Os principais formatos de marketing de conteúdo

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12/03/2016 | Por: administrador

Os principais formatos de marketing de conteúdo

Se existe um termo que podemos usar para definir com precisão a internet é “multimídia”. A rede mundial aceita praticamente todos os tipos e formatos de divulgação de informação, seja texto, áudio ou vídeo. Fazer bom uso dessas possibilidades é uma estratégia certeira para emplacar seu conteúdo e estabelecer um vínculo direto com o público consumidor de sua empresa. Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com os sete principais formatos de marketing de conteúdo – aproveite!

Postagens em blog

De longe, as postagens em blogs (ou blog posts) são o formato mais versátil e universal que pode ser usado. Ele nada mais é do que uma entrada que você faz em seu blog, que pode servir de atrativo para que o leitor acesse todo o restante do seu conteúdo. A ferramenta mais utilizada para blogs atualmente é o WordPress.

Vídeos

Grande tendência da internet atualmente, o vídeo é um formato de marketing de conteúdo que tende a conquistar e converter muitos usuários para a sua marca ou seu produto. Se bem desenvolvido e com comunicação precisa e persuasiva, ele pode trazer ótimos resultados. Dentre os principais tipos de conteúdo em vídeo estão guias práticos, how to, demonstrações e avaliações críticas. YouTube e Vimeo estão entre as ferramentas mais usadas e que trazem melhores resultados.

Ebook

Muitas vezes o conteúdo que você precisa transmitir é tão denso e extenso que outros formatos de marketing de conteúdo mais sucintos não comportariam. Nessas situações, o ideal é desenvolver um ebook, formato com maior profundidade de informações do que postagens de blog, por exemplo. Ebooks são geralmente desenvolvidos em formato PDF ou ePUB e fornecidos de forma gratuita, em troca apenas de um endereço de e-mail ou um tweet.

Redes Sociais

As redes sociais são os “lugares” na internet onde as pessoas estão em peso – ou seja, seu público está lá, consumindo conteúdo diariamente. Então é mais do que obrigação sua e de sua empresa marcar presença nesses ambientes, como Facebook, Twitter e Pinterest, e espalhar por lá o conteúdo relevante que sua empresa produz. As postagens em redes sociais geralmente apontam para postagens de blogs, vídeos e outras mídias.

Infográficos

A imagem que vale por um texto – essa é uma das definições para infográfico, que nada mais é que dados textuais (conceitos, processos ou números) na forma de elementos visuais de grande atratividade. A grande sacada do infográfico é promover o aprendizado de forma rápida, intuitiva e agradável, e pode ser utilizado com grande eficiência em redes sociais essencialmente visuais, como o Pinterest.

Webinar

Webinares são palestras online feitas ao vivo, via streaming. Os conteúdos são geralmente relevantes ao seu negócio, e pode ser interessante convidar especialistas de fora para reforçar a autoridade da comunicação. Durante a transmissão, usuários podem interagir com o palestrante, fazendo perguntas e comentários, o que enriquece ainda mais a experiência.

Podcast

Os podcasts – pequenos “programas de rádio gravados para a internet” – tiveram seu “boom” anos atrás, mas ainda são um formato de marketing de conteúdo altamente relevante por sua praticidade – pode ser baixado em casa e ouvido no trânsito, na corrida matinal ou no transporte público, por exemplo. Assim como o webinar, o podcast pode ter convidados especiais que enriquecem o assunto abordado e atraem público especializado.

Gostou das dicas sobre os principais formatos de marketing de conteúdo? Tem algo a acrescentar ou alguma dúvida? 

 

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