamente do que se trata a sua página é uma boa estratégia para evitar esses erros de UX. 

Pense que a página inicial de um site é seu cartão de visita. A não ser que esse usuário tenha pesquisado num site de busca, a home é a primeira coisa que ele vai ver. Aposte em um design que sintetize sua marca, impacte seu cliente e crie o desejo de continuar a navegação. Mesmo que seu conteúdo seja incrível internamente, é a home que vai causar aquela primeira impressão, que vai ficar. 

Ela deve ser clara, intuitiva e demonstrar o tipo de produto e serviço que oferece. Evite  o excesso de informação pois pode deixar os visitantes do seu site confusos, assim como as Call to Action (ou “Chamada para Ação”), que podem irritar o usuário se elas não forem realmente necessárias. Lembre-se da importância da velocidade também na Home. Ela deve carregar o mais rápido que seu programador conseguir. Sites lentos afastam as pessoas. 

Na sua página inicial deve conter informações básicas. Entre elas a marca, o que sua empresa oferece, o menu de navegação, imagens que representem seu negócio, links para demais redes sociais assim como as formas de contatos mais diretas que a empresa tiver. A caixa de busca é um dos itens mais importantes também, com ela o usuário poderá pesquisar mais conteúdos e se manter no site.

A experiência do usuário deve ser o centro de qualquer estratégia eficiente de marketing digital. Dessa maneira, se a empresa possui cautela e não comete erros de usabilidade no seu site, certamente vai atrair novos visitantes. Com isso, potencializar as oportunidades de negócio.

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