Se existe um termo que podemos usar para definir com precisão a internet é “multimídia”. A rede mundial aceita praticamente todos os tipos e formatos de divulgação de informação, seja texto, áudio ou vídeo. Fazer bom uso dessas possibilidades é uma estratégia certeira para emplacar seu conteúdo e estabelecer um vínculo direto com o público consumidor de sua empresa. Os principais formatos de marketing de conteúdo são aliados nessa jornada por captar os clientes que estão soltos pela internet, “zapeando”, trabalhando ou em busca de um produto ou serviço.
Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com os sete principais formatos de marketing de conteúdo. Leia e se inspire para criar um material infalível para atrair leads e transformá-los em clientes.
Postagens em blog
De longe, as postagens em blogs (ou blog posts) são o formato mais versátil e universal que pode ser usado no marketing de conteúdo. Ele nada mais é do que uma entrada que você faz em seu blog, que pode servir de atrativo para que o leitor acesse todo o restante do seu conteúdo. A ferramenta mais utilizada para blogs atualmente é o WordPress que é do Google.
O texto de um blog é como se fosse uma isca. Ao digitar uma palavra ou frase no Google, o usuário da internet recebe uma avalanche de opções. Logo nas primeiras sugestões do site de busca estão os patrocinados, aqueles que pagam para estar naquelas posições. Em seguida, vem os melhores sites rankeados pelo buscador segundo uma série de critérios, como qualidade da página, velocidade, conteúdo exclusivo.
Manter um blog como ferramenta de marketing de conteúdo é uma forma de se inserir nessa busca e de forma orgânica, ou seja, sem investimento financeiro, conseguir aparecer entre os rankeados pelo Google.
Além disso, ao oferecer a possibilidade de comentar e compartilhar, você cria uma forma de segmentar seu público. Será mais um jeito de entendê-lo e falar com ele e até mesmo saber o que ele espera dos seus serviços.
Vídeos
Grande tendência da internet atualmente, o vídeo é um formato de marketing de conteúdo que tende a conquistar e converter muitos usuários para a sua marca ou seu produto. Se bem desenvolvido e com comunicação precisa e persuasiva, ele pode trazer ótimos resultados.
Dentre os principais tipos de conteúdo em vídeo estão guias práticos, how to, demonstrações e avaliações críticas. YouTube e Vimeo estão entre as ferramentas mais usadas e que trazem melhores resultados.
No último ano houve o que se chama de “tiketokização” das redes sociais. Durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, a rede de vídeos curtos Tik Tok caiu no gosto dos brasileiros. Começou atraindo pessoas mais jovens como adolescentes, mas hoje é uma queridinha de qualquer blogueiro de plantão.
O fenômeno foi tão importante que até o gigante Instagram, que embora tivesse o storie e o feed que aceitavam publicações em formato de vídeo, literalmente copiou o Tik Tok com o Reels. No último mês de maio, o Instagram também anunciou mudanças em seu algoritmo, criando métricas que favorecem a distribuição de conteúdo no formato de vídeos.
Este ano o YouTube expandiu o recurso Shorts em 23 países, incluindo o Brasil. E, mais recentemente, o Pinterest anunciou uma nova forma de inspirar usuários ao produzir vídeos, com transições e edições criativas, denominado Idea Pins. Outra rede social que vem despontando como fomentadora dos vídeos curtos é o Kwai, da também chinesa Kaishou.
Ebook
Muitas vezes o conteúdo que você precisa transmitir é tão denso e extenso que outros formatos de marketing de conteúdo mais sucintos não comportariam. Nessas situações, o ideal é desenvolver um e-book, formato com maior profundidade de informações do que postagens de blog, por exemplo, e obviamente, que os vídeos.
E-books são geralmente desenvolvidos em formato PDF ou ePUB e fornecidos de forma gratuita, em troca apenas de um endereço de e-mail. Como o nome já dá a entender, um e-book é um livro em formato virtual, digital. Pode ser lido de qualquer computador ou mobile. A palavra é uma abreviação de “eletronic book” ou “livro eletrônico” numa tradução literal.
A ferramenta de marketing de conteúdo é um dos bons formatos utilizados para compartilhar informações relevantes para o público alvo e conquistar novos clientes. Entre as formas de distribuir esse material estão as citações em redes sociais como Twitter, compartilhamentos no Facebook, por e-mail ou no próprio site da empresa, onde o internauta pode deixar uma informação de contato.
Redes Sociais
As redes sociais são os “lugares” na internet onde as pessoas estão em peso – ou seja, seu público está lá, consumindo conteúdo diariamente. Então é mais do que obrigação de uma empresa marcar presença nesses ambientes, como Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter, Likedin ou Pinterest, e espalhar por lá o conteúdo relevante que sua empresa produz. As postagens em redes sociais geralmente apontam para postagens de blogs, vídeos e outras mídias e também são consideradas um tipo de marketing de conteúdo.
Ao elaborar o seu planejamento de marketing, com sua agência contratada ela vai indicar qual rede social está mais adequada para seu negócio e em quais é preciso investir tempo e dinheiro para atrair clientes. Embora não exista uma fórmula pronta para o sucesso de uma estratégia nas redes, um dos pontos importantes para ter mais chances de engajamento é conhecer o público de cada uma. Dessa forma, basta cruzar essas informações com o perfil do público que consome seu produto ou serviço, e ir até onde ele está.
Vale lembrar alguns números da internet para entender porque é tão importante estar presente nela. Um levantamento realizado pela Hootsuite em 2019 mostrou que 4.3 bilhões de pessoas estão conectadas à Internet em todo o globo. Isso é mais da metade, ou seja 57% de toda a sua população mundial está na web. Cerca de 5.1 bilhões têm um celular e deste número, 3.2 bilhões são usuários ativos em redes sociais, de um total de 3.4 bilhões de pessoas que utilizam esses canais de comunicação para se informar, divertir, paquerar, trabalhar e é claro, consumir.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2016, mostrou que 64.7% da população brasileira estava conectada à Internet. Enquanto os dados de 2019 da Hootsuite mostraram que esse percentual já atingiu 71%. Contudo, 64% deste grupo usa alguma rede social.
Infográficos
A imagem que vale por um texto – essa é uma das definições para infográfico, que nada mais é que dados textuais (conceitos, processos ou números) na forma de elementos visuais de grande atratividade. A grande sacada do infográfico no marketing de conteúdo é promover o aprendizado de forma rápida, intuitiva e agradável, e pode ser utilizado com grande eficiência em redes sociais essencialmente visuais, como o Pinterest.
Os blogs e e-books também são locais que recebem bem esse formato de informação.
Webinar
Webinares são palestras online feitas ao vivo, via streaming. Os conteúdos são geralmente relevantes ao seu negócio, e pode ser interessante convidar especialistas de fora para reforçar a autoridade da comunicação. Durante a transmissão, usuários podem interagir com o palestrante, fazendo perguntas e comentários, o que enriquece ainda mais a experiência.
As redes sociais nos dias atuais recebem muito bem esse formato de conteúdo. Através delas você convida pessoas para participar das webinares, além de poder transmitir também, já aproveitando a audiência que você já tem dos seus seguidores.
Durante a pandemia as palestras onlines se tornaram bem populares por conta do distanciamento social. Isso fez com que as plataformas de transmissão de vídeos pela internet aprimorarem seu desempenho tornando os vídeos com qualidade bem melhor que há bem pouco tempo.
Podcast
Os podcasts são basicamente programas de rádios que podem ser ouvidos pela internet. Com a popularização cada dia maior, não ia demorar muito as rádios se adaptarem para a Surgiram como pequenos programas de rádio gravados e atualmente estão bastante em alta. Canais como Spotfy ee Deezer são os mais populares onde é possível encontrar os mais variados assuntos
Então, porque não aproveitar mais esse formato de marketing de conteúdo altamente relevante? Prático, pode ser baixado em casa e ouvido no trânsito, na corrida matinal ou no transporte público, por exemplo. Assim como o webinar, o podcast pode ter convidados especiais que enriquecem o assunto abordado e atraem público especializado.
A PodPesquisa 2019/2020, divulgada pela Associação Brasileira de Podcasters (abPod), mostrou que idade média do ouvinte brasileiro é de 28 anos e os assuntos que mais interessam são cultura pop, humor e comédia, ciência, história e política. Nos Estados Unidos, o mercado de podcast atinge cifras milionárias conforme estimativas do Interactive Advertising Bureau (IAB). A expectativa de faturamento do segmento em 2021 por lá era de US$ 1 bilhão.
Gostou das dicas sobre os principais formatos de marketing de conteúdo? Tem algo a acrescentar ou alguma dúvida?