Nossas últimas novidades

Home Sites Crie um site completo com a plataforma WordPress: passo a passo completo

Crie um site completo com WordPress

03.03.2022 | Por: administrador

Voltar

Crie um site completo com a plataforma WordPress: passo a passo completo

A plataforma WordPress é um tipo de sistema criador sites, que pode ser usado até mesmo por quem não entende nada sobre programação. Como ele já vem “pré-moldado”, você não precisa saber HTML, CSS ou JavaScript, e  você pode criar um site completo usando esse sistema feito especialmente para leigos e também para profissionais. Atualmente, […]

A plataforma WordPress é um tipo de sistema criador sites, que pode ser usado até mesmo por quem não entende nada sobre programação. Como ele já vem “pré-moldado”, você não precisa saber HTML, CSS ou JavaScript, e  você pode criar um site completo usando esse sistema feito especialmente para leigos e também para profissionais.

Atualmente, podemos afirmar que o WordPress é, de longe, a maneira mais popular de criar um site atualmente. Ele é usado por 40% dos sites e, o melhor de tudo, é uma plataforma totalmente gratuita.

No entanto, o maior ponto de todos é que mesmo sendo uma plataforma muito popular, muitas são as pessoas que não sabem como criar um site completo na plataforma do WordPress.

Ou seja, principalmente aqueles que estão tendo o seu primeiro contato, acabam enfrentando muitas dificuldades, devido a uma série de conceitos, ou até mesmo passos necessários para obter êxito na construção de um site na plataforma.

Portanto, para que você possa conferir tudo isso, nesse artigo citaremos tudo sobre como criar um site completo na plataforma do WordPress, mostrando os passos mais importantes e essenciais que se precisa saber.

Registre e compre um nome de domínio

O domínio ou endereço na web é o nome do seu site.

Nesse sentido, são as palavras e a sequência que você ou qualquer outro usuário da web vai digitar no navegador para encontrar sua empresa na internet. Por isso, o primeiro passo em sua jornada para criar um site WordPress é comprar um nome de domínio único. 

Você deve escolher um nome de domínio “.com”?

A extensão mais comum de um domínio é a terminada em .com. Observe: “google.com”, “facebook.com”, “netflix.com ‘- todos usam a extensão de domínio universal .com. Contudo, isso não é uma regra inquebrável.  

Portanto, tudo depende da sua situação comercial, proposta do site ou blog, requisitos, localização, indústrias entre outros detalhes. São mais de 500 extensões de domínio no mercado e, no final das contas, a escolha é sua.

Escolha uma hospedagem

O ambiente online tem uma organização lógica. Existem empresas que garantem o registro do seu domínio, assim como existem as que hospedam o seu site para que ele seja acessível aos visitantes da Internet.

Assim, esse servidor é o que irá “transmitir” o seu site ao público, a não ser que você tenha seus próprios servidores físicos, contudo, isso demandaria um investimento sem justificativa para a maioria das empresas. Felizmente, existem muitas opções boas para escolher e quase todas oferecem ferramentas fáceis de usar para colocar seu site online.

Veja 10 dicas infalíveis para tornar seu site mais profissional.

Listamos aqui algumas opções de empresas de servidores já consolidadas no mercado:  

  • HostGator
  • Hostinger
  • GoDaddy
  • InMotion
  • BlueHost

Por fim, lembre-se de que o provedor de hospedagem escolhido depende de suas necessidades, localização, requisitos de privacidade, escalabilidade, velocidade e muito mais.

Baixe e instale o WordPress

  1. Baixe o WordPress em WordPress.org. 
  2. Extraia o arquivo e copie o conteúdo do arquivo extraído para uma pasta no servidor local. Por exemplo, no XAMPP, ele normalmente será chamado de htdocs. Você pode criar uma pasta com o nome que desejar, como “htdocs \ my_site”. 
  3. Depois você precisa construir um banco de dados MySQL. Faça isso por meio da linha de comando ou usando phpMyAdmin, que vem com o XAMPP. Você pode fazer isso acessando http://localhost/phpmyadmin/ – supondo que você o tenha instalado. Se não tiver. Faça.
  4. (OBS: Localhost não é um site; é o que é usado por seu navegador para reconhecer seu servidor local. Ele só funcionará se você tiver seu servidor instalado corretamente). ] Crie o banco de dados e anote as informações, incluindo o nome do banco de dados. Em seguida, navegue até o nome que você chamou de pasta.
  5. Siga as instruções na próxima página para criar um nome de site, nome de usuário e digite seu endereço de e-mail.

Se precisar instalar o WordPress em seu servidor web, você pode seguir as mesmas etapas no servidor. Observe que muitos hosts têm seus próprios instaladores, facilitando o processo. 

Além disso, se quiser trabalhar localmente após criar o site principal, você pode usar o File Transfer Protocol (FTP) para mover arquivos para o diretório desejado, criar um banco de dados, inserir credenciais e instalar.

Escolha um tema WordPress

Agora que você construiu a infraestrutura de suporte do seu site  que inclui o nome de domínio, hospedagem e a plataforma WordPress, o próximo passo é encontrar e instalar um tema.

Dessa forma, o tema WordPress altera o design do seu site incluindo o layout padrão que foi te oferecido.  Alterar o tema altera a aparência do seu site no front-end, que é o que os visitantes veem quando navegam em seu site, a cara do seu site. “WordPress.org

Por fim, saiba que os milhares de temas do WordPress permitem que você personalize a aparência do seu site de acordo com seus requisitos e diretrizes da marca. Assim, com a ajuda de temas – você pode personalizar o layout, estrutura, cores e aparência do seu site.

Conheça o painel de controle da plataforma WordPress

A interface do WordPress permite o acesso a uma ampla gama de funcionalidades. Esses incluem:

Postagens: são postagens típicas de blog

Mídia: aqui é onde você pode fazer upload de vários arquivos multimídia, como vídeos, música ou imagens

Páginas: são páginas estáticas, como uma “página inicial”, “sobre” ou qualquer outra página que você deseja criar para seu site

Comentários: aqui é onde você pode encontrar e gerenciar comentários relacionados às postagens de seu blog

Aparência: aqui é onde você pode escolher e gerenciar vários temas para a aparência do site

Plugins: é aqui que reside o verdadeiro poder do WordPress; é onde você pode gerenciar e instalar plug-ins para adicionar uma ampla gama de funcionalidades ao seu site, incluindo tudo, desde segurança básica a nuvens de palavras, quadros de avisos e muito mais

Usuários: aqui é onde você pode gerenciar quem tem acesso ao seu site; você pode ter várias pessoas realizando funções no site

Ferramentas: aqui, você pode manter categorias e tags para várias páginas do site

Configurações: aqui é onde você pode gerenciar a maioria das informações básicas do site, incluindo seu nome, endereço do site, permalinks e fuso horário. Aqui também é onde você mantém as regras relativas a comentários, visibilidade do mecanismo de pesquisa e muito mais.

Crie o conteúdo para o seu site

Certamente, a parte mais importante do seu site é o conteúdo real que você fornece.

Sendo assim, não importa o quão bonito ou legal seja o seu site, se não houver nada lá para envolver o usuário, ninguém vai acessá-lo. 

Adicionar conteúdo no WordPress é feito inserindo dados em vários formulários pré-construídos. Esta é uma das vantagens de utilizar esta plataforma. Muito do back-end de gerenciamento e criação de um site é feito automaticamente. O processo para manter seu conteúdo é simples.

Os sites WordPress permitem que você crie páginas diferentes. Há um conjunto padrão de páginas que a maioria dos usuários de sites espera encontrar, portanto, é aconselhável criá-lo. Esses incluem:

Página inicial: esta é a cara do seu site, então ela precisa ter uma boa aparência, mas também precisa ser fácil de entender

Sobre: um resumo conciso do seu site e/ou quem você é, seja para um negócio ou qualquer outra finalidade

Contato: você precisa fornecer uma página onde as pessoas possam entrar em contato com você, seja por meio de um formulário fornecido ou por meio de endereços de e-mail ou números de telefone.

Páginas de produtos e/ou serviços: se você está vendendo um produto, convém fornecê-las antecipadamente, geralmente em sua página inicial; se você estiver oferecendo serviços, forneça uma lista desses serviços com preços (se possível) em sua página principal

Blog: uma das melhores maneiras de manter seu site atualizado é publicar regularmente um post; WordPress foi originalmente projetado como software de blog, então é fácil de implementar

Outras páginas: dependendo da natureza do seu site, você pode ter um portfólio de itens que deseja mostrar enquanto oferece serviços, uma página de depoimentos pode ser útil para aqueles que desejam aprender sobre as experiências positivas de outras pessoas com você.

Atualize seus menus e widgets

Primeiramente, saiba que os menus são eficazes e amplamente utilizados na maioria dos sites.

Sendo assim, na maioria dos casos, eles aparecem no cabeçalho (navegação superior) do seu site. É o que vai direcionar seus visitantes para as áreas de interesses deles.  

Dessa forma, de modo geral, os temas vêm com menus padrão. Você pode personalizar os nomes do menu e também a forma como são exibidos. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  1.  Vá para o painel do WordPress. Em Aparência e escolha “Personalizar”.
  2. Em seguida, exibirá todos os menus disponíveis.
  3. Caso você opte por apenas um Menu Principal, clique no Menu Principal e, em seguida, ele exibe todos os itens padrão no menu atual.
  4. Você também pode fazer alterações na posição dos menus usando a opção Reordenar. Na mesma tela – você também pode adicionar itens de menu adicionais.
  5. O objetivo de otimizar a barra de menus é tornar mais simples para os visitantes encontrar informações no seu site.

Instale todos os plug-ins mais importantes 

O WordPress permite que você configure rapidamente um site usando seu CMS gratuito.  No entanto, existem limitações do que você pode fazer fora da caixa.

Para preencher as lacunas com funcionalidades – o WordPress oferece uma biblioteca de plug-ins. Um plugin é um software (alguns gratuitos, outros pagos) que você pode instalar no seu site WordPress para aprimorar a funcionalidade do seu site.

Estima-se que existam mais de 55.000 plug-ins para escolher na biblioteca do WordPress. Desse modo, você é livre para explorar e escolher mais plug-ins conforme expande seu site e também com base em seus objetivos e requisitos.

Como instalar plugins?

Para instalar um plugin, acesse o painel do WordPress. Clique em Plug-ins, e isso exibirá a lista de seus plug-ins existentes. 

Logo após, para pesquisar e adicionar novos plug-ins, escolha um dos dois botões Adicionar Novos. Um está logo abaixo dos Plug-ins instalados na barra lateral esquerda. O outro está no topo da página.

Além disso, de todos os plug-ins importantes, os backups são cruciais. Um deles, de backup gratuito, é chamado UpDraft Plus; aliás este pode ser o primeiro a ser baixado em seu novo site WordPress.

Atualize seu site WordPress periodicamente

Um dos principais fatores que mantém as pessoas voltando ao seu site é a atualização do conteúdo. Isso também ajuda seus rankings de SEO.

Por fim, uma das melhores maneiras de fazer isso é manter um blog com postagens periódicas que atenda o seu público específico. 

Otimize para motores de busca

Quando as pessoas procuram você ou seus produtos, você precisa que seu site apareça na primeira página dos resultados de pesquisa.

Desse modo, isso significa estar na primeira página de todos os principais mecanismos de pesquisa e, idealmente, nos 10 principais resultados para o termo de pesquisa de destino.

Por fim, a solução para este problema é usar SEO. A boa notícia é que o WordPress possui muitos plugins úteis que podem ajudá-lo a melhorar seu site para obter o máximo benefício. 

Parabéns! você conseguiu 

Primeiramente, se você chegou até aqui é muito provável que você conseguiu criar seu primeiro site com o WordPress e é possível que tenha gastado menos de uma hora e sem precisar saber codificar ou entender de programação.

Sendo assim, agora você já pode começar a escrever seu próprio conteúdo da web. A plataforma WordPress como mencionado acima, é uma plataforma de código aberto, portanto, você é livre para modificar o código da maneira que quiser.

Leia também: Criar um bom site: tudo o que você precisa saber  

 

Não deu certo? E agora?

Se você mesmo com os passos, estiver enfrentando dificuldade para montar o seu site profissional na plataforma do WordPress, nós da Atom Digital podemos te ajudar nesse processo!

Dessa forma, hoje somos referencia quando o assunto é construção de sites, podendo fazer um para você direto da plataforma do WordPress, totalmente profissional e com toda a agilidade que o seu negócio necessita.

Por fim, para não precisar passar por esse processo burocrático, entre em contato conosco agora mesmo, e garanta um site único e profissional!

VEJA TAMBÉM

Artigos Relacionados

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale agora!

Alguma dúvida? Deseja orçamento? Fale agora conosco!