Investir em design gráfico pode aumentar faturamento, diz pesquisa

design-grafico

10.08.2021 | Por: administrador

Voltar

É natural que todo empresário tenha centenas de situações para se preocupar no dia a dia de suas empresas, e normalmente a maioria ignora a necessidade de fazer propaganda, e para isso é fundamental primeiro um trabalho gráfico…

Mãos apoiadas em notebook e várias paletas de cores de design gráfico espalhadas

Primeiramente é importante saber que é  essencial estabelecer uma identidade visual de qualidade para sua empresa. Um design gráfico tem o potencial de fazer com que seu negócio se destaque no mercado.

É, literalmente, seu cartão de visitas, e por isso é preciso passar uma imagem boa para o consumidor, através do logotipo, principalmente, pois ele deve passar a ideia do negócio como um todo, seus valores e missão como empresa bem posicionada no concorrido mercado. 

Tanto para seus clientes atuais ou seus potenciais,  quanto para manter a unidade da empresa junto aos funcionários, é fundamental uma identidade visual coesa e alinhada com a personalidade e objetivos da empresa.

Diz um ditado popular que “uma imagem fala mais que mil palavras”. É verdade! E nas empresas a imagem começa no logotipo e se estende para todos os demais materiais de comunicação, como: cartões de visita, envelopes, pastas, uniformes e outros. Contudo, é necessário que essa comunicação visual traduza o que realmente é a empresa de forma clara, objetiva e profissional.

No entanto, criar uma estratégia de comunicação e de marca é um trabalho que exige um profissional gabaritado à frente dele. O recomendado é que uma agência de marketing possa executar a tarefa. Ela terá uma equipe multiprofissional totalmente focada em comunicação que vai transformar o seu sonho em uma imagem, uma marca. 

É natural que todo empresário tenha centenas de situações para se preocupar no dia a dia de suas empresas. Delegar funções a especialistas é a melhor maneira de otimizar tempo e se concentrar na atividade fim do seu negócio. Os advogados cuidam das questões de  ordem legal, contadores das finanças e, claro, profissionais de marketing cuidam da imagem da sua empresa. 

Mais conteúdo relevante para você:

3 motivos para você investir na sua presença digital
Plano de marketing: confira o passo a passo para montar o seu
Por que minha empresa precisa de um site profissional

O grande problema é que normalmente a maioria dos empresários, principalmente os que estão começando, ignoram a necessidade de fazer propaganda e quando faz, se ocupam disso sozinhos, sem experiência ou conhecimento técnico para a função. 

Essa é uma situação típica de que o barato vai sair caro. Para desenvolver a identidade visual de uma empresa, é fundamental primeiro um design gráfico bem elaborado. Isso vai impactar diretamente na manutenção de um negócio de sucesso.

Neste caso, falamos em design gráfico como a identidade visual de sua empresa, o logotipo, a forma em desenho, letras, ou a mistura dos dois, que você usará como base de apresentação do seu negócio. 

Invista seu tempo em encontrar essa pessoa ou empresa. Mas lembre-se que a agência ainda depende de você para criar.  Para isso você precisa entender o que é um briefing. 

Briefing para iniciar seu projeto de design gráfico

Três profissionais olham atentamente para o papel enquanto pensam e discutem o design gráfico

O briefing é um termo em inglês, que descreve um instrumento muito utilizado em administração, relações públicas, design e na publicidade: o ato de levantar um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. No caso do design, o briefing tem o objetivo de se transformar na identidade visual da sua marca ou negócio. 

Essa reunião de briefing é a primeira coisa que se faz antes de começar o projeto de design. Ele é muito importante para a organização do trabalho, por isso ele pode ser transformado em uma ata de reunião, relatório, memorial descritivo, entrevista por escrito, entre outras ferramentas que possam levantar e organizar as informações importantes que devem fazer parte do design de sua empresa. 

É de suma importância levantar informações da empresa como:

  • Histórico da empresa;
  • Posicionamento da marca;
  • Cases de sucesso;
  • Políticas internas e externas;
  • Faturamento;
  • Recursos disponíveis em caixa;
  • Atual e potencial dimensão da marca.

Nesse contexto é que se estuda também o público-alvo, afinal, a identidade visual deve falar com alguém. Quem é o público alvo de sua empresa? Faixa de idade; Classe social / renda média; Escolaridade; Localização; Profissão; Hábitos de consumo como suas motivações, frequência, periodicidade, quantidade e preferências de compras. 

Informações sobre o mercado em que a empresa está inserida devem completar esse briefing. Responda ao seu designer gráfico, que está responsável pelo projeto de identidade visual, questões como qual o atual tamanho do mercado? Qual parcela do mercado a sua empresa domina? Há sazonalidade? Houve evolução do mercado nos últimos anos?

A dinâmica do mercado se dá sob quais influências como política, econômica, ambiental, regional, sazonal e demográfica. 

Além disso, defina o objetivo do seu design: ser mais lembrado pelo público? Reforçar a imagem da marca? Estabelecer um posicionamento? 

Investir em design gráfico aumenta faturamento

Em uma pesquisa realizada pela WeDoLogos entre vários setores da economia, 89% das empresas afirmam que suas estratégias relacionadas ao design tiveram o potencial de aumentar suas vendas. Isso inclui investimento em identidade visual, logomarca, design de embalagens, material de pontos de venda. 

O estudo mostrou também que em média mais de 80% das empresas investem constantemente em design, sendo 50% disso, direcionado para o design gráfico. 

Outros estudos também apontam:

  • 63% revelaram que após investimento em design, tiveram aumento no faturamento.
  • 47% afirmaram que o design aumentou a competitividade
  • 87% afirmaram que o design gráfico ajudou a abrir novos mercados.

A utilidade do design gráfico está além do logotipo, pois ele reproduz através de recursos visuais as ideias e comportamento da sua empresa que muitas vezes não são possíveis transmitir com palavras. O projeto gráfico profissional cria uma impressão positiva da empresa e evita distorções e mal-entendidos.

Porém, é necessário enfatizar que um projeto gráfico mal desenvolvido impacta de forma negativa o seu público, por isso é necessário deixar essa tarefa para empresas realmente profissionais e competentes.

Em síntese, o projeto gráfico bem desenvolvido irá impactar positivamente seus clientes, fornecedores e funcionários.

Dúvidas sobre como começar o seu projeto de design?

Nós podemos te ajudar com isso.

fale conosco

Rebranding: renovar o design gráfico é importante

O investimento na identidade visual não para. Usualmente, a cada 10 anos, uma nova proposta deve ser apresentada para acompanhar a evolução do público.

Um exemplo bem recente é o da Coca-Cola, que acabou de mudar a estampa da marca nas embalagens do refrigerante zero açúcar.

Pela primeira vez a Coca-Cola, que é a marca mais conhecida no mundo, trocou o branco da sua escrita pelo preto. No release enviado para imprensa ela argumentou: “Em constante evolução para se adaptar às mudanças nos gostos e necessidades dos consumidores, e com a inovação como parte de seu DNA, Coca-Cola lança globalmente uma nova receita de Coca-Cola Sem Açúcar. E para completar a mudança, a bebida ganha uma nova identidade visual, atraente e mais icônica, com letras pretas sobre um fundo vermelho, e design e layout informativos mais simples”. 

 

Outros exemplos de rebranding 

Starbucks – A rede de cafés precisou fazer algumas alterações na sua marca para se enquadrar em um novo posicionamento que inclui aumentar o mix de produtos de suas lojas, que a partir de 2011, passou comercializar souvenirs e sorvetes.

A palavra coffee (café) foi removida do logo seguindo uma série de mudanças também em sites, embalagens, e todos os canais de comunicação. Mesmo diante de uma recessão, a empresa registrou aumento das vendas, expansão de mercado e melhor posicionamento no top of mind no segmento de cafeterias.

 

Natura –  Esse é um case antigo e de sucesso. Há 20 anos a Natura decidiu investir em pesquisa e desenvolvimento, novas instalações das suas sedes, no e-commerce, e, também, no mercado exterior. Depois de contratar uma equipe altamente capacitada, concluíram que a imagem da Natura ideal era de uma personalidade elegante, ativa e atualizada, diferente da passada pela logomarca antiga.  

 

Veja mais: 

 

 

Precisa de ajuda com Marketing Digital?

Tire todas as suas dúvidas e comece hoje mesmo. Estamos preparados para fazer seu negócio decolar!

Quero ver meu negócio decolar

Posts Relacionados

Criacao de logo goiania
  • Data: 07.07.2021
  • Por: Por: administrador

Como criar um logotipo: 3 dicas incríveis!

Toda marca precisa de um logotipo, que é a cara da empresa. Onde a empresa estiver, é pelo seu logotipo que ela será reconhecida: na etiqueta de uma peça de roupa, no cabeçalho de uma página, nas fotos de perfis em redes sociais.

Saiba Mais
manual-de-marca
  • Data: 07.05.2021
  • Por: Por: administrador

Manual de marca: para que serve e como montar o seu

A sua marca é um bem precioso. Por isso, você deve ter um enorme cuidado na hora da aplicação, seja em materiais digitais ou gráficos. E para que seu logo possa ser usado sem dor de cabeça, existe o manual de marca...

Saiba Mais

SEU NEGÓCIO NO TOPO?

VAMOS CONVERSAR

icone do titulo Certificações

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale conosco pelo Whatsapp