Como criar um logotipo: 3 dicas incríveis!

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22/10/2015 | Por: administrador

Como criar um logotipo: 3 dicas incríveis!

Toda marca precisa de um logotipo, que é a cara da empresa. Onde a empresa estiver, é pelo seu logotipo que ela será reconhecida: na etiqueta de uma peça de roupa, no cabeçalho de uma página, nas fotos de perfis em redes sociais. Nesse ponto, aparência importa muito, pois o que você externaliza comunica algo sobre  sua personalidade.

Uma imagem é capaz de comunicar muita coisa com suas formas e cores; por isso, a elaboração de um bom logotipo exige, além de ideias e criatividade, um longo trabalho de pesquisa, para que a sua imagem seja adequada à personalidade da sua empresa, à sua área de atuação e ao seu público. No post de hoje, trazemos o essencial de como criar um logotipo. Confira!

Identidade: quem é a sua empresa?

As cores e formas de um logotipo podem revelar a personalidade de sua empresa. Façamos um exercício simples: pense nas palavras “advocacia” e “confeitaria”. Se você tivesse que associar cores a elas, provavelmente, escolheria algo mais neutro, frio ou escuro, com pouca variação, para a primeira; já para a segunda, algo mais quente, vibrante e colorido.

Isso acontece porque os elementos de uma imagem evocam emoções. É mais fácil associar a formalidade e a rigidez das leis a cores frias e formas mais estáveis do que a cores quentes e formas mais dinâmicas, mais facilmente associáveis a algo lúdico e festivo. Por isso é importante pensar quais são as cores, formas e estilos de fontes mais adequados à personalidade da sua empresa.

Sua marca precisa de um estilo mais formal ou pode ter uma visual mais descontraído? Precisa de uma cara mais séria e estável, ou é mais divertida e lúdica? Tudo isso precisa ser trabalhado no logotipo — e ninguém melhor do que o designer para realizar esse trabalho.

Destaque: quem é você no meio da multidão?

Provavelmente, existem muitas pessoas parecidas com você — se não com o mesmo rosto, com um estilo parecido. Da mesma forma, sua marca não é a primeira no ramo. Com certeza, já existem empresas na área que oferecem serviços semelhantes. Principalmente no denso e dinâmico mundo na internet, é preciso de destacar da multidão.

Desenvolver um logotipo que associe sua marca a um grupo e, ao mesmo tempo, a diferencie das outras é tão fundamental quanto difícil. O mais indicado nessa etapa é uma pesquisa cuidadosa sobre a identidade visual de outras marcas no mesmo ramo. Conhecendo os outros, você vai aprender o que fazer para se destacar. Confie no designer profissional nesse momento, afinal boa parte do trabalho dele consiste nesse tipo de pesquisa e sua aptidão para análise crítica dos elementos visuais é fundamental.

Apelo: com quem você quer falar?

Se você pretende atingir consumidores em potencial, sua imagem tem que ser adequada a eles — e isso quer dizer que você precisa conhecer seu público. Você quer falar para homens, para mulheres ou para ambos? Crianças, jovens, adultos, idosos? Quais são os interesses das pessoas com quem sua empresa irá interagir? O que eles fazem na internet, quais páginas eles acessam, o que eles curtem? Traçar um perfil de público ideal é importante no planejamento de um logotipo eficiente, que seja capaz de conquistar a atenção de futuros clientes. Conhecendo seu público, será mais fácil disputar sua atenção no meio da infinidade de coisas que ele tem para fazer online.

Isso é o essencial de como criar um logotipo de boa qualidade. Se você tem mais perguntas ou algo a acrescentar sobre o tema, deixe seu comentário! Quer saber mais sobre identidade visual e a importância disso tudo para sua empresa? Tem bastante coisa interessante no nosso blog!

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