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Criacao de logo goiania

07.07.2021 | Por: administrador

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Como criar um logotipo: 3 dicas incríveis!

Toda marca precisa de um logotipo, que é a cara da empresa. Onde a empresa estiver, é pelo seu logotipo que ela será reconhecida: na etiqueta de uma peça de roupa, no cabeçalho de uma página, nas fotos de perfis em redes sociais.

O logotipo (logo+tipo) nada mais é que a representação gráfica da identidade de uma empresa ou de uma personalidade, como no caso dos artistas ou profissionais liberais. Pode ser formado por letras e imagens e é elaborado a partir de formas e cores que são definidos com base em uma série de informações. Entre elas, área de atuação do negócio, nome, produtos ou serviços que estão sendo “vendidos”.  

 

No post de hoje, trazemos dicas incríveis de como criar um logotipo. Continue lendo! 

 

O logotipo é uma arte gráfica que será utilizada em toda a comunicação visual da empresa. Uma imagem que será aplicada em cartões de visitas, folders, sites, e-mails, propagandas, merchandising de TV,  documentos de escritório, redes sociais e etc. Por isso é importante que ele seja único, especial e perene. 

 

O objetivo é facilitar o reconhecimento da sua marca através dessa representação gráfica. É importante saber que o logotipo pode ser composto apenas por tipografia, que são letras, elementos gráficos, que são imagens, ou uma incrível mistura dos dois. Criatividade é a palavra chave, mas o conhecimento técnico vai potencializar o resultado.  

  

Deste modo, toda marca precisa de um logotipo e ele deve ter a cara da empresa. Onde a empresa estiver, é pelo seu logotipo que ela será reconhecida: na etiqueta de uma peça de roupa, no cabeçalho de uma página, nas fotos de perfis em redes sociais. Antes de mais nada,  a aparência aqui,  importa muito, pois o logotipo é a representação da personalidade da sua empresa. Todos querem que ela tenha uma estética agradável e que expresse as suas melhores qualidades.  

 

Os logotipos mais famosos do mundo 

Marcas poderosas têm logotipos poderosos. Duvida? 

Veja só Nike, Coca-cola, Ford, Apple, Pepsi, Mereceds-Benz, McDonalds, Levi’s, Burguer King, Google e Walmart, são exemplos de empresas que dominam seus mercados no mundo inteiro. Basta ler os nomes que a imagem dos logotipos de cada uma já vem à mente. Confere?  

 

Não é atoa que elas figuram entre as 10 mais tops do mundo. Estão em praticamente todos os rankings quando o assunto é força de imagem e marketing, além de servirem de inspiração para criadores de todo mundo. Vale lembrar que o sucesso deles vem de todo um contexto de negócio, mas a força do logotipo é inquestionável. Em outras palavras, o logotipo da sua empresa é uma peça fundamental para tornar sua marca um sucesso. A importância de um logotipo representativo está diretamente proporcional a ter um produto de qualidade. 

 

Uma imagem é capaz de comunicar muita coisa com suas formas e cores; por isso, a elaboração de um bom logotipo exige, além de ideias e criatividade, um longo trabalho de pesquisa, para que a sua imagem seja adequada à personalidade da sua empresa, à sua área de atuação e ao seu público.

 

Vamos ás dicas

 

Dica 1 – Identidade: quem é a sua empresa?

As cores e formas de um logotipo podem revelar a personalidade de sua empresa. Façamos um exercício simples: pense nas palavras “advocacia” e “confeitaria”. Se você tivesse que associar cores a elas, provavelmente, escolheria algo mais neutro, frio ou escuro, com pouca variação, para a primeira; já para a segunda, algo mais quente, vibrante e colorido.

 

Isso acontece porque os elementos de uma imagem evocam emoções. É mais fácil associar a formalidade e a rigidez das leis a cores frias e formas mais estáveis do que a cores quentes e formas mais dinâmicas, mais facilmente associáveis a algo lúdico e festivo. Por isso é importante pensar quais são as cores, formas e estilos de fontes mais adequados à personalidade da sua empresa.

 

Sua marca precisa de um estilo mais formal ou pode ter um visual mais descontraído? Precisa de uma cara mais séria e estável, ou é mais divertida e lúdica? Tudo isso precisa ser trabalhado no logotipo — e ninguém melhor do que o designer para realizar esse trabalho.

 

Psicologia das cores  

Questione: as cores da minha marca representam seu segmento comercial? Por isso, definir cores é tão importante para estabelecer a identidade visual. A cor é, inclusive, um item que muito provavelmente vai ser eterno na representação de uma logo. Ao longo dos anos da publicidade, mesmo com rebranding, ou reposicionamento de marcas, de tempos em tempos, as cores normalmente não sofrem alterações. Já viu a bandeira de um país, ou até mesmo de um clube de futebol mudar de cor? 

 

Por isso, atente-se para sua escolha.  

 

Amarelo – Expressa luz, calor e descontração, otimismo e alegria. Estimula criatividade, atividades intelectuais e raciocínio. 

 

Laranja – É a cor da vitalidade. Daquele que não quer passar despercebido. Está mais relacionado a empresas do segmento de  aventura, esportes e marketing. 

 

Vermelho – O vermelho e suas variações podem significar paixão ou até fome. É estimuladora do sistema nervoso central e eleva a autoestima. Você vai encontrá-la sempre em segmentos de alimentação como fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação.

 

Azul – Normalmente usada em empresas que precisam demonstrar acima de tudo, responsabilidade e cuidado. Segmentos corporativos, de saúde, psicólogos e consultores financeiros são alguns que sempre optam pelo azul. A cor sugere uma sensação de tranquilidade, serenidade e harmonia. Tem a capacidade de estimular a criatividade em um ambiente e transmitir a intuição de sucesso e conquista.  

 

Verde – O verde remete sempre a natureza, mas mais do que isso, também reflete compaixão e carinho. É usado sobretudo por empresas de segmentos ambiental, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade. 

 

Preto – Muito comum no mundo da moda, o preto tende a ser associado à elegância e força. Insinua a sensação de mistério, além do medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Contudo, é considerado um tom masculino e impessoal. O preto é solidez, modernidade e poder. Ele também tem muita força, sugere sofisticação por um lado, e intimidação por outro. 

 

Branco – Reúne todas as cores do espectro e por isso é considerado a cor da luz. Remete a pureza, limpeza e tranquilidade. Empresas do segmento religioso usam bastante assim como de higiene, mas é adequado para quase todo mercado. 

 

Dica 2 – Destaque: quem é você no meio da multidão?

Provavelmente, existem muitas pessoas parecidas com você — se não com o mesmo rosto, com um estilo parecido. Da mesma forma, sua marca não é a primeira no ramo. Com certeza, já existem empresas na área que oferecem serviços semelhantes. Principalmente no denso e dinâmico mundo na internet. Diante disso, é preciso se destacar na multidão.

 

Para conseguir se diferenciar é muito importante que seu negócio já tenha definido questões como: diferencial, missão, visão, objetivos e valores. Isso porque simplificará para o profissional de designer envolvido no processo criativo, a identificação dos pontos fortes. Ele poderá explorá-los a aplicá-los no processo de branding, já que estão todos entrelaçados.  É assim que se constrói a história por trás do logotipo.

 

Pesquise os concorrentes 

Desenvolver um logotipo que associe sua marca a um grupo e, ao mesmo tempo, a diferencie das outras é tão fundamental quanto difícil. O mais indicado nessa etapa é uma pesquisa cuidadosa sobre a identidade visual de outras marcas no mesmo ramo. Conhecendo os outros, você vai aprender o que fazer para se destacar. 

 

Confie no designer profissional nesse momento, afinal boa parte do trabalho dele consiste nesse tipo de pesquisa e sua aptidão para análise crítica dos elementos visuais é fundamental. Ele poderá apresentar algumas marcas de seus concorrentes e a partir delas, podem estabelecer o que te diferencia no meio da multidão. 

 

Mas isso não quer dizer exagero. Não tente reinventar a roda. A dica de ouro aqui é descobrir o que sua empresa tem de melhor e trazer essa característica para sua marca. Existem estudos, trabalhos de linguística e impacto de comunicação que norteiam a criação das logomarcas que precisam ser consideradas. Novamente o designer estará lá para te ajudar. Dê a ele todas as informações que fazem do seu negócio especial. 

 

Dica 3 – Apelo: com quem você quer falar?

Se você pretende atingir consumidores em potencial, sua imagem tem que ser adequada a eles. Isso quer dizer que você precisa conhecer seu público. Defina claramente o gênero, faixa etária, escolaridade, renda, classe social, geolocalização e hábitos de consumo.

Além de responder essas perguntas: 

Você quer falar para homens, para mulheres ou para ambos? 

Crianças, jovens, adultos, idosos? 

Quais são os interesses das pessoas com quem sua empresa irá interagir? 

O que eles fazem na internet, quais páginas eles acessam, o que eles curtem? 

 

De acordo com a Wikipedia, um  mercado-alvo é um grupo de clientes dentro do mercado disponível acessível de uma empresa,  para o qual ela direciona seus esforços e recursos de marketing. O logotipo está inserido nesses recursos de marketing e precisa seguir o mesmo conceito global do negócio.  

 

Traçar um perfil de público ideal é importante no planejamento de um logotipo eficiente, que seja capaz de conquistar a atenção de futuros clientes. Conhecendo seu público, será mais fácil disputar sua atenção no meio da infinidade de coisas que ele tem para fazer on-line.

 

Isso é o essencial de como criar um logotipo de boa qualidade. Se você tem mais perguntas ou algo a acrescentar sobre o tema, deixe seu comentário! Quer saber mais sobre identidade visual e a importância disso tudo para sua empresa? Tem bastante coisa interessante no nosso blog!

 

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