Layout de site que converte: 11 dicas infalíveis

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12.11.2019 | Por: administrador

Layout de site que converte: 11 dicas infalíveis

Um site precisa ter um layout atraente para converter. Veja o que você precisa ter no tamplate do seu site para gerar conversões.

Na hora de criar um site, uma das tarefas que mais toma tempo é escolher o layout perfeito. Não é à toa: são muitas opções com diferentes números de colunas, opções de customização e design.

Mas algo deve ser comum para todos os sites: a consistência, fácil de usar e agradável esteticamente. Tudo isso junto é um convite para a boa experiência do usuário que acessa o seu site e possivelmente a sua fidelização como cliente.

Como escolher o template ideal para seu site? Confira algumas dicas que irão facilitar sua vida!

1- Tenha em mente o conteúdo do site

Existem layouts certos para diferentes finalidades. Antes de escolher, você precisa ter em mente que tipo de conteúdo planeja criar e postar em seu website, para só então decidir qual é o melhor design para ele.

Se você é fotógrafo ou fotógrafa e deseja utilizar sua página como um portfólio pessoal, prefira uma estrutura que deixe fotos em evidência, sem a necessidade de muito espaço para textos.

Agora, se você está montando um site que fale um pouco sobre o novo livro que você está lançando, vale investir em um template que comporte textos grandes e facilite a leitura, com colunas largas e uma fonte um pouco maior, por exemplo.

Tudo depende muito de como você quer impactar quem acessa uma de suas páginas e qual o tipo do seu negócio.

2-  Pense no público-alvo

Na hora de escolher o layout, tão importante quanto o conteúdo é o público-alvo. Pense nessa adequação no momento de selecionar o design mais adequado.

Se seu website é voltado para crianças, busque por interfaces lúdicas, coloridas ou animadas. Para adolescentes, vale uma paleta de cores mais descolada, ilustrações e espaço para fotos em alta qualidade. Se o seu público não gosta muito de ler, evite criar um layout de site carregado de texto, se é um público um pouco mais idoso, tente uma layout mais acessível e autoexplicativo, como CTA’s indicando ações em caixas de tamanho maiores e mais confortáveis visualmente.

Coloque-se no lugar do internauta que acessará seu conteúdo para decidir o que conversará melhor com ele. Lembre-se que o layout também faz parte da linguagem do seu site!

3 – Espaçamento

O espaçamento é um item extremamente importante na hora de pensar o layout do site. Ele dita o fluxo visual e até mesmo a velocidade de leitura e legibilidade do site.

Principalmente por causa da popularização das telas sensíveis ao toque, o uso do espaçamento teve de ser, nas últimas décadas, repensado de forma a dar mais agradabilidade e funcionalidade para os elementos no layout do site.

O espaçamento deve ter proporções e padrões estéticos agradáveis. Por exemplo, um bloco de texto e uma imagem devem estar com seus espaços proporcionalmente “conversando” entre si.

Vamos supor que você use uma imagem e um texto ao lado fazendo referência a esta imagem. O texto não deve ser nem muito maior nem muito menor que a imagem, para não gerar esse desconforto visual em relação a este espaço que sobra ou falta.

A quantidade de espaço entre as linhas de um parágrafo devem seguir um padrão (ou proporções), assim como o tamanho da margem em volta das imagens.

O espaçamento no layout do site é importante também para criar um ponto de atenção para o usuário. Um botão ou uma imagem chamam muito mais atenção se estiverem em um espaço relativamente aberto (e isso não significa um espaço em branco, mas sim a ausência de elementos significativamente carregados) e não cercado por outros blocos de informação.

Sendo assim:

Sempre que um elemento precisar se destacar, como um menu, um formulário ou uma imagem, deixe-o em um espaço relativamente aberto e sem outros elementos. Esse tipo de espaçamento no layout do site pode ressaltar este elemento na hierarquia do site.

Certifique-se sobre a padronização entre os espaços e elementos do site. Textos e imagens juntos devem ter “mais ou menos” os mesmos tamanhos.

Não desvie a atenção do usuário para blocos sem importância. Uma parte do layout não deve disputar atenção com outra ao mesmo tempo. Dê o espaçamento adequado de acordo com o peso de cada informação dentro do site.

4 – Navegação

Todo mundo já teve a experiência de entrar em um site e não saber nem por onde começar a navegar, não é mesmo?

Pois é, a navegação em um layout de site precisa ser fácil e confortável. O usuário precisa entrar no seu site e saber exatamente onde ele está e como achar o que ele busca.

Quanto mais fácil a navegação, maior as chances de ele permanecer em seu site e, consequentemente, adquirir o seu produto ou serviço.

Equilibre os itens no menu: quanto menos itens, maior o número de submenus correlacionados na hierarquia, o que dificulta a navegação e quanto maior o número de itens, mais poluído o layout.

Use padrões de navegação convencionais e intuitivos. O menu, geralmente, fica na parte superior, a logo à direita com a funcionalidade de retornar à home do site, contatos, endereço ficam na parte inferior e por aí vai.

5 – Sobre Nós

A página Sobre Nós é um elemento indispensável que compõe o layout do site. É ali que o usuário tem o primeiro contato sobre o que é o seu negócio, por isso é o lugar perfeito para você investir em um bom layout e conteúdo.

Nesta página, você pode colocar a história da sua empresa, a filosofia, depoimentos de clientes e colaboradores, claro que tudo de forma muito objetiva, pois as pessoas não gostam de páginas extremamente descritivas. O direcionamento para as suas redes sociais também é algo interessante para compor este layout.

O maior problema das páginas “sobre nós” é que tendem a ficar longas e muito descritivas. Mantenha a página o mais direta possível; dê aos usuários apenas a informação necessária para que fiquem interessados no negócio, e não entediados. Lembre-se de manter o layout interessante e convide-os para conhecer o restante do seu site.

Você pode usar fotos da equipe com depoimentos dos colaboradores, assim como fotos e depoimentos de clientes satisfeitos. Isso traz credibilidade e humaniza o negócio.

O storytelling é uma ótima opção para gerar empatia e emoção no usuário. Portanto, nesta página do site, você pode criar um vídeo contando a história da empresa, ou mesmo colocar o seu vídeo institucional.

Lembre-se sempre que as pessoas não têm muito tempo ou não gostam tanto de ler, por isso mantenha um layout do site objetivo e use bastante outras mídias, como imagens e vídeos para prender ainda mais a atenção do usuário.

6 – Contato

Um site sem contato é inconcebível. Nada mais entediante que entrar em uma página na internet e não achar nenhum tipo de contato, não é mesmo?!

As informações para contato aparecem em duas formas mais comuns: no topo ou rodapé do site ou em página “Fale Conosco” ou semelhante. Qualquer uma destas opções de layout funciona muito bem, desde que você deixe a informação altamente visível.

Você pode colocar botões que direcionam para alguma ação, como, por exemplo, mandar uma mensagem, fazer uma ligação.

Se você recebe clientes em um endereço físico, inclua a localização (Mapa do Google Maps é uma ótima opção). Se você recebe muitas ligações, deixe o número em um local bem aparente.

Considere adicionar um formulário para que o usuário possa enviar mensagem direto do site e você ainda possa montar uma base de cadastro de clientes.

7 – Call to Action

Todo site existe para cumprir um propósito, seja ele vender ou captar informações. Então você precisa garantir que o layout do site também irá suprir essas necessidades porque todas são direcionadas para a conversão, que é a finalidade de todo site.

As Call To Action, ou chamadas para ação dentro de um site são indispensáveis para que você passe esse recado de forma clara e direta. Como o próprio nome diz, elas direcionam o usuário para que ele desempenhe alguma ação dentro do site como, por exemplo, efetuar uma compra ou preencher um formulário.

Redação de calls-to-action direto e persuasivo. Um título impactante acompanhado de um subtítulo curto e explicativo com uma imagem, um botão ou um formulário.

Posicione as calls-to-action na página inicial e acima da dobra.

Botões devem ser de cores contrastantes e dizer exatamente para o que servem: Compre Agora, Participe, Download, Inscreva-se.

Botões de conversão podem ser repetidos ao longo da página, caso o usuário não tenha se engajado de primeira.

8 – Imagens

A máxima que diz que uma imagem vale por mil palavras será sempre verdadeira. E para um bom layout de site também. Por isso, invista em fotos e imagens atraentes para chamar a atenção do usuário e deixá-lo mais conectado com a sua proposta.

Você pode fazer fotos de pessoas, lugares, produtos ou serviços que mantém relação com o seu negócio e assim criar uma empatia com o cliente-internauta. Isso é uma ótima maneira de dar dinamicidade e humanização ao layout do site, pois cria interação e engajamento.

Procure um fotógrafo ou ilustrador para desenvolver e criar um set de imagens único. Se utilizar mídia de banco de imagens livres, considere adicionar um filtro de cor ou efeito para que sejam, de certa forma, exclusivas no seu site.

Capriche na resolução das imagens, sempre com um olho no tamanho de arquivo final.

Atente-se para a mensagem da imagem. Pense em como esta foto pode impactar ou emocionar a pessoa.

09 – Passe por todas as páginas antes de escolher o layout

Antes de instalar definitivamente um layout, navegue por toda a estrutura dele. Muitas vezes, a página inicial pode parecer satisfatória para você, mas o design das páginas internas pode não suprir suas expectativas e necessidades. Analise com calma antes de selecionar o template ideal.

10 – Procure por finalidade

Em galerias de templates prontos, é muito comum haver categorias de divisão por áreas, com subseções como “Portfólio”, “Currículo” ou “Blog”, por exemplo. Cada uma dessas divisões contém vários layouts com estruturas adequadas para essas finalidades. Começar por aí pode facilitar em muito sua busca.

11 –  Pense nas edições

Leve em consideração o seu grau de conhecimento em softwares de edição de imagem, HTML e CSS, além do seu desejo de personalizar ou não o template na hora de escolher.

Existem plataformas e layouts prontos específicos que não permitem que o usuário altere nenhum aspecto da interface. Isso pode ser bom se você for totalmente leigo ou leiga em edição HTML, mas extremamente decepcionante caso você tenha expectativa de mudar alguma coisa.

Fique de olho também nos gadgets – aquelas funcionalidades que podem ser adicionadas manualmente em plataformas de hospedagem, como o Google Sites e o Wix. Nem todos os layouts são compatíveis com todos os gadgets, o que pode dificultar sua vida se houver alguma funcionalidade que seja imprescindível para o funcionamento do seu site, como um formulário de contato, por exemplo, que não possa ser instalado no template escolhido.

Por isso, se você não tem experiência para criar um site de qualidade e já entendendo sobre a importância de se ter um, não deixe de procurar por profissionais capacitados que saberão direcionar as suas necessidades para um trabalho final completo e satisfatório.

Conclusão

Se você leu até aqui, viu algumas considerações para ter um layout de site satisfatório. É claro que muitas outras variáveis entram nesse contexto, mas, de modo geral, você já conseguiu vislumbrar informações que, certamente, vão ajudar você na criação de um layout que ajuda a atingir objetivos da sua marca e também sirva para os visitantes.

Faça o melhor layout que o mundo já viu. Conte com um time de especialistas no assunto!

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de comentar e compartilhar com outras pessoas que também querem um layout de site monstruoso e efetivo!

 

 

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