Nossas últimas novidades

Home Sites 8 passos para fazer um site no WordPress 

Atom Imagem de destaque (2)

21.02.2022 | Por: administrador

Voltar

8 passos para fazer um site no WordPress 

O WordPress é a plataforma de site mais flexível e popular que existe. Por isso, criar um site pode ser mais fácil do que você imagina. O melhor é que o investimento está bem abaixo das expectativas da maioria dos empresários, que não têm a menor noção de como isso funciona. Talvez você nem precise […]

O WordPress é a plataforma de site mais flexível e popular que existe. Por isso, criar um site pode ser mais fácil do que você imagina. O melhor é que o investimento está bem abaixo das expectativas da maioria dos empresários, que não têm a menor noção de como isso funciona. Talvez você nem precise contratar um desenvolvedor ou aprender a escrever código. Já pensou, que coisa boa?  Para te ajudar, listamos 8 passos para fazer um site no WordPress. 

O WordPress pode ser usado para construir qualquer tipo de site que desejar, seja um site de negócios, blog, site de associação, site de fórum, site de comércio eletrônico e assim por diante. 

Além disso, com o WordPress, você obtém acesso instantâneo a qualquer recurso necessário para tornar o seu site bem-sucedido.

Por fim, veja abaixo informações valiosas de como criar seu primeiro site usando o WordPress.

Escolha um nome de domínio e  hospedagem

O primeiro passo para ter um site no WordPress.org é ter um nome de domínio e uma conta de hospedagem na web.  

Dessa forma, o seu nome de domínio será seu endereço online, seu site, assim como  o Google.com. É o que os seus clientes vão digitar nos navegadores para acessar seu site.  Um nome de domínio geralmente custa cerca de R$ 40,00 por ano, um investimento bem pequeno.

No WordPress você pode usar uma hospedagem gratuita do WordPress.com ou hospedagem auto gerenciada com um provedor terceirizado. Isso às vezes é chamado de configuração do WordPress.org, porque você precisará baixar o software WordPress desse site. 

Uma conta de hospedagem é o espaço na internet onde seu site passa a existir.   Você paga a um provedor de hospedagem uma taxa mensal ou anual para alugar algum espaço de servidor deles e então tem um endereço online.

Por fim, depois de fazer isso, o software em si é totalmente gratuito, o que significa que criar seu próprio site com WordPress pode ser mais barato do que você pensa.

Baixe e instale o WordPress

Com nome escolhido e hospedagem garantida, instale o WordPress, que pode ser feito de forma manual ou usando instalador automático do Siteground.

O modo instalador automático é muito mais rápido e fácil se você nunca instalou o WordPress antes, e assim como a grande maioria das ferramentas do google, segue um padrão intuitivo de uso. Então, se optar por isso, faça login em sua conta SiteGround e selecione a opção Serviços.

Logo após, clique no botão Selecionar na seção Iniciar novo site, depois em Selecionar na seção WordPress e digite o nome de usuário e a senha que deseja usar. Agora espere o instalador funcionar. Você será levado a uma tela com detalhes de como acessar seu site ou, se demorar mais, o SiteGround enviará um e-mail com os detalhes.

Familiarize-se com a interface e escolha um tema para seu site WordPress

Agora que baixou, faça o login e passe algum tempo se familiarizando com as telas de administração. Isso é importante para que o processo se torne mais simples para quem não é especialista no assunto.

Erre, conserte. Faça novamente. Como todo site WordPress precisa de um tema, você poderá escolher algum que seja mais adequado ao seu negócio. É o tema que vai determinar a aparência do seu site e como ele exibe o seu conteúdo.

Entenda que quando você instala o WordPress pela primeira vez, o tema padrão é instalado e ativado, mas mesmo que você aprecie o layout, manter o tema padrão fará com que seu site pareça com milhões de outros. É importante alterá-lo e existem milhares de possibilidades, não seja preguiçoso e gaste um tempo nisso. 

Você pode instalar um novo tema de um de dois lugares, o Customizador ou Temas.

Se você usar o Customizador, poderá visualizar a aparência do seu tema antes de ativá-lo. No entanto, você só pode instalar novos temas por meio da tela Temas. 

Comece indo para Aparência> Temas. Crowd no botão Adicionar Novo. Isso o levará para a tela para localizar e instalar temas. Aqui você tem acesso a milhares de temas gratuitos.  

Embora você possa fazer muito com temas gratuitos, se estiver criando spots WordPress profissionais, eventualmente, você desejará explorar temas pagos. Além disso, você pode descobrir milhares dos melhores temas WordPress já criados no ThemeForest. Esses temas de WordPress de alta qualidade irão melhorar sua experiência do site para você e seus visitantes.

Entenda que quando você instala o WordPress pela primeira vez, o tema padrão é instalado e ativado para você. Manter o tema padrão fará com que seu site se pareça com milhões de outros, portanto, vale a pena alterá-lo.  

Crie conteúdo para sua primeira página

Depois de mudar a aparência de seu site, é hora de criar uma nova página em seu site.

No menu à esquerda do painel do WordPress, você pode encontrar duas opções semelhantes que costumam ser confusas para iniciantes: Postagens e Páginas.

Escolha Páginas se quiser criar páginas autônomas em seu website WordPress, como uma página Sobre nós, página de Contato, página de Termos de Serviço, etc.

Escolha Postagens se quiser criar uma postagem de blog que apareça em ordem cronológica reversa (as mais recentes primeiro) em seu site WordPress. As postagens também são organizadas em categorias e tags. Você pode ler a diferença entre categorias e tags para obter mais informações sobre isso.

Por fim, para criar sua primeira página, vá até o editor de página clicando em Páginas > Adicionar Novo. Você verá o editor onde pode começar a criar sua página. Você precisará adicionar um título para sua página antes de começar a escrever conteúdo no editor de página. Agora clique no botão ‘+’ para adicionar um bloco.

Adicione um Menu de Navegação

O menu de navegação fica na parte superior do site, para que os visitantes possam encontrar facilmente as páginas e links mais importantes, o que facilitará a  exploração do site. 

Para criar o menu de navegação, acesse Aparência » Menus, no seu painel de administrador do WordPress. Especifique um nome de menu no campo Nome do menu (é importante que seu tema comporte vários menus de navegação). Em seguida, clique em Criar menu.

Pronto, agora você pode escolher entre suas páginas, postagens, links personalizados e categorias existentes. Depois de selecionar o que você acha que merece destaque, clique em Adicionar ao Menu. Com arrastar e soltar, você pode posicionar a estrutura do menu. Em seguida, você precisará especificar o local de exibição e clicar no menu Salvar.

Adicione e personalize seus widgets

Widgets são blocos de conteúdo que você pode adicionar à barra lateral, rodapé, cabeçalho e outras áreas prontas para widgets de seu site.

Isso permite que você adicione conteúdo personalizado e dinâmico. Você pode adicionar itens como menus, calendários, formulários de contato, galerias e outros itens interessantes na barra lateral ou na área de rodapé do seu site.

Para adicionar um widget, vá para Aparência > Widgets e selecione um dos widgets disponíveis. Você simplesmente arrasta e solta seus recursos preferidos para a área widgetized do seu site WordPress.

Adicione plug-ins

Os plug-ins são como aplicativos que você habilita em seu site e permite algumas facilidades como formulário de contato , galeria , redes sociais… 

Assim como os temas do WordPress, você pode facilmente encontrar e instalar plug-ins gratuitos do repositório de plug-ins do WordPress em seu painel do WordPress.

Portanto, tudo que você precisa fazer é visitar Plug-ins > Adicionar Novo. Use a caixa de pesquisa no canto direito para encontrar um plug-in e clique no botão Instalar agora. Depois de instalado, clique no botão Ativar para fazê-lo funcionar.

Publique seu site WordPress

Antes de lançar seu site é importante visualizá-lo e verificar se tudo está funcionando perfeitamente. Disponibilizar o seu site para que o mundo veja antes de estar pronto pode impactar sua reputação e custar-lhe futuros clientes. Portanto, antes de lançar seu site, você precisa se certificar de que tudo está perfeitamente em ordem.

Por fim, faça testes para ver se está tudo funcional. 

 

VEJA TAMBÉM

Artigos Relacionados

semrush-logo
google-meu-negocio-logo
facebook-certificado-01
facebook-certificado-02
rd-station-certificado
parceiro-de-sucesso-certificado
imbound-certificado

Fale agora!

Alguma dúvida? Deseja orçamento? Fale agora conosco!